quinta-feira, 10 de julho de 2025

TEXTO: ORIGENS DAS ARTES VISUAIS - COM GABARITO

 Texto: Origens das artes visuais

        Artes visuais na pré-história

        Ainda não existiam quadros ou museus para guarda-los, mas, desde a pré-história, nas primeiras manifestações visuais conhecidas, já se percebe o uso de técnicas bidimensionais e tridimensionais comuns até hoje, e diferentes formas de usar os elementos visuais, que geram efeitos diversos.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBhKApQb_Rj7TZTveqrJ1yMyxvUK5bgqJ_HtqfNz1W52hzYwRG8nw6ObbqZo3yLkJLPXVSB_POTMP7WDF9AmhW5Zx6_i6ZWIcydZT1BVv_tfZskqCBvIlaoWvu8i_AoTY-eGP5g-_Zdh5xKDAqlcnJaKc-KcyHZQZA4vsdyLWlR_gaJkbQVOUKuqe4vU4/s1600/ARTES.jpg


        Nas pinturas rupestres, as cores eram conseguidas com o uso de pigmentos naturais. Em cada lugar as pinturas apresentam o uso de materiais diferentes, disponíveis em cada ambiente. E, Altamira, na Espanha, por exemplo, o preto era conseguido com o uso de carvão, e os tons avermelhados e os amarelados eram feitos com o uso de pó de óxido de ferro, puro ou misturado em água. Eles também eram usados para tingir as roupas das pessoas. A caverna de Altamira foi o primeiro conjunto pré-histórico de grandes dimensões a ser descoberto, em 1878.

        Muitas vezes, as saliências das paredes das cavernas eram aproveitadas para dar volume às figuras, ou seja, impressão de tridimensionalidade.

        Também é comum, entre as imagens pré-históricas de várias partes do mundo, a presença de gravuras.

        Enquanto a pintura é feita com o uso de algum pigmento sobre a superfície, a gravura é feita por meio de incisões, entalhes nas rochas, que criam um relevo.

        As imagens conhecidas da pré-história representam, em sua maioria, animais. Acredita-se que eles eram admirados e respeitados por possuírem atributos que o ser humano não possui. Além disso, a caça era uma fonte importante de alimento e recursos materiais para a sobrevivência: peles, ossos e chifres eram utilizados. O animal possivelmente era visto como fundamental para a manutenção da existência. O ser humano, então, associava-se de forma ritual aos animais e espíritos da natureza. As imagens podem representar uma forma de adoração a esses seres, como também parte de rituais para garantir a caça. As divindades poderiam assumir a forma de animais, ou mesmo os xamãs podiam buscar nos espíritos dos animais orientação e atributos considerados importantes, como força, agilidade, coragem.

        As imagens tridimensionais da pré-história existem em menor quantidade que as bidimensionais, provavelmente por terem se perdido ou quebrado com o tempo. As mais antigas são todas esculturas em osso ou pedra.

        Existem duas formas tradicionais de se fazer imagens tridimensionais: por meio da escultura ou da modelagem. Para esculpir uma peça, as formas são retiradas e polidas de um material rígido, com o uso de ferramentas. Já a modelagem é feita com material mole, com as mãos ou ferramentas, principalmente para o acabamento. É uma técnica que demorou mais tempo para ser usada pelo ser humano e surgiu com a modelagem da argila, que se transforma em cerâmica por meio da queima. A mais antiga peça de cerâmica conhecida foi encontrada na República Tcheca, uma pequena figura feminina, datada em pelo menos 25 mil anos. Alguns milhares de anos depois, quando os seres humanos se estabeleceram em ocupações permanentes, o uso da cerâmica para criar objetos utilitários se disseminou em diversos lugares do mundo.

        Pequenas esculturas femininas são um tipo de objeto que arqueólogos e outros estudiosos descobriram ser comuns no Paleolítico Superior, encontradas em regiões muito diversas – desde os Pirineus até a Sibéria – em número muito maior do que representações masculinas.

        Essas figuras acabaram sendo chamadas de Vênus da pré-história, numa associação anacrônica com a deusa da beleza, da sexualidade e do amor romana na Antiguidade (chamada Afrodite entre os gregos). Acredita-se que representassem algum tipo de divindade ligada ao feminino. Embora algumas figuras sejam esbeltas, muitas são representações de mulheres formas grandes e arredondadas, com seios, ventre e nádegas bastante salientes. Uma das hipóteses é que essas formas simbolizassem a ideia de sexualidade e fertilidade, por ser a mulher geradora e nutridora da vida. Muitos estudiosos inclusive acreditam que essas sociedades fossem matriarcais, ou seja, organizadas e lideradas pelas mulheres.

        Existe também a associação de possíveis cultos a divindades femininas com os mitos da Deusa Mãe ou Mãe Terra, personificação da Terra enquanto geradora da vida e da natureza, comum em várias culturas. As civilizações ancestrais, em sua maioria, cultuavam deusas associadas à criação da vida e do Universo. Ainda hoje, nos Andes, grupos indígenas cultuam a Pachamama, divindade associada à Terra, à fertilidade e aos ciclos da natureza.

Fonte: Livro Arte em interação. Hugo B. Bozzano; Perla Frenda; Tatiane Cristina Gusmão – Volume único – Ensino médio. 1ª edição. São Paulo, 2013. IBEP. p. 47-52.

Entendendo o texto:

01 – Como as primeiras manifestações de artes visuais na Pré-história já demonstravam o uso de técnicas bidimensionais e tridimensionais, e quais materiais eram utilizados para as pinturas rupestres?

      Desde as primeiras manifestações visuais na Pré-história, já se percebe o uso de técnicas bidimensionais (como as pinturas rupestres) e tridimensionais (como as esculturas). Para as pinturas rupestres, as cores eram obtidas a partir de pigmentos naturais disponíveis em cada ambiente. Por exemplo, na Caverna de Altamira, na Espanha, o preto era conseguido com carvão, e os tons avermelhados e amarelados eram feitos com pó de óxido de ferro, puro ou misturado em água. As saliências das paredes das cavernas eram frequentemente aproveitadas para criar a impressão de volume, ou seja, tridimensionalidade.

02 – Qual a diferença entre pintura e gravura, conforme descrito no texto, e como as gravuras eram produzidas na Pré-história?

      O texto distingue pintura e gravura da seguinte forma: a pintura é realizada com o uso de algum pigmento sobre uma superfície, enquanto a gravura é feita por meio de incisões e entalhes nas rochas, que criam um relevo. Na Pré-história, as gravuras eram, portanto, produzidas entalhando-se as superfícies rochosas para criar imagens em relevo, em contraste com a aplicação de pigmentos.

03 – Qual tipo de imagem predominava nas representações pré-históricas e quais são as principais hipóteses para a escolha desses temas?

      A maioria das imagens conhecidas da Pré-história representa animais. As principais hipóteses para essa predominância são diversas. Acredita-se que os animais eram admirados e respeitados por possuírem atributos que os seres humanos não tinham. Além disso, a caça era crucial para a sobrevivência, fornecendo alimento e recursos como peles, ossos e chifres. O animal era visto como fundamental para a manutenção da existência. As imagens poderiam, então, representar uma forma de adoração a esses seres, parte de rituais para garantir a caça, ou mesmo simbolizar divindades que assumiam formas animais, ou ainda, auxiliar xamãs na busca por orientação e atributos importantes dos espíritos animais, como força e agilidade.

04 – Compare as duas formas tradicionais de se fazer imagens tridimensionais, escultura e modelagem, explicando suas diferenças e como a modelagem se desenvolveu historicamente.

      As duas formas tradicionais de fazer imagens tridimensionais são a escultura e a modelagem. A escultura envolve a retirada e o polimento de formas de um material rígido com o uso de ferramentas. Já a modelagem é feita com material mole, utilizando as mãos ou ferramentas para moldar e dar acabamento. Historicamente, a modelagem demorou mais tempo para ser utilizada pelo ser humano e surgiu com a modelagem da argila, que, por meio da queima, se transforma em cerâmica. A peça de cerâmica mais antiga conhecida é uma figura feminina datada em pelo menos 25 mil anos, encontrada na República Tcheca. Milhares de anos depois, com o estabelecimento de ocupações permanentes, o uso da cerâmica para objetos utilitários se difundiu globalmente.

05 – O que são as "Vênus da pré-história"? Qual a principal característica física dessas figuras e qual a hipótese mais aceita para o seu simbolismo e para o tipo de sociedade que elas representavam?

      As "Vênus da pré-história" são pequenas esculturas femininas comuns no Paleolítico Superior, encontradas em diversas regiões, de Pirineus à Sibéria, em número maior que representações masculinas. Foram chamadas de "Vênus" em uma associação anacrônica com a deusa romana da beleza. A principal característica física de muitas dessas figuras são as formas grandes e arredondadas, com seios, ventre e nádegas bastante salientes. A hipótese mais aceita é que essas formas simbolizassem a ideia de sexualidade e fertilidade, por ser a mulher geradora e nutridora da vida. Muitos estudiosos acreditam, inclusive, que as sociedades que as produziram eram matriarcais, ou seja, organizadas e lideradas por mulheres.

06 – Como as "Vênus da pré-história" e as possíveis sociedades matriarcais se associam aos mitos da Deusa Mãe ou Mãe Terra? Dê um exemplo de culto contemporâneo mencionado no texto.

      As "Vênus da pré-história" e a ideia de sociedades matriarcais se associam aos mitos da Deusa Mãe ou Mãe Terra porque essas figuras femininas com formas exuberantes simbolizam a sexualidade e a fertilidade, remetendo à Terra como geradora da vida e da natureza. Em muitas culturas ancestrais, deusas associadas à criação da vida e do Universo eram cultuadas. O texto menciona que, ainda hoje, nos Andes, grupos indígenas cultuam a Pachamama, uma divindade associada à Terra, à fertilidade e aos ciclos da natureza, o que reforça a continuidade dessa ligação entre o feminino, a fertilidade e a Terra desde os tempos pré-históricos.

07 – Além de representações de animais, o texto menciona o aproveitamento de saliências nas paredes das cavernas e a presença de gravuras. Como esses elementos contribuem para a compreensão das habilidades artísticas e simbólicas dos povos pré-históricos?

      O aproveitamento das saliências nas paredes das cavernas para dar volume às figuras demonstra a capacidade dos povos pré-históricos de manipular o espaço tridimensional e criar ilusões visuais, revelando uma sofisticação na técnica e na percepção artística. A presença de gravuras, feitas por incisões e entalhes, indica a diversidade de técnicas e o domínio de ferramentas para trabalhar diferentes superfícies. Juntos, esses elementos – a representação de animais, o uso inteligente do ambiente e as diversas técnicas – revelam não apenas a habilidade artística desses povos, mas também sua profunda relação simbólica com a natureza e o ambiente ao redor, onde a arte servia tanto para a expressão quanto para rituais e crenças ligadas à sobrevivência e ao divino.

 

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