quarta-feira, 26 de julho de 2017

TEXTO - RACISMO, DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO - QUESTÕES COM GABARITO

TEXTO- Racismo, discriminação, preconceito.

    Colocando os pingos nos “is”.

                    Maria Aparecida da Silva
         
Recentemente assisti ao programa esportivo Cartão Verde, da TV Cultura, no qual se discutia, de maneira tímida, a discriminação racial que um jogador branco do Palmeiras (Paulo Nunes) teria praticado contra dois jogadores negros, Rincón (Corinthians) e Wagner (São Paulo), em momentos distintos.
         Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos, quanto à sinceridade dos protagonistas, quanto à oportunidade ou oportunismo das denúncias. Mas o que de fato despertou minha atenção foi a relativização do racismo presente no futebol brasileiro. Os cronistas utilizavam a todo tempo a expressão pre conceito, quando as situações em foco constituíam, na verdade, práticas de discriminação racial. Depois de feita essa constatação, procurei explicar para mim mesma porque existe tanta confusão em torno das palavras preconceito, discriminação racial e racismo. É preciso entender exatamente o significado de cada uma dessas expressões.
         Estabelecendo diferenças
         O preconceito é basicamente um sentimento negativo (é necessário que haja alguma possibilidade de comparação), um estado de espírito negativamente determinado com relação a um grupo ou pessoa. Ele é fruto da ignorância, de opiniões inexatas e de estereótipos. Os preconceitos são muito genéricos e disseminados. Em todas as épocas e em todo o mundo, os grupos humanos alimentaram preconceitos uns em relação aos outros. Diariamente, enfrentamos inúmeros preconceitos. O racial é um deles.
         A discriminação é a materialização dos preconceitos. São as atitudes práticas que dão corpo e ação à disposição psicológica dos preconceitos. No caso específico da discriminação racial são as atitudes de vetar, impedir, dificultar, preterir pessoas (predominantemente negras, no caso brasileiro) em seu processo de desenvolvimento pleno como seres humanos.
         O racismo. Ah, o racismo... tão presente em nossas vidas, nas instituições, na cultura e nas relações pessoais e tão ausente do rol de preocupações da intelectualidade brasileira e dos veículos formadores de opinião. A dificuldade de defini-lo – e assumir sua existência entre nós – vem do fato de o racismo constituir-se numa prática social negativa, cruel, humanamente repreensível, com a qual, ninguém, em sã consciência (afora os racistas declarados), deseja se identificar.

         Revista Raça Brasil. São Paulo: Símbolo, ano 4, n.39, nov. 1999, p. 51.


01 - A expressão “colocando os pingos nos “is”, que serve de subtítulo ao texto, tem o valor equivalente a:
     (A) reagindo contra algo ofensivo;
     (B) dizendo a verdade;
     (C) esclarecendo uma dúvida;
     (D) argumentando contrariamente a algo;
     (E) examinando melhor a questão.

02 - “Discriminação” e “descriminação” são parônimos; a alternativa em que se trocou a forma destacada pelo seu parônimo ou homônimo é:

     (A) o afastamento do jogador racista é iminente;
     (B) a injustiça do ato foi flagrante;
     (C) os negros sofrem discriminação, na Europa, por serem emigrantes;
     (D) o jogador racista teve sua matrícula cassada;
     (E) o jogador assistiu a uma sessão espírita.

03 - O objeto maior do artigo é:
     (A)distinguir termos que se confundem;
     (B) combater o racismo;
     (C) criticar a hipocrisia social;
     (D) provocar humor;
     (E) condenar a discriminação no futebol.

04 - A autora não afirma com segurança, no primeiro parágrafo, que o jogador Paulo Nunes cometeu um ato discriminatório; o meio lingüístico empregado para relativizar essa afirmação é:
     (A) a adjetivação de “tímida”, dada à discussão;
     (B) o emprego do futuro do pretérito composto “teria praticado”;
     (C) o discurso indireto;
     (D) a inversão dos termos da frase;
     (E) a utilização dos parênteses.


05 - “Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos”; a forma abaixo que ALTERA o sentido original desse segmento do texto é:

     (A) quanto à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
     (B) em relação à veracidade dos fatos, existiam controvérsias;
     (C) no que diz respeito à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
     (D) afora a veracidade dos fatos, havia controvérsias;
     (E) quanto à veracidade dos fatos, controvérsias havia.

06 - Segundo o que se pode depreender do texto lido, a alternativa que mostra preconceito e não discriminação é:
     (A) os negros não são tão inteligentes quanto os brancos;
     (B) os negros não podem viajar na primeira classe;
     (C) não se servem negros naquele restaurante;
     (D) os negros não podem chegar aos altos postos do poder;
     (E) os negros só podem estudar em escolas públicas.


07 - Se trocarmos os substantivos e adjetivos abaixo de posição, a alternativa em que há uma modificação de forma e sentido é:
     (A) jogadores negros;

     (B) momentos distintos;
     (C) sentimento negativo;
     (D) opiniões inexatas;
     (E) disposição psicológica.

08 – “Um jogador branco do Palmeiras”; a elipse do termo “time” faz com que se juntem palavras de gêneros e números diferentes; o mesmo ocorre em:
(A)       O celular.
(B)       O micro-ondas.
(C)               O caixa.
(D)               O despertador.
(E)       O Vasco da gama.

09 – “Em todas as épocas e em todo o mundo”; a alternativa em que houve troca indevida entre as expressões “todo mundo” e “todo o mundo” é:
(A)      O jogador percorreu todo o mundo;
(B)      O atleta falou com todo mundo para pedir desculpas;
(C)               Ele conhecia todo o mundo na festa;
(D)               Via todo o mundo em seus filmes;
(E)      Todo o mundo está poluído.

10 – “O racismo. Ah, o racismo...”; a inclusão da interjeição “ah” mostra:
(A)       Espanto;
(B)       Alegria;
(C)               Arrependimento;
(D)               Tristeza;
(E)       Surpresa.

11 – Não há críticas no texto:
(A)       Aos órgãos formadores de opinião;
(B)       À intelectualidade brasileira;
(C)               Aos racistas declarados;
(D)               Aos cronistas do programa aludido;
(E)       À inconsciência do governo.

12 – O nome da revista de onde foi retirado o texto é Raça Brasil; esse nome revela:
(A)       Uma atitude preconceituosa da revista;
(B)       Um estereótipo de que os brasileiros são negros;
(C)               Uma adequação com o tema tratado: a discriminação;
(D)               Uma preocupação em educar os negros;
(E)       Um incentivo a que os brasileiros se unam.

13 – “O racismo (...) tão ausente do rol de preocupações na intelectualidade brasileira”, nesse segmento, a expressão “intelectualidade brasileira” só NÃO deve referir-se a (à):
(A)       Intelectuais brasileiros alienador;
(B)       Intelectuais brancos, em sua maioria;
(C)               Intelectualidade tradicional, originária da classe dominante;
(D)               Todos os intelectuais das regiões mais desenvolvidas do país;
(E)       Intelectuais sem preocupações político-sociais.



                             

19 comentários:

  1. Obrigada achei muito bom e criativo! 😍

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  2. Obrigada!
    Foi muito bom, esclarecedor!

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  3. Eu a prendí Coisas que eu Não sabia

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  4. Muito muito obgd me ajudou muito !

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