quinta-feira, 7 de novembro de 2024

LENDA: ZUMBI VIVE - LUÍS DA CÂMARA CASCUDO - COM GABARITO

 Lenda: Zumbi vive

           Luís da Câmara Cascudo

        Na serra da Barriga, Alagoas, durante 63 anos viveram negros livres, no Quilombo dos Palmares. Fugiram de fazendas, engenhos, cidades e vilas e fundaram um Estado autônomo. Elegiam, vitaliciamente, um Zumbi, senhor da força militar e da lei tradicional. Não havia ricos nem pobres, furtos nem injustiças. Famílias nasceram e, com elas, cidadãos palmarinos.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivQ5rLFVzeY1RjOI0rQBs620R4x5_TtrjlShwipEiXKIENY43SmfPLxVL73YJN6ZowU9epDZnC5OKSl_eQ3c46S-FjIfFF_PA5A3TGOsVkaeE_fpFFRU4T_uPdtYlAz0VsMa0KY3mqylMrdLK7Pb6aV0kM_c_jj7n4NPbZWkYuKxabOy2GRyuj92MUbuU/s1600/ZUMBI.jpg

     No pátio central, aringa africana (campo fortificado), residia Zumbi. Ali, distribuía justiça, exercitava tropas, comandava festas e acompanhava o culto, religião espontânea, aculturação de catolicismo com rituais do continente negro. Atraia esperança de todos os escravos chibateados que, de todos os cantos, vinham para
se juntar a Zumbi.

        Em 1695, sete mil veteranos, comandados por grandes chefes de guerra, marcharam sobre Palmares. Zumbi venceu o combate. O inimigo recompunha-se, incendiava, prendia, trucidava.

        Quando a derradeira cerca se espatifou, Zumbi correu até o ponto mais alto, de onde o panorama era completo. Com seus companheiros, olhou o final da batalha. Brandiu a lança e saltou para o abismo. Seus generais o acompanharam, fiéis ao Rei e ao Reino vencidos. A data é dada como 20 de novembro de 1695.

        Em certos pontos da serra ainda estão visíveis as pedras negras das fortificações. E vive a lembrança do último Zumbi, Rei dos Palmares, guerreiro que viveu na morte seu direito de liberdade e de heroísmo.

        20/11 é o Dia Nacional da Consciência Negra.

Cascudo, Luís da Câmara. Lendas brasileiras. São Paulo: Global Editora, 2001. Almanaque. Brasil. São Paulo, n. 56, nov. 2003, p. 40.

Fonte: Português – José De Nicola – Ensino médio – Volume 1 – 1ª edição, São Paulo, 2009. Editora Scipione. p. 92.

Entendendo a lenda:

01 – Qual a importância do Quilombo dos Palmares na história do Brasil?

      O Quilombo dos Palmares representa um dos maiores símbolos de resistência à escravidão no Brasil. Foi um Estado livre, autossuficiente e democrático, onde negros fugidos construíram uma sociedade alternativa aos valores da colonização portuguesa.

02 – Quem era Zumbi e qual o seu papel no Quilombo dos Palmares?

      Zumbi era o líder militar e espiritual do Quilombo dos Palmares. Ele era responsável por liderar as tropas em batalhas contra os portugueses, tomar decisões importantes para a comunidade e manter a ordem interna do quilombo.

03 – Como era a vida no Quilombo dos Palmares?

      A vida no Quilombo dos Palmares era marcada pela liberdade, igualdade e autonomia. Os habitantes cultivavam a terra, criavam animais, praticavam suas próprias religiões e viviam em comunidade, sem a hierarquia social da sociedade escravista.

04 – Por que Zumbi e seus guerreiros escolheram a morte em vez da captura?

      A escolha pela morte demonstrava a profunda resistência e o amor à liberdade dos palmarinos. Preferiram a morte à escravidão e à submissão aos portugueses, perpetuando assim o legado de luta do quilombo.

05 – Qual o significado do dia 20 de novembro na história brasileira?

      O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi, foi instituído como o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa data serve para lembrar a luta dos negros escravizados no Brasil, celebrar a cultura afro-brasileira e promover a igualdade racial.

06 – Qual o legado de Zumbi dos Palmares para a sociedade brasileira atual?

      Zumbi é um símbolo de resistência, luta por liberdade e igualdade. Seu legado inspira movimentos sociais que buscam justiça social e racial, além de fortalecer a identidade negra no Brasil.

07 – Quais as principais características da religião praticada no Quilombo dos Palmares?

      A religião praticada no Quilombo dos Palmares era uma mistura de crenças africanas com elementos do catolicismo. Era uma religião sincrética, que expressava a espiritualidade dos africanos escravizados e permitia a manutenção de suas tradições culturais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário