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NOTÍCIA:
Quase 90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da
pandemia; 42% seguem sem treinamento, aponta pesquisa. Levantamento da UFMG e CNTE mostra cenário preocupante e a dificuldade do poder público em dar resposta neste momento emergencial e garantir a isonomia do acesso à educação, afirma coordenadora do estudo. Uma pesquisa sobre o trabalho dos professores da rede pública durante a pandemia, a qual o G1 teve acesso, aponta que 89% não tinha experiência anterior à pandemia para dar aulas remotas – e 42% dos entrevistados afirmam que seguem sem treinamento, aprendendo tudo por conta própria. Para 21%, é difícil ou muito difícil lidar com tecnologias digitais. Os resultados mostram a dificuldade dos professores em lidar com a nova realidade, e o esforço pessoal para transmitir a aprendizagem aos estudantes durante a emergência de saúde provocada pelo coronavírus. |
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O texto
foi publicado em um “site” de grande circulação nacional e internacional. Nele,
podemos encontrar várias notícias interessantes, e uma delas é essa acima,
muito atual e que gerou polêmica no meio educacional. De acordo com sua leitura
e interpretação, responda:
01.
O que a notícia rebate, ou seja, mostra-nos sobre o
posicionamento dos professores da rede pública em relação às novas formas de
chegar até o ao aluno por causa da pandemia?
A notícia revela que a grande maioria dos
professores da rede pública (89%) não tinha nenhuma experiência
prévia com aulas remotas antes da pandemia. Além disso, 42% deles
continuam sem treinamento formal, aprendendo "por conta própria".
Para 21%, lidar com tecnologias digitais é difícil ou muito difícil.
Isso demonstra que os professores não estavam preparados para a transição para
o ensino remoto e que, apesar do esforço pessoal para manter a
aprendizagem dos alunos, há uma dificuldade significativa em se adaptar
à nova realidade tecnológica e metodológica. A pesquisa destaca um cenário
preocupante e a falha do poder público em oferecer o suporte necessário.

02.
Marque um X
na alternativa que apresente a finalidade do gênero notícia:
a.
Apresentar opinião de especialista sobre assunto
relevante para a sociedade.
b.
Informar fatos e acontecimentos recentes de
relevância local, nacional e internacional.
c.
Narrar uma história que envolve conflito inicial,
momento de maior tensão e desfecho.
d.
Crítica de
acontecimentos atuais.
03- Marque um X na alternativa que apresente as partes composicionais de uma
notícia:
a.
Título, subtítulo, lide, corpo da notícia, fotos
com legenda.
b.
Título e organização em versos e estrofes.
c.
Título e textos organizados em tópicos.
d. Título,
lista de componentes e procedimentos de tarefas.
04. Explique
as diferenças entre a notícia radiofônica e a notícia em podcast na internet?
Ambas, a notícia
radiofônica e a notícia em podcast na internet, são formatos de
áudio que transmitem informações. No entanto, existem diferenças cruciais:
·
Notícia Radiofônica: Geralmente,
é transmitida ao vivo e segue uma programação fixa. O ouvinte
precisa sintonizar a rádio no momento da transmissão para ter acesso à
informação. O conteúdo é efêmero e não fica disponível para acesso posterior, a
menos que a emissora decida reprisar ou disponibilizar em plataformas de áudio
específicas. É um formato mais tradicional, com um fluxo contínuo de notícias,
muitas vezes intercaladas com músicas ou outros programas.
·
Notícia em Podcast na Internet: É um
conteúdo de áudio sob demanda, ou seja, o ouvinte pode baixar ou ouvir a
notícia a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que tenha
acesso à internet. Os podcasts são arquivos de áudio pré-gravados, que podem
ser episódios avulsos ou parte de uma série, e ficam disponíveis em plataformas
digitais. Isso oferece flexibilidade ao ouvinte e permite que ele
escolha o que e quando quer ouvir, podendo pausar, retroceder ou avançar o
áudio. Além disso, podcasts podem ser mais aprofundados e ter uma duração
variada, não estando restritos aos rígidos blocos de tempo das transmissões de
rádio.
05. Com base
no que foi estudado sobre o gênero discursivo notícia, produza um texto
noticiando um fato possível de ser retratado pela foto abaixo.
Escolas
da Rede Municipal de Marília Adotam Novas Metodologias para Inclusão Digital
Iniciativa
busca capacitar professores e alunos no uso de tecnologias para aprimorar o
processo de ensino-aprendizagem.
MARÍLIA,
SP
– Em um movimento para modernizar o sistema educacional e atender às demandas
da era digital, a Secretaria Municipal de Educação de Marília anunciou a
implementação de um novo programa de inclusão digital nas escolas da
rede pública. A iniciativa visa não apenas equipar as salas de aula com recursos
tecnológicos, mas também oferecer treinamento contínuo para os
professores e estimular o uso consciente e produtivo da tecnologia entre os
alunos.
A
medida surge como uma resposta aos desafios impostos pela recente transição
para o ensino remoto, que evidenciou a lacuna de preparo em relação às
ferramentas digitais, conforme apontado por pesquisas nacionais.
"Percebemos que muitos de nossos educadores e estudantes enfrentaram
dificuldades significativas. Agora, nosso foco é transformar esse desafio em
uma oportunidade", afirmou a Secretária de Educação, Ana Costa.
O
programa inclui a instalação de lousas digitais, a disponibilização de tablets
para uso em sala de aula e, crucialmente, a oferta de cursos de capacitação
para os professores. Os treinamentos abordarão desde o uso básico de
plataformas educacionais até a criação de conteúdos interativos e a aplicação
de metodologias ativas que integrem a tecnologia ao currículo. A expectativa é
que, com esses recursos, o aprendizado se torne mais dinâmico e engajador,
preparando os estudantes para os desafios do futuro.
"É
um passo fundamental para garantir que todos os nossos alunos tenham as mesmas
oportunidades, independentemente de sua realidade socioeconômica. A tecnologia
é uma ferramenta poderosa para a equidade educacional", ressaltou
Costa. O projeto já começou a ser implementado em algumas escolas-piloto e a
expectativa é de que, até o final do ano letivo, todas as unidades da rede
municipal estejam integradas ao novo modelo.
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