domingo, 9 de julho de 2017

REPORTAGEM:O MISTÉRIO DOS BRINQUEDOS DESAPARECIDOS - FOLHA DE S.PAULO - COM GABARITO


Meninos e meninas que estão saindo da infância e entrando na adolescência ainda gostam de brincar, mas, muitas vezes, sentem vergonha disso e até brincam em segredo.


REPORTAGEM: O MISTÉRIO DOS BRINQUEDOS DESAPARECIDOS 

Meninos e meninas que começam a sair da infância contam que ainda gostam de brincar – mas em segredo. Responda rápido: boneca ou show da Avril Lavigne? Carrinho ou videogame? Bola ou bate-papo na internet? [...] “Ou” é uma palavra que quer dizer “alternância, exclusão, dúvida e incerteza”. É a palavra que bem define uma fase vivida por meninos e meninas com nove, dez e onze anos de idade, quando a boneca, a bola e o carrinho já nem sempre estão nas listas de “melhores amigos”, mas ainda não foram parar no fundo do armário ou no quartinho da bagunça. É quando a palavra “criança” já começa a ficar pequena para alguém que esticou, mudou de preferências e começa a virar pré-adolescente, um ensaio para a adolescência. É ser “meio-termo, nem criança nem adolescente”, define Sophia, 10. E aí os objetos da infância – os brinquedos – até viram um segredo guardado a sete chaves. Assim acontece com Dora, 9, dona da boneca Lili, um presente da avó da menina, num tempo em que ela só gostava de bonequinhas. De vez em quando, lá está ela brincando com a Lili, seu brinquedo de estimação. Mas Dora conta isso meio baixinho: “Acho que não tenho mais idade para brincar de boneca, eu fico com vergonha”. Para as amigas, ela explica que Lili é só “enfeite” 01 05 10 15 .2. do quarto. “Eu não sei se elas [as colegas] ainda brincam, vai que elas já pararam e só eu que brinco”, raciocina. Às vezes, criança e, às vezes, mocinha, Clara, 10, gosta de “trocar roupinhas da boneca” e curte o som de Avril Lavigne, cantora que arrastou a menina para seu primeiro show de rock. “Não brinco mais que a boneca é minha filhinha, essas coisas, mas gosto de escolher a roupa que ela vai usar”, explica. Gabriella, 11, conta que as meninas de sua idade têm mesmo vergonha de falar que gostam de boneca porque isso “é infantil”. Ela mesma diz que hoje prefere ficar conversando com as amigas. Falando de quê? “Sobre... sobre... sei lá, às vezes, sobre meninos.” Já Thiago, 10, diz que não tem vergonha de inventar corrida com os carrinhos que coleciona. Coloca os carros em fila, faz barulho de motor em movimento: “Vruum, vruum, vruum!”, e planeja: “Só vou deixar de brincar de carrinho com 12 anos, aí vou estar mais velho”. A menina Ana, 9, explica um pouco como são essas mudanças: “A gente vai crescendo e deixando os brinquedos de lado, porque cansa”. “Quase adolescente” tem Dia da Criança O menino Kevin, 10, diz que a vantagem de ser pré-adolescente – ou “um quase adolescente” – é ter ainda Dia da Criança. Carrinho ou bonequinho de presente? Não, ele já encomendou para a avó um game de futebol. Seu amigo de escola, Mathias, 9, está na mesma onda: vai ganhar um videogame novinho. E não são só eles: Carolina escolheu uma bolsinha, Sophia deseja um toca-MP3 e Thiago quer uma fita do Harry Potter. Ninguém pediu brinquedo. [...] Gabriela Romeu.

        Folhinha, suplemento infantil do jornal Folha de S. Paulo, 8 de out. 2005. p.4-5.

        A partir da leitura do Texto, “O mistério dos brinquedos desaparecidos”, faça as questões a seguir.
1 -  O Texto afirma que “Meninos e meninas que começam a sair da infância contam que ainda gostam de brincar – mas em segredo”. A origem de manter a brincadeira em segredo é:
      A – ( ) a dificuldade de achar um lugar calmo.
      B – ( ) a preocupação de estragar o brinquedo.
      C – ( ) o medo de serem criticados pelos amigos.
      D – (X) o prazer de ficar sozinho.
      E – ( ) a má vontade de emprestar o brinquedo.

2 -  O verbo esticar, em “... para alguém que esticou...” (l. 7), significa:
      A – (X) trocar de posição.  
      B – ( ) mudar de lugar.
      C – ( ) consertar a postura.
      D – ( ) tornar-se maior.
      E – ( ) ajeitar o corpo.  

3 -  De acordo com as informações contidas na reportagem, só não se pode afirmar que:
      A – ( ) a incerteza é uma das características das fases vividas pelos meninos e meninas com idade entre 9 e 11 anos.
      B – ( ) as aspas foram usadas com uma única finalidade: reproduzir a fala dos entrevistados.
      C – (X) o texto revela que os “melhores amigos” dos jovens não ficaram esquecidos dentro dos armários.
      D – ( ) todos os entrevistados são crianças de, no máximo, 11 anos de idade.
      E – ( ) a expressão “segredo guardado a sete chaves” é um exemplo de linguagem figurada.

4 -  Em “E aí os objetos de infância – os brinquedos – até viram...” (l. 10), o emprego do duplo travessão:
      A – ( ) introduz uma explicação sobre o termo anterior.
      B – ( ) introduz uma descrição física.
      C – ( ) separa o vocativo do resto da frase.
      D – ( ) estabelece uma ideia de comparação.
      E – (X) intercala a fala do personagem.

5 - “Seu amigo de escola, Mathias, 9, está na mesma onda...” (l. 33) É correto afirmar que, de acordo com a passagem acima, estar na mesma onda é:
      A – ( ) fazer algo diferente da maioria.
      B – (X) não pedir brinquedo no Dia da Criança.
      C – ( ) preferir as brincadeiras infantis.
      D – ( ) não aceitar a entrada na pré-adolescência.
      E – ( ) permanecer com atitudes que caracterizam as crianças pequenas.

6 -  Entre o mundo das bonecas e o universo das mocinhas, ela já começou a frequentar espetáculos musicais. A que menina referem-se as características acima?
      A – ( ) Dora
      B – ( ) Gabriella
      C – (X) Sophia
      D – ( ) Clara
      E – ( ) Ana .

 7 - O vocabulário destacado em cada frase a seguir pode significar: somente, apenas ou sozinho(a). Em que opção ele assume o último significado citado?
      A – ( ) Ela só gostava de bonecas.
      B – ( ) A boneca é só um enfeite.
      C – ( ) Você só quer brincar de boneca?
      D – (X) As amigas delas só falam sobre os meninos.
      E – ( ) Ele brinca e não se sente só.

8 - É correto afirmar que o texto lido:
      A – ( ) oculta o comportamento dos pré-adolescentes.
      B – ( ) desvenda e explica o mistério anunciado no título.
      C – (X) cria ainda mais mistério para o leitor.
      D – ( ) aponta o entrevistado Kevin como o único que não vê vantagem em ser pré-adolescente.
      E – ( ) mostra a igualdade de atitude dos entrevistados Thiago e Dora, em relação aos brinquedos que possuem.

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