quarta-feira, 5 de setembro de 2018

MÚSICA: PAI - FÁBIO JR. - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música: Pai
                                                                                               Fábio Jr.
Pai!
Pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo pra gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez...
Pai!
Pode ser que daí você sinta
Qualquer coisa entre
Esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz...
Pai!
Pode crer, eu tô bem
Eu vou indo
Tô tentando, vivendo e pedindo
Com loucura pra você renascer...
Pai!
Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Prá falar de amor
Prá você...
Pai!
Senta aqui que o jantar tá na mesa
Fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensine esse jogo da vida
Onde a vida só paga prá ver...
Pai!
Me perdoa essa insegurança
Que eu não sou mais
Aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu...
Pai!
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito
Prá pedir prá você ir lá em casa
E brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar Ah! Ah! Ah!...
Pai!
Você foi meu herói meu bandido
Hoje é mais
Muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz
Pai! Paz!...
                                          Composição: Fábio Jr
Entendendo a canção:

01 – Que reflexão a letra desta canção nos remete?
      Nos remete a pensar que, o filho ao tornar-se pai, encontra o amadurecimento, contribuindo para uma visão mais compreensiva da família e a cicatrização das velhas feridas. Demonstrando que o pai pode tornar-se mais que um amigo, abrindo as portas da vida para seguir em paz em seu próprio caminho.

02 – O eu lírico faz menção a coisas muito particulares da relação deles e até mesmo de características e costumes do pai. Cite alguns versos que confirme.
      “Senta aqui que o jantar tá na mesa.”
      “E brincar de vovô com meu filho
       No tapete da sala de estar.”

03 – Cite o verso, onde o autor faz uso do paradoxo, que é uma figura de linguagem que expressa opostos que podem estar contidos em um único verso.
      “Você foi meu herói meu bandido.”

04 – Do que fala a canção?
      Trata do relacionamento entre pai e filho.

05 – Em quais versos o autor considera o pai além de herói, bandido e amigo?
      “Pai / Você foi meu herói, meu bandido / Hoje é mais muito mais que um amigo.”

06 – Na letra da canção, o autor pede para o pai ensinar o jogo da vida, quais os versos?
      “Nos ensina esse jogo da vida / Onde vida só paga pra ver.”


FILME(ATIVIDADES): OS SMURFS - RAJA GOSNELL - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): OS SMURFS


Data de lançamento 5 de agosto de 2011 (1h 44min)
Direção: Raja Gosnell
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        Gargamel (Hank Azaria) e seu gato Cruel enfim encontram onde fica a pacata vila encantada dos Smurfs, graças a um descuido de Desastrado (Anton Yelchin). Eles invadem o local, o que provoca uma debandada dos Smurfs. Desastrado segue o caminho errado e, devido a ser noite de lua azul, se vê diante de um portal mágico. Ele, Papai Smurf (Jonathan Winters), Smurfette (Katy Perry), Gênio (Fred Armisen), Ranzinza (George Lopez) e Corajoso (Alan Cumming) entram no portal, para escapar das garras de Gargamel. O sexteto se vê em plena Nova York, um mundo desconhecido e bem diferente do que estão acostumados. Como Gargamel os segue eles acabam se separando, com Desastrado indo parar em uma caixa, levada por Patrick (Neil Patrick Harris) para sua casa. É o suficiente para que os demais Smurfs o sigam, no intuito de resgatar o amigo.

Entendendo o filme:

01 – No filme, Patrick fala de onde os Smurfs são figuras míticas. De que país os Smurfs são originários?
a)   França.
b)   Bélgica.
c)   Itália.
d)   Estados Unidos.
e)   Canadá.

02 – Quais são os personagens e atores respectivamente?
a)   Patrick (Neil Patrick Harris), Grace (Jayma Mays) e Gargamel (Hank Azaria).
b)   Patrick (Brad Pitt), Grace (Angelina Jolie) e Gargamel (Tom Cruise).
c)   Patrick (Daniel Radcliffe), Grace (Sara Paxton) e Gargamel (Andrew Lincoln).
d)   Patrick (Paul Wesley), Grace (Nina Dobrev) e Gargamel (Ian Somerhalder).
e)   Patrick (Rupert Grint), Grace (Emma Watson) e Gargamel (Tobey Maguire).

03 – Quais são os Smurfs que são transportados para o nosso Mundo?
a)   Fazendeiro, Mamãe Smurf, Smurfette, Robusto, Joca e Preguiça.
b)   Desastrado, Papai Smurf, Sujão, Smurfette, Apavorado e Harmonia.
c)   Lelé, Gargalhada, Narrador, Carteiro, Fraco e Alfaiate.
d)   Papai Smurf, Desastrado, Smurfette, Gênio, Ranzinza e Arrojado.
e)   Cruel, Vaidoso, Chato, Bipolar, Astronauta e Doutor.

04 – Que cantora famosa dubla a Smurfette?
a)   Lady Gaga.
b)   Avril Lavigne.
c)   Taylor Swift.
d)   Madona.
e)   Katy Perry.

05 – Qual é o diretor do filme "Os Smurfs" e que outro filme ele dirigiu?
a)   Raja Gosnell – Vovó...Zona.
b)   James Cameron – Avatar.
c)   Chris Colombus – Percy Jackson e o Ladrão de Raios.
d)   Catherine Hardwicke – Crepúsculo.
e)   Steven Spielberg – Tubarão.

06 – Em que data foi lançado o filme?
      05/08/2011.

07 – Como é chamada a lua que poderia fazer com que os Smurfs voltassem para a vila encantada?
a)   Lua de Sangue.
b)   Lua Azul.
c)   Lua Amarela.
d)   Lua Cheia.
e)   Lua Minguante.

08 – No final do filme, mostra o filho de Patrick e Grace. Qual o nome dele?
a)   Bob.
b)   Patrick.
c)   Blue.
d)   John.
e)   Joseph.

09 – Como chama a empresa em que Patrick trabalha?
a)   McDonald’s.
b)   Nestlé.
c)   Citroen.
d)   Coke.
e)   Anjelou.

10 – A Smurfette conta para Grace sua história, que ela não veio na cegonha como os outros Smurfs. Por quem ela foi criada e por qual finalidade?
a)   Gargamel, para atrair os Smurfs e extrai suas essências para conseguir poder.
b)   Patrick, para achar a vila dos Smurfs e ficar famoso.
c)   Grace, para conseguir uma amiga.
d)   Odile, para fazer a campanha da Anjelou.
e)   Cruel, o gato de Gargamel, derrubou uma substancia no caldeirão e sem querer criou a Smurfette.


FÁBULA: O GALO E A RAPOSA - ESOPO - COM GABARITO

Fábula: O Galo e a Raposa
               ESOPO


        No meio dos galhos de uma árvore bem alta, um galo estava empoleirado e cantava a todo volume. Sua voz esganiçada ecoava na floresta. Ouvindo aquele som tão conhecido, uma raposa que estava caçando se aproximou da árvore. Ao ver o galo lá no alto, a raposa começou a imaginar algum jeito de fazer o outro descer. Com a voz mais boazinha do mundo, cumprimentou o galo dizendo:
        --- Ó meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar? Acabou essa história de ficar tentando agarrar os outros para come-los. Agora vai ser tudo na base do amor e da amizade. Desça para a gente conversar com calma sobre as grandes novidades!
       O galo, que sabia que não dava para acreditar em nada do que a raposa dizia, fingiu que estava vendo uma coisa lá longe. Curiosa, a raposa quis saber o que ele estava olhando com ar tão preocupado. - Bem, disse o galo -, acho que estou vendo uma matilha de cães ali adiante.
        --- Nesse caso é melhor eu ir embora – disse a raposa.
        --- O que é isso, prima? – disse o galo.
        --- Por favor, não vá ainda! Já estou descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros neste tempo de paz?!
        --- Não, não é medo – disse a raposa -, mas... e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação?

         Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas.

 Fonte: Fábulas de Esopo. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo,
Companhia das Letrinhas, 1999. p.22. 23
Entendendo a fábula:
01 – A intenção do galo ao falar que estava vendo uma matilha foi de:
a) Enganar a raposa para salvar sua vida.
b) Aguçar a curiosidade da raposa.
c) Mostrar que lá do alto ele podia ver mais que a raposa.
d) Avisar que estavam chegando animais para a proclamação da paz.

02 – Qual é o título do texto?      
      O galo e a raposa.

03 – Quem estava num galho da árvore bem alta?
      Era o galo.

04 – De acordo com o texto, “Ó meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar?” Quem fez esta pergunta?
      Foi a raposa, com a intenção de fazer o galo descer.

05 – O galo muito esperto, achou um jeito de afugentar a raposa, qual foi esse jeito?
      Ele ficou olhando pra longe como se estivesse vendo alguma coisa. E falou, acho que estou vendo uma mantilha de cães ali adiante.

06 – Ao ouvir sobre os cães, qual foi a reação da raposa?
      Ela disse: “Nesse caso eu acho melhor ir embora.”

07 – Você concorda com a moral da história? Justifique.
      Resposta pessoal do aluno.

08 – No verso: “Mas... e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação? Quem disse esta frase?
      Foi dita pela raposa.




CONTO: O PORCO MAIS LIMPO DO MUNDO - MARCOS LOSNAK - COM GABARITO


Conto: O porco mais limpo do mundo

        No mundo dos animais domésticos, os porcos sempre foram discriminados. São considerados os bichos mais sujos, imundos e bagunceiros do reino animal. Em outras palavras, “porcos”.
        Talvez esse preconceito exista justamente porque são raras as pessoas que tiveram a oportunidade de ver um porco tomando banho, penteando os cabelos, lavando as orelhas, aparando o casco e usando desodorante.
        Foi esse tipo de preconceito que ocupou o pensamento de Gabriela Galinha, Clóvis Coelho e Doutor Raposo quando viram que o novo morador do prédio que habitavam seria um porco.
        Gabriela Galinha foi a primeira a torcer o bico e resmungar: “Meu Deus! É…um porco! Um porco que vem morar aqui! Assim não dá. Todo mundo sabe que os porcos são bagunceiros, sujos e lamacentos.” Clóvis Coelho e Doutor Raposo concordaram plenamente com as palavras da vizinha e logo começaram a procurar defeitos no comportamento do novo habitante.
        Durante sua mudança, o Porco derrubou alguns pedaços de lenha na calçada e um saco de farinha na escada do edifício. Ainda deixou algumas pegadas de barro pelo corredor. Os vizinhos, ao verem aquela sujeira, pensaram que o prédio iria se transformar num chiqueiro. O que os bichos não viram foi que o próprio porco se encarregou de limpar tudo. Corroídos pelo preconceito, preferiram dar mais atenção ao ato de sujar do que ao ato de limpar do novo morador.
        Com o hálito exalando raiva, a Galinha, o Coelho e o Raposo resolveram tirar satisfações com o Porco por sua conduta “porca”. Através de uma conversa simples e direta, descobrem que foi o próprio porco que limpou toda sujeira. Constrangidos, percebem que julgaram prematuramente o novo vizinho.
        “Essa história que revela de maneira simples como o preconceito pode evitar que as pessoas enxerguem a verdade, mostra às crianças, de maneira simples, como o preconceito nasce como um sentimento desprovido de sentido e razão.  Um sentimento que nasce no interior daquele que sente e não daquele que sofre, o preconceito. ”

                       Marcos Losnak. Jornal Folha de Londrina, 2/out./2000

Entendendo o conto:
01 – Qual é o nome deste gênero textual?
a)   Um conto
b)   Um bilhete
c)   Um poema 
d)   Um anúncio.

02 – A ideia principal do texto é: 
a)   O preconceito – o fato das pessoas não aceitarem o outro como ele é.
b)   Os animais que se separam em bandos e lutam por serem tão diferentes.
c)   Os hábitos de higiene – que todos devem manter o ambiente em que vivem sempre limpo.
d)   A amizade – que é importante ser amigo de todos, seja ele alto ou baixo

03 – O que fez o Porco, que reforçou o que os moradores pensavam dele?
a)   Tomou banho, penteou os cabelos, lavou as orelhas.
b)   Cumprimentou os moradores.
c)   Derrubou alguns pedaços de lenha na calçada e um saco de farinha na escada do edifício. 
d)   São bagunceiros, sujos e lamacentos.

04 – “Constrangidos, percebem que julgaram prematuramente o novo vizinho.” Qual o significado da palavra prematuramente?
a)   Comovente        
b)   Perigosamente      
c)   Severamente    
d)   Antecipadamente.

05 – O que os vizinhos descobriram quando foram reclamar com o novo vizinho? Como eles se sentiram? 
a)   Descobriram que foi o porco que fez a sujeira. Se sentiram muito bravos.
b)   Descobriram que foi o próprio porco que limpou a sujeira. Ficaram constrangidos.
c)   Descobriram que a sujeira já estava caída no chão quando o porco chegou. Se sentiram felizes.
d)   Descobriram que não tinha sujeira nenhuma. Ficaram aliviados.

06 – Para onde o porco se mudou?
      Se mudou para um prédio.

07 – O que sentiram os vizinhos ao virem o porco chegando para morar? Por quê?
      Sentiram preconceito, pois todo mundo sabe que os porcos são bagunceiros, sujos e lamacentos. 

08 – Hoje em dia ainda existem muitas formas de preconceito. Cite 2 exemplos de preconceitos reais, que acontece com os seres humanos e dê sua opinião sobre o tema em questão:
      Resposta pessoal do aluno. 

09 – “Os porcos são considerados os bichos mais sujos, imundos e bagunceiros do reino animal.”  Na frase, as palavras destacadas comportam-se, respectivamente, como:
a)   Substantivo comum, substantivo próprio, adjetivo, adjetivo.
b)   Substantivo comum, adjetivo, substantivo próprio, adjetivo.
c)   Substantivo comum, adjetivo, adjetivo, substantivo comum.

10 – Complete as lacunas com os verbos, conjugando-os como se pede nos parênteses. 
a)    Clóvis Coelho e seus amigos pedirão desculpas ao novo vizinho. (Pedir – futuro)
b)    Gabriela Galinha fica envergonhada por essa atitude. (Ficar – presente)
c)    O porco sofreu com o preconceito das pessoas. (Sofrer – Pretérito)
d) Eu e meus amigos estudamos para essa avaliação. (Estudar - Pretérito)

11 – Encontre o verbo das frases, seu tempo verbal e diga o que eles estão expressando: ação, estado ou fenômeno da natureza:
a)   O preconceito ocupou o pensamento de Gabriela Galinha.
Verbo: Ocupou.
Tempo verbal: Pretérito.
Expressão: Ação.

b)   O porco parecia chateado com atitude dos vizinhos.
Verbo: Parecia.
Tempo verbal: Pretérito.
Expressão: Estado.

12 – Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) A Galinha, o Coelho e o Raposo resolveram tirar satisfações com o Porco por sua conduta “porca”.
      Eles resolveram tirar satisfações com o porco por sua conduta “porca”.

b) O Porco derrubou alguns pedaços de lenha na calçada
      Ele derrubou alguns pedaços de lenha na calçada.

c) Eu e meus amigos não concordamos com a atitude dos vizinhos.
      Nós não concordamos com a atitude dos vizinhos.



TEXTO: CIENTISTAS FILMAM PELA PRIMEIRA VEZ O PEIXE DIABO-NEGRO - JACKSON RUBEM - COM GABARITO


Texto: Cientistas filmam pela primeira vez o peixe diabo-negro
                                                      
Adicionar legenda
             Por Jackson Rubem


        Os cientistas do “Monterey Bay Aquarium Research Institute” (MBARI), na Califórnia, estão convencidos de que conseguiram filmar o peixe diabo-negro.
        A filmagem do peixe diabo-negro merece uma comemoração, pois pela primeira vez na história da humanidade, se conseguiu filmar uma espécie com vida, em águas tão profundas: de 3.000 a 4.000 metros, ou seja, 3 a 4 quilômetros, na escuridão total.
        O peixe abissal denominado cientificamente como Melanocetus Johnsonii é uma das espécies mais difíceis de serem capturadas em seu habitat natural.
        Ele tem uma antena comprida na cabeça cheia de bactérias bioluminescente que se iluminam para atrair outros peixes e lulas que lhe serve de alimento.
        O peixe diabo das profundezas do mar serviu de inspiração para os criadores de “Buscando Nemo”. Eles criaram um monstro marinho que quase come o pai de Nemo e Dori, durante a procura por Nemo, no Oceano.

Disponível em: <http://www.obrasileirinho.com.br>
(Com algumas adaptações feitas pela autora desta atividade.).

Entendendo o texto:
01 – Identifique o gênero do texto lido e a sua finalidade comunicativa:
      O texto lido é do gênero “notícia”. O objetivo é informar a respeito da filmagem inédita feita pelos cientistas, quem conseguiu capturar o peixe “diabo-negro”, que vive nas profundezas do oceano.

02 – Explique o porquê de o “diabo-negro” ser considerado um peixe abissal.
      O peixe “diabo-negro” é considerado abissal porque vive nas profundezas do oceano. Em função disso, dificilmente são capturados. Note que a palavra “abissal” deriva de “abismo”, o que remete à ideia de algo extremamente profundo.

03 - Por que Melanocetus Johnsonii aparece destacado no texto?
      Porque se trata de um nome científico em língua estrangeira.

04 – Releia esta passagem do texto:
        “A filmagem do peixe diabo-negro merece uma comemoração, pois pela primeira vez na história da humanidade […]”.
A palavra destacada poderia ser substituída por:
a) mas
b) porque
c) embora
d) por isso.

05 – Releia este trecho:
        Eles criaram um monstro marinho que quase come o pai de Nemo e Dori, durante a procura por Nemo, no Oceano.”
        A que se refere o termo destacado?
      O termo “Eles” refere-se aos criadores de “Procurando Nemo”.

06 – Releia este trecho:
        “Ele tem uma antena comprida na cabeça cheia de bactérias bioluminescente que se iluminam para atrair outros peixes e lulas que lhe serve de alimento.”
        Podemos notar que, no trecho transcrito acima, houve inadequações com relação à norma culta da Língua Portuguesa. Identifique-as e faça as correções necessárias:
      Houve inadequações relacionadas à concordância
      “Ele tem uma antena comprida na cabeça cheia de bactérias bioluminescentes que se iluminam para atrair outros peixes e lulas que lhe servem de alimento.”