sábado, 22 de julho de 2017

INTERJEIÇÃO - CONCEITO E ATIVIDADES COM GABARITO


INTERJEIÇÃO

Conceito: É a palavra que procura expressar, de modo vivo, um sentimento. Como surpresa, alegria, aplauso, emoções.
Ex.: Puxa! Isso é que foi jogo! (Satisfação)
      Caramba! É verdade que isto é para mim? (Surpresa).

Classificação da interjeição:
        As interjeições classificam-se segundo as emoções ou sentimentos que exprimem:

Aclamação: Viva!
Advertência: Alerta! Atenção! Calma! Cuidado! Devagar! Fogo! Olha!
                       Sentido!
Agradecimento: Grato! obrigado!
Afugentamento: Arreda! Fora! Passa! Rua! Sai!
Alegria: Ah! Eh! Oh! Oba! Eta! Aleluia! Viva!
Alivio: Ah! Arre! Uf! Ufa!
Animação: Avante! Coragem! Força! Vamos! Eita!
Apelo, chamamento, pedido: Alô! Hei! Psiu! Socorro! Ô! Ô!
Aplauso: Apoiado! Bravo! Bis! Parabéns! Isso! Ótimo!
Aversão: Xi! Ih! Credo!
Cessação: Basta! Chega!
Concordância: Claro! Ótimo! Sim!
Desapontamento: Uai! UÉ! Ah!
Desejo: Oxalá! Pudera! Tomara!
Dor: Ah! Oh! Ai! Ui!
Espanto: Puxa! Nossa!
Impaciência: Hum! Puxa!
Pena: Oh! Coitado!
Reprovação: Francamente! Ora!
Satisfação: Boa! Oba! Opa!
Saudação: Ave! Olá! Oi! Salve! Adeus! Viva!
Silêncio: Psiu, Pst! Silêncio!
Terror, medo: Uh! Ui! Credo! Cruzes!

Atividades:
1 – Identifique as interjeições e as locuções interjetivas das frases.
a)     Xi! meu dinheiro acabou...
b)    Bom dia, rapazes!
c)     Cuidado! Você pode se machucar!
d)    Adeus, crianças!
e)     Ai! é meu pé que está embaixo!
f)      Meu Deus! Que miséria!
g)     Ai de mim, se não fizer a lição!

2 – Elabore cinco frases utilizando interjeições ou locuções interjetivas.
     Resposta pessoal.

3 – Identifique as interjeições e classifique-as conforme os sentimentos ou emoções que exprimem.
a)     Obrigada, é muita gentileza de sua parte.
Agradecimento.

b)    Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho!
Alívio.

c)     Ah! Você aqui a esta hora!
Espanto, admiração.

d)    Puxa! Pensei que não viesse mais.
Impaciência.

e)     Calma, que tudo acabará bem.
Advertência.

f)      Ora! Não foi assim que eu expliquei a questão.
Reprovação.

g)     Ih, que bagunça está aqui!
Aversão.

h)    Olá! Que bom revê-lo!
Alegria.

i)       Nossa, que lugar lindo!!!
Admiração.

j)       Puxa! Você é realmente um artista.
Admiração.

k)     Oba! A festa vai começar!
Alegria.

l)       Oxalá os preços fiquem realmente estabelecidos!
Desejo.

m)  Psiu! As crianças estão dormindo.
Silêncio.

n)    Credo, que coisa horrível!
Terror, medo.

4 – Complete com Oh! ou Ó.
a)     ( Ó ) céus, ninguém me entende?
b)    ( Oh! ) voltastes!
c)     ( Oh! ) quantos presentes!
d)    ( Ó ) menino, andar aí é perigoso.
e)     ( Ó ) meu Deus! por que tanta injustiça?
       
EXERCÍCIOS:
1 – Identifique as interjeições:
a)     Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b)    Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c)     Temos a família reunida de novo. Viva!
d)    Você vai conseguir. Força!

2 – Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
 Alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração.
a)     Caramba! Como ela samba!
Admiração.

b)    Cuidado! Trecho sem acostamento!
Advertência.

c)     Oxalá os pais saibam compreendê-lo.
Desejo.

d)    Olá! Como passou a noite?
Saudação.

e)     Oba, as férias estão aí.
Alegria.

f)      Xi! Esse cara aqui de novo.
Aborrecimento.

3 – Faça como o exercício anterior.
Espanto – aplauso – preocupação- animação – pena.

a)     Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura.
Aplauso.

b)    Coragem, breve chegaremos!
Animação.

c)     Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho.
Pena.

d)    Epa, que barulho é esse aí na porta?
Preocupação.

e)     Céus, como mentem nossos políticos.
Espanto.

4 – Complete as frases abaixo com as interjeições do quadro:
      Alô – socorro – oxalá – ufa – passa – cuidado.
a)     Oxalá! Não chova amanhã.
b)    Cuidado! Escola!
c)     Alô?! Quem está falando?
d)    Socorro! Preciso de ajuda!
e)     Passa! Seu vira-lata sem dono!
f)      Ufa! Acabei a tarefa!

5 – Reescreva os trechos substituindo o que estiver em destaque por interjeições. Veja o exemplo:
     Já são oito horas – disse a mãe admirada.
     Puxa, já são oito horas – disse a mãe.

a)     Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.
Silêncio - Preciso explicar esse assunto.

b)    Consegui ser aprovado – gritou o menino com muito entusiasmo.
Oba, consegui ser aprovado – gritou o menino.

c)     Agora vamos ter a nossa casa- falou o pai, com alívio.
Ufa, agora vamos ter a nossa casa – falou o pai.

d)    Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com um ar de advertência.
Cuidado, não faça perguntas indiscretas – disse a mãe.

e)    O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito amedrontada.
Cruzes, o cachorro quase me mordeu – disse a menina.

6 – Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
“______ que nada tenha acontecido com Maurício.” “________! Com quem eu estou falando?” “_______, você fala demais!”
a)     Oxalá, hum, irra.
b)    Tchau, que pena, claro.
c)     Hum, claro, ué.
d)    Queira Deus, alô, bico calado.

7 – “Nossa Senhora! Como você pode fazer isso!” A locução interjetiva destacada expressa:
a)     Espanto.
b)    Saudação.
c)     Satisfação
d)    Desejo.

 8 – Assinale a oração que expressa pena:
     a) Chega! Não aguento mais!
     b) Quem me dera ganhar uma herança!
     c) Pobre coitado! Nem casa tem.
     d) Bravo! Cante mais uma vez.







19 comentários:

  1. Muito bom mesmo as atividades,
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Bom dia, Manauara. Geralmente da sim pra copiar, mas me passe seu email que te envio.
      Um abraco
      Profa Jaqueline

      Excluir
    2. Pode mandar no meu?

      julianocleverson@hotmail.com

      Obrigado,

      Excluir
  3. Pode me enviar?
    rosangelarpcampos@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. ME ENVIE, POR FAVOR!mairaantunesladeira01@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiara, tentei te enviar, mas o email voltou. Se possível me passe outro email.

      Excluir
  5. Minha professora passou no quadro não sabia que era desse sair e facilitou muito obg!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Amei a atividade, vc pode por gentileza me mandar por e-mail?
    mibarreto82@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Envie para o meu também
    danny199mafra@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir