sexta-feira, 30 de abril de 2021

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

Leia o texto e responda à questão 01.

 Música: Azul da Cor do Mar

              Tim Maia

 Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir

Tenho muito pra contar, dizer que aprendi

E na vida a gente tem que entender

Que um nasce pra sofrer enquanto o outro ri

[...]

Disponível em:<https://www.letras.mus.br/tim-maia/48917/>. Acesso em: 17 dez. 2018. (adaptado)

 Habilidade

Reconhecer os usos da norma-padrão ou de outras variações linguísticas em um texto.

Questão 01

Em “E na vida a gente tem que entender/ Que um nasce pra sofrer enquanto o outro ri”, a palavra em destaque “pra” representa uma forma de linguagem

(A) sofisticada e correta.

(B) informal e coloquial.

(C) culta e simples.

(D) errada e fácil.


Leia o poema e responda à questão 02.

Poema: Retrato

Cecília Meireles

Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração

que nem se mostra.

 

Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

- Em que espelho ficou perdida

a minha face?

 

Disponível em:<https://www.pensador.com/textos_descritivos_de_cecilia_meireles/>. Acesso em: 17 out. 2019. 

Habilidade

Reconhecer marcas linguísticas em um texto do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.

Questão 02

A autora realiza a descrição de um rosto, por meio de

(A) adjetivos.

(B) conjunções.

(C) interjeições.

(D) substantivos.

Leia o texto a seguir e responda à questão 03.

 Texto: Importância da vacinação

 A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença.

[...] Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença. Elas são produzidas a partir do próprio agente causador da doença, que é colocado em nosso corpo de forma enfraquecida ou inativada. Apesar de não causar a doença, as formas atenuadas e inativadas do antígeno são capazes de estimular nosso sistema imunológico.

[...]

Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/importancia-vacinacao.htm>. Acesso em: 17 out. 2019. (adaptado)

Habilidade

Reconhecer os usos da norma-padrão ou de outras variações linguísticas em um texto.

A linguagem utilizada no texto é

(A) informal, com o uso incorreto da língua portuguesa.

(B) formal, seguindo a norma-padrão da língua portuguesa.

(C) científica, com termos específicos que apenas cientistas utilizam.

(D) regional, com variações linguísticas, características de uma região do país.


Leia o texto e responda à questão 04.

Poema: A namorada

                                Manoel de Barros

Havia um muro alto entre nossas casas.

Difícil de mandar recado para ela.

Não havia e-mail.

O pai era uma onça.

A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão

E pichava a pedra no quintal da casa dela.

Se a namorada respondesse pela mesma pedra

Era uma glória!

Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira

E então era agonia.

No tempo do onça era assim.

Disponível em:<http://www.releituras.com/manoeldebarros_namorada.asp>. Acesso em: 17 out. 2019.

Habilidade

Localizar informação explícita em um texto.

Questão 04

O casal se comunicava com

(A) e-mail.

(B) bilhetes em pedras.

(C) os galhos de uma goiabeira.

(D) bolinhas de papel na árvore.

 

Leia o texto e responda à questão 05.

Biografia de Marie Curie

 Marie Skłodowska Curie (1867-1934) foi uma cientista e física polonesa naturalizada francesa, primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris, que conduziu pesquisas pioneiras em todo o mundo no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. [...]

As conquistas de Marie incluem a teoria da radioatividade (termo que ela mesma cunhou), técnicas para isolar isótopos radioativos e a descoberta de dois elementos, o polônio e o rádio. Sob a direção dela foram conduzidos os primeiros estudos sobre o tratamento de neoplasmas com o uso de isótopos radioativos. A cientista fundou os Institutos Curie em Paris e Varsóvia, que até hoje são grandes centros de pesquisa médica. Durante a Primeira Guerra Mundial, fundou os primeiros centros militares no campo da radioatividade.

[...]

Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie>. Acesso em: 21 out. 2019. (adaptado).

Habilidade

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.

 

Questão 05

No trecho “[...] que conduziu [...]”, o termo destacado faz referência à

(A) “teoria”.

(B) “radioatividade”.

(C) “Universidade de Paris”.

(D) “Marie Skłodowska Curie”.

 

Leia o texto e responda às questões 07, 08 e 09.

Conto: As aventuras de Malazarte

                                           Clarice Lispector

Como o pai tinha morrido, a mãe dividira em pedaços a casa toda, dando-os a cada filho. A Pedro Malazarte coube uma porta. Ele pensou: com esta porta conquistarei o mundo. Realmente, em breve viu um urubu pousado num burro morto. Mais que depressa jogou a porta em cima deles – e como o urubu ficou manco, foi fácil pegá-lo. Para que queria ele um urubu? Lá disso sabia ele. E quando sentiu no ar o cheiro de um jantar magnífico, bateu à porta da casa de uma senhora, gulosa e sabida, que estava preparando para si mesma um banquete, escondido do marido que fora viajar. Malazarte foi irritadamente expulso pela sabidona e sua criada. Então, com o auxílio da porta encostada na parede, subiu ao teto e de lá viu embaixo comida boa para valer. Tinha leitão assado, peru, e tudo o mais que delicia um homem. Foi quando o marido chegou, inesperadamente. A mulher matreira lamentou-se: se eu soubesse que você vinha eu preparava coisa boa de se comer, mas como não te esperava só tenho carne-seca, feijão ralo e farinha morrinhenta...

Aí Malazarte apresentou-se de novo com o seu urubu, sabendo que o marido não lhe recusaria um pouco do minguado jantar. Mal começara a comer quando Malazarte deu, bem disfarçado, uma cutucada no urubu, que gemeu.

— Por que é que ele está se lamentando?, perguntou o dono da casa.

— Está me dizendo umas novidades, respondeu Malazarte. O meu urubu, ao contrário dos outros, fala e está me contando que sua mulher lhe guardou um leitãozinho assado de surpresa...

A mulher teve medo de Malazarte e disse: — Oh, urubu danado, estragou a surpresa! Tenho mesmo esse leitãozinho para você...

Daqui a pouco o urubu gemeu de novo, o que fez Malazarte dizer:

— Ô urubu intrometido, para de me contar?

— O que é que ele está contando?

— Que tem peru recheado.

— Meu maridinho, essa era outra surpresa que o urubu desaforado estragou. Mas coma um pouco deste peru. E tenho doces, frutas, bebidas...

Como era 1o de abril, dia de se enganar os outros, Malazarte vendeu falsamente o precioso urubu ao dono da casa para lhe servir de espião.

Bem alimentado, Malazarte prosseguiu caminho com a porta debaixo do braço.

Moral: mais vale uma porta desvalida e esperteza de Malazarte, que uma casa inteira para quem não tem arte.

LISPECTOR, Clarice. Como nasceram as estrelas. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 13.

Habilidade

Localizar informação explícita em um texto.

Questão 07

A mulher, dona da casa, já conhecia Pedro Malazarte antes do incidente do urubu. Isso se constata em:

(A) “Como era 1o de abril, dia de se enganar os outros, Malazarte vendeu falsamente o precioso urubu ao dono da casa para lhe servir de espião.”

(B) “Aí Malazarte apresentou-se de novo com o seu urubu, sabendo que o marido não lhe recusaria um pouco do minguado jantar.”

(C) “Então, com o auxílio da porta encostada na parede, subiu ao teto e de lá viu embaixo comida boa para valer. “

(D) “A mulher matreira lamentou-se: se eu soubesse que você vinha eu preparava coisa boa de se comer [...]”

 

Habilidade

Reconhecer marcas linguísticas em um texto do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.


Questão 08

O pretérito imperfeito do subjuntivo é utilizado na expressão de desejos e probabilidades. O uso desse tempo verbal está presente em:

(A) “Tenho mesmo esse leitãozinho para você...”

(B) “Se eu soubesse que você vinha eu preparava coisa boa de se comer [...]”

(C) “Como o pai tinha morrido, a mãe dividira em pedaços a casa toda, dando-os a cada filho.”

(D) “Mais que depressa jogou a porta em cima deles – e como o urubu ficou manco, foi fácil pegá-lo.”

Habilidade

Reconhecer elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto.


Questão 09

O acontecimento que dá origem à aventura de Malazarte é

(A) a chegada inesperada do marido da cozinheira.

(B) o encontro com um burro e um urubu na estrada.

(C) a reação da mulher ao expulsar o rapaz de sua casa.

(D) o recebimento da herança após a morte do pai do rapaz.

 

Leia o texto e responda às questões 10 e 11.

Texto: O Escaravelho do Diabo

Lucia Machado de Almeida

Cora O’Shea quase desmaiou quando soube que o filho morrera envenenado. A hipótese de suicídio ficou logo afastada. Clarence, apesar de egoísta e insatisfeito, gostava imensamente da vida e jamais faria uma coisa dessa.

— O cianeto age em segundos e preciso saber se o rapaz comeu ou bebeu alguma coisa antes de cair no chão, disse o Inspetor.

Cora pensou algum tempo e exclamou aflita:

— A cápsula! A cápsula!

E contou que Clarence se achava muito gripado, ligeiramente febril, e que ela mandara aviar para ele uma velha fórmula com aspirina. Tomara o remédio naquela sala mesmo, à vista de todos.

O rapaz já havia ingerido duas cápsulas, uma pela manhã, outra à tarde, sem que nada houvesse acontecido. [...]

Ainda havia três cápsulas dentro dela. Da caixinha, se desprendia um vago odor de amêndoas amargas, característico do cianeto. Examinando as três cápsulas, constatou que elas realmente continham aspirina.

— O veneno foi depositado apenas numa delas, disse ele. A fórmula fora preparada na maior e mais afamada drogaria da cidade. [...]

Sentada numa poltrona forrada de pano escocês, achava-se uma pequena mulher, extremamente feminina, de ar decidido e frágil ao mesmo tempo. A moça trazia um lenço na mão e de vez em quando enxugava uma lágrima.

— Miss Verônica, disse Cora apresentando-a aos dois homens. Ao vê-la, Alberto sentiu uma estranha emoção. O coração bateu-lhe apressado e ele se viu subitamente transportado para um mundo de irrealidade e sonho. Não saberia dizer se era bonita ou feia, morena ou loura, gorda ou magra, tal a perturbação em que se achava.

Como que magnetizado, ficou olhando para a pequena criatura sentada na poltrona. Sem perceber o que se passava com o estudante, o Inspetor examinou cuidadosamente todos os detalhes do quarto de Clarence.

— Um besouro! — exclamou Alberto de repente, segurando uma caixinha aberta com um pequeno escaravelho negro fincado numa rolha, em cima de uma cômoda.

A caixa era exatamente igual à que Hugo recebera na véspera de sua morte.

— Seu filho era entomologista10, minha senhora?

— Não. Clarence recebeu isso ontem de manhã, pelo correio.

Deve ser alguma brincadeira...

Alberto sentiu um arrepio percorrer-lhe o corpo. Em sua imaginação misturavam-se duas cabeleiras vermelhas, a de “Foguinho” com a de Clarence, e dois besouros negros, ambos fincados numa rolha.

— Pode ceder-me esse inseto? perguntou Alberto a Mrs. O’Shea. Estou fazendo coleção deles.

ALMEIDA, Lúcia Machado. O Escaravelho do Diabo. São Paulo: Ática, 1985. p.25-26. 32.

Habilidade

Reconhecer elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto.

 

Questão 11

O trecho transcrito se passa

(A) na delegacia.

(B) na casa de Alberto.

(C) no funeral de Clarence.

(D) na casa da Mrs. O’ Shea.

Habilidade

Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação.


Questão 12

Em “ela mandara aviar para ele uma velha fórmula com aspirina”, o termo em destaque faz referência à

(A) Clarence.

(B) Mrs. O’ Shea.

(C) Miss Verônica.

(D) farmacêutica.

 

 

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