quinta-feira, 14 de agosto de 2025

CONTO: PÍRAMO E TISBE - EDITH HAMILTON - COM GABARITO

 Conto: Píramo e Tisbe

        Já houve um tempo em que o vermelho profundo das bagas da amoreira era branco como a neve. A mudança de cor resultou de um fato muito estranho e triste: a morte de dois jovens apaixonados.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXXae3c5UkKQtUn03arsbqEqbh2dKBbGnBei09VoJTrNEHlETkaJ0KbXNOIXwcq0MaV0SwjcpJQYkdZtVXl34lgXpgzS_kkZLf1tAdXgMtrq7LuEKafG9_-IlKNUHpOUChP7HCqE0BQI2NeU1UDMY8ywvaKGU45rGbTpI8TBHW3rT4G77qQBuO85YEjnY/s1600/images.jpg


        Píramo e Tisbe, ele o mais belo dos jovens e ela a mais bela virgem de todo o Oriente, viviam na Babilônia, a cidade da rainha Semíramis, em casas tão próximas que apenas uma parede comum as separava. Crescendo assim, lado a lado, aprenderam a amar-se mutuamente. Queriam muito casar-se, mas não havia como vencer a proibição dos pais. O amor, porém, não pode ser proibido. Quanto mais se cobre a chama, mais fortes ficam as labaredas. Além disso, o amor sempre acaba encontrando soluções. Não era possível manter separados esses dois jovens cujos corações explodiam de amor.

        Na parede que separava as duas casas havia uma pequena fenda da qual até então ninguém se dera conta. A quem ama, porém, não há nada que passe despercebido. Nossos dois jovens descobriram-na, e através dela começaram, então, a sussurrar doces palavras de amor, Tisbe de um lado e Píramo do outro. A odiosa parede que os separava transformara-se em sua única forma de contato. "Não fosse tua existência, poderíamos estar juntos e beijar-nos", costumavam dizer, referindo-se à parede. "Mas, pelo menos, podemos falar através de ti. Permites que doces palavras de amor cheguem aos nossos ouvidos apaixonados. Não somos ingratos." Assim falavam e, quando a noite chegava e tinham de separar-se, era na parede que davam os beijos que não tinham como chegar aos lábios do outro lado.

        Todas as manhãs, quando o alvorecer já expulsara do céu as estrelas e os raios do Sol já haviam secado a geada que endurecia a relva, iam furtivamente até a fenda e ali ficavam, às vezes trocando as mais doces juras de amor, outras vezes lamentando o triste destino a que pareciam condenados. Suas palavras, porém, eram sempre trocadas em forma de sussurros quase inaudíveis. Por fim chegou o dia em que não tinham mais condições de continuar suportando aquela situação. Decidiram que, naquela mesma noite, iriam tentar fugir e atravessar a cidade em direção ao campo, onde finalmente poderiam ficar juntos em liberdade. Combinaram encontrar-se em lugar bastante conhecido — o Túmulo de Nino —, sob uma árvore que ali havia, uma grande amoreira cheia de bagas brancas como a neve, e perto da qual murmuravam as águas frescas de uma fonte. O plano lhes pareceu perfeito, e para eles aquele foi o mais longo dia de suas vidas.

        Por fim, o Sol mergulhou no oceano e a noite chegou. Na escuridão, Tisbe saiu furtivamente de casa e, fazendo o possível para não ser vista, dirigiu-se para o túmulo onde haviam combinado encontrar-se. Píramo ainda não tinha chegado, e ela ficou a esperá-lo com a coragem fortalecida pelo amor. De repente, porém, a luz da lua permitiu-lhe divisar o vulto de uma leoa que se aproximava. A fera selvagem tinha acabado de matar uma presa; tinha as mandíbulas ensanguentadas, e vinha saciar a sede na fonte. Estava ainda a uma distância que permitia a fuga de Tisbe; mas, ao correr em busca de um abrigo seguro, a jovem deixou cair a capa que trazia aos ombros.

        Ao voltar para o seu covil, a leoa viu a capa e, antes de desaparecer na floresta, abocanhou-a e fez dela apenas um monte de trapos. Ao chegar, poucos minutos depois, foi com essa cena que Píramo se deparou. Diante dele estavam os farrapos ensanguentados da capa e, visíveis na obscuridade, as pegadas da leoa. A conclusão era inevitável: Tisbe estava morta. Ele permitira que seu amor, uma jovem tão delicada, viesse sozinha para um lugar tão cheio de perigos, e ali não estivera para protegê-la. "Fui eu que te matei", exclamou. Do solo espezinhado, levantou o que restava da capa e, beijando-a muitas vezes, levou-a consigo para perto da amoreira. "Agora", disse ele, "beberás também do meu sangue." Desembainhou a espada e cravou-a no coração. O sangue, lançado em borbotões, atingiu em cheio as bagas da amoreira, que então se tingiram de um vermelho escuro.

        Apesar de ainda apavorada com a leoa, o grande medo de Tisbe era não conseguir encontrar seu amado. Assim, resolveu arriscar-se a voltar para junto da árvore onde haviam marcado o encontro, a amoreira dos reluzentes frutos brancos, mas não conseguia encontrá-la. A árvore era a mesma, mas seus ramos não deixavam entrever um só lampejo de brilho branco. Ao olhar bem, percebeu que alguma coisa se mexia no chão. Recuou, trêmula, mas no instante seguinte, firmando os olhos por entre as sombras, viu claramente o que se passava ali: Píramo, banhado em sangue e quase morto. Voou para ele e o tomou nos braços, beijando-lhe os lábios frios e implorando-lhe que a olhasse e falasse. "Sou eu, a tua Tisbe, a tua amada!", disse-lhe a chorar. Ao ouvir o nome que tanto amava, Píramo entreabriu os olhos pesados e olhou para Tisbe pela última vez. Em seguida, a morte se encarregou de fechá-los para sempre.

        Ela então viu a espada que lhe caíra das mãos, e bem perto dela a sua capa manchada de sangue e esfarrapada. Num instante, compreendeu tudo. "Tua própria mão te matou", disse, "e teu amor por mim. Também posso ser corajosa, também eu posso amar. Só a morte teria tido o poder de nos separar, mas agora deixará de ter esse poder." Cravou no coração a espada ainda úmida do sangue de seu amado.

        Por fim, os deuses se apiedaram, e o mesmo fizeram os pais dos dois jovens. O fruto vermelho escuro da amoreira ficou sendo a eterna recordação desses amantes fiéis e verdadeiros. Suas cinzas estão contidas em uma única urna, pois nem a morte foi capaz de separá-los.

Esta história é contada por Ovídio. É bastante característica do que há de melhor em seu estilo: boa narração, vários monólogos retóricos e, no meio, um pequeno ensaio sobre o Amor. Extraído de: Mitologia, Edith Hamilton, São Paulo, Martins Fontes, 1992.

Fonte: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Coletânea de textos – Módulo 1. p. 87-88.

Entendendo o conto:

01 – Qual é a origem da mudança de cor das bagas da amoreira, segundo o conto?

      A mudança de cor das bagas da amoreira, de brancas para um vermelho profundo, resultou da morte trágica de Píramo, cujo sangue jorrou sobre elas após ele cravar a espada em seu coração, acreditando que Tisbe estava morta.

02 – Onde viviam Píramo e Tisbe e qual era o principal obstáculo para o amor deles?

      Píramo e Tisbe viviam na Babilônia, em casas vizinhas separadas por uma única parede. O principal obstáculo para o amor deles era a proibição de seus pais, que não permitiam o casamento.

03 – Como os amantes se comunicavam apesar da proibição e da parede que os separava?

      Os amantes se comunicavam através de uma pequena fenda na parede que dividia suas casas. Por essa fenda, eles sussurravam doces palavras de amor e, à noite, davam beijos na parede como se estivessem beijando um ao outro.

04 – Qual foi o plano de Píramo e Tisbe para finalmente ficarem juntos?

      O plano deles era fugir na calada da noite e se encontrar no Túmulo de Nino, sob uma grande amoreira de bagas brancas, perto de uma fonte, para então viverem juntos em liberdade no campo.

05 – O que Tisbe encontra ao chegar primeiro ao local do encontro?

      Ao chegar primeiro ao local do encontro, Tisbe avista uma leoa com as mandíbulas ensanguentadas que vinha beber água na fonte. Ao fugir apavorada, Tisbe deixa cair a capa.

06 – O que Píramo conclui ao chegar ao local do encontro e ver a capa de Tisbe?

      Píramo conclui que Tisbe foi morta pela leoa, pois encontra os farrapos ensanguentados da capa dela e as pegadas da fera, levando-o a acreditar que sua amada pereceu.

07 – Qual foi a reação de Píramo ao pensar que Tisbe estava morta?

      Píramo se desesperou, culpou-se pela suposta morte de Tisbe por tê-la deixado vir sozinha a um lugar perigoso. Ele então cravou a espada em seu próprio coração perto da amoreira, tingindo suas bagas de vermelho com o sangue.

08 – Como Tisbe descobre a tragédia que se abateu sobre Píramo?

      Tisbe retorna ao local do encontro, ainda amedrontada, mas preocupada em encontrar Píramo. Ela percebe a amoreira com as bagas vermelhas e, ao olhar no chão, vê Píramo banhado em sangue e quase morto, e a espada que ele usou para tirar a própria vida, junto com sua capa manchada.

09 – Qual foi a decisão de Tisbe ao compreender a situação, e por quê?

      Tisbe, ao compreender que Píramo se matou por amor a ela e por pensar que ela estava morta, decide cravar a mesma espada em seu próprio coração. Ela o faz para demonstrar que também era corajosa e amava Píramo intensamente, afirmando que "Só a morte teria tido o poder de nos separar, mas agora deixará de ter esse poder".

10 – Que destino final tiveram os amantes após suas mortes, e o que isso simboliza?

      Após suas mortes trágicas, os deuses e os pais dos jovens se apiedaram deles. O conto afirma que suas cinzas foram contidas em uma única urna, e o fruto vermelho escuro da amoreira se tornou a eterna recordação de seu amor fiel e verdadeiro. Isso simboliza que nem mesmo a morte foi capaz de separar Píramo e Tisbe, e seu amor se tornou lendário.

 

REPORTAGEM: ELES PODEM FAZER A SUA CABEÇA - MARINA ADORNO - COM GABARITO

 Reportagem: Eles podem fazer a sua cabeça – Fragmento

        Jovens de Brasília usam a internet como meio democrático para falar do seu estilo de vida, dar dicas fitness, de beleza, de viagens, além de expressarem os próprios sentimentos. A empatia dos internautas dá a eles o status de digital influencers

Por Marina Adorno, especial para o Correio – Postado em 19/03/2017 – 08:00

        A internet se popularizou nos anos 1990, e, desde então, os meios de comunicação não param de revolucionar. A informação se tornou mais acessível e dinâmica. Recentemente, devido às proporções que o meio on-line tomou, observa-se, inclusive, uma grande mudança em algumas carreiras. Fomos apresentados às blogueiras, aos youtubers (pessoas que usam o YouTube como plataforma para apresentar o próprio trabalho). Agora, surgem os influenciadores digitais ou digital influencers. Eles são as pessoas que você segue e que são capazes de te fazer querer consumir um produto ou serviço. Bastam algumas fotos e vídeos.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMf81hOjIILCHWz9TdG-PaO32ygpggADYvqBVUEJpwgh5fBxbefNFe4Hc410mG0QJnCI0BRMMpvc0IfF7nBmL21CiX-_-iPw6LTIBsWu1DImz3REm0ULb3p2IdJ6XMpzN3zXp58C0DXgPHvpkmj10BDjEznHoO6o1tnQ2LMVg21cxS5iV8KvTfZ0LpdaM/s320/o-impacto-dos-influenciadores-digitais-na-formacao-dos-jovens.png


        A influência sempre existiu. “Todos nós somos influenciados, seja pela mídia, seja por nosso círculo de amizades. O termo ‘influenciador digital’ tem grande relevância pela rapidez do processo de influenciar”, explica o professor Renato Rosa, da pós-graduação em marketing digital do UniCeub. Segundo ele, fora do meio digital, a influência ocorre de forma mais lenta, conforme a informação transita entre as pessoas.

        Em setembro do ano passado, a YOUPIX (plataforma focada em discutir a cultura da internet e como o jovem a usa para criar movimentos culturais e sociais) com a Airstrip | Airfluencers (agência que avalia a aderência de um influenciador a temas específicos para encontrar o profissional ideal para divulgar campanhas de clientes)com a empresa de estudos de mercado GFK fizeram um estudo sobre o mercado de influenciadores digitais. Segundo a pesquisa, existem 230 mil influenciadores no mundo, dos quais 60% são homens e 40% são mulheres. A força deles é algo indiscutível: 2% dos usuários geram 54% das interações de um total de 7,2 bilhões daquelas feitas on-line. Esses parcos 2% são os digital influencers.

        [...]

        Janaína Rocha, 24 anos, cresceu ouvindo que era uma pessoa fotogênica e que deveria investir na carreira de modelo. Aos 17, ela procurou uma agência, mas se decepcionou com o tipo de tratamento que lhe foi dado na ocasião e desistiu de seguir em frente. Foi quando se dedicou aos estudos e se formou em bacharel em Direito.

        Ela ainda fez alguns trabalhos de fotografia, mas sem a ambição de se profissionalizar. Até que um dia, depois de fazer um ensaio, no fim de 2015, com um fotógrafo brasiliense para uma revista online de Paris pediu autorização para publicar as fotos. A partir disso, Janaína recebeu várias propostas do exterior para ser fotografada. “Na época, tinha 2 mil seguidores no Instagram e não levava isso tão a sério. Achava que eu simplesmente era fotogênica”, afirma.

        [...]

        Hoje, a modelo tem 12,4 mil pessoas que acompanham o perfil dela no Instagram. Com o crescimento rápido nas redes sociais, Janaína passou a receber mais convites profissionais para trabalhar com grifes que sempre admirou. Inclusive, foi capa de uma revista de noivas no ano passado – algo que ela considera um marco da sua trajetória. “Fiquei muito chocada com o crescimento do meu perfil on-line e ainda me surpreendo. As pessoas realmente me acompanham e interagem por meio dos comentários e de mensagens”, ressalta.

        A influência que Janaína Rocha tem sobre seus seguidores é perceptível e as marcas que se aliam à imagem dela têm retornos positivos. A modelo tem parcerias com grifes de moda, saúde, beleza e estética da cidade. Em uma ocasião, ela divulgou uma maquiadora nas redes sociais e a profissional ganhou 50 seguidores, instantaneamente, no Instagram. “Eles comentam que determinada roupa que eu usei vendeu rapidamente e, quando posto algum tratamento estético, recebo muitas mensagens pedindo telefone e endereço”, orgulha-se.

        A servidora pública Mariana Nóbrega, 32 anos, frequenta academia desde os 15 e sempre foi do tipo que gosta de praticar vários esportes. Com o passar do tempo, as pessoas com quem ela se encontrava começaram a perguntar o que ela fazia, o que comia e chegavam, inclusive, a pedir para irem malhar na companhia dela. Então, passou a compartilhar sua rotina com os amigos mais próximos, que tinham interesse no estilo de vida saudável que ela sempre levou.

        Até que, em janeiro do ano passado, os mesmos amigos sugeriram que ela postasse algumas dicas no Instagram para que mais pessoas se beneficiassem dos conselhos dela. “Resolvi tentar, mas levando isso como uma brincadeira. De repente, ganhou uma proporção muito maior”, conta. Os amigos estavam certos quando fizeram a sugestão: o interesse pelo dia a dia dessa influenciadora digital é perceptível. Hoje, ela já tem 32,5 mil seguidores no Instagram.

        Mariana acredita que o grande diferencial do perfil é o fato de ela ser uma pessoa que se esforça para conciliar a academia com a rotina de trabalho, como tantas outras pessoas. “Tenho uma hora por dia para malhar, também trabalho, faço supermercado, cuido da casa, tenho família, namorado e animal de estimação. Mostro que é possível conciliar tudo, basta querer”, explica a influenciadora.

        Aos poucos, a responsabilidade de manter os seguidores motivados se tornou um incentivo pessoal. Em um só dia, Mariana recebe mais de 100 mensagens de compartilhamento de fotos, dividindo os resultados e agradecendo a inspiração.

        Mesmo com uma carreira digital recente, a musa fitness tem consciência do peso das informações que passa e toma muito cuidado antes de postar. “Sou apenas uma servidora pública que gosta de treinar e comer bem. Não sou nutricionista ou profissional de educação física. Apenas posto a minha rotina nas redes sociais”, defende.

        A exposição e a popularidade on-line nunca foram sua ambição. Mariana é formada em direito, trabalha há nove anos como servidora e confessa ser apaixonada pelo trabalho. Largar a carreira, pela qual ela se dedicou tanto, definitivamente não é uma opção.

        Ser reconhecida na rua pela sua contribuição com informações de esporte e de alimentação é algo que ela nunca imaginou, mas, durante o último ano, a situação já se repetiu algumas vezes. “A primeira vez, eu estava em uma festa quando uma menina passou e me olhou. Pouco tempo depois, veio falar comigo, disse que era minha fã e que não acreditava que tinha me encontrado. Conversamos por 40 minutos, trocamos telefone e até combinamos de treinar juntas”, relembra. O elo criado com as seguidoras é algo que ainda a surpreende. Mariana atribui o sucesso dessa relação a um fator: ela é verdadeira. “Não adianta tentar ser alguém, o segredo é ser você mesma e mostrar a sua personalidade”, aconselha.

        A escrita sempre foi a maneira encontrada por João Doederlein, 20 anos, de se expressar. Em datas comemorativas, como Natal, ano-novo e Dia das Crianças, ele se dedicava a fazer posts temáticos para seu perfil pessoal do Facebook. Os amigos aguardavam ansiosamente pelos textos comemorativos assinados por ele. Atualmente, um número maior de pessoas acompanham suas produções. Quase um milhão delas seguem os perfis no Facebook e no Instagram do estudante de publicidade da Universidade de Brasília, para ler os novos textos do jovem poeta.

        A carreira dele começou de maneira despretensiosa, há seis anos. João era apenas um menino que tinha prazer em escrever e, certa vez, postou um texto na internet “para ver no que ia dar”. Como resultado, ele ganhou algumas curtidas e uns poucos comentários, mas isso foi motivação suficiente para ele criar um blog na plataforma Tumblr, quando tinha 13 anos. Aos poucos, começou a conquistar seguidores e receber feedbacks positivos. “Gostei de saber que as pessoas liam o que eu escrevia, e que a minha mensagem estava chegando a algum lugar”, destaca. No Tumblr, João contabilizou 2 mil seguidores e, na época, isso foi algo que o impressionou.

        Aos 16 anos, ele decidiu se arriscar em outra plataforma e criou a primeira página no Facebook. Com a página “Contos Mal Contados”, ele conseguiu uma liberdade maior para escrever textos mais compridos e foi nesse espaço que o hobby começou a ganhar novas proporções. Nos três primeiros anos, ele ganhou 10 mil seguidores, mas ele fechou 2016 com 600 mil. Um crescimento que João classifica como gigantesco. Esse resultado é um reflexo da dedicação dele. “Sempre me empenhei com muito afinco nesse trabalho. Buscava novos formatos e mais qualidade nos textos. Observava o crescimento dos youtubers e sabia que isso que eu estava fazendo era algo sério”, argumenta.

        Diante desse boom, alguns amigos sugeriram que ele estendesse suas postagens poéticas para o Instagram. O perfil @akapoeta era o espaço pessoal onde ele compartilhava fotos com amigos e familiares e não lhe parecia apropriado para publicar pensamento. Foi quando criou o primeiro texto de ressignificado, no qual escolhe uma palavra e discorre sobre ela, muitas vezes atribuindo novas características e expressando seus sentimentos naquele momento.

        No Facebook o resultado foi positivo e ele desconfiou que também poderia funcionar no Instagram. “Interesse” foi a palavra escolhida para o novo formato e não decepcionou. “Naturalmente, esse formato de texto começou a ter mais curtidas do que as outras fotos e comecei a postar só isso. Fui profissionalizando meu perfil, apaguei muitas fotos que não tinham nada a ver com a nova proposta e me comprometi com a frequência de publicação. Pelo menos uma vez por dia, coloco um novo texto”, conclui.

        João esclarece que o processo de criação foi muito natural. Ele testava modelos e tomava as decisões de maneira instintiva. “Estava em busca de algo único, meu. Independentemente de saber se funcionaria ou não. Acredito até que existem formatos mais virais, mas foi com esse que me identifiquei. A forma do meu primeiro post, em março do ano passado, é o mesmo até hoje”, comemora o poeta. No período de um ano, desde a primeira publicação, ele passou de 1.500 para 340 mil seguidores no Instagram – dos quais 87% são mulheres – e já redefiniu mais de 300 palavras.

        Com o sucesso na internet, João já conquistou várias realizações profissionais. Ele já recebeu propostas de trabalho em vários segmentos, como marcas de café, joias e colégios, e, em breve, vai realizar um grande sonho: publicar seu primeiro livro. Nos planos dele estão uma coletânea de novas palavras, mas também outros gêneros literários. “Observando a trajetória de alguns youtubers, vi que a internet poderia ser um caminho. Não sabia aonde ele ia chegar, não via como algo garantido, mas nem por isso deixaria de tentar”, conclui.

        Os 42,8 mil seguidores que ele possui no perfil do Instagram são apenas reflexo de muita dedicação. Para o maquiador Lázaro Resende, 24, natural de Luís Eduardo Magalhães (BA), o sucesso on-line não chegou por acaso. Ele sempre acreditou no potencial das novas plataformas para disseminar seu trabalho e conquistar novas oportunidades. O empreendedorismo deu certo e, de recepcionista em um salão na cidade natal, Lázaro virou um maquiador premiado e conhecido internacionalmente.

        O profissional da beleza define que sua trajetória começou na raça. Há seis anos o salão no qual ele trabalhava, na Bahia, precisou de um maquiador e Lázaro se ofereceu. “Não tinha prática nenhuma. Movido pela necessidade, descobri um dom.” A partir desse momento, ele começou a trabalhar como maquiador, buscou um curso profissionalizante e, há dois anos, foi convidado para trabalhar em um salão da capital.

        As redes sociais sempre foram vistas pelo empreendedor como uma ferramenta de trabalho tão importante quanto os pincéis e os produtos de beleza. Lázaro começou publicando seu portfólio no Facebook e dois anos atrás migrou para o Instagram. “Precisava captar cliente e não tinha recursos para divulgar meu trabalho. Mas tinha à minha disposição uma ferramenta gratuita que é o Instagram.” Na rede social de compartilhamento de fotos, ele pôde usar das hashtags para se destacar e aumentar a clientela.

        Visionário, Lázaro Resende aposta no crescimento do mercado digital e define metas para se manter motivado. Atualmente, ele traçou como objetivo atingir 100 mil seguidores até o fim deste ano. Segundo o profissional, em tempos de internet e interação on-line, a rede social é o primeiro contato que ele estabelece com a cliente, de apresentar o trabalho que executa e o tratamento que oferece àquelas que o procuram.

        O maquiador ministra cursos presenciais e se prepara para lançar cursos virtuais. Em outubro, vai para Miami realizar um workshop; em maio, vai disponibilizar um site e uma linha com 12 produtos de maquiagem assinados por ele. O retorno pela influência que conquistou não é apenas financeiro. “Tenho parcerias com marca de pincéis, empresas que oferecem brindes para minhas clientes e profissionais com os quais faço permuta, como dentista, endocrinologista e coach”, finaliza. Desde que começou a usar o Instagram de maneira profissional, a renda de Lázaro Resende aumentou em 300%.

        [...]

ADORNO, Marina. Eles podem fazer a sua cabeça. Correio Braziliense, 19 mar. 2017. Disponível em: https://wwww.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 21 abr. 2021.

Entendendo a reportagem:

01 – De acordo com o texto qual o significado das palavras abaixo:

-- Boom: expansão ou crescimento muito rápido e abrangente.

-- Coach (ou coacher): profissional que promove coaching, técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional.

-- Endocrinologista: médico especialista em glândulas.

-- Na raça: com muita coragem e disposição.

-- Parco: escasso; em baixo número ou quantidade.

-- Permuta: troca.

-- portfólio: conjunto (em material impresso ou on-line) dos trabalhos de um profissional, para divulgação.

-- Visionário: aquele que acredita em ideias, que tem visões ou projetos grandiosos.

-- Workshop: curso intensivo, de curta duração.

02 – Em suas palavras, com base no que a revista brasiliense apresenta, o que significa ser influenciador digital?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: São pessoas ligadas as redes sociais que influenciam as outras pessoas.

03 – Também com suas palavras, e sem o uso de números e porcentagens, explique o que significa o trecho a seguir, extraído da reportagem.

        “[...] A força deles é algo indiscutível: 2% dos usuários geram 54% das interações de um total de 7,2 bilhões daquelas feitas on-line. Esses parcos 2% são os digital influencers.”

      Respostas pessoal do aluno. Sugestão: Os influenciadores possuem uma grande porcentagem na mídia.

04 – Explique qual é a relação ente os seguidores, o consumo e os influenciadores digitais.

      Os influenciadores digitais fazem seus seguidores a consumir os produtos, apresentados por eles na mídia.

05 – Na reportagem, principalmente na apresentação dos influenciadores, prevalecem dois tempos verbais: o pretérito e o presente do indicativo. Justifique esses empregos com base no tipo de reportagem apresentada.

      Esses dois tempos verbais, pois a reportagem fala sobre o passado e o presente dos influenciadores.

06 – Observe as seguintes palavras que aparecem no texto:

      Fitness – digital influencers – internet – on-line – blogueiras – youtubers – mídia – blog – marketing – posts – feedbacks – habby – boom – hashtags – workshop – coach.

A – Como você as classificaria, ao procurar identificar nelas uma característica em comum?

      Estrangeirismo, palavras estrangeiras usadas no português e linguagem digital.

B – Para a maioria dessas palavras, há, no texto, trechos ou reformulações que cumprem o papel de exemplificar, explicar, retomar ou ampliar o significado delas. Cite exemplos dessas ocorrências.

      Marketing: divulgação de campanhas.

      Workshop: curso intensivo, de curta duração.

      Digital influencers: influenciadores digitais.

07 – No texto, são mencionadas algumas práticas digitais. Identifique-as, distinguindo quais fazem parte da atuação dos influenciadores e quais pertencem à ação dos seguidores.

      Influenciadores: compartilhar, publicar, responder, postar.

      Seguidores: curtir, comentar, acompanhar. Seguir, compartilhar.

08 – Há algum influenciador digital que você acompanha e que influenciaria você a fazer algo? Por quê?

      Respostas pessoal do aluno.

 

NOTÍCIA: A DITADURA DOS 'LIKES" - LOLA MORÓN - COM GABARITO

 Notícia: A ditadura dos ‘likes’

        Necessidade de estímulos positivos vicia. E muita gente se vê obrigada a repetir esse comportamento

Lola Morón – 22 abr. 2018 – 00:00 CEST

        Estamos todos expostos à crítica social, especialmente se propagamos voluntariamente nossas intimidades. Bem o sabem os instagramers, blogueiros e youtubers, que muitas vezes oferecem a imagem da felicidade plena e da verdade absoluta em suas redes sociais. Vindos do universo virtual, essas celebridades ditam gostos e opiniões, são os chamados influencers. A possibilidade de ser conhecido nunca foi tão acessível como agora, e os usuários anônimos que cada dia dedicam mais tempo a ser observados, admirados e valorizados já se contam aos milhões. As pessoas gostam de gostar. E a capacidade de difusão da internet oferece a muito mais gente a possibilidade de gostar. Mas, ao mesmo tempo, nos submete à ditadura da observação constante, o que nos impele a evitar cometer erros que possam ser notados e divulgados. O que antes se limitava a um instante e a um grupo reduzido de pessoas, agora tem uma audiência potencial permanente e ilimitada. De onde surge essa necessidade de agradar?

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-33brelIMH6Myet1raWrOwswy2jus64_EOZAn2gmeMVeZ3P5BzTvNKRNH2mJk1xhNgVUiBZzt7EIW7A46Ef9AVal-oOU6mhVGKOCEhaoZZSCsEzQ3sZ1uaNtqC83EfHQCi2y5MQNWYm9A-65X-Hs8ua92gqtMasSSFmV-vZ-6mnfmyrtCJEm5OtDs2bw/s320/2019-09-02-fim-dos-likes-no-instagram-e-seu-impacto-no-engajamento.jpg

        Parte de nossa identidade – especialmente na puberdade e na adolescência – é configurada pela relação com nossos pares. Configuramos nossa personalidade de acordo com a forma como nos sentimos conosco e com as opiniões que recebemos do mundo exterior. O que os outros pensam ao nosso respeito é um dos fatores determinantes na construção do nosso caráter. As novas tecnologias nos oferecem a possibilidade de desenhar um novo eu, o digital, que podemos idealizar e controlar: escolhemos o que mostrar, que imagem dar. Mas a criação e a manutenção dessa aparência têm um preço: executar a melhor interpretação da nossa vida perde valor se não houver um público que a observe, se não for divulgada. Precisamos de seguidores. O verdadeiro valor do “curtir” é confirmar que nossas ações são observadas e avaliadas positivamente. Isso nos faz sentir o prazer da vitória, do objetivo alcançado. Quando mostramos uma faceta de nós mesmos e recebemos um feedback que a valida, os circuitos cerebrais do reforço são ativados, o que nos faz querer mais. E isso acaba funcionando como uma droga.

        Corremos o risco de viver em uma pose constante. Não é permitido se zangar ou ter um dia ruim

        Cada nova curtida reforça um comportamento que nos leva a repeti-la; precisamos de mais e mais e mais, como acontece com qualquer vício. O impacto das imagens de felicidade e perfeição é efetivo. O público quer ver aquilo que não tem, estendendo o valor do instante para sua vida: se uma pessoa sai sorrindo em todas as fotos, isso significa que ela é feliz. Para que nossa imagem digital corresponda ao que desejamos ser, só se tem de fazer isso: mostrar felicidade, embora esta se assente sobre a desgraça de viver por e para a captura desse momento. Hoje somos vítimas da tirania da popularidade e do otimismo, uma derivada direta do culto ao cinismo. A importância de uma foto é medida por seus likes, de uma ideia por seus retuítes e de uma pessoa por seu número de seguidores. O alcance de uma opinião pessoal, de uma crítica, já não se limita ao ambiente em que se manifesta, nem esse escrito se relega a uma estante à qual, talvez, vamos no dirigir anos mais tarde e ler com rubor aquilo que um dia consideramos. Agora, o público é contado na casa dos milhões. E já nada é transitório.

        Quando recebemos um feedback, os circuitos cerebrais do reforço são ativados, o que nos faz querer mais. É uma droga

        Por tudo isso, corremos o risco de viver em uma pose constante. Não é permitido se zangar, ter um dia ruim ou estar de mau humor. A indiferença não tem lugar em um mundo que dá tanto valor ao posicionamento e, se possível, ao posicionamento explícito, próximo do radicalismo. Entre os desafios mais urgentes que isso acarreta, destaca-se a necessidade de assumir a incontrolável esfera de influência a que nossos menores estão submetidos, seres humanos que ainda estão coletando dados para formar sua própria opinião. Nunca foi tão fácil para uma criança ou adolescente ter acesso a argumentos extremistas esgrimidos por falsos profetas vociferantes.

        O que acontece quando os valores que se compram e se vendem para conseguir ser alguém influente são simplificados até a frivolização do ser humano? Onde está o sujeito pensante e autônomo, a pessoa com capacidade de reflexão, decisão e criação de um sistema ideológico independente e adaptado a um contexto social mais ou menos normativo? Os jovens hoje percebem as ideias de ídolos de canção, dos videogames, do esporte, da moda ou da beleza sem diferenciar se esses indivíduos sabem do que estão falando quando emitem opiniões sobre assuntos sobre os quais, em muitas ocasiões, não têm argumentos. Nessa era, podemos ir dormir como sujeitos anônimos e acordar na manhã seguinte sendo trending topic; só é necessário que uma pessoa com um número suficiente de seguidores nos relacione com algum fato escandaloso e num tom extravagante ou agressivo o suficiente para desencadear o efeito retuíte. Para o bem ou para o mal, na sociedade de hoje somos todos público, mas também somos todos audíveis. Não há descanso.

        O mundo nos observa e nos divulga. A verdade não importa necessariamente. Muitas vezes, a retificação de uma calúnia obterá um número de retuítes comparativamente desprezível. Os adultos, como os mais jovens, também acumulam curtidas e tendem a estabelecer regras sobre as coisas cujo conteúdo mais “curtimos”. Contabilizamos seguidores e ficamos chateados quando os perdemos. Os palestrantes não são mais valorizados, e segundo quais fóruns, por seus conhecimentos ou publicações acadêmicas, mas pelo número de seguidores que possuem no Twitter. E isso pode depender mais da simpatia do seu cachorro e do partido que você for capaz de tirar disso do que ter um conhecimento sólido sobre o conteúdo do painel para o qual você foi convidado. Não importa mais quais conclusões foram tiradas do debate. A magia termina quando o número de pessoas que participaram do evento é contabilizado. Como gerenciar e controlar esse vício? Aqui, chamo as autoridades a legislar. E os filósofos a filosofar. Não se pode dar um telefone celular a uma criança e depois tirá-lo. Devemos reconsiderar, nos adiantar aos acontecimentos.

MORÓN, Lola. A ditadura dos ‘likes’. El País, 22 abr. 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 21 jan. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

-- Assentar-se: nesse contexto, apoiar-se (de maneira figurada) sobre algo.

-- Esgrimido: manipulado como se fosse uma arma (no sentido figurado), em uma discussão, polêmica, etc.

-- Frivolização: ação de tornar (algo ou alguém) frívolo, isto é, de pouca ou nenhuma importância, superficial.

-- Impelir: impulsionar, estimular a fazer algo.

-- Relegar: deixar em segundo plano; abandonar.

-- Retificação: correção.

-- Rubor: vergonha.

-- Trending topic: assunto que está entre os mais mencionados em tuítes em determinado momento.

-- Vociferante: que fala com raiva, gritando, reclamando, acusando, etc.

02 – A hipótese que você criou sobre a temática do texto ao ter lido apenas o título se confirma? Comente.

      Sim. Pois o texto fala sobre o vício em querer ser mais famoso (com mais curtidas, seguidores).

03 – Analogias são relações de semelhança entre coisas ou ações diferentes. No decorrer da matéria, são construídas analogias já presentes no título e no subtítulo: o like pode representar uma ditadura e pode ser visto como algo que vicia. Com suas palavras, explique essas analogias.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O like estimula a pessoa a querer mais, viciando-a na fama e nos estímulos positivos presentes no mundo das redes sociais.

04 – De acordo com o texto, por que as pessoas, em geral, sentem a necessidade de agradar aos outros e, no caso do mundo virtual, de receber curtidas?

      Porque quando recebemos um feedback e curtidas, os circuitos cerebrais do reforço são ativados, o que nos faz querer agradar os outros.

05 – No 4° parágrafo, lemos “[...] corremos o risco de viver em uma pose constante [...]”.

A – O que você entendeu nesse trecho?

      A partir do trecho, percebe-se que as pessoas estão presas à um determinado padrão nas redes sociais.

B – Você concorda com o posicionamento da autora nesse trecho? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim. Porque ela nos explica algo que realmente acontece e pode se tornar um risco.

06 – Ainda no 4° parágrafo, a autora expressa uma preocupação em relação a crianças e adolescentes.

A – Que preocupação é essa?

      De que as crianças e adolescentes se tornem dependentes e fiquem viciados nos celulares. Além deles poderem ser influenciados pela internet.

B – Na sua opinião, o que se pode fazer para evitar o problema apontado pela autora nesse parágrafo?

      Monitorar o uso de celulares entre as crianças e adolescentes.

07 – “[...] Os jovens hoje percebem as ideias de ídolos de canção, dos videogames, do esporte, da moda ou da beleza sem diferenciar se esses indivíduos sabem do que estão falando quando emitem opiniões sobre assuntos sobre os quais, em muitas ocasiões, não têm argumentos. [...]”. (5° parágrafo). De acordo com o artigo, como é possível existir esse cenário, esse risco, hoje? Responda considerando tanto os influenciadores digitais e a mídia quanto os seguidores e internautas.

      Se os influenciadores apresentarem um determinado número de seguidores, qualquer um acreditaria neles.

08 – Como aparece a opção “curtir” nas redes sociais?

      Aparece como um ícone de joia ou de coração.

09 – Você daria um like a esse texto? Por quê?

      Sim. Porque o texto fala sobre um assunto bem importante, além de estar de certa maneira correto.

10 – Releia a seguinte passagem do texto e, em seguida, faça o que se pede.

        “[...] Nunca foi tão fácil para uma criança ou adolescente ter acesso a argumentos extremistas esgrimidos por falsos profetas vociferantes.

        O que acontece quando os valores que se compram e se vendem para conseguir ser alguém influente são simplificados até a frivolização do ser humano? Onde está o sujeito pensante e autônomo, a pessoa com capacidade de reflexão, decisão e criação de um sistema ideológico independente e adaptado a um contexto social mais ou menos normativo? [...]”. Explique as regências nominais nas palavras destacadas no trecho. Elas estão de acordo com a norma-padrão? Se não, indique como adequá-las.

      Sim. Elas estão de acordo. Acesso a algo; capacidade de; adaptado a algo.

     

 

NOTÍCIA: NÚMERO DE IDOSOS CRESCE 18% EM 5 ANOS E ULTRAPASSA 30 MILHÕES EM 2017 - FRAGMENTO - EDITORIA ESTATÍSTICAS SOCIAIS - COM GABARITO

 Notícia: Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017 – Fragmento

Editoria: Estatísticas Sociais | Rodrigo Paradella | Arte: Marcelo Barroso – 26/04/2018 10h00 | Atualizado em 01/10/2018 15h52

        A população brasileira manteve a tendência de envelhecimento dos últimos anos e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, divulgada hoje pelo IBGE.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjenRn52NhvLBl4my6ExrsaRXzybAS-nyQYdIdVD-sCQzpGtGWcYaY4o65WWsmKH-_NIiIKrTOopL0ICgH85UThFp9lkIHvcyShJ-DYbatIIPMVuAkIyoPzIvDZp_HTElkOc3gjAye5EHK4KD9yKLaP2xvDQQVJFK-yhMHP4KcgeMMirjxt0oS0L9CA_LU/s320/piramide-etaria8642.jpg


        Em 2012, a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões. Os 4,8 milhões de novos idosos em cinco anos correspondem a um crescimento de 18% desse grupo etário, que tem se tornado cada vez mais representativo no Brasil. As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44% do grupo).

        “Não só no Brasil, mas no mundo todo vem se observando essa tendência de envelhecimento da população nos últimos anos. Ela decorre tanto do aumento da expectativa de vida pela melhoria nas condições de saúde quanto pela questão da taxa de fecundidade, pois o número médio de filhos por mulher vem caindo. Esse é um fenômeno mundial, não só no Brasil. Aqui demorou até mais que no resto do mundo para acontecer”, explica a gerente da PNAD Contínua, Maria Lúcia Vieira.

        Entre 2012 e 2017, a quantidade de idosos cresceu em todas as unidades da federação, sendo os estados com maior proporção de idosos o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, ambas com 18,6% de suas populações dentro do grupo de 60 anos ou mais. O Amapá, por sua vez, é o estado com menor percentual de idosos, com apenas 7,2% da população.

        [...]

PARADELLA, Rodrigo. Número de idosos cresce 18% em 5 nos e ultrapassa 30 milhões em 2017. Agência IBGE Notícias, 26 abr. 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acesso em: 20 jan. 2021.

Entendendo a notícia:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

-- Expectativa de vida: estimativa de quantos anos se espera que uma pessoa possa viver. Qualidade de vida, condições de saúde, segurança e educação são alguns dos fatores em que se baseia essa estimativa.

-- Grupo etário: grupo/conjunto de pessoas de uma mesma faixa de idade.

-- Taxa de fecundidade: estimativa do número médio de filhos que uma mulher tem ou teria durante a vida.

02 – No título da notícia, um mesmo dado é apresentado com base em duas referências numéricas distintas. O que cada uma delas expressa?

      18%, porcentagem em relação à população e 30 milhões, dado em quantidade de idosos.

03 – Qual foi o aumento real da população de idosos no Brasil entre 2012 e 2017?

      4,8 milhões de idosos.

04 – O texto, ao tratar do aumento do numero de idosos na sociedade brasileira, apresenta informações mais detalhadas sobre esse dado. Que especificações são essas?

      Número de mulheres idosas (16,9 milhões) é maior que o de homens idosos (13,3 milhões), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os estados com mais idosos.

05 – Releia, no terceiro parágrafo, o comentário de Maria Lúcia Vieira, gerente da PNAD Contínua.

A – Segundo a especialista, que fatores promovem o aumento da idade da população?

      Aumento da expectativa de vida e diminuição da taxa de fecundidade.

B – Que transformações sociais podem explicar os fatores identificados pela gerente da pesquisa? Comente. Se necessário, faça uma pesquisa na web ou na biblioteca da escola para complementar a resposta.

      Melhorias nas condições de saúde e o número médio de filhos por mulher estar caindo.

06 – Observe os verbos destacados no trecho reproduzido a seguir.

        “Em 2012, a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões. Os 4,8 milhões de novos idosos em cinco anos correspondem a um crescimento de 18% desse grupo etário, que tem se tornado cada vez mais representativo no Brasil. [...].

        “Não só no Brasil, mas no mundo todo vem se observando essa tendência de envelhecimento da população nos últimos anos. Ela decorre tanto do aumento da expectativa de vida pela melhoria nas condições de saúde quanto pela questão da taxa de fecundidade, pois o número médio de filhos por mulher vem caindo. [...]”.

A – Qual é o significado desses verbos no contexto?

      Correspondem: estar em correlação, em equivalência.

      Decorre: derivar, originar-se.

B – Por que eles aparecem, respectivamente, na 3ª pessoa do plural e na 3ª do singular?

      Corresponder, refere-se ao sujeito (“os 4,8 milhões de novos idosos) em que deve concordar.

      Decorrer, está concordando com seu sujeito (ela – essa tendência).

C – Para esses verbos, no texto, aparecem complementos necessários para o entendimento do leitor. Quais são eles? Que características eles apresentam?

      Correspondem: “a um crescimento de 18% desse grupo etário”.

      Decorre: “tanto do aumento da expectativa de vida pela melhoria nas condições de saúde quanto pela questão da taxa de fecundidade.

D – Há, no segundo fragmento, um problema sintático na redação, no emprego d uma preposição relacionada ao complemento de um verbo. Qual é esse problema? Como ele poderia ser corrigido?

      O problema é com o complemento do verbo decorrer. A preposição “pela” deveria ser substituída pelo “de”.

 

domingo, 10 de agosto de 2025

POEMA: ELLA - MACHADO DE ASSIS - COM GABARITO

 Poema: ELLA

             Machado de Assis

Seus olhos que brilham tanto,
Que prendem tão doce encanto,
Que prendem um casto amor
Onde com rara beleza,
Se esmerou a natureza
Com meiguice e com primor.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh73J9kEfNaNsqZQLNiuyfQQ7882mqOtJ2RizS6qIda6vPMpPOPfX0L7hDS0YKTe3413zkRyq5GrmvsEfCE2ojYmCEaYFeuShu5yBT4SUAdq2DgwYdjckmC2hrNwFO2Q6VejxRZOirA-LKoaaLMyTJ3py2_6l2UT8EetpHD7d1ZhYBNHD51Nu0JchhboWg/s1600/images%20(2).jpg



Suas faces purpurinas
De rubras cores divinas
De mago brilho e condão;
Meigas faces que harmonia
Inspira em dose poesia
Ao meu terno coração!

Sua boca meiga e breve,
Onde um sorriso de leve
Com doçura se desliza,
Ornando purpúrea cor,
Celestes lábios de amor
Que com neve se harmoniza.

Com sua boca mimosa
Solta voz harmoniosa
Que inspira ardente paixão,
Dos lábios de Querubim
Eu quisera ouvir um – sim –
Para alívio do coração!

Vem, ó anjo de candura,
Fazer a dita, a ventura
De minh'alma, sem vigor;
Donzela, vem dar-lhe alento,
Faz-lhe gozar teu portento,
"Dá-lhe um suspiro de amor!"

Machado de Assis, em 1855 no Jornal Marmota Fluminense, quando tinha 16 anos de idade. Disponível em: http://memoria.bn.br/DOCREADER/DOCREADRE.ASPx?bib=706914&PagFis=436. Acesso em: 28 nov. 2014.

Fonte: Língua Portuguesa: Singular & Plural. Laura de Figueiredo; Marisa Balthasar e Shirley Goulart – 6º ano – Moderna. 2ª edição, São Paulo, 2015. p. 264.

Entendendo o poema:

01 – Quais elementos do rosto da mulher são destacados nos dois primeiros quartetos e o que eles transmitem?

      Nos dois primeiros quartetos, Machado de Assis destaca os olhos e as faces da mulher. Os olhos são descritos como brilhantes, cheios de doce encanto e um casto amor, mostrando a beleza esmerada pela natureza. As faces são purpurinas, de cores divinas e com um "mago brilho e condão", inspirando poesia e harmonia ao coração do eu lírico.

02 – Como o poeta descreve a boca de "Ella" e que contraste ele usa para isso?

      A boca de Ella é descrita como meiga e breve, onde um sorriso suave desliza com doçura. O poeta usa um contraste interessante ao dizer que os lábios "com neve se harmoniza", indicando uma pureza ou delicadeza que se contrapõe à "purpúrea cor".

03 – Que desejo o eu lírico expressa em relação à voz e aos lábios da mulher?

      O eu lírico expressa o desejo de ouvir um "sim" da boca da mulher. Ele descreve a voz dela como harmoniosa e inspiradora de ardente paixão, comparando seus lábios aos de um Querubim, buscando alívio para o seu coração.

04 – Com que termo o eu lírico se refere à mulher no último quarteto e o que ele pede a ela?

      No último quarteto, o eu lírico se refere à mulher como "anjo de candura". Ele pede a ela que venha trazer a dita e a ventura à sua alma sem vigor, que lhe dê alento e que o faça gozar de seu portento, finalizando com o pedido por "um suspiro de amor!".

05 – Qual o tema central do poema "Ella" e como ele é abordado?

      O tema central do poema é a exaltação da beleza feminina e o desejo de um amor idealizado. Machado de Assis aborda esse tema descrevendo detalhadamente as características físicas da mulher (olhos, faces, boca), atribuindo-lhes qualidades quase divinas e expressando o anseio do eu lírico por uma correspondência amorosa que traga felicidade e plenitude à sua vida.