sexta-feira, 14 de julho de 2017

CLASSES GRAMATICAIS-ARTIGO/NUMERAL/PRONOME/PREPOSIÇÃO/ADJETIVO - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO

 CLASSES GRAMATICAIS-ARTIGO/NUMERAL/PRONOME/PREPOSIÇÃO/ADJETIVO - QUESTÕES OBJETIVAS -  COM GABARITO

1 – Assinale a alternativa que apresenta erro no emprego do artigo.
a)     A beata elevava suas preces a Maria Santíssima.
b)    Os franceses sempre mostraram grande devoção à Joana D`Arc.

c)     O padre pregava que devíamos ter amor a Deus.
d)    Sua chegada a Portugal foi saudada por todos que o admiram.
e)     Os peregrinos rezavam em louvor a Nossa Senhora de Fátima.

2 – Assinale a alternativa em que os topônimos não admitem artigo:
a)     Portugal, Copacabana.
b)    Petrópolis, Espanha.
c)     Viena, Rio de Janeiro.
d)    Madri, Itália.
e)     Alemanha, Curitiba.

3 – Assinale a alternativa em que o emprego do artigo está errado.
a)     Vou a Campinas para gozar as minhas férias.
b)    Os turistas visitaram a Roma dos césares.
c)     Ao chegarem à Madri, ficaram extasiados com tanta beleza.
d)    O guia da excursão levou-nos a Brasília.
e)     Retornando à Roma dos Césares, visitamos seus monumentos.

4 – Assinale a alternativa em que há erro no emprego do artigo.
a)     Os atiradores ficaram a pouca distância do alvo.
b)    Chegando à casa onde nasci, lembranças passadas vieram-me à mente.
c)     Tendo retornado à casa meio embriagado, foi agredido pela mulher.
d)    Indo a terá natal, os marinheiros foram recebidos alegremente.
e)     Ficou à margem dos acontecimentos, pois queria espairecer.

5 – Assinale a alternativa errada.
a)     A jovem cujo irmão venceu a corrida, sentiu-se bastante feliz.
b)    Os alunos, cujas notas foram baixas, foram reprovados.
c)     Sempre admirei mulheres as mais belas possíveis.
d)    Sempre admirei as mais belas mulheres.
e)     Devemos louvar os homens os mais inteligentes.

6 – Em que alternativa o artigo tem o valor enfático.
a)     Dirigimos a um menino que estava a chorar.
b)    Ao dizer a uma jovem que a ama, assume um compromisso.
c)     O paciente foi operado por um médico habilíssimo.
d)    O retorno da filha provocou uma alegria, há muito não visto.
e)     Falava com uma clareza que a todos convencia.

7 – Em que alternativa o termo destacado indica aproximação?
a)     Ao visitar uma cidade desconhecida, vibrava.
b)    Tinha, na época, uns dezoito anos.
c)     Ao aproximar de uma garota bonita, seus olhos brilhavam.
d)    Não havia um só homem corajoso naquela guerra.
e)     Uns dizem que ela sabia tudo, outros que não.

8 – (FUVEST) – Na frase:  Meu livro e o de João..., o é:
a)     Artigo definido.
b)    Pronome pessoal do caso obliquo.
c)     Pronome demonstrativo.
d)    Pronome relativo.
e)     Pronome possessivo.

9 – (ITA) – Assinale o que estiver correto:
a)     Seiscentismo se refere ao século XVI.
b)    O algarismo romano da frase anterior se lê: décimo sexto.
c)     Duodécuplo significa duas vezes, dodécuplo, doze vezes.
d)    Ambos os dois é forma enfática correta.
e)     Quadragésimo, quarentena, quadragésima, quaresma só aparentemente se referem a quarenta.

10 – (ITA) – Determine o caso em que o artigo tem valor qualificativo.
a)     Estes são os candidatos de que lhe falei.
b)    Procure-o, ele é o médico! Ninguém o supera.
c)     Certeza e exatidão, estas qualidades não as tenho.
d)    Os problemas que o afligem não me deixam descuidado.
e)     Muita é a procura; pouco é a oferta.

11 – (CEETSP) – Determine o único emprego errado do pronome pessoal.
a)     Com nós todos já ocorreu isso.
b)    Sobre ele e eu pesam sérias acusações.
c)     Ajudemo-la que ela não se sente bem.
d)    Tu a feres, mas não o fazes impunemente.
e)     Põe-nos aqui, foi daqui que tiraste os livros.

12 – (UBERLÂNDIA) – Em uma destas frases, o artigo definido está empregado erradamente. Em qual?
a)     A velha Roma está sendo modernizada.
b)    A Paraíba é uma bela fragata.
c)     Não reconheço agora a Lisboa de meu tempo.
d)    O gato escaldado tem medo de agua fria.
e)     O Havre é um porto de muito movimento.

13 – (MACKENZIE) – A única frase em que há erro no emprego do pronome oblíquo é:
a)     Eu o conheço muito bem.
b)    Devemos preveni-lo do perigo.
c)     Faltava-lhe experiência.
d)    A mãe amava-a muito.
e)     Farei tudo para livrar-te desta situação.

14 – (MACKENZIE) – Indique quando, na segunda frase, ocorre a substituição errada das palavras destacadas na primeira, por um pronome:

a)     O gerente chamou os empregados.
O gerente chamou-os.
b)    Quero muito a meu irmão.
Quero-lhe muito.
c)     Perdoei sua falta por duas vezes.
Perdoei-lhe por duas vezes.
d)    Tentei convencer o Diretor de que a solução não seria justa.
Tentei convence-lo de que a solução não seria justa.
e)     A proposta não agradou aos jovens.
A proposta não lhes agradou.

15 – (FUVEST) – Assinale a alternativa em que se manifesta uma locução pronominal.
a)     Todo aquele que sofre, ganha grande sabedoria.
b)    O verde da hera enredava-se em urdidura quase perfeita.
c)     Serenavam aquelas primeiras ânsias da natureza.
d)    Ele enxergou o erro, mas deteve-se na superfície.
e)     Não sei.

16 – Em: A maneira como responde é estranha, a palavra destacada é:
a)     Advérbio.
b)    Pronome relativo.
c)     Pronome indefinido.
d)    Conjunção subordinada causal.
e)     Conjunção subordinada comparativa.

17 – Assinale a alternativa em que o numeral tem valor hiperbólico.
a)     Naquele estádio havia quinhentas pessoas.
b)    Mais de cem milhões de brasileiros choraram.
c)     “Com mil demônios” – praguejou ele, diante do acidente fatal.
d)    Ele foi o quadragésimo colocado.
e)     Cinco oitavos do prêmio couberam a mim.

18 – Assinale a alternativa errada, quanto ao emprego do pronome oblíquo.
a)     Tive muito prazer em conhece-la – disse o rapaz à jovem.
b)    Procurei-lhe para cumprimentar-lhe por seu natalício.
c)     Nunca se deve desobedecer aos regulamentos.
d)    Afirmou-me que lhe bastavam cem mil cruzeiros mensais.
e)     Por não gostar dela, bateu-lhe no rosto.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase inicial nos exercícios seguintes:
19 – Disse-lhe que entre _______ e ________ nunca mais haveria nada.
a)     Eu – ela.
b)    Eu – tu.
c)     Mim – ti.
d)    Ti – eu.
e)     Eu – ti.

20 – Disse a ________ que sem _________ ela não sabe viver.
a)     Mim – ti.
b)    Ti – eu.
c)     Eu –ti.
d)    Mim – tu.
e)     Tu – mim.

21 – Depois de _______ e ________poucos conseguiram superar tantos obstáculos.
a)     Mim – tu.
b)    Eu – ti.
c)     Mim – ti.
d)    Ti – eu.
e)     Tu – eu.

22 – Enviou de presente um livro para _______ e um disco para ________.
a)     Eu – tu.
b)    Eu – ti.
c)     Ti – eu.
d)    Mim – ti.
e)     Eu – você.

23 – Durante o basquete, falou-se muito sobre _______ e _________.
a)     Mim – tu.
b)    Eu – tu.
c)     Ti – eu.
d)    Tu – mim.
e)     Ti – mim.

24 – Pediram para _________ e __________ resolvermos este problema.
a)     Eu – ti.
b)    Tu – eu.
c)     Mim – ti.
d)    Ti – eu.
e)     Mim – você.

25 – Tua secretária disse para ________ esperar, enquanto _______ resolvias outros problemas.
a)     Eu – você.
b)    Eu – ti.
c)     Eu – tu.
d)    Mim – tu.
e)     Mim – ti.


26 – As brigas aumentavam, à medida que entre ________, __________ e ____________ surgiam novos desentendimentos.
a)     Mim – ti – ela.
b)    Mim – tu – você.
c)     Eu – tu – ela.
d)    Ti – eu – você.
e)     Eu – ti – ela.

27 – A partir de hoje até ________ vou colocar-me entre ___________e ____________.
a)     Mim – ti – ela.
b)    Eu – ti – ela.
c)     Eu – tu – ela.
d)    Eu – ela – tu.
e)     Mim – ti – ela.

28 – Mandaram um livro para _________ entregar a ____________ e que é para ___________ analisares cuidadosamente.
a)     Eu – ti – ti.
b)    Eu – tu – tu.
c)     Eu – tu – ti.
d)    Eu – ti – tu.
e)     Mim – ti – tu.

Os testes seguintes referem-se ao seguinte texto:

        Agora, inscritos os dois candidatos, impõem-se alguns esclarecimentos sem os quais será difícil acompanhar a sucessão dos fatos e entender a anedota em todos os detalhes. Estranho às boas regras da narrativa, este parêntesis regimental encontra desculpa na razão exposta e pode, quem sabe, vir a ser de utilidade a possível postulante à Academia, pondo-o a par de normas e hábitos de indispensável conhecimento.
        Morto e sepultado o imortal, a cadeira que ele ocupou é declarada vaga na primeira sessão após seu falecimento – a já referida sessão de saudade. Quatro meses depois se dará a eleição do sucessor.
                                                                                                             Jorge Amado.

29 – A palavra se do primeiro período do texto pode ser classificada como:
a)     Pronome reflexivo com função sintática de objeto direto.
b)    Pronome reflexivo com função sintática de objeto indireto.
c)     Pronome apassivador, sem função sintática.
d)    Índice de indeterminação do sujeito.
e)     Partícula de realce ou expletiva.

30 – Em: ...impõem-se alguns esclarecimentos sem os quais... os termos destacados são, respectivamente:
a)     Pronome indefinido, adjunto adnominal; preposição, sem função sintática.
b)    Pronome indefinido, sujeito; preposição, sem função sintática.
c)     Pronome indefinido, adjunto adnominal; advérbio, adjunto adverbial de negação.
d)    Pronome demonstrativo, adjunto adnominal; preposição, objeto indireto.
e)     Pronome relativo, adjunto adnominal; preposição, sem função sintática.

31 – O adjetivo difícil do primeiro período do texto funciona como:
a)     Predicativo do objeto.
b)    Predicativo do sujeito.
c)     Adjunto adnominal.
d)    Adjunto adverbial.
e)     Adjunto adverbial de dificuldade.

32 – Substituindo-se os complementos verbais dos verbos do primeiro período do texto, teremos:
a)     ...acompanhá-la ... entendê-la...
b)    ...acompanhar-lhe ... entender-lhe...
c)     ...a acompanhar ... lhe entender...
d)    ...lhe acompanhar ... lhe entender...
e)     ...acompanhar-lhe ... entende-la...

33 – No segundo período do texto, os adjetivos boas e regimental funcionam, sintaticamente, como:
a)     Predicativo do sujeito e adjunto adnominal.
b)    Adjunto adnominal e predicativo do sujeito.
c)     Adjunto adnominal e predicativo do objeto.
d)    Adjunto adnominal e adjunto adverbial.
e)     Adjunto adnominal e adjunto adnominal.

34 – Os termos morto e sepultado do segundo parágrafo são:
a)     Particípios verbais com valor de substantivo.
b)    Particípios verbais sem função sintática.
c)     Particípios verbais com função adverbial.
d)    Particípios verbais com função de adjetivo.
e)     Adjetivos com função de particípios verbais.

35 – (UnB) – Assinale a melhor resposta.
O resultado das combinações pões + o, reténs + as, deduz + a, é:
a)     Pões-lo, reténs-las, dedu-la.
b)    Pões-no, retém-nas, dedu-la.
c)     Pões-lo, retém-las, deduz-la.
d)    Pões-no, retém-las, dedu-la.
e)     Põe-lo, retém-las, dedu-la.

36 – (UFF) – Assinale a alternativa em que o pronome pessoal o não está empregado na forma conveniente.
a)     Fostes incumbido de uma missão ingrata: cumpriste-la penosamente, apesar de tudo.
b)    São os dois motivos principais desta visita. Enumerá-los-ei no momento oportuno.
c)     Esse objeto é meu. Põe-o sobre a minha mesa de trabalho, pois vou precisar dele ainda hoje.
d)    É uma dádiva preciosa. Ofereçam-na a quem mais precisa de nosso auxílio.
e)     Essas vitórias não têm tanto dignificado. Quem as alcançou, no entanto, está glorificado para sempre.

37 – Assinale a alternativa em que há erro no emprego do pronome de tratamento.
a)     Sua Alteza disse que jantará com seus auxiliares.
b)    Vossa Majestade se esquece de seus bons amigos.
c)     Vossa Senhoria já deveria saber que vossos empregados não são eficazes.
d)    Você não deve separar-se das lembranças de seus entes queridos.
e)     Vossa Reverendíssima sempre atendeu bem a seus fiéis.

38 – Assinale a alternativa errada:
a)     Não adianta discutir, pois você não pode com nós dois.
b)    Ela saiu conosco para ir ao cinema.
c)     Sempre soube que poderia contar convosco.
d)    Você cantará com nós todos no coro da igreja.
e)     Encontrando-se conosco próprios você saberá o que fazer.

39 – Assinale a alternativa errada:
a)     Lançou a bola para o jogador mais bem colocado em campo.
b)    Não se preocupe, pois dias melhores virão.
c)     O motivo porque foste perseguido era do conhecimento de todos.
d)    Aonde você vai a esta hora da noite – perguntou-lhe o pai.
e)     O bandido por quem foste ferido já se encontra preso.

40 – (FUVEST) – Tais eram as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro rolava convulso.
Reescreva o período, substituindo cada pronome em destaque por outro de sentido equivalente.
        Estas / Essas eram as ideias que iam passando pela minha cabeça...
        Tal é demonstrativo quando sinônimo de este, esta etc. Observe-se, também, que, conforme Celso Cunha, usaremos estas ou essas, indiferentemente, para aludirmos a um assunto que já foi anteriormente mencionado. Quanto ao segundo pronome, é empregado com valor de posse. Pode, portanto, ser substituído por um pronome possessivo.

41 – (FUVEST) – Ao ligar dois termos de uma oração, a preposição pode expressar, entre outros aspectos, uma relação temporal, espacial ou nocional. Nos versos.
          Amor total e falho... Puro e impuro...
                        Amor de velho adolescente...
A preposição de estabelece uma relação nocional. Essa mesma relação ocorre em:
a)     Este fundo de hotel e um fim de mundo.
b)    A quem sonha de dia e sonha de noite,
sabendo todo sonho vão.
c)     Depois fui pirata mouro,
flagelo da Tripolitância.
d)    Cheguei de madrugada,
quando cantar a seriema.
e)     Só os roçados da morte
compensam aqui cultivar.

42 – (UNEMAT) – Tudo ocorreu muito rápido. É natural que fiquem assustados e desorientados.
Existe no texto um adjetivo funcionando, à força do uso corrente da língua, como advérbio de modo. Identifique-o.
a)     Rápido.
b)    Natural.
c)     Assustados.
d)    Desorientados.
e)     Não existe o caso.

Texto para a questão 43.

                    

CXXXV   -   OTELO

        Jantei fora. De noite fui ao teatro. Representava-se justamente Otelo, que eu não vira nem lera nunca; sabia apenas o assunto, e estimei a coincidência. Vi as grandes raivas do mouro, por causa de um lenço, - um simples lenço! – e aqui dou matéria à meditação dos psicólogos deste e de outros continentes, pois não me pude furtar à observação de que um terço bastou a acender os ciúmes de Otelo e compor a mais sublime tragédia deste mundo. Os lenços perderam-se, hoje são precisos os próprios lençóis; alguma vez nem lençóis há, e valem só as camisas. Tais eram as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro rolava convulso, e lago destilava a sua calúnia. Nos intervalos não me levantava da cadeira; não queria expor-me a encontrar algum conhecido. As senhoras ficavam quase todas no camarotes, enquanto os homens iam fumar. Então eu perguntava a mim mesmo se alguma daquelas não teria amado alguém que jazesse agora no cemitério, e vinham outras incoerências, até que o pano subia e continuava a peça. O último ato mostrou-se que não eu, mas Capitu devia morrer. Ouvi as súplicas de Desdêmona, as suas palavras amorosas e puras, e a fúria do mouro, e a morte que este lhe deu entre aplausos frenéticos do público.
                                                                       Machado de Assis, Dom Casmurro.

43 – (FUVEST) – No texto do capítulo CXXXV, o se ocorre duas vezes como partícula apassivadora.
a)     Construa uma frase em que o verbo representar seja intransitivo.
Aquele ator representava muito bem.
A grande atriz não mais representou em sua vida.
O verbo representar é intransitivo, quando usado com o sentido de “representar as funções de ator”. As frases acima servem de modelo, já que há muitas outras possibilidades de construção, desde que se mantenha o sentido acima aludido.

b)    Utilizando o verbo perder construa uma frase em que o se venha a ser índice de indeterminação do sujeito.
1 – Perde-se de tudo nessa confusão.
2 – Perdeu-se a ela durante a excursão.
3 – Perde-se, há muito, no mercado de capitais.
4 – Perde-se a Deus nos dias atuais.
Se é índice de indeterminação do sujeito (IIS) quando relacionado com verbo intransitivo, transitivo indireto e de ligação. Com verbo transitivo direto só será IIS se este reger objeto direto preposicionado. Nos exemplos acima ele é transitivo direto com objeto direto preposicionado em 1, 2 e 4. Em 3, é intransitivo. Também admite variações na resposta, pois é questão aberta. Basta que se observem os empregos supracitados.

44 – (UEMG) – O pronome lhe tem a mesma função sintática em todas as alternativas, exceto:
a)     Mas os tiros que lhe haviam sido destinados mataram um oficial da Aeronáutica... (R. B.)
b)    ...e contar-lhe a minha vida. (C. L.)
c)     ...esse feitiço também sou obrigada por Jesus a lhe cobrar. (C. L.)
d)    O pardalzinho nasceu livre. Quebraram-lhe a asa. (M. B.)
e)     Já que ninguém lhe dava festa muito menos noivado... (C.L.)


45 – (FUVEST) –

        Não a vi partir; mas à hora marcada senti alguma cousa que não era dor nem prazer, uma cousa mista, alivio e saudade, tudo misturado em iguais doses. Não se irrite o leitor com esta confissão. Eu bem sei que, para titilar-se os nervos da fantasia, deveria padecer um grande desespero, derramar algumas lágrimas, e não almoçar. Seria romanesco; mas não seria biográfico. A realidade pura é que eu almocei, como nos demais dias acudindo ao coração com as lembranças da minha aventura e ao estômago com os acepipes de M. Prudhon.
        ...Velhos do meu tempo, acaso vos lembrais desse mestre cozinheiro do Hotel Pharoux? ... Os acepipes do mestre eram deliciosos.
        Eram, e naquela manhã parece que o diabo do homem adivinhara a nossa catástrofe. Jamais o engenho e a arte lhe foram tão propícios. Que requinte de temperos! que ternura de carnes! que rebuscado de formas! Comia-se com a boca, com os olhos, com o nariz. Não guardei a conta desse dia; sei que foi cara. Ai dor! era-me preciso enterrar magnificamente os meus amores. Eles lá iam, mar em fora, no espaço e no tempo e eu ficava-me ali numa ponta de mesa com os meus quarenta e tantos anos, tão vadios e tão vazios; ficava-me para os não ver nunca mais, porque ela poderia tornar e tornou, mas eflúvio da manhã quem é que o pediu ao crepúsculo da tarde?
        Eu bem sei que, para titilar-lhe (1) os nervos...
        Jamais o engenho e a arte lhe (2) foram tão propícios.

a)     Qual dos dois lhe pode ser substituído por um adjetivo possessivo? E o outro lhe, que função exerce na frase?
O lhe que pode ser substituído por um pronome adjetivo possessivo é o primeiro, já que está empregado com valor de seus.
Nesse caso, o pronome oblíquo átono exerce função sintática de adjunto adnominal. O outro lhe exerce função sintática de complemento nominal o adjetivo propícios.

b)    Reescreva as duas frases efetuando a substituição de cada lhe por expressões equivalentes.
Para o primeiro poderíamos ter: Eu bem sei que, para titilar os seus nervos... ou Eu bem sei que, para titilar os nervos dele ... ou ainda usando o contexto: Eu bem sei que, para titilar os nervos do leitor... porque o pronome lhe, no texto, substitui o termo leito, expresso anteriormente.
Para o segundo: Jamais o engenho e a arte foram tão propícios a ele. Jamais o engenho e a foram tão propícios para ele.

46 – Assinale a alternativa que preenche corretamente a frase: Não ___________ porque ______________ aqui.
a)     O chamarei / o esperarei.
b)    O chamarei / esperarei-o.
c)     O chamarei / espera-lo-ei.
d)    Chamarei-o / o esperarei.
e)     Chamarei-o / espera-lo-ei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário