PREDICAÇÃO VERBAL –
COMPLEMENTOS
1 – (FUVEST) – Observar a oração: ... e Fabiano saiu de
costas...
Assinalar a alternativa em que a oração também tenha verbo
intransitivo:
a) ...Fabiano ajuntou o gado...
b) ...Acreditara na sua velha.
c) ...Davam-lhe uma ninharia.
d) Atrevimento não tinha...
e)
Depois que acontecera aquela miséria...
2 – (UNICID) – Todos os pronomes destacados abaixo exercem a
função de objeto direto, exceto:
a) Espantei-me que o atingisse a morte de alguém tão distante.
b) Para mim o médico que me operou esqueceu alguma coisa.
c) E por falar em língua, vive a mostra-la como um troféu.
d)
Os médicos lhe asseguram
que não há nada.
e) De vez em quando um amigo procura
agradá-lo.
3 – (FM-CATANDUVA) –
I – Vi um gato
comendo um rato.
II – Não provei da
alface.
III – Dei-lhe a
apostila de gramática.
IV – Não soube quanto custou-lhe a reforma da calça.
Observe as funções sintáticas assinaladas nas frases e
escolha a opção correta.
a)
Todos os termos assinalados, exceto em IV, constituem objetos
diretos.
b) Da alface é objeto direto.
c) A apostila é sujeito.
d) A reforma da calça é complemento
nominal.
e) Um gato, um rato e a apostila são
predicativos do sujeito.
4 – (CESGRANRIO) – Assinale a opção em que o termo destacado
apresenta função idêntica ao do exemplo em destaque; vontade de chorar.
a) Choro de saudades.
b) Olhos de minha pátria.
c) Passar-lhe a mão pelos cabelos.
d) Nasci do vento.
e)
Em contato com a dor.
5 – Assinale a alternativa que não apresenta verbo de
ligação.
a) As pessoas ficaram desapontadas.
b) Importante é a sabedoria.
c) Ficamos encantados como seu sorriso.
d)
Fiquei no interior até o início das aulas.
e) A lua estava bela e vaidosa.
6 – (FT-BIRIGUI) – Classifique sintaticamente o termo
destacado:
Vivia preso como
um novilho amarrado ao mourão.
a) Objeto direto.
b) Adjunto adverbial.
c) Adjunto adnominal.
d)
N. D. A.
7 – (US-JUDAS) – Dê a função sintática dos termos em
destaque.
--- Nada farei do que
dizes:
É teu filho imbele e
fraco!
Visaria o triunfo
Das mais guerreira das tribos
Derramar seu ignóbil
sangue:
Ele chorou de cobarde,
Nós outros, fortes Timbiras,
Só de heróis fazemos pasto –
Gonçalves Dias.
a)
Objeto direto – sujeito – predicativo do sujeito – adjunto adnominal
– adjunto adnominal.
b) Objeto direto – predicativo do
sujeito – sujeito – adjunto adnominal – predicativo do objeto.
c) Sujeito – predicativo do sujeito –
objeto direto – predicativo do objeto – predicativo do objeto.
d) Sujeito – objeto direto – adjunto
adnominal – adjunto adnominal – objeto direto.
e) Objeto direto – sujeito – predicativo
do sujeito – predicativo do objeto – predicativo do objeto.
8 – (UE-MARINGÁ) –
Quem passou pela vida em branca
nuvem
E em plácido repouso adormeceu.
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu
Foi espectro de
homem, não foi homem,
Só passou pela vida,
não viveu.
F. Otaviano.
Os termos destacados são, pela ordem:
a) Adjunto adverbial, núcleo do
predicado verbal, objeto direto, adjunto adnominal.
b) Adjunto adnominal, predicado
verbo-nominal, predicativo do sujeito – objeto indireto.
c) Adjunto adverbial, núcleo do
predicado verbal, objeto direto, complemento nominal.
d) Adjunto adverbial, predicado verbal,
objeto direto, objeto indireto.
e)
Adjunto adnominal, núcleo do predicado verbal, predicativo do
sujeito, adjunto adverbial.
9 – (FF-RECIFE) – Assinale a oração em que há erro quanto à classificação do
verbo.
a) Meus prognósticos estariam certos?
(De ligação).
b) A costureira pagou a conta? (Transitivo
direto).
c) Pagou a conta a costureira?
(Transitivo direto e indireto).
d) Neide apresentou-me a seus pais.
(Transitivo direto e indireto).
e)
As feras rugiram em suas jaulas. (Transitivo indireto).
10 – (CESGRANRIO) – Assinale a opção que traz corretas classificações do sujeito e da
preposição verbal.
a)
Houve... uma considerável quantidade – sujeito inexistente; verbo
transitivo direto.
b) Que jamais hão de ver país como este
– sujeito indeterminado; verbo transitivo indireto.
c) Mas reflete a pulsação da inenarrável
história de cada um – sujeito simples; verbo transitivo direto e indireto.
d) Que se recebe em herança – sujeito
indeterminado; verbo transitivo indireto.
e) A quem tutela – sujeito simples;
verbo intransitivo.
Meu coração tem catedrais imensas,
Templos de prismas e longínquas datas,
Onde um número de amor, em serenatas,
Canta a aleluia virginal das crenças.
Na ogiva fúlgida e nas colunatas
Vertem lustrais irradiações intensas
Cintilações de lâmpadas suspensas
E as ametistas e os florões e as pratas.
Como os velhos Templários medievais
Entrei um dia nessas catedrais
E nesses templos claros e risonhos...
E erguendo os gládios e brandindo as hastas
No desespero dos iconoclastas
Quebrei a imagem dos meus próprios sonhos!
Eu. ed.
Rio de Janeiro. Livr. São José, 1963, p. 145.
11 – (ITA) – Quando à predicação, os verbos canta, entrei,
quebrei, classificam-se, no texto, respectivamente como:
a)
Transitivo direto – intransitivo – transitivo direto.
b) Transitivo direto e indireto –
transitivo direto – transitivo direto e indireto.
c) Intransitivo – transitivo direto –
transitivo direto.
d) Intransitivo – transitivo direto –
transitivo direto e indireto.
e) Transitivo direto – intransitivo –
transitivo direto e indireto.
12 – (ITA) – Assinale a opção em que todos os termos
desempenham a mesma função sintática.
a) Onde, nas colunatas, um dia, das
crenças.
b) Meu coração, um nume, templos, os
gládios.
c)
De amor, de lâmpadas, dos iconoclastas, dos meus próprios sonhos.
d) Catedrais, aleluia, ametistas,
desespero.
e) Em serenatas, virginal, na ogiva,
irradiações os gládios.
13 – (MACKENZIE) – Assinale a alternativa correta quanto à
análise sintática do termo destacado abaixo.
Naquela cidade, não há muitas chances de emprego.
a) Núcleo do sujeito.
b)
Núcleo do objeto direto.
c) Adjunto adverbial.
d) Adjunto adnominal.
e) Núcleo do objeto indireto.
14 – (UEFS-BAHIA) – Leia os períodos abaixo:
I – Carlota amava mais a
ele do que aos próprios irmãos.
II – Cada cidadão deve visar à defesa da Pátria.
III – Naquele dia, absteve-se de bebidas alcoólicas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação dos termos em destaque.
a)
Objeto direto preposicionado, complemento nominal, objeto indireto.
b) Objeto indireto, adjunto adnominal,
objeto direto preposicionado.
c) Objeto direto pleonástico,
complemento nominal, objeto direto preposicionado.
d) Objeto direto pleonástico, adjunto
adnominal, objeto direto preposicionado.
e) Objeto direto preposicionado, adjunto
adnominal, objeto indireto.
15 – (PUC-MG) – Considerando que verbo transitivo direto
requer complemento verbal chamado objeto direto, assinale a alternativa em que
esse termo ocorre.
a) O tostão é regateado com cerimônia.
b) --- Como viverei sem ti, meu bem?
c) --- Vamos... – disse Jesuíno.
d) Eram todos irmãos, felizmente.
e)
E vão fazendo telhados.
16 – (MACKENZIE) – Observe os termos destacados abaixo:
I – Estranhos nós
recebemos aos gritos. (E. José).
II – Fingi uma falsa alegria, dei-lhe boas-vindas, desejei-lhe bom descanso. (E. José).
III – Abriu a porta, nada
viu. (L. Barreto).
Assinale a alternativa em que apareçam, respectivamente, suas
funções sintáticas.
a) Sujeito, complemento nominal, objeto
direto.
b)
Objeto direto, objeto direto, objeto direto.
c) Sujeito, objeto direto, adjunto
adverbial.
d) Vocativo, sujeito, adjunto adverbial.
e) Sujeito, sujeito, sujeito.
17 – (UNIP) – Em: Quando repeti
isso, pela terceira vez, pensei no seminário, mas como se pensa em perigo que passou,
um mal abortado, um pesadelo extinto; todos os meus nervos me disseram que
homens não são padres (Machado de Assis), os verbos destacados são,
respectivamente.
a)
Transitivo direto – transitivo indireto – intransitivo.
b) Transitivo direto – transitivo direto
– transitivo direto.
c) Transitivo indireto – intransitivo –
transitivo direto.
d) Intransitivo – intransitivo –
intransitivo.
e) Intransitivo – transitivo direto –
transitivo direto.
18 – (UNIP) – No período da questão anterior, isto, em perigo
e me funcionam sintaticamente como:
a) Objeto direto – complemento nominal –
objeto direto.
b)
Objeto direto – objeto indireto – objeto indireto.
c) Sujeito – objeto indireto – objeto
indireto.
d) Sujeito – objeto direto – complemento
nominal.
e) Objeto direto – complemento nominal –
complemento nominal.
Há dessas
reminiscências que não descansam antes que a pena ou a língua as publique. Um
artigo dizia arrenegar de conviva que tem boa memória. A vida é cheia de tais
convivas, e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória fraca
seja exatamente não me acudir agora o nome de tal antigo: mas era um antigo, e
basta.
Não, não,
a minha memória não é boa. Ao contrário, é comparável a alguém que tivesse
vivido por hospedarias, sem guardar delas nem caras, nem nomes, e somente raras
circunstâncias. A quem passe a vida na mesma casa de família, com os seus
eternos móveis e costumes, pessoas e afeições, é que se lhe grava tudo pela
continuidade e repetição. Como eu invejo os que não esqueceram a cor das
primeiras calças que vestiram! Eu não atino com a das que enfiei ontem. Juro só
que não eram amareladas porque execro essa cor; mas isso mesmo pode ser olvido
e confusão.
19 – Os verbos do primeiro período do texto são,
respectivamente:
a) Transitivo direto – transitivo direto
– transitivo direto.
b) Transitivo direto – transitivo
indireto – transitivo direto.
c) Transitivo indireto – intransitivo –
transitivo indireto.
d)
Transitivo direto – intransitivo – transitivo direto.
e) Intransitivo – transitivo direto –
intransitivo.
20 – O verbo arrenegar foi usado como:
a)
Transitivo indireto.
b) Transitivo direto.
c) De ligação.
d) Intransitivo.
e) Transitivo direto e indireto.
21 – Em: A vida é cheia de
tais convivas, o predicado é _______________ e o termo destacado é
_______________.
a) Verbal – objeto indireto.
b) Nominal – objeto indireto.
c)
Nominal – complemento nominal.
d) Verbal – complemento nominal.
e) Verbo-nominal – objeto indireto.
22 – Em: ... conquanto a prova de ter a memória fraca...
tem-se:
a) Predicado verbo-nominal com predicado
do sujeito.
b)
Predicado verbo-nominal com predicativo do objeto.
c) Predicado verbal com verbo transitivo
direto.
d) Predicado verbal com verbo
intransitivo.
e) Predicado nominal com verbo de
ligação.
23 – Em: ... mas era um antigo, e basta, têm-se,
respectivamente:
a) Predicado nominal e predicado
verbo-nominal.
b)
Predicado nominal e predicado verbal.
c) Predicado verbal e predicado verbal
d) Predicado verbal e predicado nominal.
e) Predicado verbal e predicado nominal.
24 – Em: Ao contrário, é comparável a alguém que tivesse vivido por
hospedarias... os termos destacados
são, respectivamente:
a) Objeto indireto e objeto indireto.
b) Objeto indireto e adjunto adverbial.
c) Adjunto adverbial e objeto indireto.
d) Adjunto adverbial e adjunto
adverbial.
e)
Complemento nominal e adjunto adverbial.
25 – Em: A quem
passe a vida na mesma cada de família...
os termos destacados são, respectivamente:
a)
Objeto indireto e adjunto adnominal.
b) Objeto indireto e complemento
nominal.
c) Complemento nominal e objeto
indireto.
d) Complemento nominal e adjunto
adverbial de lugar.
e) Objeto indireto e adjunto adverbial
de lugar.
26 – Em: ... é que se lhe
grava tudo pela continuidade e
repetição, os termos destacados exercem função sintática, respectivamente, de:
a) Adjunto adnominal e objeto direto.
b) Adjunto adnominal e adjunto
adverbial.
c)
Objeto indireto e sujeito.
d) Objeto indireto e adjunto adverbial.
e) Adjunto adnominal e sujeito simples.
27 – Os substantivos reminiscências, convivas e cor são
substituídos, no texto, pelos pronomes.
a)
As – deles – a.
b) Lhe – deles – lhe
c) –Las – deles – a.
d) As – lhe – lhe.
e) Lhe – deles – delas.
NOITE PONTUAL
Noite pontual
Lua cheia apontou, pororoca roncou
Vem que vem vindo como uma onda inchada
Rolando e embolando
Com a água aos tombos
Vagalhões avançam pelas margens espantadas
Um pedaço de mar mudou de lugar
Somem-se ilhas menores
Debaixo da onda bojuda
Arrasando a vegetação
Fica para trás o mangue
Aparando o céu com braços levantados
Florestinhas se somem
A água comovida abraça-se com o mato
Estalam árvores quebradas de tripa de fora
Pororoca traz de volta à terra emigrante que fugiu de casa
Levada pela correnteza.
Cobra Norato.
28 – Quanto a predicação, os verbos avançam, fica, estalam
classificam-se no texto, respectivamente, como:
a) Transitivo indireto – ligação – transitivo
direto.
b) Intransitivo – ligação –
intransitivo.
c) Transitivo – transitivo – transitivo.
d) Intransitivo – ligação – transitivo
direto.
e)
Intransitivo – intransitivo – intransitivo.
29 – (ITA) – Assinale a opção em que todos os termos
desempenham a mesma função sintática.
a)
Pororoca, ilhas menores, o mangue, que fugiu.
b) Noite pontual, onda, pedaço, a terra.
c) Como uma onda, pelas margens, debaixo
da onda, pela correnteza.
d) Lua cheia, vagalhões, a vegetação,
árvores.
e) De mar, com braços levantados, de
tripa de fora.
30 – (ITA) – Sintaticamente, os termos com o mato e pela
correnteza funcionam respectivamente, como:
a) Adjunto adnominal e agente da
passiva.
b) Adjunto adverbial e adjunto
adverbial.
c)
Objeto indireto e agente da passiva.
d) Objeto indireto e adjunto adnominal.
e) Adjunto adverbial e adjunto
adnominal.
“Como eu invejo os que não esqueceram
a cor das primeiras calças que vestiram! Eu não atino com as da que enfiei
ontem.
Juro que não eram amarelas...”
31 – Cor e amarelas exercem função sintática,
respectivamente, de:
a) Objeto direto e objeto direto.
b) Objeto direto e sujeito.
c) Objeto direto e adjunto adnominal.
d)
Objeto direto e predicativo do sujeito.
e) Sujeito e predicativo do sujeito.
32 – (UC DO S-RS) – Está errada a classificação da função
sintática de um dos termos destacados. Assinale a alternativa em que o erro ocorre.
a) Executava alguns exercícios ao piano. (Adjunto adverbial).
b)
Eras na vida a pomba
predileta – F. Varela. (Sujeito simples).
c) Devemos amar a nossos pais por muitas razões. (Objeto direto preposicionado).
d) Ficou revoltado com a apatia dos presentes. (Complemento nominal).
e) O juiz declarou o réu inocente. (Predicativo do objeto).
33 – (UERJ) – A respeito do trecho depurando a linguagem do
povo e aperfeiçoando lhe a razão, a correta
classificação sintática do pronome oblíquo é:
a)
Adjunto adnominal de razão.
b) Aposto especificado de povo.
c) Complemento nominal de razão.
d) Adjunto adverbial de aperfeiçoando.
e) Objeto direto preposicionado de
aperfeiçoando.
34 – (PUC-RIO) – Aponte a opção na qual o pronome destacado
tem o mesmo valor semântico e bateu-me
o vento na boca.
a) No rosto com que te admiro.
b) Neste perdido
suspiro.
c) Que te segue alucinado.
d)
No meu sorriso suspenso.
e) E eu sei que ela se vê bem...
35 – (FUVEST) –
Eu bem sei que, para titilar-lhe (1) os nervos...
Jamais o engenho e a arte lhe (2) foram tão propícios.
a)
Qual
dos dois lhe pode ser substituído por um adjetivo possessivo? E o outro lhe,
que função exerce na frase?
O lhe que pode ser substituído por um pronome
adjetivo possessivo é o primeiro, já que está empregado com o valor de seus.
Nesse caso, o pronome obliquo átono exerce função sintática de adjunto
adnominal. O outro lhe exerce função sintática de complemento nominal do
adjetivo propícios.
b)
Reescreva
as duas frases efetuando a substituição d cada lhe por expressões equivalentes.
Para o primeiro poderíamos ter: Eu bem sei que,
para titilar os seus nervos... ou Eu bem sei que, para titilar os nervos
dele ... ou ainda levando em conta o contexto: Eu bem sei que, para
titilar os neros do leitor ... porque o pronome lhe, no texto,
substitui o termo leitor, expresso anteriormente.
Para o segundo: Jamais o engenho e a arte foram tão
propícios a ele, ou Jamais o engenho e a arte foram tão propícios ao cozinheiro,
uma vez que o pronome está no lugar do substantivo cozinheiro, citado
anteriormente.
36 – (MACKENZIE) -
CONFRONTO
Bateu Amor à porta
da Loucura.
“Deixa-me entrar – pediu – sou teu irmão.
Só tu me limparás da lama escura
A que me conduziu minha paixão”.
A Loucura desdenha recebe-lo.
Sabendo quanto Amor vive de engano.
Mas estarrece de surpresa ao vê-lo,
De humano que era, assim tão inumano.
E exclama: “Entra correndo, o nosso é teu.
Mais que ninguém mereces habitar
Minha casa infernal, feita de breu,
Enquanto me retiro, sem destino,
Pois não sei de mais triste destino
Que este mal sem perdão, o mal de amar.”
I – Amor. II – Teu irmão. III – inumano.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a
correta análise sintática dos termos numerados.
a) I- Objeto direto / II- predicativo do
sujeito / III- aposto.
b) I- Sujeito / II- objeto direto / III-
adjunto adnominal.
c) I- Objeto direto / II- complemento
nominal / III- adjunto adverbial.
d)
I- Sujeito / II- predicativo do sujeito / III- predicativo do objeto.
e) I- sujeito / II- complemento nominal
/ III- adjunto adnominal.
37 – (ESPM) – Sorvete
Kibon decora sua cozinha. E dá nome
às latas. Os termos destacados são, respectivamente:
a)
Sujeito, objeto direto, objeto indireto.
b) Objeto direto, sujeito, objeto
indireto.
c) Sujeito, objeto indireto, objeto
direto.
d) Sujeito, sujeito, objeto indireto.
e) Objeto direto, sujeito, objeto
direto.
38 – (FM-SANTOS) – Em que alternativa o termo destacado é
objeto direto?
a) Desta prova depende o teu futuro.
b) Cristo ofereceu uma esperança final a todos os homens.
c)
Ofendeste a todos com
aquelas palavras.
d) Dar-te-ei a resposta oportunamente.
e) De sábio ele se tornou ignorante.
39 – Em: Amo Deus e Amo a Deus, os termos destacados são:
a) Objeto direto o primeiro, e objeto
indireto o segundo.
b)
Objeto direto, ambos.
c) Objetos indiretos, ambos.
d) Objeto direto o primeiro, sendo
incorreta a segunda oração.
e) Não sei.
40 – (FMSCASA) – Há verbo transitivo indireto em:
a) O juiz apitou. Os jogadores saíram.
b) Pegue todas as bolas, goleiro.
c) Mantenha a cabeça no lugar, Serginho.
d)
Lembro-me do esquadrão canarinho, em 1970.
e) Valdir Perez desvia a bola com a
ponta dos dedos.
41 – (FM-TAUBATÉ) – Classifique o termo destaco, usando a
seguinte convenção.
A bom entendedor meia palavra basta.
a) Objeto direto.
b)
Objeto indireto.
c) Complemento nominal.
d) Adjunto adnominal.
e) Adjunto adverbial.
42 – (ESPM) – Quando percebi que o doente expirava, recuei
aterrado, e dei um grito, mas ninguém me ouviu. (M de Assis).
A função sintática das palavras doente, grito, ninguém e me
é, respectivamente:
a) Sujeito, objeto direto, objeto
direto, objeto indireto.
b) Objeto direto, sujeito, objeto
direto, objeto indireto.
c) Sujeito, objeto indireto, sujeito,
objeto direto.
d) Objeto indireto, objeto direto,
sujeito, objeto direto.
e)
Sujeito, objeto direto, sujeito, objeto direto.
43 – Em: Não lhe arranquei mais nada tem-se verbo:
a) Transitivo direto.
b) Transitivo indireto.
c)
Transitivo direto e indireto.
d) Intransitivo.
e) De ligação.
44 – Na oração do exercício anterior, a palavra nada exerce função sintática de:
a) Sujeito simples.
b) Adjunto adverbial.
c)
Objeto direto.
d) Objeto indireto.
e) Adjunto adnominal.
45 – Em: Com o tempo veio fenômeno interessante tem-se verbo:
a) Transitivo direto.
b) Transitivo indireto.
c) Transitivo direto e indireto.
d)
Intransitivo.
e) De ligação.
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