Música (Atividades): Lenço no Pescoço
Meu chapéu do lado
Tamanco arrastando
Lenço no pescoço
Navalha no bolso
Eu passo gingando
Provoco e desafio
Eu tenho orgulho
Em ser tão vadio

Sei que eles falam
Deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha
Andar no miserê
Eu sou vadio
Porque tive inclinação
Eu me lembro, era criança
Tirava samba-canção
Comigo não
Eu quero ver quem tem razão
E eles tocam
E você canta
E eu não dou.
Composição: Wilson
Batista.
Fonte: Arte em
Interação – Hugo B. Bozzano; Perla Frenda; Tatiane Cristina Gusmão – volume
único – Ensino médio – IBEP – 1ª edição – São Paulo, 2013. p. 377.
Entendendo a música:
01 – Qual é a principal
característica do eu-lírico apresentada nos primeiros versos da música?
A – A canção é um lamento
sobre as dificuldades da vida de um sambista.
B – A letra descreve a
vestimenta e o comportamento de um trabalhador.
C – O personagem
principal é um malandro orgulhoso de sua vida boêmia.
D – O foco da música é a
crítica social à falta de oportunidades no Rio de Janeiro.
02 – Como o eu-lírico se
posiciona em relação às pessoas que trabalham?
A – Ele se sente envergonhado
por não seguir as normas sociais de trabalho.
B – Ele justifica sua escolha
de vida pela liberdade e despreocupação que ela oferece.
C – Ele vê os trabalhadores
como exemplos a serem seguidos para uma vida melhor.
D – Ele contrasta
sua vida com a dos que trabalham, percebendo-os em dificuldades.
03 – Qual é a explicação que o
eu-lírico dá para sua condição de "vadio"?
A – Ele herdou o estilo de
vida de seus pais, que também eram vadios.
B – Ele foi forçado a ser
vadio devido à falta de oportunidades de trabalho.
C – Ele aprendeu a sambar na
infância, o que o tornou um sambista famoso.
D – Sua
"inclinação" para ser vadio veio de uma experiência precoce com a
música.
04 – O que a expressão
"Comigo não / Eu quero ver quem tem razão" revela sobre a atitude do
eu-lírico?
A – Pedir desculpas por sua
conduta e buscar a aceitação da sociedade.
B – Expressar arrependimento
por suas escolhas de vida e prometer mudança.
C – Reafirmar sua
postura de desafio e questionar a moralidade alheia.
D – Descrever a rotina diária
de um sambista que vive na boemia.
05 – No início da música, as
descrições "Meu chapéu do lado / Tamanco arrastando / Lenço no pescoço /
Navalha no bolso / Eu passo gingando / Provoco e desafio" servem para:
A – Simbolizam a busca por
trabalho e uma vida mais digna.
B – Representam a submissão do
personagem às regras sociais estabelecidas.
C – Descrevem um ambiente de
conflito físico iminente entre o malandro e os outros.
D – Demonstram a
indumentária típica do malandro carioca e sua atitude de confiança.
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