Poema: Xadrez
Sérgio Capparelli
CAPPARELLI, Sérgio;
GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Poesia visual. São Paulo: Global, 2002.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 63-4.
Entendendo o poema:
01 – A imagem do poema
sugere determinado objeto. Qual? Para que ele é utilizado?
A imagem assemelha-se a um tabuleiro
utilizado para jogar xadrez ou damas.
02 – O que esperamos
encontrar nesse objeto?
No tabuleiro,
normalmente, são colocadas peças (peões) para jogar.
03 – Em sua opinião, o fato
de a palavra amor estar sobre o tabuleiro de jogo tem algum significado? Por
quê?
Resposta pessoal do aluno.
04 – Nesse contexto, o do
jogo, que relação as palavras ardor e dor estabelecem com amor?
Ardor e dor rimam
com amor, o que cria uma relação do amor com essas palavras. Ou o amor
pressupõe sentir ardor e dor. Assim como as peças de um jogo, as letras das
palavras se movem no poema e constroem o jogo do amor.
05 – A borda vermelha do
tabuleiro também possui alguma relação com a palavra amor?
Sim, pois,
geralmente, o amor é representado pela cor vermelha.
06 – Se tirássemos o
tabuleiro e deixássemos só as palavras, entenderíamos o poema do mesmo jeito?
Não, pois é o
conjunto, a relação entre as palavras e os elementos visuais que forma o
significado do poema.
muito obrigado
ResponderExcluirmuito obrigado me ajudou bastante
ResponderExcluirMuito obgd valeu 😁
ResponderExcluirMuito obrigada se nao fosses vcs coitada de mim. 😄😄😄😄
ResponderExcluirObrigado muié kskakakakakaks
ResponderExcluirAmo vcs não sei como terminaria antes da aula sem vcs😊☺️😊❤️❤️❤️❤️❤️
ResponderExcluirMuito obrigado pela ajuda valeeeeeuuuu😉😉😉😉😉
ExcluirBrigadão senão o que seria de mim
ResponderExcluirObrigada:)
Excluirjooj
ResponderExcluir