domingo, 27 de julho de 2025

MÚSICA (ATIVIDADES): LENÇO NO PESCOÇO - WILSON BATISTA - COM GABARITO

 Música (Atividades): Lenço no Pescoço

             Wilson Batista

Meu chapéu do lado
Tamanco arrastando
Lenço no pescoço
Navalha no bolso
Eu passo gingando
Provoco e desafio
Eu tenho orgulho
Em ser tão vadio

Fonte https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgh8yRhSRfyIGc4k1CxoMAxu4U0E-t6HulrPRZ-AixVlr6r0fq43_6i_3B9G87JzTT2CYnOB8PhHqaBTn7RfnBnfFMa0bRUUmOcsypnkdtkzgeLf9EeXrnFUB_8XnFUSfuKcPa-CfNmVetmMyEsqEIq5hRuUhW_IzS3J3j-dVmSNNfJcDf9h0qxTnhMSM4/s320/sddefault.jpg


Sei que eles falam
Deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha
Andar no miserê
Eu sou vadio
Porque tive inclinação
Eu me lembro, era criança
Tirava samba-canção
Comigo não
Eu quero ver quem tem razão

E eles tocam
E você canta
E eu não dou.

Composição: Wilson Batista.

Fonte: Arte em Interação – Hugo B. Bozzano; Perla Frenda; Tatiane Cristina Gusmão – volume único – Ensino médio – IBEP – 1ª edição – São Paulo, 2013. p. 377.

Entendendo a música:

01 – Qual é a principal característica do eu-lírico apresentada nos primeiros versos da música?

A – A canção é um lamento sobre as dificuldades da vida de um sambista.

B – A letra descreve a vestimenta e o comportamento de um trabalhador.

C – O personagem principal é um malandro orgulhoso de sua vida boêmia.

D – O foco da música é a crítica social à falta de oportunidades no Rio de Janeiro.

02 – Como o eu-lírico se posiciona em relação às pessoas que trabalham?

A – Ele se sente envergonhado por não seguir as normas sociais de trabalho.

B – Ele justifica sua escolha de vida pela liberdade e despreocupação que ela oferece.

C – Ele vê os trabalhadores como exemplos a serem seguidos para uma vida melhor.

D – Ele contrasta sua vida com a dos que trabalham, percebendo-os em dificuldades.

03 – Qual é a explicação que o eu-lírico dá para sua condição de "vadio"?

A – Ele herdou o estilo de vida de seus pais, que também eram vadios.

B – Ele foi forçado a ser vadio devido à falta de oportunidades de trabalho.

C – Ele aprendeu a sambar na infância, o que o tornou um sambista famoso.

D – Sua "inclinação" para ser vadio veio de uma experiência precoce com a música.

04 – O que a expressão "Comigo não / Eu quero ver quem tem razão" revela sobre a atitude do eu-lírico?

A – Pedir desculpas por sua conduta e buscar a aceitação da sociedade.

B – Expressar arrependimento por suas escolhas de vida e prometer mudança.

C – Reafirmar sua postura de desafio e questionar a moralidade alheia.

D – Descrever a rotina diária de um sambista que vive na boemia.

05 – No início da música, as descrições "Meu chapéu do lado / Tamanco arrastando / Lenço no pescoço / Navalha no bolso / Eu passo gingando / Provoco e desafio" servem para:

A – Simbolizam a busca por trabalho e uma vida mais digna.

B – Representam a submissão do personagem às regras sociais estabelecidas.

C – Descrevem um ambiente de conflito físico iminente entre o malandro e os outros.

D – Demonstram a indumentária típica do malandro carioca e sua atitude de confiança.

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