Música (Atividades): Lenço no Pescoço
Meu chapéu do lado
Tamanco arrastando
Lenço no pescoço
Navalha no bolso
Eu passo gingando
Provoco e desafio
Eu tenho orgulho
Em ser tão vadio
Fonte https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgh8yRhSRfyIGc4k1CxoMAxu4U0E-t6HulrPRZ-AixVlr6r0fq43_6i_3B9G87JzTT2CYnOB8PhHqaBTn7RfnBnfFMa0bRUUmOcsypnkdtkzgeLf9EeXrnFUB_8XnFUSfuKcPa-CfNmVetmMyEsqEIq5hRuUhW_IzS3J3j-dVmSNNfJcDf9h0qxTnhMSM4/s320/sddefault.jpgSei que eles falam
Deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha
Andar no miserê
Eu sou vadio
Porque tive inclinação
Eu me lembro, era criança
Tirava samba-canção
Comigo não
Eu quero ver quem tem razão
E eles tocam
E você canta
E eu não dou.
Composição: Wilson
Batista.
Fonte: Arte em
Interação – Hugo B. Bozzano; Perla Frenda; Tatiane Cristina Gusmão – volume
único – Ensino médio – IBEP – 1ª edição – São Paulo, 2013. p. 377.
Entendendo a música:
01 – Qual é a principal
característica do eu-lírico apresentada nos primeiros versos da música?
A – A canção é um lamento
sobre as dificuldades da vida de um sambista.
B – A letra descreve a
vestimenta e o comportamento de um trabalhador.
C – O personagem
principal é um malandro orgulhoso de sua vida boêmia.
D – O foco da música é a
crítica social à falta de oportunidades no Rio de Janeiro.
02 – Como o eu-lírico se
posiciona em relação às pessoas que trabalham?
A – Ele se sente envergonhado
por não seguir as normas sociais de trabalho.
B – Ele justifica sua escolha
de vida pela liberdade e despreocupação que ela oferece.
C – Ele vê os trabalhadores
como exemplos a serem seguidos para uma vida melhor.
D – Ele contrasta
sua vida com a dos que trabalham, percebendo-os em dificuldades.
03 – Qual é a explicação que o
eu-lírico dá para sua condição de "vadio"?
A – Ele herdou o estilo de
vida de seus pais, que também eram vadios.
B – Ele foi forçado a ser
vadio devido à falta de oportunidades de trabalho.
C – Ele aprendeu a sambar na
infância, o que o tornou um sambista famoso.
D – Sua
"inclinação" para ser vadio veio de uma experiência precoce com a
música.
04 – O que a expressão
"Comigo não / Eu quero ver quem tem razão" revela sobre a atitude do
eu-lírico?
A – Pedir desculpas por sua
conduta e buscar a aceitação da sociedade.
B – Expressar arrependimento
por suas escolhas de vida e prometer mudança.
C – Reafirmar sua
postura de desafio e questionar a moralidade alheia.
D – Descrever a rotina diária
de um sambista que vive na boemia.
05 – No início da música, as
descrições "Meu chapéu do lado / Tamanco arrastando / Lenço no pescoço /
Navalha no bolso / Eu passo gingando / Provoco e desafio" servem para:
A – Simbolizam a busca por
trabalho e uma vida mais digna.
B – Representam a submissão do
personagem às regras sociais estabelecidas.
C – Descrevem um ambiente de
conflito físico iminente entre o malandro e os outros.
D – Demonstram a
indumentária típica do malandro carioca e sua atitude de confiança.
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