domingo, 4 de abril de 2021

NOTÍCIA: PAÍS TEM 917 MUNICÍPIOS EM CRISE HÍDRICA - AGÊNCIA BRASIL - COM GABARITO

 Notícia: País tem 917 municípios em crise hídrica 

              De acordo com o balanço, a maioria dos municípios está no Nordeste, 123 somente em Pernambuco

  Por: Agência Brasil – Brasília – Publicado em: 20/03/2018.

        O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica, informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao participar do 8° Fórum Mundial da Água. Esse número corresponde aos municípios que estão em situação de emergência por seca ou estiagem até o dia 13 de março.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1113287&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1113287&o=node

        O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde estão a maioria das cidades. Do total de municípios, 211 estão na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no Rio Grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 no Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em Alagoas, 18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande do Sul, além de registros em outros estados.

Estiagem no reservatório conhecido como Açude da Pista, que abastecia moradores de comunidade Engano, no distrito de Riacho Verde, em Quixadá, sertão central do Ceará, 2015.

        No fórum, o ministro destacou que é preciso fazer investimentos para ampliar e modernizar o sistema de abastecimento do país.

        Segundo ele, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados, otimizar as estratégias de uso racional”, disse.

        Ele acrescentou que também é “determinante” revitalizar o Rio São Francisco, buscar integração entre bacias das regiões do Brasil e investir em saneamento básico.

        “No momento em que constatamos que a escassez hídrica e a insegurança hídrica não mais se reportam apenas ao Nordeste, é fundamental que as intervenções passem por um diálogo federado”, acrescentou o ministro.

AGÊNCIA BRASIL. País tem 917 municípios em crise hídrica. Diário de Pernambuco, Recife, 20 mar. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2Qf0fpD. Acesso em: 27 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 166-9.

Fonte da imagem- https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fnoticiasconcursos.com.br%2Fatualidades%2Fcrise-hidrica%2F&psig=AOvVaw0Knh4kZs0qG6oSw-H1YsWy&ust=1617669470504000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCNj3-sTu5e8CFQAAAAAdAAAAABAD


Entendendo a notícia:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Cooperação: auxiliar para o bem comum.

·        Estiagem: falta de chuva; nível mais baixo de águas de rio, lago ou canal.

·        Otimizar: tornar ótimo; melhorar.

·        Racional: consciente; sensato.

·        Saneamento: conjunto de medidas higiênicas usadas com o objetivo de melhorar as condições de saúde da população, como abastecimento e tratamento de água, rede de esgotos, controle de poluição das águas.

02 – Que fato originou a notícia?

      O fato de 917 municípios estarem em situação de emergência relacionada ao abastecimento de água, em decorrência de estiagem e seca.

03 – Releia o título da notícia.

        “País tem 917 municípios em crise hídrica.”

a)   Em sua opinião, o que chama atenção nesse título?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Procure no dicionário o significado da palavra hídrica que tenha relação como uso dessa palavra no título da notícia.

Segundo o Dicionário Michaelis On-line (2018), “hídrico: hi.dri.co adj. 1 relativo à água”.

c)   Baseando-se no significado selecionado, explique o sentido da expressão “crise hídrica” nesse contexto.

Essa expressão significa crise relativa à água, ou seja, à falta de água.

04 – Agora, releia o subtítulo (ou linha fina) da notícia.

        “De acordo com o balanço, a maioria dos municípios está no Nordeste, 123 somente em Pernambuco.”

a)   Qual é a função do subtítulo dessa notícia em relação ao título?

A função é complementar a informação apresentada na notícia.

b)   Que fato esse subtítulo enfatiza?

O fato de que a maioria dos municípios em crise hídrica está no Nordeste.

05 – No primeiro parágrafo, há o lide da notícia. Leia-o, reproduza o quadro e preencha-o com as informações sobre os fatos da notícia.

a)   Qual é o acontecimento?

O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica.

b)   Onde ocorreu?

Em 917 municípios em todo Brasil.

c)   Quando ocorreu?

Em março de 2018.

d)   Por quê?

Em decorrência da seca e da estiagem.

e)   Como foi divulgada a informação?

Essa informação foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao participar do 8° Fórum Mundial da Água.

06 – Uma das características da notícia é apresentar as informações em ordem decrescente de importância, ou seja, partir da mais relevante para a que tem menos relevância. De acordo com essa informação, responda às questões.

a)   Releia os trechos a seguir e transcreva-os seguindo a ordem das informações apresentadas na notícia.

I – “No momento em que constatamos que a escassez hídrica e a insegurança hídrica não mais se reportam apenas ao Nordeste, é fundamental que as intervenções passem por um diálogo federado”, acrescentou o ministro.

II – No fórum, o ministro destacou que é preciso fazer investimentos para ampliar e modernizar o sistema de abastecimento do país.

III – O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica, informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao participar do 8° Fórum Mundial da Água.

IV – O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde está a maioria das cidades.

V – Segundo ele, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a distribuição territorial não é uniforme.

      III – IV – II – V – I.

b)   Em sua opinião, por que as informações do texto foram organizadas nessa ordem?

Resposta pessoal do aluno.

07 – Observe a foto que integra a notícia e responda:

a)   O que você vê na foto?

Pés descalços de uma pessoa pisando em uma terra escura, seca e rachada. Na terra, próximo aos pés da pessoa, há restos mortais de um animal que parece um sapo. Por isso, pode-se deduzir que o local em que a pessoa pisa é o fundo de um rio ou lago seco.

b)   Quem a produziu?

Fernando Frazão, da Agência Brasil.

c)   Que relação pode ser deduzida entre a foto e a “crise hídrica” informada na notícia?

A foto mostra o fundo seco de um rio ou lago, o que revela a crise de falta de água nos lugares abastecidos por essa fonte. Dessa forma, estabelece relação entre a seca e a estiagem (falta de chuva) e a falta/diminuição de abastecimento de água.

08 – Releia os trechos a seguir.

        Trecho 1:

        O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde estão a maioria das cidades. Do total de municípios, 211 estão na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no Rio Grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 no Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em Alagoas, 18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande do Sul, além de registros em outros estados.”

        Trecho 2:

        “Segundo ele, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados, otimizar as estratégias de uso racional”, disse.”

a)   Transcreva a(s) parte(s) dos trechos que apresenta(m) fato.

Do total de municípios, 211 estão na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no Rio Grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 no Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em Alagoas, 18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande do Sul, além de registros em outros estados.

b)   Transcreva a(s) parte(s) dos trechos que apresenta(m) opinião.

O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde estão a maioria das cidades.

Segundo ele, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados, otimizar as estratégias de uso racional”, disse.

c)   Qual cargo ocupa a pessoa que dá o depoimento na notícia?

O cargo de ministro da Integração Nacional.

d)   Embora o ministro destaque em seu depoimento que a crise hídrica é um problema nacional, não somente da região Nordeste, o que os números mostram?

Mostram que, juntos, os estados da região Nordeste somam 815 municípios em crise hídrica, em contraste com 75 municípios somados das demais regiões do Brasil apontadas. Embora seja um problema existente em todo país, o problema é bem maior na região Nordeste.

09 – A notícia lida foi produzida pela editoria da Agência Brasil e divulgada pelo portal Diário de Pernambuco. A Agência Brasil é uma agência de notícias vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública federal. O material produzido por essa agência é divulgada por diferentes sites e veículos de comunicação no Brasil e no exterior. Com base nessas informações, responda:

a)   De quem partiu a maior parte das informações que compõem essa notícia?

A maior parte das informações constantes da notícia foi dada pelo ministro de Integração Nacional, no 8° Fórum da Água.

b)   Em sua opinião, o que a autoria e a fonte de informações podem revelar sobre o grau de parcialidade da notícia?

Resposta pessoal do aluno.  

 

 

5 comentários:

  1. Respostas
    1. O fato de 917 municípios estarem em situação de emergência relacionada ao abastecimento de água, em decorrência de estiagem e seca.

      Excluir
  2. Respostas
    1. O fato de 917 municípios estarem em situação de emergência relacionada ao abastecimento de água, em decorrência de estiagem e seca.

      Excluir
    2. Muito obrigado eu tava atrasado nessa atividade

      Excluir