A ROSA DE
HIROSHIMA
(Secos e molhados)
(Secos e molhados)
Pensem
nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pesem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas só não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
Da rosa, da rosa
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e invalida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rose sem nada.
(Vinícius de Moraes)
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pesem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas só não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
Da rosa, da rosa
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e invalida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rose sem nada.
(Vinícius de Moraes)
1. Qual é o tema deste poema?
Refletir sobre as consequências do
bombardeio nuclear nas cidades japonesas - 2ª guerra nuclear.
2. Retire do poema palavras que nos remetem imediatamente ao seu tema.
Hiroshima,
radioativo, atômica.
3. O poema pode ser dividido em duas partes causa e consequências. Identifique-as.
Primeira parte:
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensam nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas.
Segunda
parte:
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada.
4. Explique a metáfora expressa em “A rosa de Hiroshima”.
Rosa devido a imagem da bomba quando toca
o solo e explode, o autor descreveu como rosa que destrói.
5. Que sensações o poema provoca em você? Justifique.
Resposta pessoal. Sugestão: sofrimento /
dor / revolta.
6. Explique as expressões destacadas:
“Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada”
Sem perfume agradável de uma rosa o autor
descreve a bomba como destruidora, uma rosa destruidora.
7. Identifique a opção que completa corretamente o enunciado a seguir e justifique sua escolha.
Pode-se afirmar que o texto cumpre seu objetivo, pois...
a) simplesmente passa informações;
b) provoca emoções e reflexões;
c) serve de diversão;
d) modifica o comportamento
8. Observe as expressões destacadas em cada item a seguir e explique a quais conseqüências da utilização da bomba atômica elas se referem.
“Pesem nas crianças
Mudas telepáticas”
As crianças não falavam ao presenciar a
cena e em que pensavam no momento.
“Pensem nas meninas
Cegas inexatas”
“Pensem nas meninas
Cegas inexatas”
São as que morreram e as que continuaram
vivendo com aquele medo.
“Pensem nas mulheres
Rotas alteradas.”
“Pensem nas mulheres
Rotas alteradas.”
Referem-se as que não mais poderiam ter
filhos.
“A rosa hereditária
“A rosa hereditária
Pelas sequelas que a radiação deixou em
todos os que moravam lá.
A rosa radioativa
A rosa radioativa
A bomba aqui simbolizada por uma rosa: que
se abre, uma rosa vermelha: a do fogo e o sangue.
Estúpida e inválida”
Estúpida e inválida”
A estupidez e crueldade de se lançar uma
bomba sobre aquele povo.
Top
ResponderExcluirMuito bom o resultados obtidos nessa plataforma
ResponderExcluirParabéns pelo material! Atividade muito didática e reflexiva.
ResponderExcluirÓtima atividade! Sugiro, apenas, reparos no texto (poema)...
ResponderExcluir