quinta-feira, 29 de abril de 2021

NOTÍCIA: FLORIANÓPOLIS REALIZA 1ª SEMANA DE CONTADOR DE HISTÓRIAS - DAYANE BAZZO - COM GABARITO

 Notícia: Florianópolis realiza 1ª Semana de Contador de Histórias

     Narradores debatem sobre a linguagem e a profissionalização do contador. Evento segue até quinta-feira, 22, e é aberto ao público

Arte e Cultura

19/03/2018 – 16h49

        A figura da avó sentada com os netos ao seu redor é uma das imagens mais recorrentes quando falamos em contação de histórias. Está arte é tão antiga quanto o desenvolvimento da humanidade. Qualquer pessoa pode contar uma história, mas há quem faça da narrativa um instrumento profissional. A atuação do contador é tão importante que desde 2001 ganhou uma data comemorativa. Esta terça-feira, 20, é celebrado o dia internacional do contador de histórias e em Florianópolis a recém criada sensorial da arte da contação de histórias do conselho de política cultural promove até quinta-feira, 22, a primeira semana contador de histórias, no teatro da Ubro. A programação é aberta ao público é gratuita.

        -- A contação de histórias tem a função de manter vivas algumas tradições, ensinamentos que vem de séculos atrás, as histórias populares. A contação, tanto para criança quanto para o adulto, ativa a imaginação. É uma arte da imaginação. Por mais que você usa objetos, ela é uma arte da narrativa e cumpre o mesmo papel da leitura. Cada leitor, Ao ler, imagina a cena, na contação de histórias acontece a mesma coisa. A voz é o principal instrumento do contador para manter a tradição viva – explica Lieza Neves, contadora de histórias há 10 anos.

        [...]

BAZZO, Dayane. Florianópolis realiza 1ª Semana do Contador de Histórias. Hora de Santa Catarina, 19 mar. 2018. Disponível em: http://bit.ly/2xTLhhc. Acesso em: 27 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 212-214.

Entendendo a notícia:

01 – Considerando as informações que esse trecho traz, responda:

a)   Qual e o assunto central da notícia em questão?

A realização de um evento em Florianópolis para falar sobre a profissionalização do contador de histórias.

b)   Em que data se comemora o Dia Internacional do Contador de Histórias?

No dia 20 de março.

c)   Como você entende a afirmação: “Qualquer pessoa pode contar uma história, mas há quem faça da narrativa um instrumento profissional”?

Resposta pessoal do aluno.

02 – Leia o seguinte trecho, extraído do texto:

        “-- A contação de histórias tem a função de manter vivas algumas tradições, ensinamentos que vem de séculos atrás, as histórias populares. A contação, tanto para criança quanto para o adulto, ativa a imaginação. É uma arte da imaginação.”

a)   Esse trecho traz um fato ou uma opinião da contadora de histórias Lieza Neves?

O trecho traz uma opinião da contadora de histórias.

b)   Você concorda com ela? Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Observe a oração destacada abaixo.

        “Esta arte é tão antiga quanto o desenvolvimento da humanidade.”

a)   Identifique nessa oração o sujeito e o núcleo do sujeito.

Sujeito: Esta arte; núcleo do sujeito: arte.

b)   Reescreva a oração, substituindo o núcleo do sujeito pela palavra histórias.

Estas histórias são tão antigas quando o desenvolvimento da humanidade.

c)   Ao substituir o núcleo do sujeito pela palavra histórias foi necessário alterar outras palavras na oração? Explique.

Sim. Foi necessário alterar todas as palavras que fazem referência ao sujeito (esta, é e antiga) para que concordassem com ele.

04 – Na oração “A voz é o principal instrumento do contador [...]”, por que o verbo está flexionado na terceira pessoa do discurso?

      O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Desse modo, a forma verbal é está flexionada na 3ª pessoa do singular em concordância com o sujeito “a voz” (3ª pessoa do singular).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário