domingo, 18 de abril de 2021

CARTUM: ECOLOGIA EM QUADRINHOS - LUCA NOVELLI - COM GABARITO

 Cartum: Ecologia em quadrinhos

             


                                              Luca Novelli

NOVELLI, Luca. Ecologia em quadrinhos. V. 2. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 136-7.

Entendendo o cartum:

01 – E você, quais ações realiza no cotidiano para construir um mundo melhor?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos citem ações como não jogar lixo no chão e nas vias públicas; descartar corretamente resíduos sólidos e orgânicos por meio de coleta de lixo; evitar o uso de plástico; preferir alimentos in natura; entre outras.

02 – Como sua comunidade tem cumprido (ou não) seu papel nesse propósito?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – O que você vê na imagem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Várias pessoas estão limpando o globo terrestre e realizando reparos nele. A personagem Clorela, acompanhada de uma borboleta e de um caracol, tem nas mãos uma folha (para a qual aponta com o dedo).

04 – Descreva as ações realizadas pelas pessoas e os objetos e equipamentos utilizados.

      As pessoas estão varrendo, aspirando pó, lavando e fazendo reparos no planeta Terra. A maioria está em andaimes. São utilizados objetos para limpeza como baldes, vassouras, esfregões e aspirador de pó e ferramentas de reparos empregadas na construção civil.

05 – É possível realizar as ações mostradas na imagem? Explique.

      Literalmente não é possível, pois não se pode circundar a Terra para realizar limpeza e reparos dessa forma.

06 – Nesse cartum, o autor Luca Novelli apresenta uma crítica social às ações das pessoas em nosso planeta e realiza uma proposta.

a)   Que crítica social é essa?

A crítica de que o ser humano é culpado pela degradação do planeta e, por isso, responsável por sua despoluição e reparação.

b)   O que é proposto pelo cartunista?

Ações coletivas dos seres humanos visando às necessidades de sobrevivência e preservação do planeta e de todos os seres vivos que nele habitam.

07 – Para produzir esse texto, o autor utilizou apenas imagens. Refletindo sobre isso, responda:

a)   Se o autor aliasse palavras e imagens para a construção das ideias, produziria o mesmo sentido? Por quê?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos compreendam que a ideia geral não seria modificada, mas poderia ficar mais explícita ao leitor ou ampliar o sentido.

b)   Se você pudesse escolher uma palavra para integrar o cartum, sem mudar o sentido. Qual seria?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: preservação, conscientização, coletividade.

08 – No cartum, há aqueles que realizam as ações e outros que supervisionam o trabalho, como pode ser observado na imagem. Responda:

a)   Quem esses personagens podem representar em nosso planeta?

Os trabalhadores são os seres humanos, os quais são supervisionados por Clarela, uma borboleta e um caracol, representantes da fauna e da flora do planeta.

b)   Explique o efeito de ironia que pode ser produzido pela representação desses personagens.

As decisões que incidem na ameaça e na degradação da fauna e da flora do planeta são realizadas elos seres humanos. No cartum, a ironia está na inversão dessas decisões e supervisão que são, aparentemente, tomadas pelos representantes da fauna e flora.

09 – Você participaria de ações coletivas como as representadas no cartum? Por quê? 

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

5 comentários: