quinta-feira, 29 de abril de 2021

CAMPANHA: OLHA OS FOGOS, É VERDADE! SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DA MÃO -COM GABARITO

 Campanha: Olha os fogos, é verdade!



Campanha “Olha os fogos, é verdade!”. Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM). 1° jun. 2017. Disponível em:
http://bit.ly/2OYZCjO. Acesso em: 27 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 239-240.

Entendendo a campanha:

01 – Uma campanha pode divulgar um produto ou uma ideia. A campanha acima, da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão), divulga um produto ou uma ideia? Explique.

      A campanha divulga uma ideia, ou seja, uma recomendação para que as pessoas tenham cuidado ao lidar com fogos de artifício, como forma de evitar queimaduras principalmente nas mãos.

02 – Considerando os elementos não verbais que compõem a campanha, a que tradição cultural brasileira a expressão “Olha os fogos, é verdade!” faz referência?

      A expressão remete às frases ditas durante a dança das quadrilhas (por exemplo: “Olha a cobra, é mentira!”) durante as festas juninas, que ocorrem em várias regiões do Brasil, ocasião em que as pessoas costumam soltar fogos.

03 – Na cidade em que você mora, é comum a queima de fogos em festas populares?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Você concorda com a ideia divulgada pela campanha? Justifique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Escreva a frase da campanha, destacada abaixo, usando o tempo futuro do pretérito do modo indicativo.

Os fogos de artifício podem causar queimaduras graves se não forem usados corretamente.

      Os fogos de artifício poderiam causar queimaduras graves se não fossem usados corretamente.

06 – Agora, reescreva essa mesma frase empregando o tempo futuro do presente do modo indicativo.

      Os fogos de artifício poderão causar queimaduras graves se não forem usados corretamente.





Um comentário: