domingo, 4 de abril de 2021

NOTÍCIA: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CRESCE MAIS QUE PRESENCIAL, MAS NÃO É 1ª OPÇÃO - MARIANA TOKARNIA - COM GABARITO

 Notícia: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CRESCE MAIS QUE PRESENCIAL, MAS NÃO É 1ª OPÇÃO


Publicado 22/05/2018

Por: Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil – Brasília

        A Educação a Distância cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial, e já é opção para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. Pesquisa divulgada hoje (22) pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) – que representa grande parte do ensino superior particular do país – mostra que 44% dos entrevistados optariam por esta modalidade, enquanto que 56% dizem que preferem o ensino presencial. Neste ritmo de crescimento, o Brasil terá mais alunos estudando a distância que nas salas de aula tradicionais, em 2023.

        A pesquisa mostra ainda que, se informados de que os cursos a distância podem ter etapas presenciais, a aceitação aumenta para 93% dos estudantes pesquisados. Para os 7% restantes, ainda há um desconforto em ter a maior parte das aulas pela internet. Outro ponto destacado por esses alunos que não optariam pela EaD é a percepção de que o mercado de trabalho ainda não valoriza adequadamente a qualidade desses cursos.

        [...]

        De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2016, 33% dos novos alunos ingressaram no ensino superior na modalidade a distância e, 67%, em cursos presenciais. Esse número cresceu. Em 2010, 20% ingressaram no EaD e 80% no presencial.

        De acordo com a projeção do estudo, se mantido o crescimento da EaD atual, em 2023, mais estudantes ingressarão na modalidade a distância que no presencial. Serão, pelas projeções do estudo, 51% em EaD e 49% no ensino presencial. [...]

TOKARNIA, Mariana. Educação a distância cresce mais que presencial, mas não é 1ª opção. Agência Brasil, Brasília, 22 maio 2018. Disponível em: http://bit.ly/2kkylyx. Acesso em: 25 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 79-80.

Entendendo a notícia:

01 – Qual é o assunto central dessa notícia?

      O crescimento da educação a distância no Brasil.

02 – O título informa que a educação a distância não é a primeira opção, referindo-se às pessoas que querem fazer um curso superior. De acordo com o texto, essa realidade pode mudar? Justifique sua resposta.

      Sim, pois no texto afirma-se que essa modalidade de educação cresceu em ritmo mais acelerado que o ensino presencial e que, de acordo com as pesquisas, em 2023 o Brasil terá mais alunos estudando a distância do que nas salas de aula tradicionais.

03 – Que argumentos as pessoas entrevistadas empregam para justificar a opção pelo ensino presencial, resistindo à ideia de fazer um curso superior a distância?

      O desconforto em ter a maior parte das aulas pela internet e a percepção de que o mercado de trabalho ainda não valoriza a qualidade dos cursos superiores a distância de modo adequado.

04 – Que informação eleva o percentual de aceitação da modalidade a distância pelos estudantes pesquisadores?

      A informação de que os cursos a distância podem ter etapas presenciais.

05 – Você conhece alguém que faz ou já fez algum curso na modalidade educação a distância? Qual é a sua opinião sobre esse tipo de ensino?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Releia o trecho a seguir:

        “De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2016, 33% dos novos alunos ingressaram no ensino superior na modalidade a distância e, 67%, em cursos presenciais. Esse número cresceu. Em 2010, 20% ingressaram no EaD e 80% no presencial.”

a)   De acordo com esses dados numéricos, referentes a 2010 e 2016, que modalidade de ensino apresentou crescimento no ingresso de alunos ao ensino superior?

A modalidade a distância.

b)   E que modalidade apresentou decréscimo (baixa)?

Os cursos presenciais.

07 – A inserção de dados numéricos na notícia foi importante? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

08 – Releia o título e o primeiro parágrafo do texto e depois identifique:

a)   Um número ordinal: 1° (no título).

b)   Um numeral fracionário: metade (no 1° parágrafo).

c)   Um número indicativo de ano: 2023 (no 1° parágrafo).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário