– CLASSES GRAMATICAIS-ARTIGO/NUMERAL/PRONOME/PREPOSIÇÃO/ADJETIVO - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO
1 – Assinale a alternativa que apresenta erro no emprego do
artigo.
a) A beata elevava suas preces a Maria
Santíssima.
b)
Os franceses sempre mostraram grande devoção à Joana D`Arc.
c) O padre pregava que devíamos ter amor
a Deus.
d) Sua chegada a Portugal foi saudada
por todos que o admiram.
e) Os peregrinos rezavam em louvor a
Nossa Senhora de Fátima.
2 – Assinale a alternativa em que os topônimos não admitem
artigo:
a)
Portugal, Copacabana.
b) Petrópolis, Espanha.
c) Viena, Rio de Janeiro.
d) Madri, Itália.
e) Alemanha, Curitiba.
3 – Assinale a alternativa em que o emprego do artigo está
errado.
a) Vou a Campinas para gozar as minhas
férias.
b) Os turistas visitaram a Roma dos
césares.
c)
Ao chegarem à Madri, ficaram extasiados com tanta beleza.
d) O guia da excursão levou-nos a
Brasília.
e) Retornando à Roma dos Césares,
visitamos seus monumentos.
4 – Assinale a alternativa em que há erro no emprego do
artigo.
a) Os atiradores ficaram a pouca
distância do alvo.
b) Chegando à casa onde nasci,
lembranças passadas vieram-me à mente.
c)
Tendo retornado à casa meio embriagado, foi agredido pela mulher.
d) Indo a terá natal, os marinheiros
foram recebidos alegremente.
e) Ficou à margem dos acontecimentos,
pois queria espairecer.
5 – Assinale a alternativa errada.
a) A jovem cujo irmão venceu a corrida,
sentiu-se bastante feliz.
b) Os alunos, cujas notas foram baixas,
foram reprovados.
c) Sempre admirei mulheres as mais belas
possíveis.
d) Sempre admirei as mais belas
mulheres.
e)
Devemos louvar os homens os mais inteligentes.
6 – Em que alternativa o artigo tem o valor enfático.
a) Dirigimos a um menino que estava a chorar.
b) Ao dizer a uma jovem que a ama, assume um
compromisso.
c) O paciente foi operado por um médico habilíssimo.
d) O retorno da filha provocou uma alegria, há muito não visto.
e)
Falava com uma clareza
que a todos convencia.
7 – Em que alternativa o termo destacado indica aproximação?
a) Ao visitar uma cidade desconhecida, vibrava.
b)
Tinha, na época, uns
dezoito anos.
c) Ao aproximar de uma garota bonita, seus olhos brilhavam.
d) Não havia um só homem corajoso naquela guerra.
e) Uns dizem que
ela sabia tudo, outros que não.
8 – (FUVEST) – Na frase:
Meu livro e o de João..., o é:
a) Artigo definido.
b) Pronome pessoal do caso obliquo.
c)
Pronome demonstrativo.
d) Pronome relativo.
e) Pronome possessivo.
9 – (ITA) – Assinale o que estiver correto:
a) Seiscentismo se refere ao século XVI.
b) O algarismo romano da frase anterior
se lê: décimo sexto.
c) Duodécuplo significa duas vezes,
dodécuplo, doze vezes.
d)
Ambos os dois é forma enfática correta.
e) Quadragésimo, quarentena,
quadragésima, quaresma só aparentemente se referem a quarenta.
10 – (ITA) – Determine o caso em que o artigo tem valor
qualificativo.
a) Estes são os candidatos de que lhe
falei.
b)
Procure-o, ele é o médico! Ninguém o supera.
c) Certeza e exatidão, estas qualidades
não as tenho.
d) Os problemas que o afligem não me
deixam descuidado.
e) Muita é a procura; pouco é a oferta.
11 – (CEETSP) – Determine o único emprego errado do pronome
pessoal.
a) Com nós todos já ocorreu isso.
b)
Sobre ele e eu pesam sérias acusações.
c) Ajudemo-la que ela não se sente bem.
d) Tu a feres, mas não o fazes
impunemente.
e) Põe-nos aqui, foi daqui que tiraste
os livros.
12 – (UBERLÂNDIA) – Em uma destas frases, o artigo definido
está empregado erradamente. Em qual?
a) A velha Roma está sendo modernizada.
b) A Paraíba é uma bela fragata.
c) Não reconheço agora a Lisboa de meu
tempo.
d)
O gato escaldado tem medo de agua fria.
e) O Havre é um porto de muito
movimento.
13 – (MACKENZIE) – A única frase em que há erro no emprego do pronome oblíquo é:
a) Eu o conheço muito bem.
b) Devemos preveni-lo do perigo.
c) Faltava-lhe experiência.
d) A mãe amava-a muito.
e)
Farei tudo para livrar-te desta situação.
14 – (MACKENZIE) – Indique quando, na segunda frase, ocorre a
substituição errada das palavras destacadas na primeira, por um pronome:
a) O gerente chamou os empregados.
O gerente chamou-os.
b) Quero muito a meu irmão.
Quero-lhe muito.
c)
Perdoei sua falta por
duas vezes.
Perdoei-lhe por duas vezes.
d) Tentei convencer o Diretor de que a solução não seria justa.
Tentei convence-lo de que a solução não seria justa.
e) A proposta não agradou aos jovens.
A proposta não lhes agradou.
15 – (FUVEST) – Assinale a alternativa em que se manifesta
uma locução pronominal.
a)
Todo aquele que sofre, ganha grande sabedoria.
b) O verde da hera enredava-se em
urdidura quase perfeita.
c) Serenavam aquelas primeiras ânsias da
natureza.
d) Ele enxergou o erro, mas deteve-se na
superfície.
e) Não sei.
16 – Em: A maneira como
responde é estranha, a palavra destacada é:
a) Advérbio.
b)
Pronome relativo.
c) Pronome indefinido.
d) Conjunção subordinada causal.
e) Conjunção subordinada comparativa.
17 – Assinale a alternativa em que o numeral tem valor
hiperbólico.
a) Naquele estádio havia quinhentas
pessoas.
b) Mais de cem milhões de brasileiros
choraram.
c)
“Com mil demônios” – praguejou ele, diante do acidente fatal.
d) Ele foi o quadragésimo colocado.
e) Cinco oitavos do prêmio couberam a
mim.
18 – Assinale a alternativa errada, quanto ao emprego do pronome oblíquo.
a) Tive muito prazer em conhece-la –
disse o rapaz à jovem.
b)
Procurei-lhe para cumprimentar-lhe por seu natalício.
c) Nunca se deve desobedecer aos
regulamentos.
d) Afirmou-me que lhe bastavam cem mil
cruzeiros mensais.
e) Por não gostar dela, bateu-lhe no
rosto.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas
da frase inicial nos exercícios seguintes:
19 – Disse-lhe que entre _______ e ________ nunca mais
haveria nada.
a) Eu – ela.
b) Eu – tu.
c)
Mim – ti.
d) Ti – eu.
e) Eu – ti.
20 – Disse a ________ que sem _________ ela não sabe viver.
a)
Mim – ti.
b) Ti – eu.
c) Eu –ti.
d) Mim – tu.
e) Tu – mim.
21 – Depois de _______ e ________poucos conseguiram superar
tantos obstáculos.
a) Mim – tu.
b) Eu – ti.
c)
Mim – ti.
d) Ti – eu.
e) Tu – eu.
22 – Enviou de presente um livro para _______ e um disco para
________.
a) Eu – tu.
b) Eu – ti.
c) Ti – eu.
d)
Mim – ti.
e) Eu – você.
23 – Durante o basquete, falou-se muito sobre _______ e
_________.
a) Mim – tu.
b) Eu – tu.
c) Ti – eu.
d) Tu – mim.
e)
Ti – mim.
24 – Pediram para _________ e __________ resolvermos este
problema.
a) Eu – ti.
b)
Tu – eu.
c) Mim – ti.
d) Ti – eu.
e) Mim – você.
25 – Tua secretária disse para ________ esperar, enquanto
_______ resolvias outros problemas.
a) Eu – você.
b) Eu – ti.
c)
Eu – tu.
d) Mim – tu.
e) Mim – ti.
26 – As brigas aumentavam, à medida que entre ________,
__________ e ____________ surgiam novos desentendimentos.
a)
Mim – ti – ela.
b) Mim – tu – você.
c) Eu – tu – ela.
d) Ti – eu – você.
e) Eu – ti – ela.
27 – A partir de hoje até ________ vou colocar-me entre
___________e ____________.
a) Mim – ti – ela.
b)
Eu – ti – ela.
c) Eu – tu – ela.
d) Eu – ela – tu.
e) Mim – ti – ela.
28 – Mandaram um livro para _________ entregar a ____________
e que é para ___________ analisares cuidadosamente.
a) Eu – ti – ti.
b) Eu – tu – tu.
c) Eu – tu – ti.
d)
Eu – ti – tu.
e) Mim – ti – tu.
Os testes seguintes referem-se ao seguinte texto:
Agora,
inscritos os dois candidatos, impõem-se alguns esclarecimentos sem os quais
será difícil acompanhar a sucessão dos fatos e entender a anedota em todos os
detalhes. Estranho às boas regras da narrativa, este parêntesis regimental
encontra desculpa na razão exposta e pode, quem sabe, vir a ser de utilidade a
possível postulante à Academia, pondo-o a par de normas e hábitos de
indispensável conhecimento.
Morto e
sepultado o imortal, a cadeira que ele ocupou é declarada vaga na primeira
sessão após seu falecimento – a já referida sessão de saudade. Quatro meses
depois se dará a eleição do sucessor.
Jorge Amado.
29 – A palavra se
do primeiro período do texto pode ser classificada como:
a) Pronome reflexivo com função sintática
de objeto direto.
b) Pronome reflexivo com função
sintática de objeto indireto.
c)
Pronome apassivador, sem função sintática.
d) Índice de indeterminação do sujeito.
e) Partícula de realce ou expletiva.
30 – Em: ...impõem-se alguns
esclarecimentos sem os quais... os
termos destacados são, respectivamente:
a)
Pronome indefinido, adjunto adnominal; preposição, sem função
sintática.
b) Pronome indefinido, sujeito;
preposição, sem função sintática.
c) Pronome indefinido, adjunto
adnominal; advérbio, adjunto adverbial de negação.
d) Pronome demonstrativo, adjunto
adnominal; preposição, objeto indireto.
e) Pronome relativo, adjunto adnominal;
preposição, sem função sintática.
31 – O adjetivo difícil
do primeiro período do texto funciona como:
a) Predicativo do objeto.
b)
Predicativo do sujeito.
c) Adjunto adnominal.
d) Adjunto adverbial.
e) Adjunto adverbial de dificuldade.
32 – Substituindo-se os complementos verbais dos verbos do
primeiro período do texto, teremos:
a)
...acompanhá-la ... entendê-la...
b) ...acompanhar-lhe ... entender-lhe...
c) ...a acompanhar ... lhe entender...
d) ...lhe acompanhar ... lhe entender...
e) ...acompanhar-lhe ... entende-la...
33 – No segundo período do texto, os adjetivos boas e regimental funcionam, sintaticamente, como:
a) Predicativo do sujeito e adjunto
adnominal.
b) Adjunto adnominal e predicativo do
sujeito.
c) Adjunto adnominal e predicativo do
objeto.
d) Adjunto adnominal e adjunto
adverbial.
e)
Adjunto adnominal e adjunto adnominal.
34 – Os termos morto
e sepultado do segundo parágrafo
são:
a) Particípios verbais com valor de
substantivo.
b) Particípios verbais sem função
sintática.
c) Particípios verbais com função
adverbial.
d)
Particípios verbais com função de adjetivo.
e) Adjetivos com função de particípios
verbais.
35 – (UnB) – Assinale a melhor resposta.
O resultado das combinações pões + o, reténs + as, deduz + a,
é:
a) Pões-lo,
reténs-las, dedu-la.
b) Pões-no, retém-nas, dedu-la.
c) Pões-lo,
retém-las, deduz-la.
d) Pões-no,
retém-las, dedu-la.
e) Põe-lo, retém-las, dedu-la.
36 – (UFF) – Assinale a alternativa em que o pronome pessoal o não está empregado na forma conveniente.
a) Fostes incumbido de uma missão
ingrata: cumpriste-la penosamente, apesar de tudo.
b) São os dois motivos principais desta
visita. Enumerá-los-ei no momento oportuno.
c)
Esse objeto é meu. Põe-o sobre a minha mesa de trabalho, pois vou
precisar dele ainda hoje.
d) É uma dádiva preciosa. Ofereçam-na a
quem mais precisa de nosso auxílio.
e) Essas vitórias não têm tanto
dignificado. Quem as alcançou, no entanto, está glorificado para sempre.
37 – Assinale a alternativa em que há erro no emprego do pronome de tratamento.
a) Sua Alteza disse que jantará com seus
auxiliares.
b) Vossa Majestade se esquece de seus
bons amigos.
c)
Vossa Senhoria já deveria saber que vossos empregados não são
eficazes.
d) Você não deve separar-se das
lembranças de seus entes queridos.
e) Vossa Reverendíssima sempre atendeu
bem a seus fiéis.
38 – Assinale a alternativa errada:
a) Não adianta discutir, pois você não
pode com nós dois.
b) Ela saiu conosco para ir ao cinema.
c) Sempre soube que poderia contar
convosco.
d) Você cantará com nós todos no coro da
igreja.
e)
Encontrando-se conosco próprios você saberá o que fazer.
39 – Assinale a alternativa errada:
a) Lançou a bola para o jogador mais bem
colocado em campo.
b) Não se preocupe, pois dias melhores
virão.
c)
O motivo porque foste perseguido era do conhecimento de todos.
d) Aonde você vai a esta hora da noite –
perguntou-lhe o pai.
e) O bandido por quem foste ferido já se
encontra preso.
40 – (FUVEST) – Tais
eram as ideias que me iam passando
pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro rolava convulso.
Reescreva o período, substituindo cada pronome em destaque
por outro de sentido equivalente.
Estas
/ Essas eram as ideias que iam passando pela minha cabeça...
Tal é
demonstrativo quando sinônimo de este, esta etc. Observe-se, também, que,
conforme Celso Cunha, usaremos estas ou essas, indiferentemente, para aludirmos
a um assunto que já foi anteriormente mencionado. Quanto ao segundo pronome, é
empregado com valor de posse. Pode, portanto, ser substituído por um pronome
possessivo.
41 – (FUVEST) – Ao ligar dois termos de uma oração, a
preposição pode expressar, entre outros aspectos, uma relação temporal,
espacial ou nocional. Nos versos.
Amor total e
falho... Puro e impuro...
Amor de velho adolescente...
A preposição de
estabelece uma relação nocional. Essa mesma relação ocorre em:
a) Este fundo de hotel e um fim de
mundo.
b) A quem sonha de dia e sonha de noite,
sabendo todo sonho vão.
c) Depois fui pirata mouro,
flagelo da Tripolitância.
d) Cheguei de madrugada,
quando cantar a seriema.
e)
Só os roçados da morte
compensam aqui cultivar.
42 – (UNEMAT) – Tudo ocorreu muito rápido. É natural que
fiquem assustados e desorientados.
Existe no texto um adjetivo funcionando, à força do uso
corrente da língua, como advérbio de modo. Identifique-o.
a)
Rápido.
b) Natural.
c) Assustados.
d) Desorientados.
e) Não existe o caso.
Texto para a questão 43.
CXXXV - OTELO
Jantei fora. De
noite fui ao teatro. Representava-se justamente Otelo, que eu não vira nem lera
nunca; sabia apenas o assunto, e estimei a coincidência. Vi as grandes raivas
do mouro, por causa de um lenço, - um simples lenço! – e aqui dou matéria à
meditação dos psicólogos deste e de outros continentes, pois não me pude furtar
à observação de que um terço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a
mais sublime tragédia deste mundo. Os lenços perderam-se, hoje são precisos os
próprios lençóis; alguma vez nem lençóis há, e valem só as camisas. Tais eram
as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro
rolava convulso, e lago destilava a sua calúnia. Nos intervalos não me
levantava da cadeira; não queria expor-me a encontrar algum conhecido. As
senhoras ficavam quase todas no camarotes, enquanto os homens iam fumar. Então
eu perguntava a mim mesmo se alguma daquelas não teria amado alguém que jazesse
agora no cemitério, e vinham outras incoerências, até que o pano subia e
continuava a peça. O último ato mostrou-se que não eu, mas Capitu devia morrer.
Ouvi as súplicas de Desdêmona, as suas palavras amorosas e puras, e a fúria do
mouro, e a morte que este lhe deu entre aplausos frenéticos do público.
Machado de Assis, Dom Casmurro.
43 – (FUVEST) – No texto do capítulo CXXXV, o se ocorre duas vezes como partícula
apassivadora.
a) Construa uma frase em que o verbo representar seja intransitivo.
Aquele ator representava
muito bem.
A grande atriz não mais
representou em sua vida.
O verbo representar é
intransitivo, quando usado com o sentido de “representar as funções de ator”.
As frases acima servem de modelo, já que há muitas outras possibilidades de
construção, desde que se mantenha o sentido acima aludido.
b) Utilizando o verbo perder construa uma frase em que o se
venha a ser índice de indeterminação do sujeito.
1 – Perde-se de tudo nessa
confusão.
2 – Perdeu-se a ela durante
a excursão.
3 – Perde-se, há muito, no
mercado de capitais.
4 – Perde-se a Deus nos
dias atuais.
Se é índice de
indeterminação do sujeito (IIS) quando relacionado com verbo intransitivo,
transitivo indireto e de ligação. Com verbo transitivo direto só será IIS se
este reger objeto direto preposicionado. Nos exemplos acima ele é transitivo
direto com objeto direto preposicionado em 1, 2 e 4. Em 3, é intransitivo. Também
admite variações na resposta, pois é questão aberta. Basta que se observem os
empregos supracitados.
44 – (UEMG) – O pronome lhe tem a mesma função sintática em
todas as alternativas, exceto:
a) Mas os tiros que lhe haviam sido
destinados mataram um oficial da Aeronáutica... (R. B.)
b) ...e contar-lhe a minha vida. (C. L.)
c) ...esse feitiço também sou obrigada
por Jesus a lhe cobrar. (C. L.)
d)
O pardalzinho nasceu livre. Quebraram-lhe a asa. (M. B.)
e) Já que ninguém lhe dava festa muito
menos noivado... (C.L.)
45 – (FUVEST) –
Não a vi
partir; mas à hora marcada senti alguma cousa que não era dor nem prazer, uma
cousa mista, alivio e saudade, tudo misturado em iguais doses. Não se irrite o
leitor com esta confissão. Eu bem sei que, para titilar-se os nervos da
fantasia, deveria padecer um grande desespero, derramar algumas lágrimas, e não
almoçar. Seria romanesco; mas não seria biográfico. A realidade pura é que eu
almocei, como nos demais dias acudindo ao coração com as lembranças da minha
aventura e ao estômago com os acepipes de M. Prudhon.
...Velhos do
meu tempo, acaso vos lembrais desse mestre cozinheiro do Hotel Pharoux? ... Os
acepipes do mestre eram deliciosos.
Eram, e naquela
manhã parece que o diabo do homem adivinhara a nossa catástrofe. Jamais o
engenho e a arte lhe foram tão propícios. Que requinte de temperos! que ternura
de carnes! que rebuscado de formas! Comia-se com a boca, com os olhos, com o
nariz. Não guardei a conta desse dia; sei que foi cara. Ai dor! era-me preciso
enterrar magnificamente os meus amores. Eles lá iam, mar em fora, no espaço e
no tempo e eu ficava-me ali numa ponta de mesa com os meus quarenta e tantos
anos, tão vadios e tão vazios; ficava-me para os não ver nunca mais, porque ela
poderia tornar e tornou, mas eflúvio da manhã quem é que o pediu ao crepúsculo
da tarde?
Eu bem sei que,
para titilar-lhe (1) os
nervos...
Jamais o
engenho e a arte lhe (2)
foram tão propícios.
a) Qual dos dois lhe pode ser substituído por um adjetivo possessivo? E o outro lhe, que função exerce na frase?
O lhe que pode ser substituído por um pronome adjetivo possessivo é o
primeiro, já que está empregado com valor de seus.
Nesse caso, o pronome
oblíquo átono exerce função sintática de adjunto adnominal. O outro lhe
exerce função sintática de complemento nominal o adjetivo propícios.
b) Reescreva as duas frases efetuando a
substituição de cada lhe por
expressões equivalentes.
Para o primeiro poderíamos
ter: Eu bem sei que, para titilar os seus nervos... ou Eu bem sei que, para
titilar os nervos dele ... ou ainda usando o contexto: Eu bem sei que,
para titilar os nervos do leitor... porque o pronome lhe, no texto,
substitui o termo leito, expresso anteriormente.
Para o segundo: Jamais o
engenho e a arte foram tão propícios a ele. Jamais o engenho e a foram tão
propícios para ele.
46 – Assinale a alternativa que preenche corretamente a
frase: Não ___________ porque ______________ aqui.
a)
O chamarei / o esperarei.
b) O chamarei / esperarei-o.
c) O chamarei / espera-lo-ei.
d) Chamarei-o / o esperarei.
e) Chamarei-o / espera-lo-ei.
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