segunda-feira, 20 de agosto de 2018

EXERCÍCIOS DE VERBOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


EXERCÍCIOS DE VERBOS PARA ENSINO FUNDAMENTAL


01 – Circule os verbos das frases abaixo:
A – Os meninos brincavamcom a bola.
B – Papai me chamou parapassear no parque.
C – Entreifalei com o diretor.
D – Ao sentir a patadas, o lobocorreu.
E – Tu és forte, és corajoso econheces tudo.
F – A borboleta tem asas coloridas.

02 – Indique os tempos verbais nas frases:
A – Papai gosta de verdura. Presente.
B – José ganhou uma bola. Pretérito.
C – Damião estudará a lição. Futuro.
D – Marisa acordou cedo. Pretérito.
E – Os meninos jogarão basquete. Futuro.
F – O garoto vende pipoca. Presente.
G – Eu venderei meu relógio. Futuro.
H – Eu canto muito bem. Presente.
I – Eu vendi minha bicicleta. Pretérito.

03 – Escreva ao lado: ação, fenômeno ou estado.
A – Chovia muito. Fenômeno.
B – Ela era infeliz. Estado.
C – Relampejou muito. Fenômeno.
D – As crianças brincavam. Ação.
E – Ventava muito. Fenômeno.
F – Marta estava contente. Estado.
G – O menino está triste. Estado.

04 – Coloque o pronome pessoal de acordo com a terminação do verbo: Eu, tu, ele, nós, vós, eles.
    a) Nós escrevemos.
    b) Tú viveste.
    c) Vós falastes.
    d) Ele recebeu.
    e) Eu vendo
    f)  Nós estudamos.
    g) Ele cantou.
    h) Eu achei.
    i)  Nós jogamos.
    j)  Vós cantais.
    k) Ele cantou.

05 – Coloque, no quadro abaixo, os verbos nos lugares certos:
Vestir      -   andar   -   receber   -   amar   -   partir.
Prender   -   pedir   -   contar   -   trazer   -   comer.
Estudar   -   subir   -   falar   -   esconder   -   ouvir.

1ª conjugação     -     2ª conjugação     -     3ª conjugação.
Estudar                 -      prender                 -      vestir
Andar                    -      receber                 -      pedir.
Contar                   -      trazer                    -      subir.
Falar                      -      esconder              -      partir.
Amar                     -       comer                  -      ouvir.

06 – Reescreva as frases pelos tempos adequados dos verbos indicados nos parênteses:
    a) Ontem eu conheci um lobo-do-mar. (Conhecer)
    b) No mês passado, os alunos estudaram verbos. (Estudar)
    c) Hoje está um bonito dia. (Estar)
    d) No próximo ano eu estarei no ensino médio. (Estar)


07 – Complete as frases com o verbo que você julgar conveniente:
    a) A menina ficou calada.
    b) O motorista deu o sinal.
    c) A noite está fria.
    d) O homem subiu a escada.
    e) Um pássaro voou na janela.
    f)  Todos estamos alegres.
    g) O menino corre atrás da bola.

08 – Complete as frases com o verbo jogar no pretérito.
    a) Marcelo jogou bola com os amigos.
    b) A seleção brasileira jogou bem na última copa do mundo.
    c) Nós jogamos no time da escola.
    d) Eles jogam bola ontem à noite.
    e) Eu jogo o lixo no cesto.

09 – Conjugue os verbos abaixo no Presente do Indicativo:
Verbo: Cantar                               Verbo: Estudar.
Eu canto                                       Eu estudo.
Tu canta                                       Tu estuda.
Ele/ela canta                                Ele/ela estuda.
Nós cantamos                              Nós estudamos
Vós cantais                                  Vós estudais.
Eles/elas cantam                         Eles/elas estudam.

10 – Numere as frases de acordo com o tempo do verbo:
1 – Presente.                 2 – Pretérito.                 3 – Futuro.

(2) Ontem, a professora leu uma história.
(3) Sairei mais cedo amanhã.
(2) Vocês copiaram o texto?
(1) Luciana recita uma poesia.
(2) Nós já terminamos o trabalho.
(3) Os alunos brincarão no pátio.
(1) O gatinho bebe leite.
(2) A bruxinha jogou água no gato.
(3) Visitaremos a vovó no domingo.
(1) Eu dividi meu chocolate com ele.
(3) Nós compraremos doces.
(2) Roberto escorregou.
(2) Ela partiu ontem.
(3) Dançarei a noite toda.
(2) O padeiro vendeu todos os pães.

11 – Complete as frases com o verbo entre parênteses no passado (pretérito perfeito) =am ou no futuro do presente= ão.
    a) Ontem os meninos venceram a competição. (Vencer)
    b) No próximo sábado as crianças dançarão quadrilhas. (Dançar)
    c) Após o cinema, meus pais tomarão um lanche. (Tomar)
    d) Amanhã minhas irmãs brincarão no parquinho. (Brincar)
    e) Domingo Rodrigo e Diego correrão na quadra. (Correr)
     f) No torneio de ontem, os carros subiram por aqui. (Subir).



12 - Reescreva o texto abaixo, assinale os verbos e indique a conjugação de cada um.
      Precisamos conjugar o verbo ver, dividir o verbo ter, assumir o verbo ser e viver o verbo amar.
      Conjugar: 1ª conjugação.
      Ver: 2ª conjugação.
      Dividir: 3ª conjugação.
      Ter: 2ª conjugação.
      Assumir: 3ª conjugação.
      Ser: 2ª conjugação.
      Viver: 2ª conjugação.
      Amar: 1ª conjugação.
      perceberemos que os milagres nos rodeiam e acontecem a cada instante.
      Perceberemos: 2ª conjugação.
      Rodeiam: 1ª conjugação.
      Acontecem: 2ª conjugação.

13 – Diga se os verbos das frases abaixo estão expressando ação, estado ou fenômeno da natureza.
a) Ela estava muito contente – estado.
b) O palhaço divertia o público – ação.
c) Choveu muito ontem – fenômeno da natureza.
d) Ventava muito na fazenda – fenômeno da natureza.
e) As crianças corriamação.
f) Ele era desconfiado – estado.
g) Nós somos estudiosos – estado.
h) Ela é bonita – estado.
i) Vocês colheram o café? – ação.

14 – Passe os verbos do modo indicativo para o subjuntivo:
Veja o exemplo:
Eu janto em casa hoje.
Talvez eu jante em casa hoje.
(Observe que o subjuntivo dá uma ideia de incerteza, dúvida.)
a)A chuva parou.
      Talvez a chuva pare.
b) Eles me ensinam.
      Talvez eles me ensinem.
c) As crianças se lembram do circo.
      Talvez as crianças se lembrem do circo.
d) Paulo recebe o aviso.
      Talvez Paulo receba o aviso.
e) Nós escrevemos uma carta.
      Talvez nós escrevemos uma carta.
f) Ele sabe o caminho.
      Talvez ele saiba o caminho.
g) Ela pode com o pacote.
      Talvez ela possa com o pacote.
h) Marta quer passear.
      Talvez Marta queira passear.   
i) Mônica escreve uma carta.
      Talvez Mônica escreva uma carta.
Atividades tiradas do livro:
Curso completo de Português, língua portuguesa
Antônio de Siqueira e Silva e Rafael Bertolini p. 216.






FILME(ATIVIDADES): DESCENDENTES - KENNY ORTEGA - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(atividades): DESCENDENTES

Data de lançamento 16 de agosto de 2015 diretamente para TV (1h 52min)
Direção: Kenny Ortega
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        Os principais vilões dos contos de fadas vivem isolados em uma ilha distante. Entretanto, quando o filho da Bela e da Fera está prestes a assumir o reino de Auradon, ele resolve permitir que os filhos de quatro vilões convivam e estudem na principal escola do local. É lá que Mal (Dove Cameron), filha de Malévola (Kristen Chenoweth); Evie (Sofia Carson), filha da Rainha Má (Kathy Najimy); Jay (Booboo Stewart), filho de Jafar (Maz Jobrani); e Carlos (Cameron Boyce), filho de Cruela De Vil (Wendy Raquel Robinson), precisarão decidir se seguirão o caminho dos pais ou se tomarão outro rumo.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o nome da atriz que interpreta Mal?
a)   Emma Watson.
b)   Dove Cameron.
c)   Ella Cameron.
d)   Sofia Carson.
e)   Dove Carson.

02 – Quem dirigiu o filme Descendentes?
a)   Sarah Jeffery.
b)   David Heyman.
c)   Kenny Ortega.
d)   Angelina Jolie.
e)   Chis Colombus.

03 – Qual é o nome da música gravada na ilha?
      Rotten to the Core.

04 – Que ator interpreta Carlos?
      Cameron Boyce.

05 – Qual é a data de lançamento em DVD, nos Estados Unidos, de Descendentes?
a)   31/05/2015.
b)   25/11/2016.
c)   31/07/2015.
d)   25/11/2015
e)   14/03/2016.

06 – O que significa Rotten to the Core?
a)   Podres até a Alma.
b)   Sujos até os Ossos.
c)   O pior de todos.
d)   Sujos até a Alma.
e)   Nenhuma das opções.

07 – Qual é o nome da filha da Fada Madrinha?
      Jane.

08 – Qual é o nome do cachorro que Carlos conhece?
      Carinha.

09 – Na ilha, Mal, Evie, Jay e Carlos disputam para ser o quê?
a)   O mais belo.
b)   O mais forte.
c)   O mais malvado.
d)   O mais rápido.
e)   Eles não disputam por nada.

10 – Booboo Stewart interpreta quem?
     Jay.

POEMA: O GUARDADOR DE REBANHOS - ALBERTO CAEIRO - COM GABARITO

Poema: O GUARDADOR DE REBANHOS
                    
                                     Alberto Caeiro

"Olá, guardador de rebanhos.
Aí à beira da estrada.
Que te diz o vento que passa?"
"Que é vento, e que passa.
E que já passou antes.
E que passará depois.
E a ti o que te diz?"
"Muita cousa mais do que isso.
Fala-me de muitas outras cousas.

De memórias e de saudades
E de cousas que nunca foram."
"Nunca ouviste passar o vento.
O vento só fala do vento.
O que lhe ouviste foi mentira.
E a mentira está em ti."

Entendendo o poema:        
01 – Alberto Caeiro era um dos heterônimos criado por Fernando Pessoa. De acordo com seu criador, Caeiro é o poeta da natureza e o mestre dos demais heterônimos. Qual elemento relacionado a natureza faz parte do poema?
      O vento.

02 – O poema tem a estrutura de um diálogo. Quem são os interlocutores desse diálogo?
      O Guardador de Rebanhos e alguém com quem ele se cruza no caminho.

03 – Que estrofes correspondem à fala de cada interlocutor?
      A primeira e a terceira estrofes correspondem a pessoa que encontra com o guardador de rebanhos e a segunda e a quarta estrofe correspondem ao Guardador de Rebanhos.

04 – De acordo com a leitura do poema, qual dos dois interlocutores se relaciona com o mundo concreto e não vê nada além do que aquilo que realmente se mostra?
      O Guardador de Rebanhos.

05 – Caeiro é o poeta das coisas reais, que são o que são e como são. Que verso do poema comprova essa afirmação?
     “O vento só fala do vento”.

06. De acordo com o conteúdo do poema, assinale V para verdadeiro e F para falso.
a. (V) Para o Guardador de Rebanhos a relação com a realidade (simbolizada pelo vento) passa por sentir apenas a realidade.
b. (F) Os pontos de vistas dos dois interlocutores são semelhantes.
c. (V) Para o interlocutor do Guardador de Rebanhos, a realidade (vento) é muito mais do que aquilo que se sente.
d. (F) Para o Guardador de Rebanhos, a realidade (vento) é porta aberta para a memória e a saudade.
e. (V) Para o Guardador de Rebanhos só existe a verdade do momento.

"Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras" São Francisco de Assis