segunda-feira, 5 de abril de 2021

POEMA: PALAVRAS DE AMOR - SÉRGIO CAPPARELLI - COM GABARITO

 Poema: PALAVRAS DE AMOR

               Sérgio Capparelli


Se te chamo, baby,
você nem liga;


apaga meus textos,
apaga meus traços,
apaga meus cachos
sem fachos de amor.


Se te chamo, baby,
você nem liga;


Acende meus textos,
Acende meus Beijos,
Acende meus passos
em laços de amor.


Se te chamo, baby,
você me intriga:


Apaga os meus textos,
Apaga os meus medos,
Apaga os meus fachos,
em laços de amor.

 CAPPARELLI, Sérgio. 33 ciberpoemas e uma fábula virtual.6. ed. Porto Alegre:L&PM, 2004.

Fonte: Livro - Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa: 8º ano/Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo - 5.ed. - Barueri(SP): IBEP, 2018 - p.62/63.

 POR DENTRO DO TEXTO

 1. No poema “Palavras de amor”, encontramos situações que precisam ser “decifradas”. Alguém chama por outro alguém três vezes e as respostas que obtém são:

a) a pessoa chamada não responde;

b) a pessoa chamada responde;

c) a pessoa chamada intriga.

Que sentimentos descreveriam a situação do eu poético após cada resposta obtida?

a)   Frustação, desânimo;

b)   Alegria ou euforia;

c)   Dúvida ou incompreensão.

 2.A expressão “laços de amor” pode apresentar duplo sentido. Que significados podem ser indicados por essa expressão?

 A palavra “laço” pode indicar prisão, armadilha ou pode indicar união, proximidade, afeto.

 3. O eu poético mostra-se seguro quanto ao amor que recebe? Justifique sua resposta, transcrevendo em seu caderno um verso que a confirme.

Não. A atitude do ser amado é ambígua, inconstante, provocando certa insegurança no eu poético, conforme o verso: “Você me intriga: [...]”.

 4. Na última estrofe, há uma mistura de sentimentos do eu lírico vivenciada nas duas situações anteriores. Relacione os versos dessa estrofe aos sentimentos descritos em a e b a seguir.

a) Sentimento negativo relacionado à frustação, desânimo.

b) Sentimento positivo relacionado à alegria ou euforia.

I. “Apaga os meus textos”  (a)

II. “Apaga os meus medos” (b)

III. “Apaga os meus fachos” (a)

IV. “em laços de amor”. (b)

 

 

3 comentários:

  1. Gostei muito dessa atividade. Vou usá-la com meus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito!,mas não tem todas as respostas.
    Mas gostei e me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Mas não tem todas as perguntas e resposta que eu procuro

    ResponderExcluir