quinta-feira, 10 de julho de 2025

TEXTO: PARÂMETROS DO SOM - COM GABARITO

 Texto: Parâmetros do som

        Existem quatro parâmetros pelos quais cada som pode ser analisado: altura, intensidade, duração e timbre.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijCmJnxeKPYhvqMD0Fjw2VoqVkfgHChUoqX-Tf-OrRa3kOuJKQsuMGjBRgXaVGZCfejfULe-G43ZzkimWMRUNCUGSP0MKr9JeYEIUXsFrMqN_c9t-P5CZVmPE2NMp2VZJVrubtxCkaSr2AOMLcbH7Xjds4n1F8ujMhwdFaL3hqqlBp7C2RkHLp8ZJln0k/s1600/SOM.jpg


        Altura

        A altura refere-se à frequência do som. A frequência é medida em hertz. O ser humano tem o potencial de ouvir em média 20 Hz (Hertz) e 20 mil Hz ou 20 kHz (quilohertz) de frequência. Pela sua altura, os sons podem ser classificados em agudos ou graves. Por exemplo, a voz de crianças costuma ser mais aguda que a voz dos adultos, em especial a masculina nos seres humanos. Uma flauta tem um som mais agudo que o de um contrabaixo.

        Vale destacar que essa classificação sempre será relativa. Uma flauta pode ser mais aguda que um contrabaixo, mas ela pode ser mais grave que um flautim (flauta pequena).

        É o parâmetro que define as notas musicais. Quando se afina um instrumento, o que se corrige é a altura.

        Intensidade

        A intensidade refere-se ao que comumente conhecemos como volume. Classificamos os sons em fortes e fracos e, às vezes, de maneira incorreta, em altos e baixos. No entanto, antes de corrigir práticas coloquiais de fala, é necessário entender o parâmetro. A intensidade se refere à quantidade de energia das ondas de som. Uma das unidades mais comuns de medida é o decibel.

        O aparato auditivo está entre os mais sensíveis do corpo. É um dos poucos que são regenera em caso de lesão. Ela inclusive se deteriora por toda a vida, em maior ou menor grau, dependendo dos cuidados pessoais e características genéticas de cada pessoa.

        Como a altura, a intensidade também é relativa. Num concerto de música ou numa biblioteca, uma pessoa tossindo ou um celular tocando chamam muita a atenção. Já os mesmos sons produzidos na rua de uma cidade com tráfego intenso ou num grande show tornam-se quase imperceptíveis.

        Na música, a intensidade atua fortemente na dramaticidade das ideias musicais. Na música erudita ocidental, por exemplo, é muito comum os músicos utilizarem palavras em italiano para se referir à intensidade: forte e piano (forte e fraco) são as mais comuns.

        Duração

        A duração se refere ao tempo de cada som. O tempo é medido em segundos e, em casos de sons muito curtos, em milissegundos (o segundo dividido em mil partes). Os sons podem ser curtos ou longos. Uma particularidade da duração se refere aos sons muito longos quase constantes de alguns lugares. A escuta tem um tipo de função que filtra esses sons, uma vez que percebe que eles não se modificam. É o caso do ar-condicionado, ventoinha de computadores etc. Em muitos desses casos, as pessoas só percebem conscientemente os sons quando os aparelhos são desligados.

        Na música, a duração dos sons e sua relação com a periodicidade no tempo são parte do ritmo, também um elemento importante da música.

        Timbre

        O timbre diz respeito à qualidade do som, às vezes chamado “a cor do som”, metaforicamente. É o parâmetro que apresenta maior dificuldade de definição, porque não existe uma maneira exata de medi-lo.

        É o que dá um caráter único e particular a cada som. A característica que nos faz reconhecer a voz de alguém muitas vezes é o timbre, mesmo quando varia na intensidade, na altura ou na duração da fala. O mesmo se aplica a outros objetos que produzem sons, ou mesmo instrumentos musicais. O som de um violão com cordas de náilon tem um timbre diferente de quando são usadas cordas de aço, mesmo mantendo os outros parâmetros iguais.

        Normalmente, para se referir ao timbre, as pessoas usam palavras fora do universo musical, ou mesmo do universo sonoro: um som brilhante, um som doce, um som escuro, um som agitado etc. Uma das razões por que o timbre é importante na música é por gerar experiências estéticas a partir da qualidade dos sons.

Fonte: Livro Arte em interação. Hugo B. Bozzano; Perla Frenda; Tatiane Cristina Gusmão – Volume único – Ensino médio. 1ª edição. São Paulo, 2013. IBEP. p. 37-39.

Entendendo o texto:

01 – Quais são os quatro parâmetros fundamentais pelos quais cada som pode ser analisado e como cada um deles é brevemente definido no texto?

      O texto descreve que cada som pode ser analisado por quatro parâmetros fundamentais: altura, intensidade, duração e timbre. A altura refere-se à frequência do som, classificando-o em agudo ou grave. A intensidade é o que comumente chamamos de volume, relacionada à quantidade de energia das ondas sonoras, classificando-o em forte ou fraco. A duração diz respeito ao tempo de cada som, que pode ser curto ou longo. Por fim, o timbre é a qualidade do som, também chamada de "cor do som", que confere um caráter único a cada emissor sonoro.

02 – Explique o conceito de "altura" do som, incluindo sua unidade de medida e como os sons são classificados em relação a esse parâmetro. Dê exemplos de situações em que a altura é perceptível.

      A altura do som refere-se diretamente à sua frequência, que é medida em hertz (Hz). Em relação à altura, os sons podem ser classificados em agudos (alta frequência) ou graves (baixa frequência). O texto exemplifica essa classificação ao mencionar que a voz de crianças costuma ser mais aguda que a de adultos, e que uma flauta tem um som mais agudo que o de um contrabaixo. Além disso, a altura é o parâmetro que define as notas musicais e é o que se corrige ao afinar um instrumento.

03 – O que é a "intensidade" do som? Qual a diferença entre "altura" e "intensidade" na linguagem popular e como o texto esclarece essa distinção? Cite a unidade de medida e exemplos de sua relatividade.

      A intensidade do som é o que popularmente conhecemos como volume e se refere à quantidade de energia das ondas de som. A unidade de medida mais comum para a intensidade é o decibel. O texto esclarece que, embora na linguagem coloquial as pessoas usem "alto" e "baixo" para se referir à intensidade, esses termos são mais precisos para a altura. A intensidade se diferencia por classificar os sons em fortes ou fracos. A relatividade da intensidade é demonstrada por situações como um celular tocando em um concerto (chamando atenção) versus o mesmo som em uma rua movimentada (tornando-se quase imperceptível).

04 – Descreva a "duração" do som. Como ela é medida e quais são as particularidades dos sons muito longos ou constantes? Qual a relação da duração com a música?

      A duração do som refere-se ao tempo que ele persiste, sendo medida em segundos ou, para sons muito curtos, em milissegundos. Os sons podem ser classificados como curtos ou longos. Uma particularidade interessante mencionada no texto é a capacidade da audição humana de filtrar sons muito longos e constantes, como o de um ar-condicionado ou de ventoinhas de computador. As pessoas geralmente só percebem conscientemente esses sons quando eles são desligados. Na música, a duração dos sons e sua organização no tempo são elementos cruciais para a formação do ritmo.

05 – O que o texto descreve como "timbre" do som? Por que ele é considerado o parâmetro de mais difícil definição e como ele nos permite identificar a fonte sonora? Dê um exemplo.

      O timbre é a qualidade do som, metaforicamente chamado de "a cor do som". É considerado o parâmetro de mais difícil definição porque não existe uma maneira exata de medi-lo. O timbre é o que confere um caráter único e particular a cada som, permitindo-nos identificar a fonte sonora mesmo que os outros parâmetros (altura, intensidade, duração) variem. O texto exemplifica isso ao mencionar que a voz de alguém é reconhecida pelo timbre, e que um violão com cordas de náilon tem um timbre diferente de um com cordas de aço, mesmo que toquem a mesma nota com a mesma intensidade e duração.

06 – O texto afirma que a altura e a intensidade são "relativas". Explique com suas palavras o que isso significa para cada um desses parâmetros, utilizando os exemplos fornecidos no texto.

      A afirmação de que a altura e a intensidade são "relativas" significa que a percepção ou classificação de um som em relação a esses parâmetros depende do contexto e da comparação com outros sons. Para a altura, a relatividade significa que um som pode ser agudo em comparação a um, mas grave em comparação a outro. Por exemplo, uma flauta é mais aguda que um contrabaixo, mas mais grave que um flautim. Já para a intensidade, a relatividade indica que a percepção de um som como forte ou fraco varia conforme o ambiente e o nível de ruído ao redor. Um som que é considerado forte em um ambiente silencioso, como uma tosse em uma biblioteca, pode ser imperceptível em um ambiente barulhento, como uma rua com tráfego intenso.

07 – Quais são as aplicações dos parâmetros de intensidade e duração na música? Como a música ocidental erudita se utiliza da intensidade e qual a importância da duração para a construção musical?

      Na música, a intensidade atua fortemente na dramaticidade das ideias musicais. O texto menciona que na música erudita ocidental, é comum o uso de termos em italiano como "forte" e "piano" para indicar variações de intensidade, contribuindo para a expressão e emoção da peça. Já a duração dos sons, e a sua relação com a periodicidade no tempo, é um componente essencial do ritmo. A organização e a combinação de sons curtos e longos são fundamentais para a construção da estrutura rítmica de uma composição musical, sendo um elemento importante da música como um todo.

 

 

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