domingo, 18 de abril de 2021

NOTÍCIA: SISTEMA CANTAREIRA ENTRA EM ESTADO DE ALERTA COM 39, 7% DA CAPACIDADE - BÁRBARA MUNIZ VIEIRA - COM GABARITO

 Notícia: Sistema Cantareira entra em estado de alerta com 39,7% da capacidade

          Sabesp informou que já está economizando na retirada de água. Previsão de chuva durante a semana pode melhorar estado do reservatório.

Por Bárbara Muniz Vieira, G1 SP — São Paulo

30/07/2018 16h30 Atualizado há 2 anos

Falta de chuva deixa reservatório do Cantareira, em SP, em alerta

  O Sistema Cantareira entrou em estado de alerta e está operando com 39,7% da capacidade nesta segunda-feira (30). A Cantareira é maior reservatório de água da região metropolitana e abastece cerca de 7,5 milhões de pessoas por dia.

      Na prática, o estado de alerta (igual ou abaixo de 40%,) reduz a quantidade de água que a Sabesp pode retirar do manancial de 31 mil litros por segundo para 27 mil litros por segundo. A determinação da agência de volume máximo de água a ser retirada deve ser cumprida sempre a partir do primeiro dia do mês seguinte.

        De acordo com a Sabesp, a diminuição do volume de água retirada não é um problema porque a companhia já vem economizando e retirando menos água do que o limite máximo estipulado pela ANA.

        As novas regras da operação anticrise hídrica publicada pela Agência Nacional de Água (ANA) em 2017, determina que o sistema entra automaticamente na faixa 3, de estado de alerta, quando fica abaixo de 40%. Acima de 40% até 59,9%, o estado é de atenção. Para ser considerado normal, precisa chegar a 60%.

        O estado de alerta começou no domingo (29), após o reservatório chegar a 39,9% de sua capacidade.

        De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), o sistema Cantareira recebeu chuva forte durante a tarde desta segunda-feira (30).

        [...]

VIEIRA, Bárbara Muniz. Sistema Cantareira entra em estado de alerta com39,7% da capacidade. G1, São Paulo, 30 jul. 2018. Disponível em: https://glo.bo/2CZASX7. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 177-9.

Entendendo a notícia:

01 – De acordo com o texto, o Sistema Cantareira, por quem é administrado e pra que serve?

      Sistema administrado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), destinado a captação e tratamento de água para abastecer a região metropolitana de São Paulo (Grande São Paulo).

02 – Qual é o assunto central do texto?

      O estado de alerta em que entrou o Sistema Cantareira, maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo, cujo nível está abaixo de 40%.

03 – Como você interpreta a expressão “estado de alerta” na frase “O Sistema Cantareira entrou em estado de alerta e está operando com 39,7% da capacidade nesta segunda-feira (30).”?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Observe: “Na prática, o estado de alerta (igual ou abaixo de 40%,) reduz a quantidade de água que a Sabesp pode retirar do manancial de 31 mil litros por segundo para 27 mil litros por segundo. A determinação da agência de volume máximo de água a ser retirada deve ser cumprida sempre a partir do primeiro dia do mês seguinte.”

        Com base em informação da notícia, o fato de ter de reduzir 4 mil litros de água dos 31 mil litros que retirava por segundo representou problema para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)? Identifique e copie um trecho do texto que justifique sua resposta.

      Conforme o que o texto informa, essa redução não representa problema: “De acordo com a Sabesp, a diminuição do volume de água retirada não é um problema porque a companhia já vem economizando e retirando menos água do que o limite máximo estipulado pela ANA.”

05 – Reproduza o quadro a seguir e complete-o com as formas verbais destacadas no texto lido. Faça conforme o modelo.

·        Presente: está, é, abastece, reduz, deve, vem, determina, fica.

·        Pretérito perfeito: entrou, começou, recebeu.

·        Pretérito imperfeito: nenhum.

06 – Agora, escreva todas essas formas verbais no infinitivo e organize-as em um quadro, que também deve ser reproduzido.

·        1ª conjugação – AR: entrar, estar, determinar, ficar e começar.

·        2ª conjugação – ER: ser, abastecer, dever e receber.

·        3ª conjugação – IR: reduzir, vir.

 

 

3 comentários: