Cartum: Ecologia em quadrinhos
Luca Novelli
NOVELLI, Luca.
Ecologia em quadrinhos. V. 2. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 136-7.
Entendendo o cartum:
01 – E você, quais ações
realiza no cotidiano para construir um mundo melhor?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos citem ações como não jogar lixo no
chão e nas vias públicas; descartar corretamente resíduos sólidos e orgânicos
por meio de coleta de lixo; evitar o uso de plástico; preferir alimentos in
natura; entre outras.
02 – Como sua comunidade tem
cumprido (ou não) seu papel nesse propósito?
Resposta pessoal do aluno.
03 – O que você vê na imagem?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Várias pessoas estão limpando o globo terrestre e
realizando reparos nele. A personagem Clorela, acompanhada de uma borboleta e
de um caracol, tem nas mãos uma folha (para a qual aponta com o dedo).
04 – Descreva as ações
realizadas pelas pessoas e os objetos e equipamentos utilizados.
As pessoas estão varrendo, aspirando pó,
lavando e fazendo reparos no planeta Terra. A maioria está em andaimes. São
utilizados objetos para limpeza como baldes, vassouras, esfregões e aspirador
de pó e ferramentas de reparos empregadas na construção civil.
05 – É possível realizar as
ações mostradas na imagem? Explique.
Literalmente não
é possível, pois não se pode circundar a Terra para realizar limpeza e reparos
dessa forma.
06 – Nesse cartum, o autor
Luca Novelli apresenta uma crítica social às ações das pessoas em nosso planeta
e realiza uma proposta.
a)
Que crítica social é essa?
A crítica de que o ser humano é culpado pela degradação do planeta
e, por isso, responsável por sua despoluição e reparação.
b)
O que é proposto pelo cartunista?
Ações coletivas dos seres humanos visando às necessidades de
sobrevivência e preservação do planeta e de todos os seres vivos que nele
habitam.
07 – Para produzir esse
texto, o autor utilizou apenas imagens. Refletindo sobre isso, responda:
a)
Se o autor aliasse palavras e imagens para a
construção das ideias, produziria o mesmo sentido? Por quê?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos
compreendam que a ideia geral não seria modificada, mas poderia ficar mais
explícita ao leitor ou ampliar o sentido.
b)
Se você pudesse escolher uma palavra para
integrar o cartum, sem mudar o sentido. Qual seria?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: preservação, conscientização,
coletividade.
08 – No cartum, há aqueles
que realizam as ações e outros que supervisionam o trabalho, como pode ser
observado na imagem. Responda:
a)
Quem esses personagens podem representar em
nosso planeta?
Os trabalhadores são os seres humanos, os quais são supervisionados
por Clarela, uma borboleta e um caracol, representantes da fauna e da flora do
planeta.
b)
Explique o efeito de ironia que pode ser
produzido pela representação desses personagens.
As decisões que incidem na ameaça e na degradação da fauna e da flora
do planeta são realizadas elos seres humanos. No cartum, a ironia está na
inversão dessas decisões e supervisão que são, aparentemente, tomadas pelos
representantes da fauna e flora.
09 – Você participaria de
ações coletivas como as representadas no cartum? Por quê?
Resposta pessoal
do aluno.
Obrigado pela ajuda
ResponderExcluirObrigada 😊
ResponderExcluirObrigada,ajudou muito😊
ResponderExcluirREI LACOSTE
ResponderExcluirOi
ResponderExcluir