domingo, 27 de julho de 2025

MINICONTO: O FIM DA MALDIÇÃO - EMANUEL R. MARQUES - COM GABARITO

 Miniconto: O FIM DA MALDIÇÃO

           Emanuel R. Marques

        Em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, algo de misterioso ou macabro acontecia naquela rua. Era uma maldição vinda de tempos imemoráveis e as especulações e inúmeras lendas eram a única fonte de explicação para tal. Por vezes eram os ataques de vampiros, outras, um qualquer lobisomem que se divertia em sanguinárias carnificinas, e havia ainda os possessos humanos que se lançavam aos devaneios da loucura. Os habitantes viviam constantemente atormentados com a chegada desse dia, e a cautela era a palavra de ordem quando ele se aproximava. 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRtXPVm0mEEJpLJISK63VbHX1fRMrVdHJ2UZcOj4HB7DA2KJ2CpE60gIItLJoPEnctxj1268KabNZp4UyDm7pJopSvf_6R-FE2chaZlMBOF4fX9IkAVH2NsZqMV6RgU5CXCBmQA7cenp7DMsQ8Avi29BScDkKpsDwP5Yf_CgPOGuJiJ5Kw4jk3Dm1QjKg/s320/184_questoesartisticas.jpg


        No entanto, seis quintas-feiras passaram sem que algo de bizarro acontecesse. Teria a maldição terminado? Os alegres habitantes decidiram então dar uma grandiosa festa, para comemorar este fato. Escolheram a quinta-feira seguinte.

        Dançavam, cantavam, bebiam e celebravam tranquilamente. Subitamente, todos os monstros e criaturas demenciais surgiram, surpreendendo-os e dizimando todos os habitantes de uma só vez. Era o fim da maldição.

Emanuel R. Marques. Em: Ademir Pasale e Elenir Alves (Org.). TerrorZine – minicontos de terror n .16. Disponível em < http:// www.cranik.com/terrorzine.html. Acesso em: 21 mar. 2015.

Fonte: Universos – Língua Portuguesa – Ensino fundamental – Anos finais – 7º ano – Camila Sequetto Pereira; Fernanda Pinheiro Barros; Luciana Mariz. Edições SM. São Paulo. 3ª edição, 2015. p. 145.

Entendendo o conto:

01 – Qual era o evento misterioso que ocorria na rua e com que frequência ele acontecia?

      Algo de misterioso ou macabro acontecia na rua em todas as primeiras quintas-feiras de cada mês.

02 – Que tipo de criaturas ou eventos sobrenaturais eram atribuídos à maldição, de acordo com as lendas dos habitantes?

      As lendas atribuíam à maldição ataques de vampiros, aparições de lobisomens e humanos possessos que caíam em devaneios de loucura.

03 – O que levou os habitantes a acreditar que a maldição havia terminado e como eles decidiram celebrar?

      Os habitantes acreditaram que a maldição havia terminado porque seis quintas-feiras consecutivas se passaram sem que nada bizarro acontecesse. Para celebrar, eles decidiram dar uma grandiosa festa na quinta-feira seguinte.

04 – O que aconteceu durante a festa de celebração, surpreendendo os habitantes?

      Durante a festa, todos os monstros e criaturas demenciais surgiram subitamente, surpreendendo e dizimando todos os habitantes de uma só vez.

05 – Qual é o significado irônico do título "O FIM DA MALDIÇÃO" à luz dos eventos finais do conto?

      O título é irônico porque o "fim da maldição" não significou o fim do sofrimento ou do perigo para os habitantes. Em vez disso, a maldição culminou em um evento catastrófico que dizimou a todos, encerrando a maldição de uma forma trágica e definitiva, ou seja, não havia mais ninguém para ser amaldiçoado.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário