segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

REPORTAGEM: ENCONTROS DE CONHECIMENTO: CLUBES DE LEITURA CONQUISTAM ADEPTOS - FRAGMENTO - RAQUEL RIBEIRO - COM GABARITO

 Reportagem: Encontros de conhecimento: clubes de leitura conquistam adeptos – Fragmento

          Os livros foram opções seguras de entretenimento durante o período pandêmico. Em paralelo ao aquecimento do mercado livreiro, os clubes de leitura se reinventaram e ampliaram horizontes

        Após séculos de existência, os livros continuam sendo artefatos valorizados por quem procura uma boa história para viajar sem sair do lugar. Mais do que uma atividade solitária, a leitura é responsável por congregar pessoas em torno da sede pelo conhecimento. Movidos por essa paixão em comum, os clubes de leitura têm se popularizado cada vez mais e conquistado novos adeptos de diferentes localidades. [...]. Em alusão ao Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro, a Revista conversou com integrantes de clubes de leitura e com amantes do universo literário.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAPuLYVIbmLuuLseWBdocGghsSVQtX6ulm_7SiKi0tVpUb9uafVruxHpsBSF4dKMh2HzAoOcQVpZoe73ZY8AKjI2-48qq-jNVi3i-tZ5-Ei9oTFDOqxAJNTUIQ5bP-7OfhRDte0IYWZIlHzyZqQ1ef8zTZqD_sfiJ-p3C0k6anyHtvXF7D70xqkqJOvM0/s1600/CLUBE.jpg


        A funcionária pública Fabíola Trolle Hollenbach, 36 anos, é aquela típica leitora: "rato de biblioteca". [...]

        Desde então, as histórias literárias não a largaram mais. Em 2018, Fabíola conheceu o Clube de Leitura Brasília, que hoje permanece como "parte da vida e da alma" dela. De acordo com a funcionária pública, ser estimulado a ler livros diferentes e se permitir surpreender são algumas das vantagens de fazer leituras coletivas e participar de clubes. Contudo, ela considera que a troca de experiências entre os amigos é a cereja do bolo. Durante a pandemia, ela resolveu criar um diário de leitura no Instagram para registrar os livros lidos. Até agora, ela já leu o total de 21 livros.

        [...]

        A chegada do professor de história Chase Stanley, 50 anos, aos clubes literários foi um processo natural que começou desde cedo, quando ele se apaixonou à primeira vista pelas histórias em quadrinhos. Hoje, a sua relação com os livros é tão profunda que ele participa de 12 clubes de leitura diferentes. "O que mais me encanta na literatura é poder vivenciar a história dos personagens, conhecer diversos lugares espalhados no mundo pela visão de outra pessoa, conhecer outras culturas e todos os aprendizados que a maneira como aquilo é apresentado para você traz", destaca.

        [...]

        O historiador é um grande defensor de uma maior acessibilidade a livros e à cultura no país. Para ele, o único caminho para o avanço do desenvolvimento do país é a difusão da leitura. "Todos os países que valorizaram a cultura e a educação têm dado saltos na formação total e completa do seu povo. Eu acho que um país de leitores é mais avançado, mais crítico, mais político, conhece melhor o que quer hoje para que o amanhã seja benéfico para todos eles", avalia.

        [...].

RIBEIRO, Raquel. Encontros de conhecimento: clubes de leitura conquistam adeptos. Correio Braziliense, 31 out. 2021. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2021/10/4958635-encontros-de-conhecimento.html. Acesso em: 31 jan. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 68.

Entendendo a reportagem:

01 – Qual foi o principal fator que impulsionou o crescimento dos clubes de leitura?

a) A pandemia da Covid-19.

b) O aumento do preço dos livros.

c) A criação de novas plataformas digitais.

d) Uma campanha nacional de incentivo à leitura.

02 – Qual o principal benefício dos clubes de leitura para os participantes, segundo a funcionária pública Fabíola Trolle Hollenbach?

a) A oportunidade de ler livros mais baratos.

b) A possibilidade de fazer novos amigos.

c) O acesso a livros raros e difíceis de encontrar.

d) A troca de experiências e a descoberta de novos autores.

03 – Qual a principal motivação do professor de história Chase Stanley para participar de tantos clubes de leitura?

a) A vontade de se tornar um escritor famoso.

b) A necessidade de ter um diploma universitário.

c) O desejo de aprender mais sobre diferentes culturas e histórias.

d) A obrigação de participar de atividades culturais.

04 – Qual a importância da leitura para o desenvolvimento de um país, segundo Chase Stanley?

a) A leitura promove o individualismo e a competição.

b) A leitura impede o avanço tecnológico.

c) A leitura contribui para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.

d) A leitura é apenas um hobby e não tem impacto na sociedade.

05 – Qual o papel dos clubes de leitura na sociedade?

a) Isolar as pessoas em seus próprios mundos.

b) Promover a troca de conhecimentos e a construção de comunidades.

c) Incentivar o consumo excessivo de livros.

d) Criticar o sistema educacional tradicional.

06 – Qual o significado da frase "rato de biblioteca" utilizada por Fabíola Trolle Hollenbach para se autodescrever?

a) Uma pessoa que tem medo de ratos.

b) Uma pessoa que trabalha em uma biblioteca.

c) Uma pessoa que adora ler e passa muito tempo em bibliotecas.

d) Uma pessoa que coleciona livros antigos.

07 – Qual o objetivo principal da reportagem?

a) Criticar os hábitos de leitura da população.

b) Divulgar novos lançamentos literários.

c) Mostrar a importância dos clubes de leitura para a sociedade.

d) Incentivar as pessoas a comprarem mais livros

CORDEL: O CASAMENTO DO BODE COM A RAPOSA - (FRAGMENTO) - FIRMINO TEIXEIRA DO AMARAL - COM GABARITO

 Cordel: O CASAMENTO DO BODE COM A RAPOSA – Fragmento

            Firmino Teixeira do Amaral

Eu ouço os velhos dizerem

Que os bichos da antiguidade

Falavam como falamos

E tinham civilidade

Naquele tempo até bichos

Casavam por amizade

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEdTgSIuu2ZZe3A4xzlN4WoOl5ENNyTU2oHacaY8BSHTts4J7ldVq7LiV_2WjdGAQbL7Tyh9IMR5zuqea-cUbq7IUB-Zy3PqHck0ESE6c-JDsQ0c-dkhX8ebBg8siUkxPBUHWIBpX7Ufob9zHeDytNpkjCVoPehoZmZyDBw0ULI-Hx3NUJAUkZCl1iVdk/s1600/RAPOSA.jpg


 

Naquele tempo mestre burro

Lia escrevia e contava

O cavalo era escrivão

O cachorro advogava

O carneiro era copeiro

E o jaboti desenhava

 

Leão era o rei dos bichos

Onça era professora

Elefante era juiz

A raposa agricultora

Camelo era correio

A aranha tecedora

 

Gavião criava pinto

Guaxinim plantava cana

O macaco em sua tenda

Vendia queijo e banana

Aos outros a prestação

Pra receber por semana

 

Urso era presidente

A traça era costureira

Girafa fazia renda

Cutia era engomadeira

Peru era viajante

Cobra vendia na feira

 

O lobo era capitão

Urubu era marchante

O jacaré era bacharel

Canguru comerciante

O peba era coletor

Camaleão despachante

 

Coruja era feiticeira

O papagaio pregador

Periquito era fiscal

O sapo era caiador

A preguiça era parteira

Mestre bode era doutor.

[...]

AMARAL, Firmino Teixeira do. O casamento do bode com a raposa. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jn000001.pdf. Acesso em: 31 jan. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 10-11.

Entendendo o cordel:

01 – Que tipo de sociedade animal é descrita no cordel?

      O cordel descreve uma sociedade animal antropomorfizada, ou seja, os animais possuem características e desempenham papéis próprios dos seres humanos, como estudar, trabalhar e até mesmo ocupar cargos políticos.

02 – Qual a função do mestre burro nessa sociedade?

      O mestre burro é retratado como um intelectual, com habilidades em leitura, escrita e contabilidade, o que o coloca em uma posição de destaque na sociedade animal.

03 – Quais profissões inusitadas são atribuídas aos animais no cordel?

      O cordel apresenta uma variedade de profissões inusitadas para os animais, como a raposa agricultora, o jacaré bacharel, a coruja feiticeira e o mestre bode doutor. Essas atribuições servem para criar um efeito cômico e subverter as expectativas do leitor.

04 – Qual a importância da linguagem figurada nesse tipo de texto?

      A linguagem figurada é fundamental no cordel, pois permite a criação de imagens poéticas e a construção de um mundo fantástico e imaginativo. As comparações e metáforas ajudam a tornar a narrativa mais rica e envolvente.

05 – Que valores ou costumes humanos podem ser satirizados ou criticados nesse tipo de narrativa?

      O cordel, ao atribuir aos animais características e comportamentos humanos, pode satirizar ou criticar aspectos da sociedade humana, como a vaidade, a ambição, a hipocrisia e a desigualdade social.

06 – Qual o papel do humor nesse cordel?

      O humor é um elemento fundamental no cordel, pois ele serve para divertir o leitor e criar uma atmosfera leve e descontraída. As situações inusitadas e as atribuições irônicas aos animais são responsáveis por provocar o riso.

07 – Por que a figura do bode é escolhida para ser o protagonista?

      O bode, por ser um animal comum e muitas vezes associado a características negativas, como a teimosia, é uma escolha interessante para ser o protagonista. Ao transformá-lo em um doutor, o cordel subverte essa imagem e cria um efeito de surpresa e humor.

 

 

NOTÍCIA: 21 CIDADES TÊM TOQUE DE RECOLHER PARA JOVENS - RENATA BAPTISTA - FELIPE BACHTOLD - COM GABARITO

 Notícia: 21 cidades têm toque de recolher para jovens

          Medida decretada pela Justiça em 8 Estados restringe a circulação de adolescentes à noite pelas ruas; em SP, são 3 municípios

          Polícia e conselhos tutelares dizem que restrição reduz crimes e evasão escolar; para conselho nacional da criança, ela fere o direito à liberdade

          RENATA BAPTISTA – FELIPE BÄCHTOLD – DA AGÊNCIA FOLHA

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzXQBTiaLAG_L5Cu_zbUboyS8JgYWaRDo5YqDv_uixfxD6UMCXG53k1Pcs6flSXsyW-cKey4ujhdGCJT4JDoN6cTQGW-6iAlKlLo-V_c0uU2WPnfBQPdHAHiyXXxYYWSOz0z7umdrow46sEhBIPT4UCyyE6H21P36aRIH7qX0V6Hv-q_9vr7-0JjdBaZ8/s320/TOQUE.jpeg


        Ao menos 21 cidades em oito Estados do país já tiveram decretado pela Justiça, segundo levantamento feito pela Folha, o chamado "toque de recolher" – medida que restringe a circulação de adolescentes à noite pelas ruas.

        Apenas no interior paulista, três municípios proibiram a circulação de menores de 18 anos nas ruas após as 23h.

        O combate à violência frequentemente é citado como justificativa.

        O Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), ligado à Presidência da República, divulgou no mês passado um parecer contrário a esse tipo de medida, argumentando que ela fere o direito à liberdade.

        Mas, nessas cidades, polícia e conselhos tutelares dizem que o toque de recolher diminui os índices de criminalidade e evasão escolar.

        Tolerância

        Em Fernandópolis (SP), onde a medida vigora desde 2005, levantamento feito pela Vara de Infância e Juventude mostra que o número de ocorrências envolvendo adolescentes diminuiu 23% de 2004 para 2008. Os furtos, por exemplo, passaram de 131 para 55.

        Em cada município, a ordem judicial tem particularidades. Na maioria, há uma tolerância que vai a até uma hora para que os estudantes do período noturno possam retornar para suas casas.

        Também há limitação à permanência de adolescentes em lan houses. Nos três municípios baianos que adotaram a medida, os responsáveis podem requerer um cartão que libera os adolescentes do toque de recolher.

        Além de São Paulo e Bahia, cidades de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná e Santa Catarina adotaram a medida.

        Quando as equipes formadas por policiais e conselheiros encontram jovens fora do horário permitido, eles podem ser levados ao conselho. Os responsáveis são advertidos e, caso haja reincidência, podem ser multados. Em Mozarlândia (GO), a punição chega a R$ 9.300.

        Liminar

        Na Paraíba, uma família da cidade de Taperoá foi à Justiça contra a norma.

        Moradores argumentaram que não podiam participar de festas juninas com os filhos devido à proibição de menores de 12 anos nas ruas após as 21h. Uma liminar favorável à família foi expedida. O parecer do Conanda diz que a medida pode provocar humilhações aos adolescentes e até estimular uma "limpeza social".

        No Conselho Nacional de Justiça, porém, um pedido de suspensão da norma em Nova Andradina (MS) foi negado nesta semana.

        Célia Vieira, presidente do Conselho Tutelar de Ilha Solteira (SP), onde o toque foi implantado em abril, diz que as famílias da cidade apoiam a medida e estão mais preocupadas com os jovens. De acordo com Vieira, municípios de outros Estados estão interessados na medida e procuram informações na cidade sobre a norma.

        Altair de Albuquerque, diretor de uma escola da rede estadual em Fátima do Sul (MS), onde a medida foi adotada, diz que os índices de evasão escolar nas turmas noturnas chegavam a 15%. Após a adoção do toque de recolher, afirma ele, caiu para quase zero.

BAPTISTA, Renata; BACHTOLD, Felipe. Folha Online. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u596333.shtml. Acesso em: 26 mar. 2010.

Fonte: Português – Literatura, Gramática e Produção de texto – Leila Lauar Sarmento & Douglas Tufano – vol. 2 – Moderna – 1ª edição – São Paulo, 2010, p. 458-459.

Entendendo a notícia:

01 – Qual o principal argumento do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) contra o toque de recolher?

a) Que a medida aumenta os índices de criminalidade.

b) Que a medida fere o direito à liberdade dos adolescentes.

c) Que a medida não é eficaz na redução da evasão escolar.

d) Que a medida sobrecarrega o sistema judiciário.

02 – Em qual estado brasileiro o toque de recolher foi implementado em mais municípios?

a) São Paulo

b) Bahia

c) Goiás

d) Não há informações suficientes na notícia para responder.

03 – Qual o principal objetivo do toque de recolher, de acordo com as autoridades que o defendem?

a) Punir os adolescentes que cometem crimes.

b) Combater a violência e reduzir a evasão escolar.

c) Aumentar a presença policial nas ruas.

d) Restrição da liberdade de locomoção dos jovens.

04 – Qual o impacto da medida sobre a evasão escolar, segundo o diretor de uma escola em Fátima do Sul (MS)?

a) Aumentou significativamente.

b) Diminuiu consideravelmente.

c) Permaneceu inalterado.

d) Não há dados suficientes para avaliar.

05 – Qual a principal justificativa apresentada por uma família que entrou na justiça contra o toque de recolher?

a) A medida viola o direito à privacidade.

b) A medida impede a participação em eventos culturais.

c) A medida sobrecarrega o sistema policial.

d) A medida não possui base legal.

06 – Qual o posicionamento do Conselho Nacional de Justiça sobre o toque de recolher, de acordo com a notícia?

a) É totalmente a favor da medida.

b) É totalmente contra a medida.

c) Negou um pedido de suspensão da medida em um caso específico.

d) Ainda não se manifestou sobre o assunto.

07 – Qual o principal argumento das famílias que apoiam a medida do toque de recolher?

a) Que a medida garante a segurança dos jovens.

b) Que a medida é necessária para combater o tráfico de drogas.

c) Que a medida aumenta a participação dos jovens em atividades culturais.

d) Que a medida diminui os custos com a educação

TEXTO: O QUE É CRÔNICA: CARACTERÍSTICAS, TIPOS, COMO FAZER E EXEMPLOS - (FRAGMENTO)- PUC-PR - COM GABARITO

 Texto: O que é crônica: características, tipos, como fazer e exemplos – Fragmento

        Será que você sabe o que é crônica mesmo ou confunde o gênero com outros tipos de texto?

        Neste artigo, você vai tirar a prova... [...]

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjw1lEcvvUMTjJkBr7MUYqzkblhFmQLplTTGp1CDMaY8fDJI_JoPr_5jhnhl5uFCINsM9u8hTx0On4s93jSqXuBNDXzhyphenhyphenja1ZpRfAEYO0xBGcKdQDgW3X38d_aZfRZtLFyJkOUqrtrx1tsbk_uWsnu7rJ05bmx_FzPhFUGlXJTMHXSY153ud3G-FpfNKL0/s1600/CR%C3%94NICA.png


        O que é crônica?

        A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs.

        Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano. Ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.

        Quais as características da crônica?

        A crônica se situa entre o jornalismo e a literatura. Além da narração de situações banais, ela é caracterizada por:

1 – Textos curtos e de fácil compreensão.

2 – Linguagem simples e descontraída [...]

3 – Análise crítica sobre contextos e circunstâncias.

4 – Humor crítico, irônico e sarcástico.

5 – Linha cronológica estabelecida.

        Para que serve uma crônica?

        Embora as crônicas retratem acontecimentos do dia a dia, elas não têm a finalidade exclusiva de informar. O objetivo da narrativa é, na verdade, provocar uma reflexão sobre o assunto abordado.

        Os cronistas costumam identificar aspectos que, muitas vezes, passam despercebidos pelo restante da sociedade, mas que merecem observação e análise.

        Quais são os tipos de crônicas?

        A crônica é um gênero textual que pode ser dividida em diferentes tipos. [...]

1 – Crônica descritiva: é tipificada pela descrição dos elementos na narrativa. Ou seja, é um texto que expõe os detalhes de objetos, lugares, personagens e demais partes. [...]

2 – Crônica dissertativa: pode ser escrita em primeira ou terceira pessoa do plural. Ela traz à tona o ponto de vista do autor sobre o assunto em foco.

3 – Crônica humorística: humor, ironia e sarcasmo são os componentes da crônica humorística. Diferentes abordagens e estratégias podem ser adotadas nesse tipo de texto para tratar dos temas que impactam a sociedade de forma cômica.

4 – Crônica lírica: no gênero lírico, a expressão de emoções é predominante. A crônica lírica, portanto, evidencia o sentimentalismo. [...]

5 – Crônica jornalística: a crônica jornalística tem um viés do texto jornalístico no que diz respeito à veiculação de notícias e fatos. Dessa forma, busca abordar acontecimentos atuais, do mesmo dia ou semana, por exemplo.

6 – Crônica histórica: ao contrário da crônica jornalística, que destaca eventos recentes, a crônica histórica relembra episódios passados.

[...].

PUC-PR. O que é crônica: características, tipos, como fazer e exemplos. PUC-PR/EAD, 23 out. 2020. Disponível em: https://ead.pucpr.br/blog/o-que-e-cronica. Acesso em: 16 jun. 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 1. Língua Portuguesa – 7º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 42-43.

Entendendo o texto:

01 – Qual a principal característica que define uma crônica?

      A crônica se destaca por abordar aspectos do cotidiano, ou seja, questões comuns do nosso dia a dia. Além disso, ela se caracteriza por ser um texto curto, de linguagem simples e descontraída, que busca provocar reflexão sobre o assunto abordado.

02 – Qual a diferença entre uma crônica descritiva e uma crônica dissertativa?

      A crônica descritiva foca em descrever elementos da narrativa, como objetos, lugares e personagens, utilizando adjetivos e comparações para criar uma imagem vívida para o leitor. Já a crônica dissertativa apresenta o ponto de vista do autor sobre um determinado tema, utilizando argumentos e exemplos para defender sua opinião.

03 – Qual o papel do humor na crônica?

      O humor desempenha um papel importante em muitas crônicas, especialmente nas humorísticas. Ele serve para tornar o texto mais leve e agradável, além de chamar a atenção do leitor e facilitar a compreensão de ideias mais complexas. A ironia e o sarcasmo são recursos frequentemente utilizados para criticar a sociedade de forma sutil.

04 – Por que a crônica é considerada um gênero híbrido?

      A crônica é considerada um gênero híbrido porque ela combina elementos de diferentes gêneros textuais, como a narrativa, a descrição, a dissertação e, em alguns casos, a poesia. Essa flexibilidade permite que os autores explorem diversas formas de expressão e abordagens para tratar de um mesmo tema.

05 – Qual a importância da linha cronológica em uma crônica?

      A linha cronológica é importante em uma crônica, pois ela ajuda a organizar as ideias e a criar uma sequência lógica para a narrativa. Ao seguir uma ordem temporal, o autor facilita a compreensão do leitor e torna a história mais coesa.

06 – Qual a diferença entre uma crônica jornalística e uma crônica histórica?

      A crônica jornalística aborda acontecimentos atuais, do mesmo dia ou semana, enquanto a crônica histórica relembra episódios passados. Ambas utilizam a linguagem jornalística, mas se diferenciam pelo tempo verbal e pelo foco temático.

07 – Qual o objetivo principal de uma crônica?

      O objetivo principal de uma crônica é provocar uma reflexão sobre o assunto abordado. Os cronistas buscam identificar aspectos do cotidiano que passam despercebidos e os analisam de forma crítica, convidando o leitor a pensar sobre a realidade de uma maneira diferente.

 

 

 

 

MITO: O CÉU DOS INDÍGENAS - (FRAGMENTO) - ESPAÇO CIÊNCIA - COM GABARITO

 Mito: O CÉU DOS INDÍGENAS – Fragmento

         Na Semana dos Povos Indígenas, o Espaço Ciência desafia a buscar no céu algumas constelações dos Guarani

        Que tal aproveitar o tempo de ficar em casa e olhar o céu? [...]

        A observação do céu noturno e a utilização dos astros como forma de orientação no tempo e no espaço são partes dos conhecimentos de diversas civilizações do mundo inteiro. Povos como os Indígenas Guarani e os Aborígenes Australianos já utilizavam as estrelas para projetarem constelações e a associarem à passagem do tempo, épocas de plantio e colheita, períodos de chuvas e estiagem, calor e frio ou mesmo a mal presságios. [...]

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgngO13pQqO7nqcKVvmT5fj9OZ-M6TADAxAHRPnuvwYmkUjnK2Y_70iuQjD8sMSv2uJCtGhJQDu-LNnN4B5zcpHYWYxUrEPDivwWcDIDOZUX63b-YtbyUymdyTJkMMEXS0_7pX75FNLqUzAYZTnVv6Wk1LucOQOq44ScpTl763UnZ4uD8SXsLWLZIBA7Es/s320/tupi-guarani2.jpg


        No entanto, a associação de estrelas para formar figuras varia de acordo com as diferentes culturas e civilizações, pois dependem da imaginação de quem olha para o céu. [...]

        Esta é a constelação do Homem Velho. Na primeira quinzena de dezembro, quando ela surge totalmente no céu, anuncia a chegada do solstício de Verão. Este evento marca o meio do Tempo Novo para os índios Guarani. 

        Para encontrar a parte desta constelação que estará visível, olhe na direção Noroeste a partir das 18h. Fazem parte dela estrelas das constelações ocidentais de Órion e Touro.

        [...].

ESPAÇO CIÊNCIA. O céu dos indígenas. 15 abr. 2020. Disponível em: http://www.espaçociencia.pe.gov.br/?p=16103. Acesso em: 11 jun. 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 1. Língua Portuguesa – 7º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 10.

Entendendo o mito:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

Mau presságio: mau agouro, azar, desconfiança de que algo vai dar errado.

Solstício: momento em que a Terra atinge certa inclinação em seu eixo de rotação em junho e em dezembro.

02 – Qual o principal objetivo da observação do céu por parte dos povos indígenas?

a) Apenas apreciar a beleza das estrelas.

b) Orientar-se no tempo e no espaço, além de interpretar fenômenos naturais.

c) Criar mitos e lendas para entreter as comunidades.

d) Comunicar-se com os deuses.

03 – Por que as constelações indígenas variam de cultura para cultura?

a) Porque as estrelas se movem constantemente no céu.

b) Porque cada cultura possui uma visão de mundo e interpreta os fenômenos naturais de forma diferente.

c) Porque os indígenas não possuem conhecimento científico sobre o universo.

d) Porque as constelações são influenciadas pelas estações do ano.

04 – Qual o significado da constelação do Homem Velho para os Guarani?

a) Representa um período de tristeza e introspecção.

b) Marca o início de um novo ciclo e a chegada do verão.

c) É um sinal de mau presságio.

d) Indica o melhor período para a caça.

05 – Em qual direção do céu podemos encontrar a constelação do Homem Velho no início de dezembro?

a) Nordeste.

b) Sudeste.

c) Noroeste.

d) Sudoeste.

06 – Quais constelações ocidentais fazem parte da constelação indígena do Homem Velho?

a) Ursa Maior e Ursa Menor.

b) Órion e Touro.

c) Andrômeda e Peixes.

d) Leão e Virgem.

 

 

NOTÍCIA: O QUE É REFUGIADO - PLENARINHO - BRASÍLIA - COM GABARITO

 Notícia: O que é: refugiado

        Imagine a sua vida como ela é hoje: casa, família, escola, fim de semana com os amigos, passeios pela cidade. Agora, imagine você perder tudo de um dia para o outro. Essa é a realidade dos refugiados.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-1BhBXKJj5fzYGd9UHPNhwoxuDwUvYmTRkO7SI93ySUIoBRsdGYxkeXxxELr7JFp4w8T9jpkVXEbDfKOCNiHHc1_m6Ep4MlBfGCgBQLHgNr2Z2gwcQT2yj4zWRsed_K_aLRwDMXYSiJGq2zqMxU6YVyqO86I1dS4X8KXSxv4phM9sW1dSRpk4IBwWGT4/s1600/REFUGIADO.jpg


        Refugiados são aquelas pessoas que têm que deixar sua casa, seu país, quase sempre por causa de guerras.  Também pode ser por perseguição religiosa, racial ou política, ou por tragédias naturais. Nestas condições, essas pessoas são obrigadas a deixar tudo para trás e reconstruir a vida em outros países, na maioria das vezes, de uma forma bem difícil.

        População de refugiados só cresce

        Segundo a ACNUR, órgão das Nações Unidas para os Refugiados –, a quantidade de pessoas que são obrigadas a deixar seus países só vem crescendo: no final de 2016, eram 22,5 milhões de pessoas, nível mais alto registrado em duas décadas. O país que mais gerou refugiados foi a Síria: mais de 824 mil pessoas saíram daquele país, que está em guerra interna.

        Quando partem, os refugiados costumam enfrentar longas caminhadas ou travessias em que correm risco de vida. Os que conseguem chegar a um outro destino, acabam obrigados a morar em campos de refugiados, em condições muito ruins.

        Preconceito, não!

        Essa onda de chegada de refugiados tem provocado reações preconceituosas de algumas pessoas que os consideram uma ameaça. Para elas, eles estão ali para roubar seus empregos ou trazer problemas de segurança a seus países.

        É importante pensar primeiramente na questão humanitária: essas pessoas estão sofrendo e não escolheram passar por tantas mudanças. Se tivermos empatia com os refugiados (se conseguirmos nos colocar no lugar deles), muito deste preconceito pode cair por terra e descobriremos que temos muito a aprender com eles.

        Refugiados no Brasil

        Com a crise que ocorre na Venezuela, que tem fronteira com o Brasil, nosso país tem recebido número recorde de refugiados. Em 2017, foram quase 34 mil pedidos de refúgio no órgão do Ministério da Justiça que trata do assunto. Desses pedidos, a metade era de venezuelanos.

        Ainda que seja 3 vezes maior do que os pedidos recebidos em 2016, nosso país recebe poucos refugiados se comparado a outros países do mundo.

      Solidariedade com os refugiados

        No Câmara Mirim de 2017, um dos projetos selecionados tratava justamente da solidariedade aos refugiados.

        Caio Vinícius Santiago, de 12 anos, ficou tão tocado com a situação dos refugiados que escreveu um projeto que determina que os documentos escolares dos refugiados sejam traduzidos para o português. Na opinião de Caio, isso facilitaria a vida das crianças refugiadas e suas famílias.

BRASÍLIA. Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão. O que é: refugiado. Brasília: Câmara dos Deputados, 14 jun. 2018. Disponível em: https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/06/o-que-e-refugiado. Acesso em: 22 jun. 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 69-70.

Entendendo a notícia:

01 – Quem são os refugiados e por que eles deixam seus países de origem?

      Refugiados são pessoas que fogem de seus países de origem devido a conflitos, perseguições (por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas) ou desastres naturais, buscando segurança em outros países.

02 – Qual a situação atual da população de refugiados no mundo?

      A população de refugiados no mundo tem crescido significativamente nos últimos anos, atingindo níveis recordes. A Síria é um dos países que mais gerou refugiados nos últimos anos.

03 – Quais as dificuldades enfrentadas pelos refugiados ao chegar em um novo país?

      Os refugiados enfrentam diversas dificuldades ao chegar em um novo país, como a necessidade de se adaptar a uma nova cultura, língua e sistema de vida, além de lidar com a perda de suas casas, familiares e bens. Muitas vezes, eles vivem em condições precárias em campos de refugiados.

04 – Quais os principais desafios enfrentados pelos refugiados no Brasil?

      Os refugiados que chegam ao Brasil enfrentam desafios como a dificuldade de encontrar emprego, a necessidade de aprender um novo idioma e a adaptação a uma nova cultura. Além disso, muitos sofrem com o preconceito e a discriminação.

05 – Quais as principais causas do preconceito contra os refugiados?

      O preconceito contra os refugiados pode ser causado por diversos fatores, como o medo de que eles tirem empregos, a falta de informação sobre a situação dos refugiados e a xenofobia.

06 – Qual a importância da solidariedade com os refugiados?

      A solidariedade com os refugiados é fundamental para garantir que eles sejam acolhidos com respeito e dignidade, tenham acesso a seus direitos básicos e possam reconstruir suas vidas.

07 – Qual o papel da sociedade na integração dos refugiados?

      A sociedade como um todo tem um papel importante na integração dos refugiados, promovendo a inclusão, combatendo o preconceito e oferecendo apoio aos refugiados para que eles possam se inserir no novo país e construir um futuro melhor.

 

 

CONTO: A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - CAP.II - (FRAGMENTO) - GEORGE ORWELL - COM GABARITO

 Conto: A revolução dos bichos cap. II– Fragmento

           George Orwell

        [...]

        Bola de Neve e Napoleão mandaram buscar uma escada e ordenaram que fosse encostada à parede do fundo do celeiro grande. Explicaram que, segundo os estudos que haviam feito nos últimos três meses, era possível resumir os princípios do Animalismo em Sete Mandamentos. Esses Sete Mandamentos, que seriam agora escritos na parede, constituiriam a lei inalterável pela qual a Granja dos Bichos deveria reger sua vida a partir daquele instante, para sempre. Com alguma dificuldade (pois não é fácil um porco equilibrar-se numa escada de mão), Bola de Neve subiu e começou a trabalhar, enquanto Garganta, alguns degraus abaixo, segurava a lata de tinta. Os Mandamentos foram escritos na parede alcatroada em grandes letras brancas que podiam ser lidas a muitos metros de distância. Eis o que dizia o letreiro:

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRGRLRvXgqlHIMtYmjehjPBojlNDOWfsTz8swWiqGQeKhTyJi3us-sgmsojLJ7GGu3pBMDgMVynJEN3gqM4lqxHK9YShQpgdUBbKelTEJb6JngIqYYK8sikEZg-lb7KsLX5xRI29dD8PmfNZFtqX-5WO6qGLUygD2wpfHbr9SZ0l8NdY6hw_xk9Y3clOw/s320/BICHOS.jpg


OS SETE MANDAMENTOS

l. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.

2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.

3. Nenhum animal usará roupas.

4. Nenhum animal dormirá em cama.

5. Nenhum animal beberá álcool.

6. Nenhum animal matará outro animal.

7. Todos os animais são iguais.

[...]

ORWELL, George. A revolução dos bichos. Cornélio Procópio: Uenp, 2015. p. 17. Disponível em: www.ccp.uenp.edu.br/e-books/lituniv/2015-gorwell-rev_bichos.pdf. Acesso em: 31 jan. 2022.

Fonte: Língua Portuguesa. Linguagens – Séries finais, caderno 1. 8º ano – Larissa G. Paris & Maria C. Pina – 1ª ed. 2ª impressão – FGV – MAXI – São Paulo, 2023. p. 76.

Entendendo o conto:

01 – Qual a principal função dos Sete Mandamentos na Granja dos Bichos?

      Os Sete Mandamentos servem como a lei fundamental da nova sociedade animal, estabelecendo os princípios básicos para a organização e o funcionamento da fazenda após a revolução. Eles representam a utopia que os animais almejam construir, livre da opressão humana.

02 – O que os Sete Mandamentos revelam sobre os ideais da revolução animal?

      Os Mandamentos refletem os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade entre os animais. Eles buscam criar uma sociedade justa e equitativa, onde todos os animais tenham os mesmos direitos e oportunidades. No entanto, ao longo da narrativa, veremos como esses ideais são distorcidos e manipulados.

03 – Qual a importância da escrita dos Mandamentos na parede do celeiro?

      A escrita dos Mandamentos na parede do celeiro simboliza a oficialização da nova ordem e a tentativa de fixar os princípios da revolução na mente de todos os animais. Ao torná-los visíveis e acessíveis a todos, os porcos buscam garantir que os ideais da revolução sejam preservados.

04 – Que tipo de sociedade os animais buscam construir com base nos Sete Mandamentos?

      Os animais buscam construir uma sociedade utópica, livre da exploração e da opressão humanas. Uma sociedade onde todos são iguais e têm acesso aos mesmos recursos. No entanto, como veremos ao longo da narrativa, a construção dessa sociedade ideal se mostra mais complexa do que parece.

05 – Quais elementos dos Sete Mandamentos podem ser considerados mais importantes?

      Todos os Sete Mandamentos são importantes, mas alguns se destacam por sua simplicidade e abrangência:

      "Todos os animais são iguais": Esse mandamento resume a ideia central da revolução, a igualdade entre todos os animais.

      "Nenhum animal matará outro animal": Esse mandamento reflete o desejo de criar uma sociedade pacífica e livre de violência.

      "Nenhum animal dormirá em cama": Esse mandamento simboliza a rejeição dos privilégios e do luxo, associados à classe dominante humana.