quarta-feira, 26 de julho de 2017

CONTO: TELEVISÃO PARA DOIS - FERNANDO SABINO - COM GABARITO

CONTO: TELEVISÃO PARA DOIS
                 Fernando Sabino

         Ao chegar, ele via uma luz que se coava por baixo da porta para o corredor às escuras. Era enfiar a chave na fechadura e a luz se apagava. Na sala, punha a mão na televisão, só para se certificar: quente, como desconfiava. Às vezes, ainda pressentia movimento na cozinha:
— Etelvina, é você? A empregada aparecia, esfregando os olhos: — Ouvi o senhor chegar… Quer um cafezinho? Um dia, ele abriu o jogo:
— Se você quiser ver televisão quando eu não estou em casa, pode ver à vontade.
— Não precisa não, doutor. Não gosto de televisão.
— E eu muito menos. Solteirão, morando sozinho, pouco parava em casa. A pobre da cozinheira metida lá no seu quarto o dia inteiro, sozinha também, sem ter muito o que fazer… Mas a verdade é que ele curtia o seu futebolzinho aos domingos, o noticiário todas as noites e mesmo um ou outro capítulo da novela, “só para fazer sono”, como costumava dizer:
— Tenho horror de televisão. Um dia, Etelvina acabou concordando:
— Já que o senhor não se incomoda… Não sabia que ia se arrepender tão cedo: ao chegar da rua, a luz azulada sob a porta já não se apagava quando introduzia a chave na fechadura. A princípio, ela ainda se erguia da ponta do sofá onde ousava se sentar muito erecta:
— Quer que eu desligue, doutor? Com o tempo, ela foi deixando de se incomodar quando o patrão entrava, mal percebia a sua chegada. E ele ia se refugiar no quarto, a que se reduzira seu espaço útil dentro de casa. Se precisava vir até a sala para apanhar um livro, mal ousava acender a luz:

— Com licença… . Nem ao menos tinha mais liberdade de circular pelo apartamento em trajes menores, que era o que lhe restava de comodidade, na solidão em que vivia: a cozinheira lá na sala a noite toda, olhos pregados na televisão. Pouco a pouco, ela se punha cada vez mais à vontade, já derreada no sofá, e se dando mesmo ao direito de só servir o jantar depois da novela das oito. Às vezes, ele vinha para casa mais cedo, especialmente para ver determinado programa que lhe haviam recomendado, ficava sem jeito de estar ali olhando ao lado dela, sentados os dois como amiguinhos. Muito menos ousaria perturbá-la, mudando o canal, se o que lhe interessava estivesse sendo mostrado em outra estação. A solução do problema lhe surgiu um dia, quando alguém, muito espantado que ele não tivesse televisão em cores, sugeriu-lhe que comprasse uma:
— Etelvina, pode levar essa televisão lá para o seu quarto, que hoje vai chegar outra para mim.
— Não precisava, doutor! — disse ela, mostrando os dentes, toda feliz. Ele passou a ver tranquilamente o que quisesse na sua sala, em cores, e o que era melhor, de cuecas.
— quando não inteiramente nu, se bem o desejasse. Até que, uma noite, teve a surpresa de ver a luz por debaixo da porta, ao chegar. Nem bem entrara e já não havia ninguém na sala, como antes
— a televisão ainda quente. Foi à cozinha a pretexto de beber um copo d’água, esticou um olho para o quarto na área: a luz azulada, a empregada entretida com a televisão certamente recém-ligada.
— Não pensa que me engana, minha velha — resmungou ele. Aquilo se repetiu algumas vezes, antes que ele resolvesse acabar com o abuso: afinal, ela já tinha a dela, que diabo. Entrou uma noite de supetão e flagrou a cozinheira às gargalhadas com um programa humorístico.
— Qual é, Etelvina? A sua quebrou? Ela não teve jeito senão confessar, com um sorriso encabulado:

— Colorido é tão mais bonito…
Desde então, a dúvida se instalou no seu espírito: não sabe se despede a empregada, se lhe confia o novo aparelho e traz de volta para a sala o antigo, se deixa que ela assista a seu lado aos programas em cores. O que significa praticamente casar-se com ela, pois, segundo a mais nova concepção de casamento, a verdadeira felicidade conjugal consiste em ver televisão a dois.

Fernando Sabino. Melhores contos de Fernando Sabino.
                                                           Rio de Janeiro: Recorde, 1980.

1ª QUESTÃO: Marque a informação equivocada sobre o Texto:
       A - ( ) No decorrer do texto, o comportamento da empregada tirou a liberdade do patrão.
       B - (X) A aquisição da televisão a cores, resolveu, definitivamente, o problema de falta de privacidade do patrão.
       C - ( ) Etelvina não se satisfez plenamente com a tevê em preto e branco que ganhara do patrão.
       D - ( ) O patrão, no desfecho do texto, mostra-se indeciso quanto ao fato de manter ou demitir a empregada.
       E - ( ) No decorrer do texto, tanto a empregada quanto seu patrão demonstraram que, de fato, gostavam de assistir à televisão.

Após a leitura atenta do Texto, realize as questões propostas. 
2ª QUESTÃO: “— Qual é, Etelvina? A sua quebrou?”  A fala do dono da casa, neste trecho, só não demonstra:
       A – ( ) irritação.
       B – ( ) impaciência.
       C – (X) tolerância.
       D – ( ) desagrado.
       E – ( ) repreensão.

3ª QUESTÃO: “Um dia, ele abriu o jogo…”  A expressão grifada foi empregada no sentido conotativo. Tendo em vista o contexto em que foi usada, ela só não se explica denotativamente com a seguinte afirmativa:
        A – ( ) Deixou claro que estava ciente de que a empregada o enganava.
       B – ( ) Fez a empregada saber que não era incômodo para ele o fato de ela usar a tevê.
       C – ( ) Mostrou à empregada que sabia que ela assistia à tevê escondido dele.
       D – ( ) Revelou à empregada que ela poderia assistir à televisão enquanto ele não estivesse em casa.
       E – (X) Demonstrou seu desapontamento à empregada pelo fato de ela estar usufruindo de um bem material dele.

4ª QUESTÃO: Marque a passagem cujo verbo em destaque não transmite ideia de ação:
       A – ( ) “ — Ouvi o senhor chegar… Quer um cafezinho?”
       B – ( ) “— Quer que desligue, doutor?”
       C – ( ) “... tinha mais liberdade de circular pelo apartamento…”
       D – ( ) “ … especialmente para ver determinado programa…”
       E – (X) “— Colorido é tão mais bonito…”

5ª QUESTÃO: Tanto a doméstica quanto o patrão fizeram uma declaração não muito verdadeira a respeito da televisão. Observe: 

“Não gosto de televisão.”
“— Tenho horror de televisão.”

Podemos estabelecer, entre as declarações feitas, uma relação de:
       A – ( ) adversidade.
       B – (X) analogia.
       C – ( ) superioridade.
       D – ( ) inferioridade.
       E – ( ) antagonismo.


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