ARTIGO DE OPINIÃO: DRAMA INÚTIL
Magno de Aguiar
Para centenas de milhares de jovens está em curso mais um festival nacional da
tortura. Trata-se dos vestibulares para ingresso no ensino superior, um
conjunto de provas, resultados, matrículas, reclassificações e remanejamentos
que, atualmente, levam os jovens e seus familiares a uma situação de intenso
estresse.
É nesta época que a imprensa tradicionalmente se ocupa do vestibular, e, muitas
vezes, o aponta como grande causador dos males da educação de nível médio.
O vestibular já tem 86 anos de história no Brasil e pode, ser considerado um
processo esgotado. Mas não pode ser responsabilizado pela má formação dos
alunos que chegam à universidade, resultante, entre outros fatores, da
massificação do ensino superior, da insuficiência de professores no ensino
médio, e da sua má remuneração e do despreparo de muitos deles, bem como da
falta generalizada de recursos no ensino público.
Qualquer pessoa mais atenta sabe que o vestibular, hoje, é mais prova de
fôlego, e até mesmo uma seleção elitizante, do que um exame intelectual
confiável. Os educadores especializados nessa área já perceberam isso há
bastante tempo, e têm introduzido algumas alterações ao longo dos anos, porém
com resultados pouco animadores.
Na verdade, o vestibular é um fato episódico, destinado a medir em dois ou três
dias o que o aluno aprendeu ao longo de 11 anos. Na sua forma atual, ele não
passa de um mecanismo de seleção e de um diagnóstico do sistema que o precede.
Está mais do que na hora, portanto, de se adotar mecanismos de seleção mais
eficientes e menos estressantes. A nova Lei de Diretrizes e Bases permite que
as universidades escolham seu processo seletivo. Está na hora de as
universidades colocarem a criatividade para funcionar, buscando alternativas de
acesso confiáveis, e que conjuguem capacidade intelectual de indivíduos
componentes de minorias com oportunidade de desenvolvimento pessoal e
profissional.
Não é possível desconsiderar grupos minoritários com problemas específicos de
natureza socioeconômico e cultural que aspiram à formação em escalas de 3º
Grau. Os novos critérios devem assegurar a igualdade de condições para todos os
candidatos. Na definição desses novos métodos, não se pode deixar de lado a
escola de ensino médio, com a qual a universidade precisa articular-se e trocar
experiências.
É preciso, pois, considerar a existência de testes que meçam aprendizagem ao
lado dos que detectam a capacidade de aprender (sinalizadores e preditivos).
As universidades estão devendo isso à
sociedade, para que, de agora em diante, o acesso ao ensino superior passe a
ser encarado como um episódio normalíssimo na vida do estudante, e não como um
“tudo ou nada”.
Magno
de Aguiar Maranhão é membro do Conselho Estadual de
Educação (RJ), reitor do
Centro Universitário Augusto Motta (RJ),
É pró-reitor acadêmico da
Universidade Veiga de Almeida (RJ).
Entendendo o texto:
01 – Quanto ao título, explique a
escolha do adjetivo nele ocorrente.
Por não apresentar consequências positivas, já que é um drama.
02 – Qual a tese defendida pelo
autor?
A instituição Vestibular e o que decorre dele é estressante.
03 – No
primeiro parágrafo, de que recurso lança mão o autor para fazer o desdobramento
da tese?
Citações.
04 –
Segundo o autor, qual a crítica, feita pela imprensa, sobre a realização de
vestibular?
O Vestibular é gerador de males educacionais do país.
05 – Há,
no segundo parágrafo, uma construção frasal que contraria regra gramatical.
Transcreva a passagem na qual tal ocorrência se dá.
O emprego da próclise do pronome “o”: “... e, muitas vezes, o aponta...”.
06 –
Embora sem especificar a posição da imprensa sobre o Vestibular, o autor
contrapõe-se no terceiro parágrafo, apontando causas para a má formação dos
alunos que chegam à Universidade. Cite-as.
O
Vestibular é um processo esgotado, mas não é responsável pela formação do
aluno.
07 –
Resuma as ideias do quarto parágrafo.
O Vestibular é extenuante e elitizante e já se procederam a modificações que
não são animadoras.
08 –
Dando sequência ao seu posicionamento crítico-pessoal, o autor volta a
classificar o Vestibular no quinto parágrafo. Elabore um único período. Resuma
as ideias nele contidas.
A forma atual do Vestibular não vai além de um mecanismo de seleção e de um
diagnóstico imperfeito.
09 – O
sexto parágrafo caracteriza-se por ser antecipador de uma conclusão. Que
conclusão é essa a que chega o autor?
Está na hora de se adotar mecanismo de seleção
mais eficiente.
10 –
Quanto à sua estrutura, o que representa o sétimo parágrafo em relação ao
anterior?
Mantém com o anterior uma relação de desenvolvimento, comprovação de ideias,
ampliação.
11 – Na
sua linha argumentativa, o autor apresenta um elemento resultante do atual
perfil do Vestibular, associando-o a uma injustiça que o formato do concurso
provoca. Que injustiça é essa?
A de desconsiderar grupos minoritários socioeconomicamente alinhados.
12 – Por
que o oitavo parágrafo é um desdobramento do anterior quanto ao conteúdo que
expõe?
Porque desenvolve a ideia que remete do grupo minoritário.
13 – Que
tipo de sugestão o autor apresenta no nono parágrafo?
Sugere que haja uma articulação entre a universidade e a escola de ensino
médio.
14 – Em
um outro posicionamento conclusivo, no décimo parágrafo o autor aponta uma
necessidade no sentido de dar melhor compleição ao Vestibular. Cite-a.
A posição é que se deva aplicar testes que meçam aprendizagem e a capacidade
individual.
15 – Em
termos estruturais, o que representa o último parágrafo.
Representa
uma conclusão.
16 – O
autor afirma que o vestibular é “um festival nacional de tortura”. Transcreva
do texto passagens que, fazendo parte da linha argumentativa, venham a
comprovar a tese mencionada.
“... um conjunto de provas, resultados (...) a uma situação de intenso
estresse”.
17 – Você
está vivenciando o momento a que se referiu o texto. Você concorda com a
posição do autor? Justifique a sua resposta, acrescentando, se for o caso,
alguns outros argumentos não utilizados pelo autor.
Resposta pessoal.
18 – Faça
o que se pede em relação aos elementos mencionados do texto “Drama Inútil”.
a) Substitua por palavras ou
expressões de mesmo valor significativo:
--- do primeiro parágrafo:
1 –
“Festival Nacional da Tortura”.
Sessão
nacional de estresse.
2 –
“Trata-se” / “Para ingresso”.
Diz
respeito ao / Para acesso.
--- do
terceiro parágrafo:
1 –
“Mesmo” / “Esgotado” / “Mas” / “Resultante” / “Bem como”.
Inclusive/Acabado/Porém/Consequente/Assim
como.
19 – Dê
uma nova redação ao sexto parágrafo.
Resposta pessoal.