quarta-feira, 18 de outubro de 2023

ATIVIDADES SOBRE A MÚSICA: UM ÍNDIO - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

 Música(ATIVIDADES): Um Índio

          Caetano Veloso

Um índio descerá de uma estrela colorida, brilhante
De uma estrela que virá numa velocidade estonteante
E pousará no coração do hemisfério sul
Na América, num claro instante
Depois de exterminada a última nação indígena
E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida
Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFK_AoJlmroM6eI51le7ArWOySKDN1wlSyU0OLLx3kXpNjBKeqF5ksZWc9MelrGBvPPvVPLl7zqysnI2IZHfi2k7ijYWLN4zDy2BsoxXLQkor5i6zw_lw6h-_X3tOO-C9QJxd7M7I2YAkir4yY8-g4_hFMwtFGq_8KbFi4lRSP56bWxAFWVD2ULF9lllc/s1600/INDIO.jpg


Virá
Impávido que nem Muhammad Ali
Virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri
Virá que eu vi
Tranquilo e infalível como Bruce Lee
Virá que eu vi
O axé do afoxé Filhos de Gandhi
Virá

Um índio preservado em pleno corpo físico
Em todo sólido, todo gás e todo líquido
Em átomos, palavras, alma, cor
Em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som magnífico
Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico
Do objeto-sim resplandecente descerá o índio
E as coisas que eu sei que ele dirá, fará
Não sei dizer assim de um modo explícito

Virá
Impávido que nem Muhammad Ali
Virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri
Virá que eu vi
Tranquilo e infalível como Bruce Lee
Virá que eu vi
O axé do afoxé Filhos de Gandhi
Virá

E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio.

Composição: Caetano Veloso.

Entendendo a canção:

01 – Quem é o artista responsável pela canção "Um Índio"?

      Caetano Veloso é o artista responsável por "Um Índio."

02 – Qual é o tema central da canção "Um Índio"?

      O tema central da canção é a chegada de um índio de uma estrela à América do Sul, após a extinção das nações indígenas.

03 – O que a canção descreve sobre a estrela da qual o índio desce?

      A canção descreve a estrela como "colorida, brilhante" e vinda a uma "velocidade estonteante."

04 – Quais as características do índio que desce da estrela, de acordo com a música?

      O índio é descrito como "preservado em pleno corpo físico" e presente em todas as formas de matéria e energia, incluindo átomos, palavras, alma, cor e gestos.

05 – Quais as comparações feitas na música em relação à chegada do índio?

      A música faz comparações com Muhammad Ali, Peri e Bruce Lee para descrever a chegada do índio, ressaltando sua coragem, paixão e tranquilidade.

06 – O que a música sugere sobre o conhecimento que o índio traz consigo?

      A música sugere que o conhecimento revelado pelo índio surpreenderá as pessoas por não ser exótico, mas por ter estado oculto, apesar de ser óbvio.

07 – Qual a localização geográfica mencionada na canção como o ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico?

      A canção menciona que o índio descerá num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico, sugerindo a América do Sul como a localização.

 

 

ATIVIDADES COM A MÚSICA: QUE NEM JILÓ - LUIZ GONZAGA - COM GABARITO

 Música(ATIVIDADES): Que Nem Jiló

             Luiz Gonzaga

Se a gente lembra só por lembrar
O amor que a gente um dia perdeu
Saudade inté que assim é bom
Pro cabra se convencer
Que é feliz sem saber
Pois não sofreu

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjonVdIFjxLDCID_0PEGQjyqJxgk_J0Tm7z9uCnJvYabETPmAAZAur3pBDmlu-CWssA75pYAE1wkko5KZi1tqPjKShCOv-DJU6UWH9auFkz08I0MRPu2t6vKX9IfAhZfpUEgk6R-1GBm3FnNJ0NI7tPtDZ09IXAcIK5Qry_ZHOguSvL4vm9N1s3UUjwCsQ/s1600/JILO.jpg

Porém se a gente vive a sonhar
Com alguém que se deseja rever
Saudade, entonce, aí é ruim
Eu tiro isso por mim
Que vivo doido a sofrer

Ai quem me dera voltar
Pros braços do meu xodó
Saudade assim faz roer
E amarga qui nem jiló
Mas ninguém pode dizer
Que me viu triste a chorar
Saudade, o meu remédio é cantar

Composição: Humberto Teixeira / Luiz Gonzaga. 

Entendendo a canção:

01 – Qual é o tema principal abordado na letra da música "Que Nem Jiló"?

      O tema principal da música é a saudade e a experiência de lembrar e desejar o amor perdido.

02 – E qual as questões mais relevantes na canção?

      As questões mais relevantes abordadas na canção são: Portanto, as questões mais relevantes na canção estão relacionadas à saudade e à forma como as lembranças de um amor perdido afetam o narrador, bem como o papel da música como uma forma de lidar com essa saudade.

Parte superior do formulário

03 – Como o narrador descreve a sensação de saudade na canção?

      O narrador descreve a saudade como algo amargo, que faz "roer" e que é difícil de suportar.

04 – O que o narrador sugere que é bom quando se lembra do amor perdido?

      O narrador sugere que é bom lembrar o amor perdido apenas por lembrar, sem sofrer, como uma forma de convencer a si mesmo de que é feliz.

05 – Qual é o desejo do narrador na segunda estrofe da música?

      O desejo do narrador na segunda estrofe é voltar para os braços de seu "xodó" (amor).

06 – Como o narrador descreve a saudade quando se vive a sonhar com alguém desejado?

      O narrador descreve a saudade como algo ruim e que o faz sofrer intensamente quando se vive a sonhar com alguém desejado.

07 – O que o narrador afirma ser o seu remédio para a saudade?

      O narrador afirma que seu remédio para a saudade é cantar.

08 – Quais os compositores responsáveis pela criação da música "Que Nem Jiló"?

      A música "Que Nem Jiló" foi composta por Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.

 

 

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

TEXTO: SAUDADE DE ESCREVER - JULIANA TOURRUCCO - COM GABARITO

 Texto: Saudade de escrever

           Juliana Tourrucco

        Apesar da concorrência (internet, celular), a carta continua firme e forte. Basta uma folha de papel, selo, caneta e envelope para que uma pessoa do Rio Grande do Norte, por exemplo, fique por dentro das fofocas registradas por um amigo em São Paulo, dois dias depois. “Adoro receber cartas, fico super ansiosa para descobrir o que está escrito”, conta Lívia Maria, de 9 anos. Mas ela admite que faz tempo que não escreve nenhuma cartinha. “As últimas foram para a Angélica e para um dos programas do Gugu.”

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl63E3o9uawwJ5vVfSf3MxdT8cdBgN8M-wug86g4tAsAZus3PjIZe0XuIQSMFq3MRLj1sTMYwmshncyq5fIa8y3-05ncpfwZ8LafSFDGrDTfWAQjpaZLONVkpxQ4WM1b_vmlbq69Zj6ESUChhrD_vryczdXZt-6QbfkzpcmPLt-i7IESimPG8bXp9EZmU/s1600/CARTA.jpg



        Isabela, de 9 anos, lembra que, quando morava em Curitiba, no Paraná, trocava correspondência com sua amiga Raquel, que vive em Belo Horizonte, Minas Gerais.  “Eu ficava sabendo das novidades e não gastava dinheiro com telefonemas.”

        Já Amanda, de 10 anos, também gosta de receber cartinhas, mas prefere enviar e-mails. “Atualmente estou conversando com meu primo que está nos Estados Unidos via computador, já que a mensagem chega mais rápido e não pago interurbano.”

TOURRUCCO, Juliana. Saudade de escrever. O Estado de São Paulo, p.5, 25 jul.1998. Suplemento infantil. 

Entendendo o texto:

01 – Analise a alternativa correta:

a)   O título “Saudade de escrever”, indica que as cartas:

(X) Vêm sendo substituídas por outras formas de comunicação;

(   ) Continuam sendo tão usadas como antigamente;

(   ) Jamais deixarão de ser utilizadas na comunicação cotidiana;

(   ) Tem sido mais utilizadas do que anos atrás.

b)   Podemos entender, a partir das pistas que o texto nos dá, qual (is) são verdadeira(s) e qual (is) são falsa(s):

(V) As crianças geralmente gostam de receber cartas e ficam ansiosas para descobrir o que elas trazem escrito;

(V) Apesar da concorrência de outras formas de comunicação, as cartas continuam sendo usadas, porém, menos do que antes;

(V) Embora algumas crianças gostem de receber cartas, preferem enviar e-mails aos amigos;

(V) Por meio de uma carta, pessoas que moram distantes umas das outras ficam por dentro até de fofocas.

02 – Para que servem as cartas, além de serem usadas por algumas pessoas para ficarem por dentro das fofocas?

      As cartas servem para manter o contato e compartilhar notícias entre amigos e pessoas que moram distante.

03 – Ao seu ver, por que faz tempo que a garota Lívia Maria não escreve nenhuma cartinha?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Segundo o texto, em quantos dias uma pessoa do Rio Grande do Norte fica sabendo das fofocas contadas na carta enviada por um amigo de São Paulo? Você considera que esses dias constituem pouco ou muito tempo? Por quê?

      Em dois dias. Resposta pessoal do aluno.

05 – Qual é o tema central abordado no texto "Saudade de escrever" de Juliana Tourrucco?

      O texto aborda a temática da saudade de escrever, sugerindo que a autora sente falta da prática da escrita.

POEMA: DOM QUIXOTE DOS TEMPOS MODERNOS - ALBERTO RODRIGUES DA FONSECA - COM GABARITO

 Poema: DOM QUIXOTE DOS TEMPOS MODERNOS

               Alberto Rodrigues da Fonseca 

Eu, há já algum tempo vos tinha dito
Que eu era um Dom Quixote
Que me bato mesmo sem ter lança
Sem cavalo nem Sancho Pança.
Eu sou um Dom Quixote moderno.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVzNrAZ1WhDT_Q9LXyqN9gFMZ5okyn9FG1kFr25xg4tIL39aOnOFCZpB5MXwFfR5Dys3OZPPQ7G-prU9mJgPIIhSlisTZdndOvazF_HYs3P-jdjSZJiR9AXrwfU5iy_5w2azy1hVvRbcP-MLXj2Pwy4YyiFTNzQZRXZtumG9v4PM1w6N2F5Meb7b5aJ7Y/s1600/qUIXOTE.jpg


Faço-me sempre advogado do diabo
Tenho como recompensa, um pontapé no rabo.
Bato-me contra moinhos de vento
Mas os monstros, eu compreendo
Não estão cá para me escutar.
Bato-me contra as injustiças
Sem grades possibilidades, confesso,
Bato-me com gritos de revolta.
Mas sempre em vão, sem sucesso.
Esta noite sonhei que me batia
Contra um inimigo forte em demasia.
Ele tinha armas poderosas, aviões,
Mesmo contra essas aeronaves eu combatia,
Com jactos de água das lanças do meu jardim.
Mas batia-me, batia-me, eu sou assim.
Bato-me como posso neste inferno.
Mas que querem? Isto está em mim!
Sou um Dom Quixote dos tempos modernos.

Alberto R. da Fonseca

Entendendo o poema:

01 – Ao longo do poema, a forma verbal bato-me é utilizada em sentido diferente do usual. Assinale a alternativa cujo sentido do termo destacado equivale ao empregado no poema.

a)   O cavalo bateu a pata na árvore com violência;

b)   Os justos batem-se à vida inteira por seus valores;

c)   De repente, bateu-lhe um grande arrependimento;

d)   As informações não batem com os fatos;

e)   Meu coração bate acelerado.

02 – O Dom Quixote dos tempos modernos é um sujeito que:

a)   Não usa lança, nem cavalo, nem combate moinhos de vento;

b)   Luta por seus ideais, mesmo sem obter sucesso;

c)   Não combate os inimigos da modernidade;

d)   Se mostra indignado com armas poderosas, aviões e aeronaves;

e)   Acredita num mundo melhor, mas nada faz para obtê-lo.

03 – Considerando a reação que se estabelece entre o autor do poema e seus interlocutores, pode-se afirmar que:

a)   O uso de vos, no primeiro verso, indica respeito do autor por seus leitores;

b)   O autor dialoga hipoteticamente com Dom Quixote;

c)   O autor mostra-se indignado com as justiças sociais e revolta-se com seus leitores;

d)   O autor dialoga com seus leitores na tentativa de convencê-los a lutar pela sua causa;

e)   Os leitores são desconsiderados totalmente pelo autor do poema.

04 – Considerando que, no contexto apresentado pela tirinha, Dom Quixote enxerga um gigante, e Sancho Pança vê um moinho, podemos associá-los respectivamente a:

a)   Um corajoso e um medroso;

b)   Um sonhador e um realista;

c)   Um ambicioso e um simplório;

d)   Um otimista e um pessimista;

e)   Um privilegiado e um desfavorecido.

 

 




ATIVIDADES SOBRE O FILME: O INVASOR - BETO BRANT - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): O INVASOR

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7E7T0Z-vdnod_lWue1HhRw6GYem0uIX8JJHvh0Sl-i9Dr2KVi6v6z31qcflR22g79hKlFaihLlLKHTqvUuXMRuc-GChIBCZ4xvEMh7S_YUkvNhtJ_ROh_9WiEetUDy1y4s_LpKgg6v9c38FhEvYtYWIQhxdEo_ub_NoMrgDbMowlZgW171Bs_H2FLp38/s1600/INVASOR.jpg 

Data de lançamento: 5 de abril de 2002 (1h 37min)

Gênero: Drama, Suspense.

Direção: Beto Brant.

Roteiro: Marçal Aquino, Beto Brant.

Elenco: Paulo Miklos, Marco Ricca, Alexandre Borges.

Título original: O invasor

SINOPSE

        Estevão, Ivan e Gilberto são companheiros desde os tempos de faculdade. Além disto, são sócios em uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que eles entrem em choque, com Estevão, sócio majoritário, ameaçando deixar o negócio. Acuados, Ivan e Gilberto decidem então contratar Anísio (Paulo Miklos), um matador de aluguel, para assassinar Estevão e poderem conduzir a construtora do modo como bem entendem. Entretanto, Anísio tem seus próprios planos de ascensão social e aos poucos invade cada vez mais as vidas de Ivan e Gilberto.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o conflito central do filme "O Invasor"?

      O conflito central do filme "O Invasor" gira em torno de um desentendimento na condução dos negócios entre os sócios de uma construtora de sucesso, Estevão, Ivan e Gilberto, que leva Ivan e Gilberto a planejar o assassinato de Estevão.

02 – Quem é Anísio e qual é o seu papel na trama?

      Anísio, interpretado por Paulo Miklos, é um matador de aluguel contratado por Ivan e Gilberto para assassinar Estevão. No entanto, ao longo do filme, Anísio se torna um elemento de conflito adicional, já que ele tem seus próprios planos de ascensão social e interfere nas vidas de Ivan e Gilberto de maneiras inesperadas.

03 – Quem são os principais atores do filme?

      Os principais atores do filme "O Invasor" incluem Paulo Miklos (Anísio), Marco Ricca (Ivan), Alexandre Borges (Gilberto) e outros.

04 – Qual é o gênero predominante do filme?

      O filme "O Invasor" pertence aos gêneros de Drama e Suspense.

05 – Como o filme aborda temas de traição e ambição?

      O filme aborda temas de traição e ambição por meio da trama central, em que os sócios Ivan e Gilberto traem Estevão ao planejar seu assassinato para ganhar controle total sobre a construtora. Além disso, Anísio representa a ambição individual e como suas próprias ambições interferem nos planos originais de Ivan e Gilberto. Esses temas são explorados ao longo do filme, criando um clima de suspense e intriga.

 

 

POEMA: BODARRADA - LUIZ GAMA - COM GABARITO

 Poema: Bodarrada

              Luiz Gama

Quem sou eu?

Quem sou eu? que importa quem?
Sou um trovador proscrito,
Que trago na fronte escrito
Esta palavra — "Ninguém!" —

         A. E. Zaluar — "Dores e Flores"

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3U8BvQ0e4aWt3CdmvHJZ65wRnAyPP7it1LYcMou0uOuGsfx2jE6uadoX3FwlrGbJWWZLT4xh1lJxf7Oq6A1QFcqTvPNMPunXd6QFx5kouz_JMhwbg0h1rmruZegHtxMvj5ru3BwoojOHDFkmhISkhU9kFTsQtzlZBaExSVK8yuqsKa3zcS6oBATZ51qs/s1600/lUIIS.jpg

Amo o pobre, deixo o rico,
Vivo como o Tico-tico;
Não me envolvo em torvelinho,
Vivo só no meu cantinho:
Da grandeza sempre longe,
Como vive o pobre monge.
Tenho mui poucos amigos,
Porém bons, que são antigos,
Fujo sempre à hipocrisia,
À sandice, à fidalguia;
Das manadas de Barões?
Anjo Bento, antes trovões.
Faço versos, não sou vate,
Digo muito disparate,
Mas só rendo obediência
À virtude, à inteligência:
Eis aqui o Getulino
Que no pletro anda mofino.
Sei que é louco e que é pateta
Quem se mete a ser poeta;
Que no século das luzes,
Os birbantes mais lapuzes,
Compram negros e comendas,
Têm brasões, não — das Kalendas,
E, com tretas e com furtos
Vão subindo a passos curtos;
Fazem grossa pepineira,
Só pela arte do Vieira,
E com jeito e proteções,
Galgam altas posições!
Mas eu sempre vigiando
Nessa súcia vou malhando
De tratante, bem ou mal
Com semblante festival.
Dou de rijo no pedante
De pílulas fabricante,
Que blasona arte divina,
Com sulfatos de quinina,
Trabusanas, xaropadas,
E mil outras patacoadas,
Que, sem pingo de rubor,
Diz a todos, que é DOUTOR!
Não tolero o magistrado,
Que do brio descuidado,
Vende a lei, trai a justiça
— Faz a todos injustiça —
Com rigor deprime o pobre
Presta abrigo ao rico, ao nobre,
E só acha horrendo crime
No mendigo, que deprime.
— Neste dou com dupla força,
Té que a manha perca ou torça.
Fujo às léguas do lojista,
Do beato e do sacrista —
Crocodilos disfarçados,
Que se fazem muito honrados,
Mas que, tendo ocasião,
São mais feros que o Leão.
Fujo ao cego lisonjeiro,
Que, qual ramo de salgueiro,
Maleável, sem firmeza,
Vive à lei da natureza;
Que, conforme sopra o vento,
Dá mil voltas num momento.
O que sou, e como penso,
Aqui vai com todo o senso,
Posto que já veja irados
Muitos lorpas enfunados,
Vomitando maldições,
Contra as minhas reflexões.
Eu bem sei que sou qual Grilo,
De maçante e mau estilo;
E que os homens poderosos
Desta arenga receosos
Hão de chamar-me Tarelo,
Bode, negro, Mongibelo;
Porém eu que não me abalo,
Vou tangendo o meu badalo
Com repique impertinente,
Pondo a trote muita gente.
Se negro sou, ou sou bode
Pouco importa. O que isto pode?
Bodes há de toda a casta,
Pois que a espécie é muito vasta...
Há cinzentos, há rajados,
Baios, pampas e malhados
Bodes negros, bodes brancos,
E, sejamos todos francos,
Uns plebeus, e outros nobres,
Bodes ricos, bodes pobres,
Bodes sábios, importantes,
E também alguns tratantes...
Aqui, nesta boa terra,
Marram todos, tudo berra;
Nobres Condes e Duquesas,
Ricas Damas e Marquesas,
Deputados, senadores,
Gentis-homens, veadores;
Belas Damas emproadas,
De nobreza empantufadas;
Repimpados principotes,
Orgulhosos fidalgotes,
Frades, Bispos, Cardeais,
Fanfarrões imperiais,
Gentes pobres, nobres gentes
Em todos há meus parentes.
Entre a brava militança
Fulge e brilha alta bodança;
Guardas, cabos, furriéis,
Brigadeiros, Coronéis,
Destemidos Marechais,
Rutilantes Generais,
Capitães de mar-e-guerra,
— Tudo marra, tudo berra —
Na suprema eternidade,
Onde habita a Divindade,
Bodes há santificados,
Que por nós são adorados.
Entre o coro dos Anjinhos
Também há muitos bodinhos. —
O amante de Syiringa
Tinha pelo e má catinga;
O deus Mendes, pelas contas,
Na cabeça tinha pontas;
Jove quando foi menino,
Chupitou leite caprino;
E, segundo o antigo mito,
Também Fauno foi cabrito.
Nos domínios de Plutão,
Guarda um bode o Alcorão;
Nos ludus e nas modinhas
São cantadas as bodinhas:
Pois se todos têm rabicho,
Para que tanto capricho?
Haja paz, haja alegria,
Folgue e brinque a bodaria;
Cesse pois a matinada,
Porque tudo é bodarrada!

(In: SILVA, Júlio Romão da (Org.). Luiz Gama e suas poesias satíricas. 2 ed. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília: INL, 1981, p. 177-181)

Entendendo o poema:

01 – Dê o significado das palavras abaixo:

  Enfumados, emproadas: vaidosos, orgulhosos.

·        Casta: raça, geração, qualidade, classe social.

·        Marrar: arremeter com a cornada; bater com a cabeça.

·        Empantufadas: empavonada, ensoberbada.

·        Repimpados: abarrotados, fartos, refestelados.

·        Principotes: príncipe de meia-tigela.

·        Fauno: homens com pés de cabra e chifres que habita nos bosques e toca flauta.

·        Lundus: dança cantada de origem africana.

·        Matinada: madrugada, estrondo, ruído, algazarra.

02 – Leia com atenção o poema “Bodarrada”, de Luiz Gama, e explique o que você entendeu.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão – Neste poema, o autor, Luiz Gama, expressa sua identidade como um negro consciente de sua posição na sociedade. Ele se descreve como um trovador proscrito, alguém marginalizado, que vive de forma simples e honesta, longe da hipocrisia e da busca por poder e riqueza. O poema critica a sociedade da época, incluindo a compra de negros por brancos, a corrupção no sistema judicial e a falsa moralidade de algumas pessoas. O autor também enfatiza a importância da virtude e da inteligência em oposição à ostentação e ao comportamento hipócrita.

03 – Como é construído o discurso do poema? Quais os recursos estilísticos que o autor utilizou?

      O discurso do poema é construído de forma crítica e satírica. O autor utiliza recursos estilísticos como a ironia, o sarcasmo e a sátira para transmitir sua mensagem. Ele usa metáforas e comparações para criticar a sociedade da época e destacar a falsidade e a corrupção presentes nela. Além disso, o autor faz uso de personificações, como a descrição dos nobres como "crocodilos disfarçados," para enfatizar a hipocrisia e a falsa moralidade.

04 – Do ponto de vista do eu lírico, como ele vê algumas pessoas da sociedade da época?

      O eu lírico do poema vê algumas pessoas da sociedade da época como hipócritas, falsas e corruptas. Ele critica aqueles que compram negros como escravos, os magistrados que traem a justiça em favor dos ricos e nobres, os lisonjeiros que mudam de opinião conforme convém e os religiosos que escondem sua verdadeira natureza por trás de uma fachada de virtude. O eu lírico valoriza a honestidade, a inteligência e a virtude, e critica aqueles que se comportam de maneira contrária a esses princípios.

05 – Encontre e destaque os versos em que o eu lírico critica a compra de negros pelos brancos.

      O eu lírico critica a compra de negros pelos brancos nos versos: "Compram negros e comendas, / Têm brasões, não — das Kalendas."

06 – Na atualidade, como o negro é tratado? Vamos refletir sobre os discursos velados e sobre o que está por trás de algumas falas.

      Na atualidade, a questão racial ainda é um tema relevante e complexo em muitas partes do mundo. Embora tenham ocorrido avanços significativos em termos de igualdade racial e luta contra a discriminação, ainda existem desafios persistentes. O tratamento dos negros pode variar amplamente dependendo do contexto e da região, mas há evidências de que muitos enfrentam discriminação sistêmica, desigualdades econômicas e sociais, e estereótipos negativos.

      Muitas vezes, o racismo e a discriminação podem se manifestar de forma velada, por meio de discursos sutis, estereótipos enraizados e preconceitos implícitos. É importante estar atento a esses discursos velados e trabalhar para combatê-los, promovendo a igualdade racial e a justiça social.

07 – O tema diversidade é assunto tratado com muita seriedade em todos os espaços e vários segmentos da sociedade. E você, o que sabe sobre este tema?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A diversidade é um tema fundamental na sociedade contemporânea. Ela se refere à variedade de características, identidades, culturas, crenças e perspectivas que existem entre os indivíduos e grupos. É importante reconhecer e valorizar a diversidade em todas as suas formas, incluindo a diversidade racial, étnica, de gênero, orientação sexual, religião, idade, habilidades, entre outras.

      A promoção da diversidade é essencial para construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades e sejam respeitadas em suas diferenças. Isso envolve o combate ao preconceito, à discriminação e à exclusão, bem como a promoção da equidade em todas as áreas da vida, incluindo o trabalho, a educação e a representação na mídia e na política.

08 – O poema “Bodarrada” foi escrito em um momento histórico em que o negro ainda era escravizado pelo branco. Luiz Gama era um negro consciente de seu papel na sociedade e usava a escrita para defender seus direitos e o de seus pares. Quais os valores éticos que podemos observar nesse poema?

      No poema "Bodarrada," podemos observar valores éticos como a defesa da justiça, da honestidade e da virtude. O autor critica a hipocrisia, a corrupção, a compra de escravos e a injustiça, destacando a importância de ser verdadeiro, inteligente e virtuoso em oposição a comportamentos enganosos e imorais. Luiz Gama utiliza sua escrita para questionar as normas sociais da época que perpetuavam a escravidão e a desigualdade racial, defendendo valores éticos que promovem a igualdade e a justiça para todos.

 

MÚSICA(ATIVIDADES): A RESPOSTA ESTÁ NO AR - DI PAULLO E PAULINO - COM GABARITO

 Música(ATIVIDADES): A Resposta Está No Ar

             Di Paullo e Paulino

Quantos caminhos um homem deve andar
pra que seja aceito como homem
quantos mares uma gaivota irá cruzar
pra poder descansar na areia
quanto tempo as balas dos canhões
explodirão

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiferQ7iCvWAlxxfZQe1BiIntFBv01o6wms5CkaM_O3Xf1fRciAdQf1s965EAxHwynxzMsD8cP44q_zxj05hYOdqo0uUDQjt86Le5f-_fNSyvNRrAZIImNdDtbDTDkrvx-FSQNvVtkar53amkpg5TjG5MlGBtERty40NBspOz09OsiCHOkxYeDOyQ31iWo/s1600/DI%20PAULLO.jpg


antes de serem proibidas
the answer, my friend, is blowing in the wind
the answer is blowingin the wind
quantas vezes deve um homem olhar para cima
para poder ver o céu
quantos ouvidos um homem deve ter
para ouvir os lamentos do povo
quantas mortes ainda serão necessárias
para que se saiba que já se matou demais
the answer, my friend, is blowing in the wind
the answer is blowing in the wind
quanto tempo pode uma montanha existir
antes que o mar a desfaça
quanto tempo pode um povo viver
sem conhecer a liberdade
quanto tempo um homem deve virar a cabeça
fingindo não estar vendo
the answer, my friend, is blowing in the wind
the answer is blowing in the wind.

 

Entendendo a canção:

01 – Começando, então, pelo título da canção, como pode-se dizê-lo de outra maneira, mantendo o seu significado?

      Pode ser parafraseado como "A resposta está no vento," mantendo o significado da ideia de que a resposta para as questões levantadas na música não é algo fixo, mas algo que está no ar, no vento, e não facilmente alcançável.

02 – Transcreva do texto versos que traduzam o quanto se deverá fazer para que se consiga o que se deseja:

      Os versos que expressam o quanto se deve fazer para alcançar o que se deseja incluem: "Quantos caminhos um homem deve andar" / "quantos mares uma gaivota irá cruzar" / "quanto tempo as balas dos canhões explodirão" / "quantas vezes deve um homem olhar para cima" / "quantos ouvidos um homem deve ter" / "quantas mortes ainda serão necessárias".

03 – Em que versos pode-se perceber que o poeta é contra a guerra.

      Os versos que indicam que o poeta é contra a guerra incluem: "quanto tempo as balas dos canhões” / “explodirão” / “antes de serem proibidas".

04 – Qual a ideia contida nos versos “quanto tempo um homem deve virar a cabeça / fingindo não estar vendo”?

      A ideia contida nos versos "quanto tempo um homem deve virar a cabeça / fingindo não estar vendo" sugere que o poeta está questionando por quanto tempo as pessoas podem ignorar ou fechar os olhos para as injustiças e problemas do mundo, fingindo não ver ou não se importar. Esses versos parecem transmitir a importância de enfrentar os problemas e não ignora-los.

 

 

 

ATIVIDADES SOBRE O FILME: 31 MINUTOS - ÁLVARO DÍAZ, PEDRO PEIRANO - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): 31 MINUTOS

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLZDEQI4C4ewDlYJOn0bdGkX708JehroDV4ZHXv7su7sjyIDVPb4mgrhCTISUWGVj_Yneqi4Ws6IG8speo0vhL_sM2f2zJ3zkBXgrK66FiPW1Tz8tUbal89c4H5-aNDJmtq2CR5bKTO48L64T_dClP5oXJslKMqbYIxJqDk8SCLkKmpFj74cmDFVD4tjU/s320/31.jpg

Data de lançamento: 3 de agosto de 2012 (1h 20min

Gênero: Comédia, Fantasia.

Direção: Álvaro Díaz, Pedro Peirano.

Roteiro: Álvaro Díaz, Pedro Peirano.

Elenco: Márcio Garcia, Álvaro Díaz, Daniel de Oliveira.

Título original: 31 Minutos

SINOPSE

A partir de 3 anos

        Juanín atua como produtor no famoso noticiário de TV 31 Minutos. Ele é o último de sua espécie, uma raridade que desperta o interesse de uma malvada colecionadora de animais em extinção conhecida como Cachirula. Ela só precisa dele para completar sua exótica coleção. Contando com a ajuda de Tio Careca, ela dá início a uma caçada pelo último membro dos juanines. Juanín acaba raptado e levado até o fantástico castelo de vilão, onde são mantidos todos os animais de sua coleção. A atrapalhada equipe do programa 31 Minutos irá procurar pelo amigo e companheiro de trabalho, sem saber que acabarão enfrentando um verdadeiro exército.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o papel de Juanín no noticiário de TV 31 Minutos?

      Juanín atua como produtor no noticiário de TV 31 Minutos.

02 – Quem é Cachirula e qual é seu objetivo em relação a Juanín?

      Cachirula é uma malvada colecionadora de animais em extinção. Ela está interessada em Juanín para completar sua exótica coleção de animais raros.

03 – Quais personagens do programa 31 Minutos se unem para resgatar Juanín?

      A atrapalhada equipe do programa 31 Minutos se une para resgatar Juanín. Isso inclui personagens como Tio Careca.

04 – Onde Juanín é levado após ser raptado por Cachirula?

      Juanín é raptado e levado até o fantástico castelo do vilão, onde são mantidos todos os animais da coleção de Cachirula.

05 – Quais desafios a equipe do programa 31 Minutos enfrenta ao procurar por Juanín?

      A equipe do programa 31 Minutos enfrenta o desafio de enfrentar um verdadeiro exército enquanto procura por Juanín no castelo de Cachirula.

ATIVIDADES SOBRE O FILME: AS MONTANHAS DA LUA - BOB RAFELSON - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): AS MONTANHAS DA LUA

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirySj4j2uTcMKmuSjg4v3guMfmSC2qwQ1iyqlMavIAyDdIqjG_gTAKZAQzfQmch71pdCKNfHGs6fEtoMGOKUFJunx20-1g5ekC73IMBDdOwob5RXeey5TfgP-ExxApNTHrGbXOJhRIEAzvosqLlMKJUjazOCnI6IqU6iOBNr1VAVH1gkEQPEaKYMH75rk/s320/montanhas.jpg

Data de lançamento desconhecida (2h 16min)

Gênero: Aventura, Drama, Histórico.

Direção: Bob Rafelson.

Roteiro: Bob Rafelson.

Elenco: Richaard E. Grant, Lain Glen, Fiona Shaw.

Título original: Mountains of the Moon

SINOPSE

        O filme narra a trajetória do Capitão Richard Francis Burton, e da expedição do tenente John Hanning Speke para encontrar a fonte do rio Nilo, em nome do Império Britânico, na época sob o comando da rainha Victoria. O longa apresenta a história de sua reunião, a amizade deles em meio a dificuldades, e o decorrer da viagem.

Entendendo o filme:

01 – Quem dirigiu o filme "As Montanhas da Lua"?

      O filme "As Montanhas da Lua" foi dirigido por Bob Rafelson.

02 – Qual é a premissa principal do filme?

      A premissa principal do filme é a narrativa da expedição liderada pelo Capitão Richard Francis Burton e o tenente John Hanning Speke, que buscam encontrar a fonte do rio Nilo em nome do Império Britânico durante o reinado da rainha Victoria.

03 – Quais atores desempenham papéis principais no filme?

      Os atores Richard E. Grant, Iain Glen e Fiona Shaw desempenham papéis principais no filme.

04 – Qual é o gênero principal do filme "As Montanhas da Lua"?

      O filme "As Montanhas da Lua" é uma aventura histórica e drama.

05 – O que é o objetivo principal da expedição liderada pelos personagens principais do filme?

      O objetivo principal da expedição liderada pelo Capitão Richard Francis Burton e pelo tenente John Hanning Speke é encontrar a fonte do rio Nilo em nome do Império Britânico, explorando as Montanhas da Lua na África Central.

06 – No filme, como o mundo africano e o mundo europeu são representados?

      O mundo africano é apresentado como atrasado, primitivo, exótico, inferior, seus líderes aparecem exageradamente cruéis e violentos. Em contraposição, o mundo europeu é apresentado como o certo, o superior. A sociedade europeia aparece a partir do ponto de vista da elite, da aristocracia, sendo os europeus mostrados como os destemidos, os justos.

07 – Que ideologias aparecem e sustentam a estrutura do filme?

      O filme aborda a ideologia imperialista que sustentava a exploração e a expansão europeia na África durante o século XIX. Os personagens principais, como o Capitão Richard Francis Burton e o tenente John Hanning Speke, representam a ideologia imperialista britânica, que buscava explorar e dominar territórios africanos em nome do Império Britânico. Além disso, o filme também destaca a busca pelo conhecimento científico como uma motivação subjacente, mostrando como a ciência estava ligada ao impulso imperialista.

08 – Destacando o processo de roedura, como funcionou o processo de infiltração dos europeus no território africano?

      Conforme vão procurando a nascente do Nilo, vão adentrando na parte ainda não explorada por europeus, contribuindo para o processo de roedura do continente. É importante observar que nesse processo, vão encontrando povos diferentes.

09 – Como vimos, no século XIX a África passou por um processo paulatino de dominação.

a)   De que forma o europeu dominou culturalmente o continente africano?

O domínio cultural europeu sobre a África no século XIX foi exercido por meio de várias estratégias. Os europeus impuseram suas línguas, sistemas legais, religiões e valores culturais aos africanos, muitas vezes substituindo as tradições locais. Além disso, instituições educacionais europeias foram estabelecidas para ensinar a cultura ocidental e os princípios coloniais aos africanos. Isso levou a uma profunda influência cultural europeia sobre a África.

b)   Explique o processo de assimilação e aculturação.

O processo de assimilação envolveu os europeus incentivando ou forçando os africanos a adotar costumes, línguas e modos de vida europeus. Isso frequentemente ocorria em níveis educacionais e sociais, onde os africanos eram encorajados a se tornarem mais "europeus" em sua cultura e identidade. Por outro lado, a aculturação envolvia a absorção de elementos da cultura europeia pelos africanos, muitas vezes como uma forma de adaptação às novas realidades coloniais. No entanto, é importante notar que tanto a assimilação quanto a aculturação foram frequentemente impostas aos africanos como parte da dominação colonial, e não necessariamente como escolhas voluntárias.