domingo, 27 de julho de 2025

ARTIGO DE OPINIÃO: OS PEDESTRES VÃO RECUPERAR SUA CIDADANIA? EDUARDO VASCONCELLOS - COM GABARITO

 Artigo de opinião: Os pedestres vão recuperar sua cidadania?

        Projeto encontrará grande resistência por parte dos que se acostumaram a uma liberdade injusta e opressiva

EDUARDO VASCONCELLOS – ESPECIAL PARA A FOLHA

        O programa de melhoria das condições de segurança dos pedestres da Prefeitura de São Paulo é a melhor notícia relativa ao trânsito da cidade nos últimos dez anos. O respeito aos pedestres é essencial em um ambiente de trânsito marcado pela violência e pela incivilidade.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTE7aOH_Y3leHQHobIa73JYO1skx1vBNEH-vs-CYQGN45q70zMmplf0ABl5yF_uq50483eWcgoZxex0_p8THDWD_dbNUqSMv5c8K_GJaaYp2HzkythhbeLfSUxx2C-liYwlmY967e_g-mxRzn8qmv9dS1Nx4gFEsDIB6i3ZtiNwLeuYXvpCX2gPQ3E3C0/s320/pedestres.jpg


        Em uma cidade que foi construindo a insustentabilidade nas últimas cinco décadas por meio de projetos absurdos de incentivo generalizado ao uso do automóvel, em um ambiente de desigualdade social e econômica e com baixo nível de cidadania, as pessoas com acesso ao automóvel se acostumaram a usar as vias como propriedade particular, sem respeitar os usuários mais numerosos e mais frágeis, como os pedestres e os ciclistas.

        Motoristas e motociclistas ignoram esses usuários e dirigem em velocidades que podem matar um pedestre ou um ciclista em segundos.

        A falta de fiscalização agravou o problema, permitindo que a ocupação das vias continuasse sendo feita na base da força e do uso violento de um veículo individual. O projeto em curso, portanto, é muito relevante. Ele tem de ser expandido para outras áreas da cidade.

        Também é preciso uma redução generalizada da velocidade máxima nas ruas. O projeto encontrará grande resistência por parte dos que se acostumaram a esta liberdade injusta e opressiva. Sua superação exigirá não só recursos humanos e materiais, mas também um processo amplo de discussão da cidadania a fim de que a civilidade substitua a força na utilização do espaço viário.

        Persiste, porém, um sério problema estrutural. A ideologia do crescimento baseado no automóvel e na expansão indiscriminada do sistema viário ainda está viva, comprovada pela decisão da prefeitura de construir um túnel para veículos particulares na parte sul da cidade, de quase R$ 4 bilhões, o que é um acinte quando consideramos, por exemplo, a necessidade de melhorar o nosso sistema de transporte público.

        Além disto, a proposta nega o movimento crescente no mundo e no Brasil para alterar esse sistema iníquo e falido de apoio ao transporte individual. Enquanto esta mentalidade persistir, o projeto de resgate dos direitos dos pedestres e da reconstrução de um ambiente de trânsito civilizado terá enormes dificuldades de obter sucesso. O governo municipal, portanto, precisará mostrar de que lado finalmente está.

EDUARDO VASCONCELLOS. Folha de S. Paulo, 8 ago. 2011.

Fonte: Universos – Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 7º ano – Camila Sequetto Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª edição, 2015. p. 166.

Entendendo o artigo:

01 – Qual é a "melhor notícia relativa ao trânsito da cidade nos últimos dez anos" mencionada pelo autor?

      A melhor notícia é o programa de melhoria das condições de segurança dos pedestres da Prefeitura de São Paulo.

02 – Como o autor descreve o comportamento de motoristas e motociclistas em relação a pedestres e ciclistas na cidade?

      O autor afirma que motoristas e motociclistas ignoram esses usuários e dirigem em velocidades que podem matá-los em segundos, tratando as vias como propriedade particular.

03 – Por que o projeto de melhoria para pedestres enfrentará "grande resistência", segundo o artigo?

      O projeto enfrentará grande resistência por parte daqueles que se acostumaram a uma "liberdade injusta e opressiva" no uso das vias.

04 – Além do projeto de segurança para pedestres, o que mais é necessário para a melhoria do trânsito na cidade, de acordo com o autor?

      O autor aponta a necessidade de uma redução generalizada da velocidade máxima nas ruas e um processo amplo de discussão da cidadania para que a civilidade substitua a força no uso do espaço viário.

05 – Qual é o "sério problema estrutural" que, para o autor, ainda persiste e pode dificultar o sucesso do projeto para pedestres?

      O "sério problema estrutural" é que a ideologia do crescimento baseado no automóvel e na expansão indiscriminada do sistema viário ainda está viva, exemplificada pela decisão da prefeitura de construir um túnel para veículos particulares de quase R$ 4 bilhões, o que contraria o movimento mundial de apoio ao transporte público.

 

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