Tirinha: Armandinho
BECK, Alexandre. Armandinho. 12 fev.
2015. Disponível em: http://bit.ly/2R425L6.
Acesso em: 27 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. P. 187-8.
Entendendo a tirinha:
01 – No conjunto dos elementos verbais e visuais dessa tirinha, o autor
demonstra uma estratégia para lidar com o problema da crise hídrica. Qual é
essa estratégia?
Armazenar a água da chuva em caixas-d’água como
forma de evitar desperdícios.
02 – Releia a seguinte frase.
“Faltou água?” Em que posição da frase o sujeito apareceu?
Depois do verbo. Mostre aos alunos outros exemplos
em que o sujeito se posiciona depois do verbo.
03 – Classifique o sujeito dessa frase.
Sujeito simples: água.
04 – Como você chegou a essa conclusão?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão:
possui um núcleo na composição do sujeito dessa frase, caracterizando-o como
sujeito simples.
05 – Observe o 1° quadrinho.
a) É possível identificar o sujeito na frase “Aqui em casa não temos esse problema...”? Explique.
Embora o pronome nós referente ao sujeito não
esteja explícito, pode ser identificado por meio da terminação verbal mos da forma verbal temos.
b) Classifique o sujeito dessa frase.
Nós – sujeito desinencial.
06 – Releia o terceiro quadrinho.
a) Copie o sujeito da frase correspondente à fala do personagem e sublinhe o núcleo desse sujeito.
“A solução”.
b) A que classe gramatical pertence a palavra sublinhada por você?
Pertence à classe dos substantivos.
c) Classifique o sujeito dessa frase.
Sujeito simples: “A solução”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário