sábado, 7 de dezembro de 2024

MÚSICA(ATIVIDADES): O RELÓGIO - VINÍCIUS DE MORAES - COM GABARITO

 Música(Atividades): O Relógio

            Vinícius de Moraes

Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirQPoB3Hzq_vdE3uhJ-unvzuF6K9mtzLLRtCZwXYlJ4c3u_rf7PyrnUf_CT09QrYmhtc8trLoCQUVYKIq7pNX4ahUKejGIEBjYVrc3Znk_z-Me2TXRrMeaXepXUlvfFr3QMA-h-bc4H15gJlMDz1sg6iQjQIaJPv90ae01P2QoIpRycHo5qlh3mqnvjMk/s320/RELOGIO.jpg


Passa tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora

Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria

De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora

Passa tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora

Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria

De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora

Passa tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora

Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria

De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

Composição: Paulo Soledade / Vinícius de Moraes. O relógio. CD: A arca de Noé. São Paulo: Universal.

Fonte: Descobrir o mundo, Ápis – Maria E. Simielli / Rogério G. Nigro / Anna Maria Charlier. Ensino fundamental – Anos iniciais – 2º ano – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2015, p. 162.

Entendendo a música:

01 – Qual a principal emoção transmitida pela música?

      A principal emoção transmitida pela música é a fadiga e o desejo de que o tempo passe mais rápido. O relógio, que simboliza a passagem do tempo, é personificado e implora para que o tempo passe, revelando o cansaço e a monotonia do sujeito lírico.

02 – Qual o significado da repetição insistente de "tic-tac"?

      A repetição insistente de "tic-tac" cria um ritmo hipnótico e enfatiza a passagem implacável do tempo. O som do relógio torna-se quase uma obsessão para o sujeito lírico, que deseja que ele se cale.

03 – O que a frase "Já perdi toda a alegria de fazer meu tic-tac" revela sobre o sujeito lírico?

      Essa frase revela que o sujeito lírico, que antes encontrava prazer em suas atividades, agora se sente desanimado e sem alegria. O relógio, que antes marcava momentos importantes e alegres, agora se tornou um fardo.

04 – Qual a relação entre o relógio e a vida do sujeito lírico?

      O relógio representa a vida do sujeito lírico, que se sente presa a uma rotina monótona e cansativa. O tic-tac constante simboliza a passagem implacável do tempo, que não pode ser parada.

05 – Qual a mensagem que a música transmite?

      A música transmite uma sensação de desespero e impaciência em relação à passagem do tempo. Ela nos convida a refletir sobre o valor do tempo e a importância de viver cada momento de forma plena. Ao mesmo tempo, a canção também pode ser vista como uma crítica à rotina e à falta de sentido que muitas vezes sentimos em nossas vidas.

 

 

POEMA: RESPEITEM OS SINAIS DE TRÂNSITO - JOSÉ COSTA LEITE - COM GABARITO

 Poema: Respeitem os sinais de trânsito

             José Costa Leite

A todos os estudantes

Aqui eu quero avisar

Que indo ou vindo da escola

É bom tomar meu conselho

Se veem o sinal vermelho

Nunca devem atravessar

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiNOjd_VXNr5GdCsG0aSUEoOJxKiVhkuwcmffXcanWe4Fd_Q8A71zwKPZdfSgccTdVXJJFmeXeGmAolBRav-Vf4xqIBknXKYb0uvXtHffS7k12YbabW8DNuwj9PurLUtqd3Hp2-2eXNdOO5k-QXASr9SCPHdwcij5_rcHMwkNRFJQ7SOQOoeu13_BSZCY/s320/SEMAFORO.jpg


 

Quem espera o sinal verde

Tem segurança e tem sorte 

E chega em casa tranquilo

Sem arranhão e sem corte

 

Respeitem o sinal vermelho

E quando o sinal mudar

Para o verde, pode passar

O sinal verde dá sorte.

Adaptado de: José Costa Leite, cordel para o trânsito. Colégio Soledade, em Paulista, estado de Pernambuco, [s.d.].

Fonte: Descobrir o mundo, Ápis – Maria E. Simielli / Rogério G. Nigro / Anna Maria Charlier. Ensino fundamental – Anos iniciais – 2º ano – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2015, p. 178.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o público-alvo do poema?

      O público-alvo do poema são crianças estudantes, como o próprio título indica ("A todos os estudantes"). O poeta utiliza uma linguagem simples e direta, fácil de entender para crianças em idade escolar.

02 – Qual a principal mensagem do poema?

      A principal mensagem do poema é a importância de respeitar os sinais de trânsito, especialmente o sinal vermelho. O poeta enfatiza que atravessar no sinal vermelho é perigoso e pode causar acidentes.

03 – Quais são as consequências de não respeitar o sinal vermelho, de acordo com o poema?

      O poema sugere que quem não respeita o sinal vermelho pode sofrer acidentes, como arranhões e cortes. Além disso, a falta de atenção pode colocar a vida em risco.

04 – Qual a relação entre o sinal verde e a sorte, segundo o poema?

      O poema associa o sinal verde à sorte e segurança. Ao esperar o sinal verde para atravessar a rua, a pessoa garante sua segurança e chega em casa tranquila.

05 – Qual a função da repetição no poema?

      A repetição de palavras e frases, como "sinal vermelho" e "sinal verde", reforça a mensagem principal do poema e facilita a memorização por parte das crianças. Além disso, a repetição cria um ritmo que torna a leitura mais agradável.

      Em resumo, o poema "Respeitem os sinais de trânsito" é uma ferramenta educativa que utiliza a poesia para transmitir uma mensagem importante sobre segurança no trânsito de forma simples e eficaz.

 

 

POEMA: A RUA DIFERENTE - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: A rua diferente

             Carlos D. de Andrade

Na minha rua estão cortando árvores
botando trilhos
construindo casas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXm4OyxtTEKvv7p8W1lusGNbzFDfn3Ew84O_SGC3Cn5nMUpge5Mf8pDMOkYTMHfwbER0kQ1-FRaKbe4DttIys2-H7vRholG0Y9UFKbJSXjf8hFxF7t8oB-mUFvSF5Vn8pJg4Nyj84wBUeC3TK0Ekpp_CQSNlphmtY8q_GfYizp-9Y4FTHIGOlXly06Ca0/s320/ARVORE.jpg



Minha rua acordou mudada.
Os vizinhos não se conformam.
Eles não sabem que a vida
tem dessas exigências brutas.

Só minha filha goza o espetáculo
e se diverte com os andaimes,
a luz da solda autógena
e o cimento escorrendo nas fôrmas.

Carlos Drummond de Andrade. Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

Fonte: Descobrir o mundo, Ápis – Maria E. Simielli / Rogério G. Nigro / Anna Maria Charlier. Ensino fundamental – Anos iniciais – 2º ano – Editora Ática – 1ª edição, São Paulo, 2015, p. 177.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o principal acontecimento descrito no poema?

      O principal acontecimento descrito no poema é a remodelação da rua onde o poeta mora. Essa transformação envolve o corte de árvores, a instalação de trilhos e a construção de novas casas, o que causa uma grande mudança na paisagem e na rotina dos moradores.

02 – Como os vizinhos reagem às mudanças?

      Os vizinhos reagem de forma negativa às mudanças. Eles não se conformam com a nova realidade da rua e sentem-se incomodados com as obras.

03 – Qual a perspectiva da filha do poeta em relação às mudanças?

      A filha do poeta, ao contrário dos outros vizinhos, goza do espetáculo da construção. Ela se diverte com os elementos da obra, como os andaimes, a luz da solda e o cimento escorrendo, mostrando uma visão mais positiva e curiosa sobre as mudanças.

04 – Que mensagem o poema transmite sobre as transformações urbanas?

      O poema transmite a ideia de que as transformações urbanas são inevitáveis e trazem consigo tanto perdas quanto ganhos. A rua, que antes era familiar e acolhedora, agora se transforma em um espaço desconhecido e em constante mudança. A reação dos vizinhos demonstra a dificuldade de se adaptar às novas realidades, enquanto a alegria da filha representa a capacidade de encontrar novas perspectivas e possibilidades.

05 – Qual o papel da natureza na visão do poeta?

      A natureza, representada pelas árvores, é vista como um elemento que dá vida e personalidade à rua. O corte das árvores simboliza a perda de algo natural e autêntico, dando lugar a um ambiente mais artificial e urbanizado. A natureza, nesse contexto, representa a tradição e a memória, que cedem espaço para o novo e o moderno.

 

ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: VICIADOS EM 'CURTIDAS" - COM GABARITO

ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: VICIADOS EM “CURTIDAS”

 

Uma pesquisa recente apontou que a aceitação social, seja online ou não, pode tornar-se viciante, já que ela ativa a mesma parte do cérebro que outros vícios conhecidos. Isto explicaria a agradável sensação que temos quando alguém curte uma foto ou post nossos no Facebook.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrr1m6XOmFFE9XmQUubFxoclApu80NVZWIkKa6TjLiTjNsTqaVMkJWTi4rJIvyURZitz5uLd0x0RVyL6H4Gj1SLOpCD5PzAMO9HUGtFQiv4FfTFIZa7VBiltGsNjQ2myh1zQi-waf8nN9OAXtDAy4vBCuC5BI_fCAbw35ydKwXgwN4cRQQoUd-HFQnaUA/s320/faceboo.jpg


Conduzido na Universidade de Freie Universität, em Berlim, com 31 usuários da rede social, o estudo observou a reação do cérebro destas pessoas enquanto olhavam suas fotos no Facebook. Assim foi possível identificar quem era mais dependente.

A conclusão foi de que as “curtidas” na rede social podem até ser mais viciantes do que outras coisas, pois não há um padrão muito definido. Explicando: em outras situações, podemos ter algum prêmio ou consequência pré-estabelecida – algo que sempre ocorre, tornando-se um padrão. Um bom exemplo é quando comemos chocolate. Sabemos que é gostoso, comemos e somos recompensados por esta sensação.

Como o cérebro reconhece estas situações e pode antevê-las, elas tornam-se menos viciantes. Já no Facebook  não sabemos ao certo qual post vai ganhar mais “likes”, o que torna a experiência da aceitação social mais empolgante ainda.

In: http://agenciatrato.com.br/blog/viciados-em-curtidas/

Entendendo o texto

01-Marque (V) para efeitos de sentidos apropriados ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não apropriados.

     a-(  V ) Percebe-se o discurso de que a busca por aceitação social pode se tornar um vício.

     b-( V  ) Percebe-se o discurso de que curtidas no Facebook são uma forma de aceitação social.

     c-( F ) Percebe-se o discurso de que o cérebro não produz sensações agradáveis ao receber valorização positiva em postagens nas redes sociais.

     d-( V ) Percebe-se o discurso de que curtidas nas redes sociais podem gerar dependência.

      e-( F ) Percebe-se o discurso de que a imprevisibilidade da aceitação social nas redes sociais diminui as expectativas de quem posta.

     f-(  V ) Percebe-se o discurso de que a imprevisibilidade da aceitação social nas redes sociais torna a busca por curtidas ainda mais empolgante.

02-Qual argumento de autoridade foi usado para convencer os leitores da validade da informação divulgada?

     a- o fato de o autor ter citado um acontecimento relativo ao Facebook;

     b- o fato de o autor ter citado um acontecimento próprio do cérebro;

     c- o fato de o autor ter citado uma pesquisa realizada pela Universidade de Freie Universität.

03-No trecho “A conclusão foi de que as “curtidas” na rede social podem até ser mais viciantes do que outras coisas, pois não há um padrão muito definido.”, a conjunção grifada:

     a- faz oposição ao que foi dito antes;

     b- intensifica o que foi dito antes;

     c- explica o que foi dito antes;

     d- adiciona informações ao que foi dito antes.

04-No trecho “Já no Facebook  não sabemos ao certo qual post vai ganhar mais “likes”, o que torna a experiência da aceitação social mais empolgante ainda.”, as palavras grifadas servem para:

     a- fazer oposição;

     b- comparar;

     c- intensificar;

     d- explicar.

 05-No trecho “Um bom exemplo é quando comemos chocolate. Sabemos que é gostoso, comemos e somos recompensados por esta sensação.”, os verbos grifados são conjugações de quais verbos dicionarizados no infinitivo?

Comer, saber, comer, ser.

 06-Qual o tema central discutido no artigo de divulgação científica?

    a- os vários ângulos da aceitação social;

    b- o modo como a busca por aceitação social pode causar vícios nas redes sociais;

    c- as sensações de prazer do cérebro humano

 07-Redação: você se julga viciado em curtidas nas redes sociais? Produza um texto-discurso promovendo reflexão sobre o tema

 Redação sobre vício em curtidas

Sugestão de texto:

A busca por validação nas redes sociais, representada pelas tão almejadas curtidas, tornou-se um fenômeno cada vez mais presente em nossas vidas. A pesquisa apresentada no artigo revela um aspecto preocupante: essa busca pode desencadear comportamentos viciantes, semelhantes aos observados em outras dependências.

A sensação de gratificação instantânea proporcionada pelas curtidas ativa as mesmas áreas do cérebro responsáveis pela recompensa em outras atividades prazerosas. Essa dinâmica pode levar a um ciclo vicioso, no qual a necessidade de aprovação virtual se torna cada vez mais intensa.

É importante refletir sobre o impacto dessa busca incessante por reconhecimento nas redes sociais em nossa saúde mental e bem-estar. Ao compararmos nossas vidas com as imagens perfeitas e cuidadosamente editadas que vemos nas plataformas digitais, podemos desenvolver sentimentos de inferioridade e insatisfação. Além disso, a dependência de curtidas pode comprometer nossas relações interpessoais e nos afastar de experiências reais e significativas.

Para romper esse ciclo, é fundamental desenvolver uma relação mais saudável com as redes sociais. Podemos começar limitando o tempo que passamos online, seguindo contas que nos inspirem positivamente e, principalmente, cultivando atividades que nos proporcionem prazer e satisfação fora do mundo virtual. Ao reconhecer o valor de nossas conquistas e relações reais, podemos encontrar a verdadeira felicidade e bem-estar.

 


sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

DISCURSO DE ACONSELHAMENTO: COMO MELHORAR SUA AUTOESTIMA (PARA ADOLESCENTES) - COM GABARITO

 DISCURSO DE ACONSELHAMENTO: Como Melhorar sua Autoestima (para Adolescentes)

Ser um adolescente é difícil. Tudo e todos, às vezes, parecem estar contra você, além de parecerem melhores do que qualquer coisa que você consiga ser. Mas com um pouco de esforço, você pode se sentir melhor. Você precisará ter autoconfiança para que consiga ir em frente. 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-91o3zw1KkZfEfhiIgG0H23OBiwtKsWuhyphenhyphenrG55ZXf3cJxnrjJ1_x4g-8tQjNcyejucBMMlklAF3QdrkTU1VA7gV3qic4nEePuhN_OBtYt8rchkcL0mDHRQ_7XzRSBn4ETSBvIVSqJCPJLRWw1n4x2swkCq7i8f8-vEg2lVbHlp9rz-82khpuWU6ha0fw/s1600/JOVENS.jpg


Método1: Crie Motivos para Se Orgulhar 

1-Foque em experiências e não nas aparências. Ficar preso às aparências não é bom para a autoestima de ninguém. Nossa aparência física muda rapidamente, pode ser afetada negativamente por muitas coisas, além de as definições de beleza variarem de pessoa para pessoa. Escolha algo mais estável para se orgulhar: experiência e realizações, coisas que ninguém pode tirar de você. 

2-Dê oportunidades para suas realizações. Faça coisas em sua vida das quais se orgulhe. Esso é um bom conselho para pessoas de qualquer idade. Se conhece alguém que parece que faz tudo o que você sente vontade de fazer, faça essas coisas também. Há muitas coisas diferentes para fazer, portanto escolha algo que você acha que seja importante. Dessa forma, você conseguirá aumentar sua autoestima.

Aprenda a tocar um instrumento. Escolha um que sempre quis tocar e aprenda. Você terá um sentimento muito bom de realização e felicidade. Você precisará de tempo e esforço, mas conseguirá encontrar um curso facilmente em seu bairro ou na escola.

Viaje. Viaje pelo mundo e conheça as coisas que acha interessantes. Isso não precisa ser caro. Você pode economizar se ficar em albergues, viajar de ônibus ou de carona, ou mesmo fugindo de preços altos das passagens aéreas. Existem muitas coisas surpreendentes para conhecer mais perto do que você imagina ou de graça. Viajar não só fará com que você tenha mais histórias para contar, mas também aumentará sua confiança.

Aprenda uma arte ou um esporte. Decidir o que aprender dependerá de você, se é uma pessoa mais física ou mental. No entanto, ambos demandam tempo e muita prática. Você pode assistir às aulas, mas aprenderá mais quando fizer, principalmente se fizer com outras pessoas. Praticar esportes ou fazer algum trabalho de arte será uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas e interagir com elas, pois fazer essas atividades em grupo é muito mais divertido do que sozinho.

Dedique-se à escola. Tire notas melhores e faça aulas extras. Você se sentirá bem, mas isso também ajudará em sua vida. Você terá melhores oportunidades para ganhar dinheiro e terá empregos com os quais se sentirá muito mais satisfeito, caso se dedique aos estudos e frequente uma universidade.

3-Tenha responsabilidades.  

Essa é uma ótima forma de ter mais autoestima e confiança. Fazendo coisas importantes, você poderá garantir que é uma pessoa capaz e também provará a você mesmo que tem um papel positivo no mundo.

Arrume um emprego. Conseguir um emprego não apenas o ajudará a conseguir dinheiro para fazer uma faculdade ou para comprar o que quiser, mas também será algo do que você se orgulhará. Pense em conseguir um emprego que ajude as outras pessoas, como um atendente de uma enfermaria ou um empacotador. Você se sentirá bem com o que estiver fazendo.

Seja um voluntário para melhorar sua autoestima. Você precisará fazer coisas importantes para outras pessoas, além de conseguir trabalhar suas habilidades. Você pode trabalhar em uma cozinha do bairro, ajudar a construir casas ou começar um grupo de voluntariado para ajudar em um assunto que seja importante para você. Esse tipo de experiência costuma ajudar bastante em seu currículo no futuro.

Ajude outros alunos. Usar sua experiência para ajudar outros adolescentes ou alunos mais novos fará com que você se sinta muito melhor. Você pode ajudar os alunos de sua escola ou de uma outra escola mais carente. Assim, você ajudará aqueles que precisam mais.

In: http://pt.wikihow.com/Melhorar-sua-Autoestima-(para-Adolescentes)

Entendendo o texto

01-Marque (V) para os efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso acima e (F) para os efeitos de sentidos não pertinentes

     a-(  F  ) percebe-se o discurso de que não é preciso se esforçar para melhorar a autoestima

     b-( F ) percebe-se o discurso de preferência pelas aparências, ao invés de experiências

      c-( V ) percebe-se o discurso de que a aparência não é o melhor critério para desenvolver a autoestima, pois nossa aparência muda muito

     d-( V ) percebe-se o discurso de que tocar um instrumento ajuda melhorar a autoestima

     e-( V  ) percebe-se o discurso de que praticar esportes ajuda melhorar a autoestima

     f-( F  ) percebe-se o discurso de que fazer viagens não contribui para autoestima

     g-( V  ) percebe-se o discurso de que fazer algum tipo de arte melhora a autoestima

     h-( V ) percebe-se o discurso de que dedicação à escola contribui com a autoestima

     i-( V )percebe-se o discurso de que assumir responsabilidades contribui para melhorar a autoestima

     j-(  F  ) percebe-se o discurso de que arrumar um emprego atrapalha a autoestima, pois jovem não pode trabalhar

     k-( V ) percebe-se o discurso de que fazer trabalho voluntário, ajudando outras pessoas melhora a autoestima, pois faz o jovem se sentir importante e útil

     l-( V ) percebe-se o discurso de que ajudar outros jovens na escola melhora a autoestima

02-Nos trechos “Escolha algo mais estável para se orgulhar...”; “Faça coisas em sua vida...”; “Aprenda a tocar um instrumento.”; “Viaje.”; “Aprenda uma arte ou um esporte.”; “Dedique-se à escola. Tire notas melhores e faça aulas extras.”; “Arrume um emprego.”; “Seja um voluntário”; “Ajude outros alunos.”, OS VERBOS GRIFADOS SÃO INJUNTIVOS, isto é, DÃO CONSELHOS de modo imperativo:

       a- para o autor;

       b- para o leitor jovem;

       c- para o leitor idoso;

       d- para qualquer tipo de leitor

03-No trecho “Conseguir um emprego não apenas o ajudará a conseguir dinheiro para fazer uma faculdade ou para comprar o que quiser, mas também será algo do que você se orgulhará.”, a conjunção grifada sugere:

      a- alternativa/opção;

      b- comparação;   

      c- tempo;

      d- lugar

04- No trecho “Conseguir um emprego não apenas o ajudará a conseguir dinheiro para fazer uma faculdade ou para comprar o que quiser, mas também será algo do que você se orgulhará.”, a conjunção grifada:

     a- introduz uma conclusão sobre a importância de se um arrumar emprego;

      b- adiciona uma outra vantagem de se arrumar um emprego;  

      c- contrapõe à ideia de se arrumar um emprego;

     d- nenhuma das explicações anteriores.

05-No trecho “Tire notas melhores e faça aulas extras.”, a conjunção grifada:

     a- introduz uma oposição ao conselho dado anteriormente;

     b- introduz uma conclusão para o conselho dado anteriormente;

     c-  introduz a adição de outro conselho além do que foi dado anteriormente;

     d- nenhuma das explicações anteriores

06- No trecho: “Praticar esportes ou fazer algum trabalho de arte será uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas e interagir com elas, pois fazer essas atividades em grupo é muito mais divertido do que sozinho.”, a conjunção grifada:

      a- introduz uma oposição à ideia de interagir com as pessoas;

      b- introduz uma explicação/justificativa sobre a importância de se interagir com as pessoas;

      c- introduz a adição de uma informação nova além da informação de interagir com as pessoas;

      d- nenhuma das explicações anteriores

07-No trecho: “Ser um adolescente é difícil. Tudo e todos, às vezes, parecem estar contra você, além de parecerem melhores do que qualquer coisa que você consiga ser. Mas com um pouco de esforço, você pode se sentir melhor.”, a conjunção grifada:

      a- explica porque é difícil ser adolescente;

      b- conclui porque é difícil ser adolescente;

      c- adiciona outra dificuldade em ser adolescente;

      d- ressalta que apesar das dificuldades em ser adolescente, ainda há algo a fazer para superar essas dificuldades.

08-No trecho: “Você precisará ter autoconfiança para que consiga ir em frente.”, a conjunção grifada:

     a- aponta a finalidade de se ter autoconfiança;

     b- contradiz a importância de se ter autoconfiança;

     c- apresenta alternativa além de se ter autoconfiança;

     d- mostra o modo adequado de se ter autoconfiança.

09-A quem se refere o pronome você usado várias vezes no texto-discurso?

O pronome "você" se refere ao adolescente leitor do texto. O texto é direcionado diretamente ao público adolescente, oferecendo conselhos e sugestões para melhorar a autoestima.

10-Em sua postura crítica, você acha válidos, corretos, pertinentes os conselhos dados aos adolescentes? Se sim ou se não, justifique sua resposta.

Os conselhos dados aos adolescentes são válidos e pertinentes. As sugestões apresentadas no texto são baseadas em princípios psicológicos e sociais que podem auxiliar os adolescentes a desenvolverem uma autoestima mais saudável. Atividades como praticar esportes, aprender um instrumento, viajar e ajudar outras pessoas são comprovadamente benéficas para o bem-estar emocional e o desenvolvimento pessoal.

11-Extraia do texto três argumentos sugeridos para melhorar a autoestima dos jovens.

Três argumentos sugeridos para melhorar a autoestima dos jovens:

Foco em experiências e realizações: Em vez de se preocupar com a aparência, os adolescentes devem buscar experiências e conquistas que lhes proporcionem um senso de realização e orgulho.

Assumir responsabilidades: Ao assumir responsabilidades, os adolescentes desenvolvem habilidades e amadurecem, o que contribui para uma maior autoestima.

Ajudar outras pessoas: O voluntariado e a ajuda ao próximo proporcionam uma sensação de propósito e contribuem para o bem-estar emocional.

12-Produza um texto-discurso aconselhando outros adolescentes sobre o que poderia ser feito, segundo sua opinião, para melhorar a autoestima. Dê um título ao seu texto.

Título: Você é capaz de mais!

Ser adolescente é como navegar em um mar de emoções, dúvidas e incertezas. Às vezes, pode parecer que o mundo está contra você e que você nunca será bom o suficiente. Mas a verdade é que você é capaz de muito mais do que imagina!

A autoestima é como um músculo: quanto mais você a exercita, mais forte ela fica. E a boa notícia é que você tem o poder de fortalecê-la a cada dia. Experimente coisas novas, saia da sua zona de conforto e celebre suas conquistas, por menores que sejam.

Lembre-se: a felicidade não está nas aparências, mas sim nas experiências que você vive. Viaje, aprenda algo novo, faça amigos, ajude o próximo. Quanto mais você se conectar com o mundo e com as pessoas ao seu redor, mais você se sentirá realizado e confiante.

Acredite em si mesmo e no seu potencial. Você é único e especial, e merece todo o amor e respeito do mundo. Comece hoje mesmo a construir a melhor versão de si mesmo!

 

FÁBULA: A POMBA E A FORMIGA - COM GABARITO

 Fábula: A Pomba e a Formiga

“Uma boa ação se paga com outra”

 Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza. Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo. Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem. Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos. Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto. De lá, ela arrulhou para a formiga:

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP4XbGcIXZivX3cmLp5IcTE8n1hq6sZbUWzm0tFhCuuvCcPR2_Z9zIE0V2rj8SHNth5YJUTUbKr1GloyNHIpV5-PAEpr-mvGZjAChY2XpqQaC3sirRibgKpo330jp-qGjCqwWpyMsbT6sl9JDS9_YhXajQ7RPKqhyp9LcefjKV4KDpziNN2-93IRcMrF4/s320/fabula-pomba-formiga.jpg 


- Obrigada, querida amiga!

Entendendo o texto 

01-Qual o objetivo desse texto-discurso?

    a- informar;

    b- criticar;

    c- transmitir ensinamento;

    d- dar instrução.

02-Qual a tese central defendida no texto-discurso?

     a- deve-se ser amoroso;

     b- deve-se retribuir as boas ações recebidas com outras boas ações;

     c- deve-se ajudar o próximo;

     d- deve-se atacar os inimigos.

03-Marque (V) para efeitos de sentidos pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:

     a-(  V ) Percebe-se o discurso de defesa da solidariedade;

     b-(  V ) Percebe-se o discurso de defesa da retribuição de favores;

     c-( F) Percebe-se o discurso de indiferença perante os perigos sofridos por outros;

     d-( V ) Percebe-se o discurso de valorização da amizade;

     e-( V) Percebe-se o discurso de valorização da gratidão;

     f-( F ) Percebe-se o discurso de valorização da ingratidão;

04-Qual enunciado revela o discurso da gratidão?

     a- “arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga...”

     b- “mordeu-lhe o calcanhar”

     c- “a pomba fugiu para um ramo mais alto”

     d- “- Obrigada, querida amiga!”

05-No enunciado “Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.”, a palavra grifada sugere:

     a- limite espacial;

     b- limite temporal;

     c- inclusão de algo;

     d- no máximo

06-No enunciado Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.”, a conjunção grifada sugere:

     a- lugar em que a formiga alcançou a terra;

     b- modo como a formiga alcançou a terra;

     c- momento em que a formiga alcançou a terra;

     d- intensidade em que a formiga alcançou a terra;

07-No enunciado “De lá, ela arrulhou para a formiga: - Obrigada, querida amiga!”, a palavra grifada possui o mesmo sentido de:

     a- soprou;

     b- murmurou;

     c- cochichou;

     d- gorjeou.

08-No enunciado “Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama.”, o pronome grifado foi usado para não repetir a palavra:

    a- formiga;

    b- sedenta;

    c- margem;

    d- água.

09-No enunciado “Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga...”, o pronome grifado foi usado para não repetir a palavra:

    a- folha;

    b- árvore;

    c- rio;

    d- formiga.

10-No enunciado “Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar”, o pronome grifado sugere que o calcanhar é:

    a- da pomba;

    b- do caçador;

    c- da formiga;

    d- nenhuma das respostas.

11-No enunciado “Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio...”, o advérbio grifado sugere:

     a- o  lugar em que a pomba arrancou a folha;

     b- o momento em que a pomba a arrancou a folha;

     c- o modo como a pomba arrancou a folha;

12-Produza um texto-discurso, refletindo sobre o papel que as boas ações podem gerar no mundo. São necessárias as boas ações? São importantes? Devemos promover o bem?

A Importância das Boas Ações no Mundo

A fábula "A Pomba e a Formiga" nos ensina uma lição valiosa sobre a importância das boas ações. Através da história da formiga e da pomba, somos convidados a refletir sobre o poder transformador da gentileza e da solidariedade.

As boas ações, por menores que pareçam, têm o potencial de gerar um efeito dominó, inspirando outras pessoas a praticarem o bem. Quando ajudamos alguém, não apenas aliviamos seu sofrimento, mas também fortalecemos os laços sociais e criamos um ambiente mais positivo e acolhedor.

Em um mundo cada vez mais individualista, cultivar o hábito de praticar boas ações é fundamental para construir uma sociedade mais justa e compassiva. Ao realizar atos de bondade, contribuímos para a construção de um futuro melhor para todos.