quarta-feira, 7 de abril de 2021

POEMA: ATENÇÃO! - SÉRGIO CAPPARELLI - COM GABARITO

 Poema: Atenção!

              Sérgio Capparelli

 

Essa operação

apagará num lance de dados

o teu destino

Atenção!

Essa operação

apagará

um lance

os dados

e teu destino

os dados

de teu destino

todos os da

todos os

todos

to

 

CAPPARELLI, Sérgio. atenção! in: 33 ciberpoemas e uma fábula virtual. Porto alegre: l&PM, 1996.

 Fonte: Livro - Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa: 8º ano/Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo - 5.ed. - Barueri(SP): IBEP, 2018 - p.45/46.

Fonte da imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fjogolaxia.com%2Fartigos%2Ftop-10-jogos-dados-classicos&psig=AOvVaw28WDRL93VRbDkGsgT8hYjg&ust=1617888729941000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCPi58a-f7O8CFQAAAAAdAAAAABAD

POR DENTRO DO TEXTO

 1.   No poema “Atenção!”, a primeira estrofe apresenta uma mensagem que soa familiar. Você já ouviu algo parecido? Em que situação você acha que o poeta se inspirou?

Em filmes de ação e ficção ou em desenhos animados, nos quais a personagem recebe uma missão a cumprir e, em seguida, escuta o aviso: “Esta mensagem se autodestruirá em poucos segundos”.

 2.   O que significa apagar o destino “num lance de dados”?

    A expressão “lance de dados” é ambígua. É uma metáfora que diz respeito tanto aos dados de computadores quanto aos dados usados para jogar. Desse modo, os versos indicam que existem a possibilidade constante de o destino ser alterado, podendo mudar de direção.

3.   Em sua opinião, por que os últimos versos aparecem incompletos no poema “Atenção!”?

  Eles representam o apagar de dados mencionados no início do poema – por exemplo, uma falha que ocorreu em uma tela de computador em que se estava trabalhando; ou remetem à alteração no destino de alguém, como a perda da vida.

4.   O significado do poema “Atenção!” é construído não só por meio das palavras, mas também pela forma como esses termos estão distribuídos graficamente. Siga com o olhar o movimento de cada linha e interprete essa estrutura visual do poema.

No poema é relacionado a forma dele a seu significado, percebendo que a imagem construída no papel representa a perda de dados, que vão desaparecendo até sumirem completamente no final do poema. Essa disposição gráfica das palavras pode estar representando a vida que vai se perdendo, esvaindo-se.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário