quinta-feira, 29 de abril de 2021

TIRINHA: CAUSO DE PESCADOR - FÁBIO COALA - COM GABARITO

 Tirinha: Causo de pescador

             Fábio Coala

COALA, Fábio. 21 jun. 2012.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 206-7.

Entendendo a tirinha:

01 – O conjunto dos elementos visuais e verbais dessa tira expressa um tema. Você sabe qual é esse tema?

      Os elementos visuais e verbais da tirinha remetem a histórias criadas por pescadores, isto é, a “causos” de pescadores.

02 – O que torna engraçada a história contada na tirinha?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Releia os seguintes trechos extraídos do primeiro quadrinho. Observe os verbos em destaque.

I – O peixe era tão grande que virou o barco e tive que voltar pra terra montado no lombo dele.

II – Quantos quilos tinha?

a)   As formas verbais em destaque são flexões do verbo ter no pretérito. Identifique o tempo pretérito empregado em cada uma dessas formas.

I – Tive: pretérito perfeito.

II – Tinha: pretérito imperfeito.

b)   Por que o autor utilizou essas formas verbais do pretérito?

Essas duas passagens da tira narram fatos ocorridos no passado. Na primeira, a forma verbal tive expressa uma ação concluída no momento da fala do personagem; na segunda, indica uma ação ocorrida no passado com um tempo de duração indeterminado.

04 – Releia, o segundo quadrinho. Como ficariam esses dois trechos se a história fosse narrada no tempo presenta? Reescreva os textos, prestando atenção à correlação temporal entre as orações.

      -- Não sei. Fico tão agradecido por ele me salvar que deixo o bicho ir embora.

      -- Não tira nenhuma foto?!

05 – Releia o último quadrinho e copie os verbos que expressam ações ocorridas no passado.

      Era, queria, foi.

06 – Faça o que se pede:

a)   Construa cinco frases que descrevam ações que você praticou ontem, durante todo o dia.

b)   Identifique os verbos utilizados nas frases que você elaborou.

c)   Agora, elabore um pequeno texto relatando atividades, brincadeiras e hábitos antigos seus. O que você gostava de fazer? Qual era a sua rotina?

d)   Identifique o tempo verbal que você empregou em seu relato.

      Todas são resposta pessoal do aluno.

 

5 comentários: