SONETO: Bendito seja o dia, o mês, o ano
Petrarca
Bendito seja o dia, o mês, o
ano,
A sazão, o lugar, a hora, o
momento,
E o país de meu doce
encantamento
Aos olhos de lume soberano.
E bendito o primeiro doce
afano
Que tive ao ter de Amor
conhecimento
E o arco e a seta a que devo
o ferimento,
Aberta a chaga em fraco
peito humano.
Bendito seja o mísero
lamento
Que pela terra em vão hei
dispersado
E o desejo e o suspiro e o
sofrimento.
Bendito seja o canto
sublimado
Que a celebra e também meu
pensamento
Que na terra não tem outro
cuidado.
Petrarca. Poemas de amor de Petrarca.
Tradução de Jamil Almansur Haddad.
Rio de Janeiro: Ediouro, 1998. p. 37.
Sazão:
cada uma das estações do ano.
Afano:
afã, aflição, ansiedade.
Cuidado:
preocupação, interesse.
Interpretação do texto:
1 – Ao longo do poema, o eu
lírico bendiz coisas de natureza diferente, como um dia, um país, um gesto. O
que todos os elementos têm em comum?
Eles tem em comum
o fato de estarem ligados a mulher amada. Por esse motivo, o eu lírico bendiz o
contexto em que a viu e por ela se apaixonou (dia, mês, ano, lugar, hora,
estação do ano, etc.). Quando passa a bendizer comportamentos e sentimentos,
também os relaciona à mulher amada.
2 – Os trovadores tratavam
do tema do sofrimento amoroso em suas cantigas. No poema de Petrarca, o eu
lírico também se refere a esse sofrimento. Em quais versos isso acontece?
O eu lírico começa a fazer referência ao
sofrimento amoroso nos versos finais da segunda estrofe (“[bendito] o arco e a
seta a que devo o ferimento, / Aberta a chaga em fraco peito humano.”) e
continua ao longo da terceira (“Bendito seja o mísero lamento, / Que pela terra
em vão hei dispersado, / E o desejo e o suspiro e o sofrimento”).
--- A abordagem do sofrimento amoroso,
feita por Petrarca, assemelhasse às cantigas de amor trovadorescas? Por quê?
Não. Nas cantigas de amor, o trovador
afirma suas dores de amor como algo que pode enlouquece-lo ou leva-lo a desejar
a morte. No poema de Petrarca, o sofrimento amoroso é visto como algo positivo,
"bendito”.
3 – Releia:
“E bendito o primeiro doce afano
Que tive ao ter de Amor conhecimento
E o arco e a seta a que devo o ferimento,
Aberta a chaga em fraco peito humano.”
a)
Qual a metáfora utilizada para o amor pelo eu
lírico?
A metáfora é a caracterização do amor como um “ferimento”.
b)
O eu lírico atribui o início do amor a
Cupido. Que elementos do texto permitem essa identificação?
Os elementos mais evidentes são o arco e a seta responsáveis pelo
“ferimento” que simboliza a entrada do amor no coração do eu lírico. Na
mitologia, Eros é sempre representado como um menino alado que porta um arco e
uma aljava cheia de setas. Com elas, desperta o amor nos corações humanos.
c)
A alusão a elementos da mitologia
greco-latina é característica da produção do Renascimento. Por que a referência
a esses mitos indica uma perspectiva diferente daquela predominante na Idade
Média?
A visão de mundo medieval é teocêntrica, ou seja, Deus é a origem de
todas as coisas. Quando o eu lírico responsabiliza um deus pagão, Eros, por seu
amor, mostra que não adota uma postura marcada pela religiosidade medieval.
4 – Que características
comuns podemos identificar entre o quadro de Ticiano e o poema de Petrarca?
Nos dois casos, o desenvolvimento do tema
é caracterizado por uma postura positiva, alegre. Além disso, as duas obras
fazem referência à mitologia greco-latina.