APÓLOGO: A Hístória do Lápis
O menino olhava a avó
escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo
uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e
comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você,
é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou
usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis,
intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os
lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como
você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las,
será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
Primeira qualidade: você pode
fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia
seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo
em direção à Sua vontade.
Segunda qualidade: de vez em
quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso
faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado.
Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa
melhor.
Terceira qualidade: o lápis
sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado.
Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas
algo importante para nos manter no caminho da justiça.
Quarta qualidade: o que
realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite
que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a quinta qualidade
do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você
fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação. Autor desconhecido. In: http://mariasdeoliveira.blogspot.com.br/2013/08/reflexao.html
Entendendo o texto
01-A finalidade desse
texto-discurso é:
a- informar;
b- criticar;
c- transmitir ensinamento;
d- provocar humor.
02-Marque (V) para efeitos de
sentidos apropriados ao texto-discurso e (F) para os efeitos de sentidos não
apropriados.
a-( V
) percebe-se o discurso de defesa da fé religiosa em Deus
b-( V)
percebe-se o discurso de defesa da resignação perante os sofrimentos da vida
c-( F
) percebe-se o discurso de persistência nos comportamentos equivocados
d-( V
) percebe-se o discurso de defesa da correção de atitudes equivocadas
e-( F
) percebe-se o discurso de desvalorização do mundo psíquico-interior
f-( V )
percebe-se o discurso de valorização do mundo psíquico-interior
g-( V
) percebe-se o discurso de que nossas ações deixam consequências
03-O ensinamento transmitido,
ao dizer como devemos nos comportar, em nível subentendido, faz oposição a uma
prática social que, segundo o discurso, não deveríamos adotar:
a- opõe-se à prática social da
fé;
b- opõe-se à prática social da
autoavaliação dos erros;
c- opõe-se à prática social de
buscar ensinamento mesmo nas dores;
d- opõe-se à prática
social da irresponsabilidade que age sem medir consequências.
04-Qual a tese central
defendida pela personagem avó para que o personagem neto incorpore as cinco
qualidades do lápis?
a- ficará sempre em
paz com o mundo;
b- será temente a Deus;
c- suportará as dores;
c- corrigirá seus próprios
erros.
05-No trecho “Quarta
qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma
exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide
daquilo que acontece dentro de você.”, a conjunção grifada introduz:
a- uma explicação para o que
foi dito antes;
b- uma adversidade em relação
ao que foi dito antes;
c- uma conclusão
para o que foi dito antes;
d- uma finalidade para que o
foi dito antes.
06-A que ou a quem se referem
as palavras ou expressões grifadas no texto-discurso?
As palavras e
expressões grifadas geralmente se referem ao lápis, mas também podem ter um
significado mais amplo, representando qualidades ou atitudes humanas.
07-No trecho “A avó parou
a carta, sorriu, e comentou com o neto...”, os
verbos grifados são conjugações de qual verbo dicionarizado na forma
infinitiva?
Parar (parou), sorrir
(sorriu), comentar (comentou).
08- No trecho “A avó parou
a carta, sorriu, e comentou com o neto...”, quem é
o sujeito dos verbos sublinhados?
O sujeito dos verbos é
"a avó".
09-Resuma o ensinamento
presente em cada uma das qualidades enumeradas no texto-discurso.
Primeira qualidade:
Devemos reconhecer a existência de uma força superior que nos guia.
Segunda qualidade: É
preciso enfrentar as dificuldades para crescer e amadurecer.
Terceira qualidade:
Errar é humano, e a capacidade de corrigir os erros é fundamental para o
aprendizado.
Quarta qualidade: O
que realmente importa são as nossas qualidades interiores, não as aparências.
Quinta qualidade:
Nossas ações têm consequências, e devemos ser conscientes delas.
10-Produza um texto –discurso,
usando como comparação outros objetos, que não o lápis, mas que também
serviriam de modelo para termos boas qualidades. Seja criativo!!!
Exemplo:
"Assim como uma árvore, você deve ter raízes fortes para se manter
firme diante das tempestades da vida. Suas raízes são seus valores, sua família
e suas crenças. O tronco representa sua força interior, que te permite crescer
e alcançar novas alturas. Os galhos são suas conquistas e experiências, que te
moldam e te ajudam a evoluir. E as folhas são seus sonhos e aspirações, que te impulsionam
a buscar um futuro melhor."
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