sexta-feira, 29 de novembro de 2024

FÁBULA: A FÁBULA DO PORCO -ESPINHO - COM GABARITO

 A Fábula do Porco-espinho

 Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.


Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHRRZoDf3TWjZMt2cG8wtl8K3z9MxUSsThii__ro7wPH1PjOvA0spqKFEjE3kKiJ4wetHuf5B-7KjWHPKHbAE5cdA9k5Y4PtoLUkhvfJHd5pxPP___JokfhsPvU0WSdXg4h4fbBh96eul8XT69cY8nYjLMYnuI3mPmyYD99REkpokHeYjSlDZGGmrTpwU/s320/PORCO.jpg

Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.

Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.

E assim sobreviveram.

Moral da História: O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e a valorizar suas qualidades.

(Autor desconhecido)

Entendendo o texto

 

01-  Transcreva apenas os efeitos de sentidos pertinentes à fabula:

 a- percebe-se um discurso contra a intolerância;

            b- percebe-se uma defesa do individualismo;

            c- percebe-se uma defesa da aceitação das diferenças;

            d- percebe-se uma defesa da perfeição humana;

            e- percebe-se uma defesa da tolerância com outros;

            f- percebe-se uma defesa da aprendizagem da paciência com o próximo;

            g- percebe-se uma crítica aos defeitos dos outros;

            h- percebe-se uma defesa da harmonia humana;

             i- percebe-se uma desvalorização da solidão

   02-O objetivo central desse texto-discurso é:

         a- informar;

         b- divertir;

         c- criticar;     

         d- ensinar

03-Na fábula, os espinhos dos personagens simbolizam:

        a- as dificuldades da vida;

        b- os lamentos da vida;

         c- os desapontamentos causados pelas ações outros;

       d- a maldade dos outros

  04-Na fábula, o calor dos personagens implicava na possibilidade de continuarem vivos ou não. Portanto, o calor simbolizou:

      a- a  importância que os outros tem;  

      b- a necessidade que temos dos outros;

      c- a convivência harmônica que temos com os outros;

      d- a qualidade dos outros

05-A fábula acima faz oposição moral a um tipo de comportamento. Qual?

      a- à solidariedade;

      b- à intolerância;

      c- à aceitação das diferenças;

      d- ao coletivismo

06-Em “ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.”, a conjunção grifada demarca:

     a- que se trata de adição de argumentos do mesmo nível;

     b- que se trata de argumentos adversos com o primeiro se sobrepondo ao segundo;

     c-  que se trata de argumentos alternativos a serem escolhidos;

     d-que se trata de argumentos hipotéticos a serem considerados

 07-Em “Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.”, a expressão sublinhada sugere:

     a- referência a um continente geográfico;

     b- referência aos polos planetários, Norte e Sul;

    c- referência a um período histórico;

    d- referência à Idade Média

08-Segundo a fábula, o que causava a morte dos animais:

    a- os espinhos;

    b- o calor;

    c- a solidão;

    d- o frio.

09-Segundo a fábula, o que fez com que os porcos-espinhos se afastassem um dos outros:

    a- o egoísmo;

    b- os espinhos de cada um;

    c- a sabedoria;

    d- o frio

10-Em “E assim sobreviveram.”, a palavra sublinhada demarca:

    a- contradição;

    b- causa;

    c- modo;

    d- hipótese

11-Comente o discurso “cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e a valorizar suas qualidades....

Este trecho resume a moral da fábula, enfatizando a importância da aceitação das diferenças e da valorização das qualidades do outro para construir relacionamentos saudáveis e duradouros. A frase sugere que a perfeição não existe e que é necessário aprender a conviver com as imperfeições, tanto as nossas quanto as dos outros.

12-E para você, como deve ser um relacionamento para ser satisfatório? Produza um texto-discurso, discutindo a sua visão sobre as formas de se relacionar.

Um relacionamento satisfatório é construído sobre a base da confiança, respeito mútuo e comunicação aberta. É fundamental aceitar as diferenças do outro, valorizar suas qualidades e estar disposto a perdoar e aprender com os erros. Aprender a conviver com as imperfeições é essencial para construir laços profundos e duradouros.

A comunicação é a chave para qualquer relacionamento. É preciso saber expressar seus sentimentos e necessidades de forma clara e assertiva, ao mesmo tempo em que se mostra aberto para ouvir e compreender o outro. O respeito mútuo implica em reconhecer o valor do outro e tratar cada um com a mesma dignidade e consideração que se espera receber.

A confiança é construída ao longo do tempo, através de atitudes consistentes e demonstrações de carinho e cuidado. É importante ser leal, honesto e confiável em todas as situações.

Em um relacionamento saudável, ambos os parceiros se sentem seguros e apoiados para serem quem são. É importante que cada um tenha sua individualidade e espaço para crescer, mas que ao mesmo tempo se sintam conectados e parte de um todo.

Em resumo, um relacionamento satisfatório é aquele que permite que ambos os parceiros se desenvolvam como pessoas e construam uma vida juntos, repleta de amor, companheirismo e felicidade.

 

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