domingo, 15 de novembro de 2020

NOTÍCIA: O USO DA IMAGEM NAS REDES SOCIAIS...PARA O BEM E PARA O MAL - PALOMA WILM - COM GABARITO

 NOTÍCIA: O uso da imagem nas redes sociais... para o bem e para o mal

                                Paloma Wilm

 Com o advento do cinema e, mais tarde, da televisão, no século passado, a visibilidade se tornou um valor socialmente reconhecido. Chamado de “o século das comunicações”, o século XX foi um período em que a imagem assumiu um estatuto inteiramente novo, porque passou a ser produzida em série para consumo em escala massiva, antes inimaginável. A partir daí, a lógica do estar visível foi, aos poucos, contaminando a sociedade como um todo, segundo a professora Rosaly Brito, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Uma forma intensa de fazer esse culto à imagem, hoje, é por meio da internet, que parte, que, antes, era privada. Status de relacionamentos, lugares em que passaram as férias, fotos pessoais, entre muitos outros dados, são amplamente divulgados na rede.

 Comodidade – Segundo a professora, a internet “cria facilidades sem as quais acho que já não conseguiríamos viver hoje, para a pesquisa, para a busca da informação, para a mobilização social, enfim. O problema não é do meio em si, que é um dos mais importantes avanços que o homem produziu como forma de se comunicar, mas dos usos que se faz dele, para o bem e para o mal.”

Pedro Bragança, jornalista e consultor em mídias sociais, conta que “as pessoas precisam, cada vez mais, ter em mente que um conteúdo publicado na internet (seja uma foto, um vídeo, seja até um comentário), que outrora só era acessível ao grupo de amigos que tinham acesso a um computador com internet, hoje pode ser visto pelos seus pais, professores, colegas de profissão e até pelo seu chefe, e compartilhados com o mundo inteiro.”

Riscos – Uma questão bastante discutida, atualmente, é sobre a segurança nas grandes e médias cidades, a qual se tornou um dos principais problemas deste século. A despeito disso, as pessoas estão se expondo ao extremo, sobretudo quando mostram a sua intimidade, seus vínculos amorosos, sua casa, seu percurso.

“Ora, se as cidades não estão seguras, por que devo informar amplamente sobre todos os meus passos? Fora isso, por que devo externalizar na escala da rede mundial de computadores aquilo que deveria dizer respeito somente a mim, a minha privacidade, ao círculo mais próximo de amigos e familiares?”, pergunta-se a professora Rosaly. A seu ver, em grande medida, isso acontece “porque as pessoas estão muito sós, precisam desesperadamente de uma escuta, de algum reconhecimento, ainda que isso se dê ao preço de uma superexposição na rede.”

“Na internet, você é o que você publica, então, é preciso responsabilidade na hora de postar qualquer conteúdo. Assim como ele pode ajudar a impulsionar sua carreira, ampliar sua rede de contatos profissionais e até te tornar famoso por sua criatividade, também pode te transformar em chacota entre seus colegas de trabalho e te trazer constrangimentos para toda a vida. É uma via de mão dupla que pode ser boa ou ruim, dependendo da forma como você utiliza e, principalmente, do seu bom senso”, afirma Pedro Bragança.

 Responsabilidade – Não é difícil gerir um perfil social com responsabilidade. A professora Rosaly Brito acredita que, para isso, basta que as pessoas divulguem coisas que interessam não só a si próprias, mas, de alguma forma, ajudem os outros a refletir sobre algo. “Com isso, não quero dizer que não se deva brincar e até falar de banalidades eventualmente, mas acho que informar para todo mundo o que você comeu no jantar é cair no cúmulo da banalidade. Penso que você tem que gerir seu perfil preservando sua intimidade e ajudando as pessoas a se sensibilizarem para temas que realmente interessam, ainda que seja só uma mera reflexão sobre a vida”, ressalta.

Pedro Bragança dá uma dica muito interessante para que se evitem problemas na internet: fazer analogia com um veículo de comunicação tradicional, como um outdoor ou um programa de televisão. “O exercício consiste em se perguntar se o conteúdo que você vai publicar seria constrangedor ou te traria problemas se fosse publicado em um outdoor com sua foto, na rua mais movimentada da cidade ou fosse dita por você em entrevista em um canal de TV a que todo mundo assiste. Se a resposta for sim a alguma delas, é melhor evitar”.

 Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA Disponível em: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=6377

Entendendo o texto

 1)   O texto lido propõe uma reflexão acerca de um assunto de interesse geral: o uso da internet e o impacto causado por essa tecnologia na vida pública e privada das pessoas.

 a.   No texto, é feito um balanço entre os benefícios e inconveniências do uso da internet. Resuma-os.

 O texto é subdividido em três partes: “comodidade”, “riscos” e “responsabilidade”. As duas primeiras subdivisões são as que contemplam os benefícios e inconveniências relativas ao uso da internet. A autora aponta, como benefício, a comodidade que a internet proporciona em relação ao acesso às informações, bem como à sua divulgação. Por outro lado, o grande inconveniente mencionado e descrito diz respeito à exagerada exposição da vida privada das pessoas, que podem comprometer sua segurança, sua vida pessoal e até profissional ao divulgarem informações na rede.

 b.A que conclusão ela procura orientar os leitores?

A conclusão proposta pelo texto encontra-se, principalmente, apresentada na terceira subdivisão – “responsabilidades”.

A autora defende, fundamentando seu texto, em especial, com argumentos de autoridade, que é preciso usar a internet com responsabilidade e não divulgar informações que constranjam ou tragam problemas aos usuários.

 2) Considerando o tema central do texto, responda:

 

a.   O texto menciona uma tecnologia que pode ser considerada a precursora do valor que tem sido dado à imagem na atualidade. Que tecnologia é essa e de que forma ela teria conferido um novo status aos textos visuais?

O texto aponta a criação da arte cinematográfica como responsável por conferir ao texto imagético um status diferenciado, que veio a se consolidar com o surgimento da internet. A ampla divulgação da imagem, pelo cinema e pela televisão, fez com que a ideia de tornar-se visível fosse gradativamente mais valorizada.

 

b.   Tendo em vista o conceito de tecnologia, explique e exemplifique por que a internet pode ser considerada uma tecnologia.

             Podemos compreenderas tecnologias como recursos utilizados para suprir necessidades e limitações humanas, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Segundo o texto, a internet veio oferecer maior comodidade no acesso e na divulgação de informações. Sendo assim, pode ser considerada uma tecnologia, na medida em que atende a uma necessidade humana – a de acesso e divulgação de informações – suprindo limitações humanas – velocidade e espaço – melhorando, assim, a qualidade de vida das pessoas. Como exemplo, podemos comparar a forma como pessoas distantes se comunicavam antes e depois da internet: antes, falavam-se por meio de cartas, que demoravam um certo tempo para percorrer a distância entre elas e, quanto mais distantes, maior a demora; depois da internet, podem se comunicar por meio de correio eletrônico, bate-papos virtuais e até interagirem “face-a-face”, mediadas por ferramentas como o skype. Outros exemplos podem ser, também, mencionados, como o processo de inscrição em concursos, pagamentos de contas e pesquisas escolares, que demandavam mais tempo e locomoção.

 

c.De que forma, de acordo com o texto, a relações sociais   teriam mudado em função das possibilidades oferecidas pelo uso da internet?

O texto aponta que as pessoas estão, cada vez mais, expondo informações que, antes, diziam respeito à esfera privada, ao ambiente familiar, à intimidade. Ou seja, os limites dos relacionamentos estão se tornando cada vez menos perceptíveis, pois um comentário que era feito entre amigos íntimos ou parentes, hoje é publicado em redes sociais às quais qualquer pessoa do mundo inteiro pode ter acesso. Pessoas desconhecidas – inclusive as mal intencionadas – podem saber de tudo que se passa na vida de outras, a partir do que estas mesmas divulgam.

 d.O que o texto aponta como uma nova forma de ler e ver o mundo, em relação ao uso da internet?

 Talvez seja uma questão de alto grau de dificuldade para os alunos, visto que implica a interligação de um grande volume de informações. Compreende, na verdade, a compreensão do sentido global do texto, mas de forma indireta. Assim, a orientação do professor será fundamental para a formulação das respostas. Uma fala interessante de Pedro Bragança, reproduzida no texto, pode fornecer pistas para a formulação da resposta: “Na internet, você é o que você publica (...)”. Essa fala remete à constante construção de identidades viabilizada pelo ambiente virtual. As pessoas, ao divulgarem informações sobre si, querem, na verdade, criar uma imagem de si para o outro, imagem que nem sempre corresponde ao que vive fora da rede. A internet se configura como um palco, no qual cada um pode se tornar uma estrela; funciona como um remédio para curar a solidão, um espaço para reconhecimento e, quem sabe, a fama; um ponto de encontro e de desencontro de interesses pessoais, locais e globais. Dessa forma, as pessoas leem e veem o mundo, a partir do que é publicado na rede, a partir das imagens que se criam ali.

Seção

PENSAMIENTOS EN EL ESPAÑOL

 PENSAMIENTOS EN EL ESPAÑOL


“El peor enemigo de un gobierno corrupto es un pueblo culto”.

“Antes de hacerte Cristiano, hindu o musulmán, hazte primero humano”.

 

“Las palavras tienen alas y las acciones raíces...”.

 

“El primer passo es estabelecer que algo es posible, entonces es probable que ocurra”.

 

“La lectura es a la mente lo que el ejercício al cuerpo”.

 

“La forma más elevada de inteligéncia consite em pensar de manera creativa”.

 

“Los mejores regalos que puedes dar a tus hijos son las raíces de la alas de la independência. (Denis Waltley)

 

“La cualidad suprema del liderazgo es la integridade”. (Dwiyht Elsenhower)

 

“El deporto delega en el cuerpo algunas de las virtudes más flertes del alma: la energia, la audácia, la paciência”. (Jean Hippolyte)

 

“El que lee mucho y anda mucho, ve mucho y sabe mucho”. (Miguel de Cervantes)

 

“Nosotros tenemos que ser el cambio que queremos ver en el mundo”. (Mahatma Gandhi)

 

 

“Si tus acciones inspiran a otros a soñar más aprender más hacer más y convertirse en algo más, entonces eres un líder”. (John Quiny Adams)

“El respeto al derecho ajeno es la paz”, (Benito Juarez)

 

“No importa cúan lento camines mientras camines”. (Confucio)

 

 “Escucha a tu voz interior y sigue adelante, aún cuando las personas te digan que no puedes hacerlo”. (Mary Lou Cook)

 

“Los obstáculos son essas cosas espantosas que ves en cuando apartas los ojos de tu meta”. (Henry Ford)

 

“No cambies la salud por la riqueza, ni la liberdad por el poder”. (Benjamin Franklin)

 

“Ningún viento será bueno para quien no sabe a qué puerto se encamina”. (Sêneca)

 

“Un hombre que no se alimenta de sus sueños envejece pronto”.(Willian Shakespeare)

 

“Cuando dicen que soy demasiado viejo para hacer una cosa, procuro hacerla enseguida”. (Pablo Picasso)

 

“La bondad es la cadena de oro que enlaza a la sociedade”. (Johann W. Goethe)

 

“La peor derrota de una persona es cuando perde su entusiasmo”. (H.W.Arnold)

 

“La educación genera confianza. La confianza genera esperanza. La esperanza genera paz”. (Confúcio)

 

“Desarrolla una pasión por aprender. Si lo haces, nunca dejarás de crecer”. (Anthony J. D’Angelo)

 

“Cree en ti mismo y en lo que eres. Se consciente de que hay algo en tu interior que es más grande que cualquier obstáculo”. (Christian D. Larson)

 

“Qué sería de la vida si no tuvieramos el valor de intentar algo nuevo cada día”. (Vicent Van Gogh)

 

“Un maestro es una brújula que activa los imanes de la curiosidad el conocimiento y la sabiduria en el alumno”. (Ever Garrison)

 

“Nadie puede volver atrás y comenzar de nuevo, pero cualquiera puede comenzar hoy mismo y hacer un nuevo final”. (Mary Robinson)

 

“La verdad jamás daña a una causa que es justa”. (Mahatma Gandhi)

 

“La educación es la preparación  y a la vida completa”. (Spencer Johnson)

 

“El cambio es ley de vida. Cualquiera que sólo mire al passado o al presente, se perderá el futuro”. (John F. Kennedy)

 

“Tus acciones positivos combinados con pensamentos positivos resultan em el éxito”. (Shiv Khera)

 

“Sólo es posible avanzar cuando se mira lejos. Solo cabe progresar cuando se piensa en grande”. (José Ortega y Gasset)

 

“La vida es una obra teatral que no importa cúanto haya sido representada”. (Lucio Anneo Sêneca)

 

“El talento se cultiva en la soledad, el carácter se forma en las tempestuosas oleadas del mundo”.  (Goethe)

 

“La energia y la persistência conquistan todas las cosas”. (Benjamin Franklin)

 

“Una importante clave del éxito es la autoconfianza. Uma importante clave de la autoconfianza es la preparación”. (Arthur Ashe)

 

“Vive de tal manera que, cuando tus hijos piensen  en justicia, cariño y integridade, piensen em ti”. (H. Jackson Brown)

 

“No bsta tener buen ingenio; lo principal es aplicarlo bien”. (René Descartes)

 

“La cortesia es hermana de la caridad”. (San Francisco de Assis)

“Saber es acordarse”. (Aristóteles)

 

“El que sabe ler sabe y ala más difícil de las artes”. ( Duclós)

 

“Si no hubiera sido poeta, seria constructor de casas”. (Pablo Neruda)

 

“La beleza de tener está em compartir”. (Toni Melendez)

 

“Las ideas morales están en nuestro espíritu; en la voluntad que las ama, en el corazón que las siente. (Jaime Balmes)

 

“El agradecimento es la memoria del corazón”. (Anónimo)

 

“El papel del arquitecto es crear hoy el passado del mañana”. (Oscar Niemeyer)

 

“Descansar es salud”.

 

“La libertad no consiste en hacer lo que se quiere, sino en hacer lo que se debe”.

 

“Del agua mansa me libre Dios, que de la brava me guardaré yo”.

 

“La verdad amarga y la mentira es dulce”.

 

“Donde hay una voluntad, hay un caminho”. (Idel Becker)

 

“La felicidad no es cosa fácil: es difícil encontrarla en nosotros mismos y imposible hallarla en otra parte”. (Idel Becker)

 

“Creo que si mirarmos siempre al cielo, acabaríamos teniendo alas”. (Flaubert)

 

“La calidad nunca es un accidente,  siempre es resultado de un esfuerzo de la inteligência”. (John Ruskiin)

 

“No duermas para descansar, duerme para soñar. Porque los sueños están para cumplirse”. (Walt Disney)

 

“No hay formulas secretas para el éxito. Es el resultado de tu preparación, trabajo duro y aprender de los errores”. (Colin Powell)

 

“Educar la mente sin educar el corazón no es educar en absoluto”. (Aristóteles)

 

“Cree em ti mismo. Eres más valiente de lo que crees, más talentoso de lo que sabes, y más capaz de lo que imaginás”. (Roy T. Bennett)

 

“Un propósito noble inspira sacrifício, estimula la innovación y anima la perseverancia”. (Gary Hamel)

 

“Nuestra recompensa se encuentra en el esfuerzo y no en el resultado. Un esfuerzo total es una victoria completa”. (Mahatma Gandhi)

 

“Los sueños sin metas, son sólo sueños; y te llevarán a desilusiones. Las metas, son el caminho hacia tus sueños; pero no se pueden lograr sin disciplina y consistência. (Denzel Washington)

 

“No nos atrevemos a muchas cosas porque son dificiles, pero son dificiles porque no nos atrevemos a hacerlas”. (Lucio Anneo Sêneca)

 

“Los libros son entre mis consejeros, los que más me agradan, porque ni el temor ni la esperanza les impiden decirme lo que debo hacer”.

 

“Nada és mas potente de que una idea que llegó em lo tempo certo”. (Victor Hugo)

 

“La palavra no es para encobrir la verdad, sino para decirla”. (José Martí)

 

“Nada tarda tanto como aquello que no se empieza”. (Alain)

 

“Trata a los demás como quieras que te traten, porque lo que se siembra se cosecha”. (Gonzalo Andrés Muñoz)

 

“Me he arrepentido muchas veces de haber hablado, jamás de haber calados”.

 

“Se necesitan dos años para aprender a hablar y sessenta para aprender a calr”. (Ernest Hemingway)

 

“Lo que los hombres realmente quieren no es el conocimiento, sino la certidumbre” (Bertrand Russell)

 

“Solamente la educación puede hacer que una persona llegue a ser persona. Una persona no es más que lo que la educación hace de ella”.

 

“Entre las grandes cosas que no podemos hacer y las pequeñas que no hacemos el peligro está em no hacer ninguna”.

“Las oportunidades grandes nacen de haber sabido aprovechar las pequenas.” Bill Gates

“El linguaje es el lugar de encuentro entre el ser humano y el significado o, si se quiere, entre el ser humano e la realidad...

                                                          Graciela Reyes

“Siempre hay espacio para mejorar, no importa cuanto  tempo vengas haciéndolo bien”.

 

“El aprendizaje no es um deporte para espectadores.”

 

“No hay ascensor al éxito debes tomar las escaleras.”

 

“Todos los objetivos se realizan con esfuerzo y decisión”.

 

“Aprender es e lacto más maravilloso de todo; aprovecha siempre esa oportunidade.”

 

“Hoy un lector; mañana un líder.”


“Quien respeta el idioma, escribe, lee,piensa y ve mejor el mundo.”


“Vivir es intentarlo infinitas veces.”


“Es preciso mostrar a los alumnos que lo trabajo y la vida de ellos son parte de lo trabajo y de la vida de el país.”


“No hay caminho para la paz, la paz es el caminho. (Mahatma Gandhi)


“Un problema bien encarado  es un problema médio resuelto.”

                         Charles Kettering


 “No importa cuán lento camines mientras camines”. Confúcio

 

 

 

 

                                                             

sábado, 14 de novembro de 2020

CONTO: BRUXAS NÃO EXISTEM - MOACYR SCLIAR - COM GABARITO

 CONTO: BRUXAS NÃO EXISTEM


Quando eu era garoto, acreditava em bruxas, mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas. Os meus amigos também acreditavam nisso. A prova para nós era uma mulher muito velha, uma solteirona que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim de nossa rua. Seu nome era Ana Custódio, mas nós só a chamávamos de "bruxa".

Era muito feia, ela; gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo. E estava sempre falando sozinha. Nunca tínhamos entrado na casa, mas tínhamos a certeza de que, se fizéssemos isso, nós a encontraríamos preparando venenos num grande caldeirão.

Nossa diversão predileta era incomodá-la. Volta e meia invadíamos o pequeno pátio para dali roubar frutas e quando, por acaso, a velha saía à rua para fazer compras no pequeno armazém ali perto, corríamos atrás dela gritando "bruxa, bruxa!".

Um dia encontramos, no meio da rua, um bode morto. A quem pertencera esse animal nós não sabíamos, mas logo descobrimos o que fazer com ele: jogá-lo na casa da bruxa. O que seria fácil. Ao contrário do que sempre acontecia, naquela manhã, e talvez por esquecimento, ela deixara aberta a janela da frente. Sob comando do João Pedro, que era o nosso líder, levantamos o bicho, que era grande e pesava bastante, e com muito esforço nós o levamos até a janela. Tentamos empurrá-lo para dentro, mas aí os chifres ficaram presos na cortina.

– Vamos logo – gritava o João Pedro –, antes que a bruxa apareça. E ela apareceu. No momento exato em que, finalmente, conseguíamos introduzir o bode pela janela, a porta se abriu e ali estava ela, a bruxa, empunhando um cabo de vassoura. Rindo, saímos correndo. Eu, gordinho, era o último.

E então aconteceu. De repente, enfiei o pé num buraco e caí. De imediato senti uma dor terrível na perna e não tive dúvida: estava quebrada. Gemendo, tentei me levantar, mas não consegui. E a bruxa, caminhando com dificuldade, mas com o cabo de vassoura na mão, aproximava-se. Àquela altura a turma estava longe, ninguém poderia me ajudar. E a mulher sem dúvida descarregaria em mim sua fúria.

Em um momento, ela estava junto a mim, transtornada de raiva. Mas aí viu a minha perna, e instantaneamente mudou. Agachou-se junto a mim e começou a examiná-la com uma habilidade surpreendente.

– Está quebrada – disse por fim. – Mas podemos dar um jeito. Não se preocupe, sei fazer isso. Fui enfermeira muitos anos, trabalhei em hospital. Confie em mim.

Dividiu o cabo de vassoura em três pedaços e com eles, e com seu cinto de pano, improvisou uma tala, imobilizando-me a perna. A dor diminuiu muito e, amparado nela, fui até minha casa. "Chame uma ambulância", disse a mulher à minha mãe. Sorriu.

Tudo ficou bem. Levaram-me para o hospital, o médico engessou minha perna e em poucas semanas eu estava recuperado. Desde então, deixei de acreditar em bruxas. E tornei-me grande amigo de uma senhora que morava em minha rua, uma senhora muito boa que se chamava Ana Custódio.

(SCLIAR, Moacyr. Revista Nova Escola – especial Era uma vez... contos. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/bruxas-nao-existem-689866.shtml. Acesso em: 31/08/2013.)


Após ler o conto com atenção, responda às questões a seguir:

1) O narrador conta que, quando era garoto, acreditava em bruxas. Para ele, o que era uma bruxa?

     Para o narrador, bruxas eram “mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas”.

2) Qual era a prova concreta, para o narrador e seus amigos, de que as bruxas existiam?

     A prova para eles era uma mulher muito velha, uma solteirona que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim da rua.

3) Como ele descreve sua vizinha, Ana Custódio?

     Segundo ele, ela era muito feia, gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, tinha uma enorme verruga no queixo e estava sempre falando sozinha.

 4) Qual era a diversão predileta dos meninos?

    ( X ) Incomodar a senhora, fazendo travessuras.

    (     ) Ajudar a velha a fazer compras no pequeno armazém.

   (      ) Entrar na casa da “bruxa” e vê-la preparando venenos no caldeirão.

  5) Um dia, ao tentar jogar um bode morto na casa da senhora pela janela da frente, a velha apareceu empunhando um cabo de vassoura. Os meninos saíram correndo, e o narrador enfiou o pé num buraco, caiu e quebrou a perna. O que aconteceu após isso?

    (   ) Os colegas voltaram para ajudá-lo.

   (    ) A mulher o alcançou e descarregou nele sua raiva.

   ( X ) A mulher, que já foi enfermeira, ajudou-o, cuidando de sua perna.

  6)  Por que o título do conto é “Bruxas não existem”? Relacione o título ao final da história.

      Porque o narrador deixou de acreditar em bruxas desde que a senhora o ajudou quando ele quebrou a perna; a partir dessa ocasião, ele tornou-se grande amigo dela.

 Observe as palavras empregadas no conto e marque a opção correta.

  7) Releia o trecho:

Era muito feia, ela; gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo.

As palavras em destaque apresentam características, modificando outras palavras. Tais palavras ajudam a criar cenários, paisagens e são muito importantes nos textos descritivos. Por isso, com relação à classe gramatical, podemos dizer que são exemplos de:

( X ) adjetivos.

( ) advérbios.

( ) pronomes.

( ) substantivos.

  8) No mesmo fragmento, encontramos a palavra “ela”, utilizada para se referir à mulher: “Era muito feia, ela; [...] ela tinha uma enorme verruga no queixo”. Essa palavra pode ser classificada como um:

     (   ) adjetivo.

     (   ) advérbio.

    ( X ) pronome.

    (   ) substantivo.

9)  No trecho:

De repente, enfiei o pé num buraco e caí. De imediato senti uma dor terrível na perna e não tive dúvida: estava quebrada. Gemendo, tentei me levantar, mas não consegui.

Essas palavras indicam os acontecimentos, as sequências de ações, a passagem de tempo e dão movimento ao texto. Não há como contar uma história ou narrar um fato sem elas. Essas palavras são:

       ( X ) verbos.

       (   ) artigos.

       (   ) adjetivos.

      (    ) pronomes.

10) Observe os substantivos destacados e numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

     ( 1 ) “Quando eu era garoto, acreditava em bruxas”.

     ( 2 ) “Fui enfermeira muitos anos, trabalhei em hospital”.

     ( 3 ) “Sob comando do João Pedro, que era o nosso líder, levantamos o bicho”.

     ( 4 ) “De imediato senti uma dor terrível na perna e não tive dúvida: estava quebrada”.

        ( 4 ) Substantivos abstratos.

        ( 3 ) Substantivo próprio e substantivo comum.

        ( 2 ) Substantivo derivado e substantivo primitivo.

       ( 1 ) Substantivos concretos (ser real / ser imaginário).

11)  Releia e observe as palavras destacadas:

A prova para nós era uma mulher muito velha, uma solteirona que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim de nossa rua.

Nesse trecho, o narrador apresenta a mulher, que ele achava que era uma bruxa, ao leitor. Os termos destacados são:

     ( ) pronomes demonstrativos, pois indicam a posição de um ser ou objeto.

     ( ) artigos definidos, pois designam um ser já conhecido do leitor ou ouvinte.

    ( X ) artigos indefinidos, pois designam um ser ao qual não se fez menção anterior.

 12) Analise o fragmento:

[...] a velha saía à rua para fazer compras no pequeno armazém ali perto.

Os termos em destaque designam uma circunstância de lugar; fazem referência a onde era o armazém. Por isso, esses termos podem ser considerados:

      (   ) verbos.

     (    ) artigos.

    ( X ) advérbios.

    (    ) substantivos.

    13)  As palavras que acompanham o substantivo normalmente concordam com ele em gênero (masculino/ feminino) e número (singular/plural). Veja:

A prova para nós era uma mulher muito velha, uma solteirona que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim de nossa rua.

Reescreva o trecho acima, trocando a palavra mulher pela palavra homem e fazendo as alterações necessárias.

A prova para nós era um homem muito velho, um solteirão que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim de nossa rua.

TIRINHA DE QUINO - HUMANO SE NACE - COM GABARITO

 TEXTO: TIRINHA DE QUINO

1. Observe os quadrinhos atentamente e responda às questões a seguir:


1) Um extraterrestre aterrissa numa cidade grande da Terra, caminha entre os humanos. Sua expressão no 3º quadrinho (1º da 2ª linha) revela que ele está:

( ) assustado.

( ) preocupado.

(X ) com vontade de ir ao banheiro.

( ) triste porque ninguém falou com ele.

2)  Que código foi utilizado para transmitir essa mensagem?

( ) Palavra falada.

( ) Palavra escrita.

( ) Emissão de sons.

(X ) Expressões faciais e gestuais.

3)  No 4º quadrinho, o rosto do guarda e o jeito como ele coloca as mãos na cintura revela que ele reprova a atitude do extraterrestre. Observe o 5º quadrinho e marque qual a mensagem que o guarda tentou transmitir:

(X ) Você não pode “fazer xixi” aqui.

( ) Você deve voltar para seu planeta.

( ) Você não pode atravessar a rua aqui.

( ) Você não pode se deitar e dormir aqui.

4)  No 6º quadrinho (1º da 3ª linha), o guarda indica o lugar aonde o extraterrestre deve ir. O que o símbolo dentro do balão indica?

O símbolo indica que ele deve ir ao banheiro masculino.

e) Se o extraterrestre fosse do sexo feminino, qual seria o símbolo no balão?

Desenhe esse sinal num quadro ao lado:


 5) O final da história nos surpreende. Como o extraterrestre interpretou o sinal do guarda? 

     Ele achou que o sinal indicado pelo guarda fosse o semáforo de pedestres.

  6)  Por que o extraterrestre foi preso no final?

      Porque ele urinou no sinal de pedestres.

   7) O mesmo código pode representar diferentes mensagens, dependendo do contexto.

       - Qual a mensagem transmitida pelo guarda através deste símbolo no 6º quadrinho? 

         Banheiro masculino

      - Qual a mensagem que este símbolo transmite no semáforo (9º quadrinho)? 

       Que a pessoa não pode atravessar, que deve esperar.

   8)  No último quadrinho, observando a expressão facial e corporal do extraterrestre, que texto verbal poderia substituir o sinal dentro do balão?

     Aqui cabem várias frases que demonstrem que o ET ficou confuso com a situação, como: “Por que estou aqui?”, “O que foi que eu fiz?”, “Não entendi nada...”, etc.

  9)  Nesse texto, que tipo de linguagem predomina?

( ) Linguagem verbal.

(X ) Linguagem não verbal.

10)  A que gênero pertence esse texto?

( ) Fábula.

( ) Conto de fadas.

(X ) História em quadrinhos.

11)  Conte a história representada pelos desenhos com as suas palavras.

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TIRINHA DE MANOLITO - COM GABARITO

 TIRINHA DO MANOLITO

Observe a tirinha a seguir...

(http://clubedamafalda.blogspot.com.br/. Acesso em: 25/07/2013.)

O menino da tirinha chama-se Manolito. Leia suas características:

Manolito é filho de um comerciante, mais preocupado com os negócios e dinheiro do que com outra coisa. É um estudante que tira notas baixas (menos em matemática, por causa das contas que aprende no mercado do pai). Apenas pensa no lucro do armazém de seu pai. Também adora inflações dos preços, pois assim acha que está lucrando.

(Adaptado. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mafalda#Personagens. Acesso em: 26/07/2013)

1)Ao saber dessas informações, podemos entender melhor a tira. No último quadrinho, podemos reparar a cara de insatisfeita da cliente. O que Manolito tentou fazer?

   Ele tentou vender um salame estragado à cliente.

2) Ele tenta se justificar. Mas você acha que ele agiu corretamente? Por quê?

     Não, pois ele visou somente o lucro e não pensou na saúde da cliente, nem no direito do

     consumidor. Ele não quis perder a mercadoria estragada.


TIRINHA DO CASCÃO E PINÓQUIO - COM GABARITO

Tirinha do Cascão e Pinóquio

Vamos nos exercitar um pouco?

Leia:

(Disponível em: www.monica.com.br/quadrinhos. Acesso em: 02/10/2012.)

1. A tirinha anterior apresenta duas personagens famosas por suas características peculiares. Você conhece o Cascão? E o Pinóquio? Se não os conhece, faça uma pesquisa na internet antes de responder às perguntas a seguir.

a) Qual a característica principal do Cascão?

    Ele não gosta de tomar banho.

b) E qual a característica do Pinóquio?

     Ele mente muito e, quando mente, o nariz dele cresce.

c) Pensando nessas informações, em que consiste o humor da tira? Por que ela é engraçada?

    O Cascão pede ao Pinóquio para contar mais uma mentira para que nariz dele cresça e faça  uma ponte para que ele atravesse o rio sem se molhar.

2. Você pode encontrar no texto um exemplo de frase nominal?

     Por favor!

3. A frase “Conta só mais uma mentira!” é um exemplo de oração. Apesar de ela terminar com ponto de exclamação, podemos dizer que é um exemplo de frase:

    ( ) afirmativa ( ) interrogativa ( X ) imperativa





TIRINHA DA MEG - NUMERAL - COM GABARITO

 TIRINHA DA MEG - NUMERAL

Vamos nos exercitar um pouco?

Leia mais essa tirinha


(Curfman. Meg. In: Recreio, nº 108).

ENTENDENDO A TIRINHA

1. Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa?

     Eles apostam corrida até o ponto do ônibus da escola.

2. Nos dois primeiros quadrinhos, Meg diz os segundos que eles devem esperar para iniciar a corrida.

    a) Quantos segundos ela contará para começar a corrida?

         Três segundos.

   b) Essa palavra indica quantidade. Por isso, podemos dizer que é um exemplo de numeral:

       ( X ) cardinal. ( ) ordinal. ( ) multiplicativo. ( ) fracionário.

 3. No 4º quadrinho, o amigo de Meg comemora a vitória.

      a) O que expressa a palavra “UHUU!!”?

         ( ) cansaço. ( ) reclamação. ( X ) comemoração. ( ) vaia.

     b) O menino diz que ele chegou primeiro. Essa palavra indica ordem. Por isso, podemos dizer que é   um exemplo de numeral:

          ( ) cardinal. ( X ) ordinal. ( ) multiplicativo. ( ) fracionário.

   4. Observe o último quadrinho e responda: O garoto foi, na verdade, o vencedor da corrida? Por quê?

       Não, porque a menina não estava realmente apostando corrida, mas sim “pregando uma peça” no  colega.

  5. No 1º quadrinho, aparece a palavra UM. Analisando a situação, essa palavra é artigo ou numeral? Por quê?

     É numeral, pois a menina está contando.


TIRINHA DE CALVIN - LINGUAGEM NÃO VERBAL - CALVIN E SEUS AMIGOS - COM GABARITO

HISTÓRIA EM QUADRINHOS - CALVIN E SEUS AMIGOS 

Que tal agora entrarmos no universo das histórias em quadrinhos?

 


(Disponível em:http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/coletaneas/calvin-seus-amigos-428892.shtml?utm_source=redesabril_fvc&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_novaescola&. Acesso em: 24/07/2013.)

Calvin é um garoto de seis anos, de muita imaginação. Ele está quase sempre acompanhado de Haroldo, seu tigre de pelúcia, que para ele é como se fosse real.

Observe a tirinha e responda:

1) O que Calvin está fazendo?

Está preparando uma receita de panquecas.

2) Como Haroldo o está ajudando?

Haroldo está lendo a receita na caixa enquanto o Calvin a prepara.

3) No segundo quadrinho, o tigre diz que a receita dá para vinte panquecas e que aí “vão ser dez para cada um”. Que conta ele fez?

Dividiu a quantidade de panquecas que seriam feitas (20) pelos dois que as comerão (ele e Calvin).

4) Haroldo diz que a receita dá para vinte panquecas. De que Calvin se deu conta nesse momento?

Ele percebeu que daria muito trabalho preparar 20 panquecas.

5) Que ideia ele teve para resolver o problema?

Resolveu preparar somente uma grande e dividir no meio para ter menos trabalho.

6) Você acha que a receita do Calvin dará certo? Por quê?

Provavelmente não, pois a quantidade influencia no resultado final. Ao fazer somente uma grande, ele não está seguindo as instruções da receita adequadamente.




QUADRINHO DE QUINO - LINGUAGEM NÃO VERBAL - COM GABARITO

 QUADRINHO DE QUINO – LINGUAGEM NÃO VERBAL

Vamos nos exercitar um pouco?

Observe o texto a seguir e reflita sobre as questões propostas:

Quadrinho de Quino. In: CEREJA & MAGALHÃES. Gramática: texto, reflexão e uso. São Paulo: Atual, 1998. p. 7.

1. Os quadrinhos nos mostram um homem chegando a uma cidade. Observe e responda:

a) Esse homem é um turista. Que detalhes comprovam essa afirmação?

Ele está chegando num trem, suas roupas são diferentes das usadas pelas pessoas do local, ele carrega uma câmera, uma mala...

 b) Em que região do mundo provavelmente se localiza a cidade onde ele chega? Como sabemos disso?

Provavelmente se localiza num país árabe. Sabemos isso ao observar o modo como as pessoas se vestem, os utensílios vendidos nas lojas, as construções do local.

2. No 2º quadrinho, um velhinho faz um gesto ao turista e, ao mesmo tempo, lhe diz alguma coisa.

Como o turista entendeu as palavras do velhinho?

Ele achou que era um cumprimento, uma saudação.

3. Ao observar a expressão do rosto e do corpo do recepcionista do hotel, o que, em sua opinião, significam os sinais contidos nos balões?

Parece ser um xingamento, uma ofensa.

4. Em que consiste o humor do quadrinho?

A mesma palavra é usada pelas pessoas quando ele chega à cidade; as pessoas sorriem e tiram o chapéu para ele. Por não conhecer o código, o turista acha que é um cumprimento. No final, o recepcionista do hotel martela o dedo e diz a mesma palavra. O turista, então, acha que as pessoas estavam debochando dele ao cumprimentá-lo.

5. Que tipo de linguagem tivemos que observar para interpretar esse quadrinho, a verbal ou a não verbal?

 A linguagem não verbal, pois não conhecemos a escrita árabe.

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

TEXTO INFORMATIVO: O QUE É DENGUE - COM GABARITO

 TEXTO INFORMATIVO: O QUE É DENGUE?

             A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.

           A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna na maioria dos casos. O seu principal transmissor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. No Brasil, as condições socioambientais favoráveis à expansão do Aedes aegypti possibilitaram o avanço da dengue.

          O vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.

           A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias.

           Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos. O indivíduo não percebe a picada do mosquito, pois não dói e nem coça no momento.

         Os sintomas mais comuns são: febre, dores no corpo (principalmente nas articulações) e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.

        Para evitar o mosquito da dengue, é preciso eliminar os focos de reprodução. Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros desse inseto. Por exemplo: uma bacia no pátio de uma casa é um risco, porque, com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos neste local. Então, o único modo é limpar e retirar tudo que possa acumular água e oferecer risco. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências.

(Adaptado. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dengue. Acesso em: 30/07/2013.)


Vamos refletir sobre o texto?

1) De acordo com o texto, dengue é:

    (X ) uma doença.

    (  ) um mosquito.

    (  ) uma pessoa infectada.

 2) Aedes aegypti, por sua vez, é como chamamos:

   (  ) a doença.

   (X ) o mosquito transmissor da doença.

   (  ) a pessoa infectada pela doença.

 3) Segundo o texto, como a dengue é transmitida?

    O seu principal transmissor é o mosquito Aedes aegypti que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.

 

4) Releia: “A dengue é uma doença febril aguda”. O que significa o adjetivo febril nesse trecho?

        Febril quer dizer que causa febre.

 5) Quais são os sintomas da doença?

 Os sintomas mais comuns são: febre, dores no corpo (principalmente nas articulações) e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.

 

6) Como podemos ajudar a prevenir a doença?

    Evitando o  mosquito da dengue, eliminando os focos de reprodução.

 7) Qual a importância desse texto informativo?

    Informar as pessoas sobre a dengue, para que possam se prevenir e reconhecê-la.

 8) Observe os trechos a seguir. Posteriormente, diga se o predicado é verbal ou nominal:

a) “A dengue [é um dos principais problemas de saúde pública no mundo]”  nominal

b) “20 mil [morrem em consequência da dengue]” verbal

c) “A dengue [é uma doença febril aguda]” nominal

d) “a fêmea do mosquito [deposita seus ovos em recipientes com água]” verbal

e) “as larvas [vivem na água por cerca de uma semana]”

      verbal

 9) Explique o uso dos dois-pontos [ : ] nos seguintes trechos:

a) “O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água.”

Introduzir a explicação de como ocorre o ciclo de transmissão.

 b) “Por exemplo: uma bacia no pátio de uma casa é um risco, porque, com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos neste local.”

Introduzir um exemplo.