domingo, 18 de abril de 2021

REPORTAGEM: BRASIL DIZ ADEUS AO MAIOR LIXÃO DA AMÉRICA LATINA, EM BRASÍLIA - VANESSA BARBOSA - COM GABARITO

 Reportagem: Brasil diz adeus ao maior lixão da América Latina, em Brasília

        Encerramento do lixão da Estrutural marca o começo de uma nova história na gestão do resíduo, sem perder de vista a cicatriz ambiental deixada

Por Vanessa Barbosa

Publicado em: 20/01/2018 às 07h19.

        São Paulo – Após mais de dez anos de contenda e planejamento, o Brasil vai finalmente encerrar as atividades do lixão da Estrutural, em Brasília, o maior em atividade na América Latina e o segundo maior do mundo, atrás apenas do de Jacarta, na Indonésia. O fechamento está previsto para ocorrer neste sábado (20). 

        Diariamente, mais de três mil toneladas de resíduos do Distrito Federal tinham como destinação final o lixão, a pior forma possível de descarte. Seis décadas desde que começou a ser usado, Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos. É tanta sujeira emaranhada num mesmo espaço que o ponto mais alto da montanha de entulho chega a 60 metros de altura.

        No começo de 2017, Brasília inaugurou o aterro sanitário de Samambaia, projetado para comportar 8,13 milhões de toneladas de rejeitos, com uma vida útil de 13 anos. Para garantir que só vá rejeito para o aterro -- ou seja, resíduo sem possibilidade de reutilização -- o governo do distrito federal planejou a abertura de cinco centros de triagem de material.

        Esses centros são essenciais para a separação de recicláveis e, mais ainda, para a reinserção no mercado de quase 2 mil catadores que tiravam do lixão da Estrutural o seu sustento.

        Desafio nacional

        O encerramento do lixão, localizado a 15 quilômetros da Praça dos Três Poderes, marca o começo de uma nova história para a gestão de resíduos na região e no Brasil, mas sem perder de vista a imensa cicatriz deixada.

        "A remediação do impacto ambiental pode levar de 30 a 50 anos. Serão necessárias várias etapas de contenção de vazamentos, emissões e tratamento da área, é como um quebra-cabeça de custo elevado", diz a EXAME.com Gabriela Otero, coordenadora do departamento técnico da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

        A entidade fechou um acordo de cooperação para acompanhar o fechamento do lixão até sua conclusão definitiva. "O fechamento do lixão da estrutural e a criação de uma nova logística de descarte pode mobilizar outras cidades a fazer o mesmo", destaca a especialista.

        Segundo levantamento da entidade, 1559 municípios brasileiros (quase 30% do total) recorreram aos lixões em 2016, contra 1552 em 2015, anos com dados mais recentes disponíveis. No total, em todo o território nacional, existem 2976 lixões em operação.

        Pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída com 20 anos de atraso em 2010, o país deveria extinguir todos os lixões até 2014. O prazo foi adiado, e as capitais e municípios de região metropolitana têm até 31 de julho de 2018 para acabar com os lixões, e cidades pequenas, até 2021. Claramente, a extinção dos lixões está longe de acontecer. 

        Para a representante da Abrelpe, embora a consciência sobre o problema venha crescendo, faltam mudanças concretas.

        O estímulo, segundo ela, pode vir do governo, por meio, por exemplo do estabelecimento de um sistema de aproveitamento energético de resíduo, pode vir pelo próprio setor industrial, que precisa se mexer para atender à logística reversa prevista na PNRS, e também da revisão de hábitos e atitudes por parte da população.

        "O que não dá é ficar inércia, a inércia custa bilhões. Precisamos nos movimentar e rever nossa relação com o lixo", sublinha.

BARBOSA, Vanessa. Brasil diz adeus ao maior lixão da América Latina, em Brasília. Exame, São Paulo, 20 jan. 2015. Disponível em: https://abr.ai.2C4Smjo. Acesso em: 26 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 153-156.

Entendendo a reportagem:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·     Aterro sanitário: local onde se depositam resíduos sólidos em camadas ou compactados, com a finalidade de preservar o meio ambiente.

·        Contenda: discussão; debate.

·        Detrito: resíduo de substância orgânica; lixo orgânico.

·        Gestão de resíduo: ato de administrar a coleta e a destinação de lixo gerado e produzido por diferentes atividades humanas.

·        Inércia: falta de iniciativa; estagnação; imobilismo.

·   Logística: organização e gerenciamento dos detalhes de qualquer operação     Logística reversa: gerenciamento de ações, procedimentos e meios para restituir os resíduos sólidos à indústria para aproveitamento em seu ciclo produtivo ou em outros.

·        Rejeito: resíduo sem possibilidade de reutilização.

·        Remediação: atenuação; ato de tornar aceitável ou mais suportável.

02 – Qual é o fato central da reportagem lida?

      O fechamento do lixão da Estrutural, em Brasília (DF).

03 – Releia o título da reportagem.

        “Brasil diz adeus ao maior lixão da América Latina, em Brasília”

a)   Em sua opinião, o que mais chama a atenção no título? Por quê?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: a expressão “maior lixão da América Latina”, cuja construção enfatiza a grandiosidade ou importância do fato.

b)   Qual o significado da expressão “diz adeus” nesse contexto?

No contexto, significa “fechar”, “pôr fim”, “encerrar”.

c)   Em qual tempo verbal encontra-se o verbo diz?

No tempo presente do indicativo.

d)   Por que foi usado esse tempo verbal?

Para produzir efeito de atualidade ao fato ou tema.

04 – Agora, releia o subtítulo (linha fina) da reportagem.

        Encerramento do lixão da Estrutural marca o começo de uma nova história na gestão do resíduo, sem perder de vista a cicatriz ambiental deixada”

a)   O subtítulo ou linha fina da reportagem expressa um fato ou uma opinião? Explique.

Expressa opinião, o que se confirma pelo uso das expressões “uma nova história” e “cicatriz ambiental deixada”.

b)   A palavra encerramento tem relação com qual palavra do título da reportagem?

No título, a palavra adeus tem relação com a palavra encerramento, do subtítulo.

c)   A palavra cicatriz, segundo o Dicionário Michaelis On-line (2018) tem, entre outros significados, o de “marca, sinal ou vestígio deixado por lesões ou ferimentos”. Explique o significado de cicatriz nesse contexto.

A palavra cicatriz tem sentido figurado e significa que, mesmo fechado o lixão, no local permanecerão as marcas dos estragos ambientais causados pelo descarte inadequado do lixo e dos resíduos.

d)   Qual é a função da linha fina nessa reportagem?

Essa linha fina reproduz partes do quinto parágrafo da reportagem. Assim, sua função é destacar uma opinião expressa pela autora da reportagem.

05 – Assim como a notícia, o primeiro parágrafo da reportagem pode ser o lide, que consiste na síntese das informações relatadas. Releia o primeiro parágrafo, transcreva o quadro a seguir e complete-o:

a)   O que ocorreu?

O encerramento das atividades do lixão da estrutural.

b)   Onde?

Em Brasília (DF).

c)   Quando?

Em 20 de janeiro de 2018.

d)   Por quê?

Porque esse lixão era o maior em atividade na América Latina e o segundo maior do mundo. Seu fechamento ocorreu como forma de atender a uma nova política de redução dos danos ambientais.

e)   Como?

Ocorreu como resultado de uma discussão e de um planejamento que duraram mais de dez anos.

06 – Releia este trecho da reportagem.

        “Diariamente, mais de três mil toneladas de resíduos do Distrito Federal tinham como destinação final o lixão, a pior forma possível de descarte. Seis décadas desde que começou a ser usado, Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos.”

a)   Identifique e transcreva partes do trecho que apresentam um fato relatado pela autora.

“Diariamente, mais de três mil toneladas de resíduos do Distrito Federal tinham como destinação final o lixão”; “Seis décadas desde que começou a ser usado, Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos.”

b)   Identifique e transcreva parte do trecho que apresenta uma opinião emitida pela autora.

“A pior forma possível de descarte.”

c)   Como você pode perceber, a autora/jornalista emite opiniões sobre o tema discutido ao longo do texto. Nas notícias que você leu, o autor/jornalista emite opinião direta sobre os fatos relatados, como feito na reportagem? Com base nisso, o que é possível concluir?

Na notícia, não há opinião direta do autor/jornalista sobre o fato. Assim, pode-se concluir que essa seja uma das diferenças entre os dois gêneros, pois na reportagem essa opinião pode ser explícita ou não.

07 – Segundo a reportagem, com o fechamento dos lixões, qual seria a alternativa para a destinação dos resíduos? Por quê?

      De acordo com a reportagem, seriam os aterros sanitários, porque nessas estruturas o lixo sofre tratamento para diminuir a poluição do solo, da água e do ar.

08 – Na segunda parte da reportagem, há um depoimento sobre o tema abordado. Releia essa parte da reportagem e responda:

a)   Quem faz o depoimento? Que entidade representa e qual cargo ocupa?

Gabriela Otero, coordenadora do Departamento Técnico da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

b)   Explique, com suas palavras, quais são os desdobramentos e as consequências do uso dos lixões, mesmo com o fechamento, de acordo com a coordenadora.

Resposta pessoal do aluno.

09 – Conforme informação que consta da reportagem, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída em 2010 e propunha que o país deveria extinguir todos os lixões até 2014. Responda:

a)   O que teria ocorrido em relação a essa política pública até a publicação da reportagem?

O prazo estipulado fora adiado, tendo as capitais e os municípios de região metropolitana até 31 de julho de 2018 para acabar com os lixões e cidades pequenas até 2021.

b)   Qual é a opinião da autor/jornalista em relação a esse fato? Identifique na reportagem a frase que expressa essa opinião.

É possível depreender que a autora/jornalista não acredita na eficácia dessa política pública, o que pode ser constatado na frase “Claramente, a extinção dos lixões está longe de acontecer.

 

8 comentários: