Poema: Meninos
Carvoeiros
Manuel Bandeira
Os meninos carvoeiros
Passam a caminho da cidade.
-- Eh! carvoero!
E vão tocando os animais com um relho enorme.
Os burros são magrinhos e velhos.
Cada um leva seis sacos de carvão de lenha.
A aniagem é toda remendada.
Os carvões caem.
(Pela boca da noite vem uma velhinha que os recolhe,
dobrando-se com um gemido.)
-- Eh! carvoero!
Só mesmo estas crianças raquíticas
Vão bem com estes burrinhos descadeirados.
A madrugada ingênua parece feita para eles...
Pequenina, ingênua miséria!
Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se
brincásseis!
-- Eh! carvoero!
Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,
Encarapitados nas alimárias,
Apostando corrida,
Dançando, bamboleando nas cangalhas como espantalhos
desamparados!
Petrópolis, 1921
(BANDEIRA, Manuel. O ritmo dissoluto. In: _____. Poesia completa e prosa. Rio
de Janeiro Nova Aguilar, 1983. p. 192.)
Vocabulário:
Alimária:
animal irracional, bruto.
Aniagem:
tecido grosseiro.
Cangalhas:
peça de madeira forrada de couro em cujas hastes se dependuram sacos.
Encarapitado:
posto no alto, em cima, empoleirado.
Relho:
chicote de cabo de madeira.
Entendendo o Poema:
01 – Sobre o texto é verdadeiro o que se afirma em:
A) O tema do texto é As brincadeiras infantis
B) O tema do texto é o trabalho triste e inocente
dos meninos.
C) O tema do poema é o comercio de carvão
D) O tema do texto é os burros magrinhos.
02 – Em: “E vão tocando os animais com
um relho enorme.” a expressão em negrito tem o mesmo sentido que:
A) vão gritando.
B) vão cantando.
C) vão tangendo.
D) vão segurando.
03 – “raquíticas” (verso 11) é o mesmo que:
A) trabalhadeiras.
B) brincalhonas.
C) levadas.
D) Franzinas
E) alegres.
04 – O sujeito poético se
refere aos meninos carvoeiros, chamando-os de “Adoráveis carvoeirinhos”
(verso15), porque:
A) ainda conseguem brincar, apesar da miséria,
B) tudo o que fazem é engraçado, sendo crianças.
C) as crianças ficam cômicas sujas de carvão.
D) eles não levam o trabalho a sério e, por isso, não
sofrem.
E) o trabalho deles faz com que os passantes fiquem
agradecidos.
05 – No trecho “(...)
trabalhais como se brincásseis!”, os verbos referem-se à 2a pessoa do plural
vós. Se eles se referissem a vocês, como ficaria a frase?
(A) Trabalham como se brincassem.
(B) Trabalhão como se brincassem.
(C) Trabalhas como se brincas.
(D) Trabalhão como se brincas.
(E) Trabalham como se brincas.
06 – No poema o autor
expressa pelo trabalho dos meninos carvoeiros, um sentimento de:
(A) ciúme
(B) raiva
(C) indiferença
(D) impaciência
(E) tristeza
07 – De acordo com o poema, os meninos carvoeiros:
(A) mostram alegria e ingenuidade.
(B) demonstram revolta e desprezo.
(C) explicitam melancolia e desespero.
(D) apresentam desânimo e tristeza.
(E) expressam infelicidade e aflição.
08 – Ao caracterizar os
burrinhos por meio dos adjetivos “magrinhos”, “velhos” e “descadeirados” caracterizam-se,
também, os meninos, pois:
(A) relho usado pelos meninos machuca os burrinhos.
(B) peso dos meninos torna os burrinhos magrinhos e
velhos.
(C) corpo dos burrinhos é velho como o dos meninos
carvoeiros.
(D) físico dos
burrinhos só suporta a fragilidade dos meninos carvoeiros.
09 – No verso “Quando
voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,”, o uso do acento circunflexo no verbo
se justifica porque:
(A) “burrinhos” está no plural.
(B) “madrugada” está no singular.
(C) “miséria” está no singular.
(D) “carvoeirinhos” está no plural.
10 – Entre o título “Meninos
carvoeiros” e o verso “Eh, carvoero!”, verifica-se uma diferença que constitui
um erro de grafia. Esse erro ocorre porque o autor:
(A) se enganou na grafia.
(B) quis mostrar que essa palavra tem duas grafias
corretas.
(C) pretendeu representar a fala dos meninos.
(D) desejou respeitar a linguagem padrão.
11 – “Vem uma velhinha que
os recolhe, dobrando-se com um gemido.”:
a)
O diminutivo está indicando:
( ) Só tamanho.
(X) Tamanho e intensidade, isto é, idade avançada.
b)
No mesmo verso, a quem se refere o pronome os?
Refere-se (substitui) aos carvões (que caem).
c)
Reescreva o verso, substituindo o pronome os pelo substantivo
correspondente.
Vem uma velhinha que recolhe os carvões (que caem).
12 – Observe os verbos
destacados nas frases:
·
Quando ele volta, vem mordendo um
pão encarvoado.
·
Quando eles voltam, vêm mordendo um
pão encarvoado.
Por
que foi acentuado a forma verbal “vêm” na segunda frase?
Porque está no plural.