FILME(ATIVIDADES): VERÔNICA
Andreia Beltrão faz o papel de
Verônica, uma professora de escola pública que, igual a muitas de sua
profissão, ganha pouco, sonha em acertar na loteria, enfrenta uma sala de aula
lotada de crianças barulhentas e, apesar disso tudo, procura fazer o melhor que
pode em seu trabalho. Mora sozinha num quartinho apertado, tem uma mãe doente e
enfrenta um processo de separação. Uma vida nada fácil, porém bem previsível,
até que um dia um simples favor que ela presta a uma colega de trabalho irá
mudar sua rotina para sempre. Ela não imaginava que deixar um de seus alunos na
casa dele iria causar tanto rebuliço. A partir desse dia, ela precisaria se
esconder dos traficantes para salvar o garotinho que ficará repentinamente
órfão e não tinha para onde ir.
O filme traz cenas de bastante tensão
como quando Verônica corre com o garoto para tentar se esconder dos bandidos.
Traz também momentos de muita ternura, como quando ela decide adotar o menino.
O envolvimento dos policiais com o tráfico é a realidade retratada no filme,
que também se preocupou em mostrar que ainda existem policiais isentos de
corrupção. O filme, no todo, é agradável de se vê não só pela correria de
Verônica sob estampidos de tiros, como pelo perfil de mulher estampado,
corajosa, guerreira, cheia de caráter e pela tocante mudança nos corações dos
personagens (Verônica e seu aluno), que constroem uma sólida relação de afeto
em meio ao drama que vivenciam.
Exemplo de atividades sobre
o filme Verônica.
I – Organização do roteiro.
01 – Relacione às cenas à devida
organização dos fatos:
(1)
Situação inicial de ausências de conflito.
(2)
Cria-se uma expectativa para os personagens.
(3)
Quebra
da expectativa.
(4)
Explode o conflito.
(5)
Busca
a solução do conflito.
(6)
Clímax
(auge da tensão).
(7)
Solução do conflito.
VERÔNICA:
( 4 ) Foge
dos traficantes.
( 1 ) Dá
aulas e reclama da vida.
( 6 )
Enfrenta seus adversários face a face.
( 5 )
Procura a ajuda de pessoas como o ex-marido, Celma, uma amiga de escola.
( 7 )
Consegue fugir para fora da cidade com a criança com a ajuda do ex-marido.
( 3 ) Ao
tentar deixar o garoto em casa, descobre que os pais dele foram assassinados.
( 2 )
Leandro ganha um pen drive, seus pais são mortos e ninguém aparece para
busca-lo na escola.
II – Compreensão do filme:
02 – Como Verônica é caracterizada?
Uma professora de escola pública,
ganha pouco e sonha em acertar na loteria.
03 – Que objetivo funciona como o fio
condutor da história?
Pen-drive.
04 – O filme é composto de vários picos de
tensão. Cite três momentos desses.
1° -
Quando Verônica vai levar o menino em casa e descobre que os pais foram
assassinados.
2° - Quando os policiais vão na
escola e Verônica diz que não sabe de Leandro, e ele estava no banheiro.
3° - No final, quando o policial
amigo do ex-marido vai atirar nela, e o ex-marido atira primeiro nele, a
salvando.
05 – O encadeamento de ações acarreta
transformações nos personagens. Que mudança ocorreu nos planos de vida da
Verônica?
De uma vida pacata de professora,
para uma fugitiva da polícia corrupta e dos traficantes.
III – Interpretação dos
dados do filme:
06 – O pai de Leandro previa ser morto?
Quais as causas da morte no tráfico de drogas? E como combater o tráfico?
As causas são
dívidas com traficantes, confronto pelo controle de pontos de drogas, por
desacerto entre criminosos, e em alguns casos quando descobre um X-9
(informante) entre eles, que foi o caso do pai de Leandro.
Apesar de vigorosas tentativas realizadas
pela polícia e justiça das mais diversas nações, o mal continua a alastrar-se.
Enquanto parte da sociedade estiver voltada ao consumo de entorpecentes, os
cartéis encontrarão uma forma de levar a droga até eles – custe o que custar.
Só podemos banir a droga se o consumidor, o próprio indivíduo se desinteressar
por ela.
07
– O filme denuncia muitas questões sociais. Cite algumas dessas questões.
Denuncia –
violência nas favelas próxima a escola; corrupção de policiais; tráfico de
drogas; entre outros.
08 – A escolha do local nunca é por
acaso. Por que a história se passa no Rio de Janeiro?
Por ser um local com o maior número
de favela e conflito entre polícia e traficantes.
IV – Intertextualidade:
09 – O que chama a atenção no filme é seu
poder de verossimilhança (de parecer possível a história acontecer). Nesse
aspecto, diferencia-se do romantismo, no qual tudo é idealizado. No entanto,
Verônica tem algo em comum com as heroínas românticas? O que?
Sim, pois tem perfil feminino, como
as mulheres fantásticas do romantismo que, ao mesmo tempo são delicadas e
fortes, submissas e sedutoras. São mulheres que, mesmo sob um olhar romântico,
em uma época onde não se cogitava que a mulher tivesse o poder de decisão,
apresentam outra postura, não são submissas ao sistema da sociedade vigente.
V – Produção textual:
10 – Escolha uma cena do filme e
descreva-a de forma envolvente.
Resposta
pessoal.
Esse texto não seria uma resenha?
ResponderExcluirSim
ResponderExcluir