quarta-feira, 8 de novembro de 2023

POESIA: POR TI DEIXEI - RENATA PALLOTTINI - COM GABARITO

 Poesia: Por Ti Deixei

             Renata Pallottini

"Portanto, deixa o homem
a seu pai e a sua mãe,
e se une a sua mulher;
e são uma só carne."
Gênesis, 2:24

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoNmhw-i1M5UTyK0chnyW_KTgYQglayT9KBjm5YQTW3YyDy-a1YhOXsEUKMyh5DWhNCyMm75VIWRDKlR205OEiQR7aYRaQ5Vssn6FhIw66P_SpqkX59cg4lDU6QMWHocV_BBKQyttjw_ozIVNCEQeNcADrNOqKh5FGp7gNHU_w6RpfmYx5gK6Bj4dTpM0/s1600/GENESIS%202.jpg 


Por ti deixei, do meu rebanho lento
a alva timidez; da minha casa
o fogo acolhedor tornado brasa
e a brasa morta transformada em pranto.

Das mãos de minha mãe ficou-me o manto,
da boca de meu pai restou-me a frase
e estes meus olhos são cisternas rasas
onde à tardinha vem beber o vento.

Ponho a teus pés o meu desejo triste
que se renova numa força eterna,
e te ofereço uma fraqueza a mais;

pedaço do meu tronco que partiste,
carne, que foste um pouco de meu cerne!
À minha própria carne tornarás.

Renata Pallottini.

Entendendo a poesia:

01 – Qual é a passagem bíblica mencionada no início da poesia?

      A passagem bíblica mencionada no início da poesia é Gênesis, 2:24.

02 – O que o eu lírico deixou por amor na poesia?

      O eu lírico deixou sua "alva timidez," o "fogo acolhedor" de sua casa, e sua "brasa morta" por amor.

03 – O que ficou das mãos de sua mãe, de acordo com o eu lírico?

      Das mãos de sua mãe, o eu lírico afirma que ficou-lhe "o manto."

04 – Qual é a metáfora usada para descrever seus olhos no poema?

      O eu lírico descreve seus olhos como "cisternas rasas onde à tardinha vem beber o vento."

05 – O que o eu lírico oferece à pessoa amada na poesia?

      O eu lírico oferece seu "desejo triste" e uma "fraqueza a mais" à pessoa amada.

06 – Como a poesia sugere que a pessoa amada está ligada ao eu lírico?

      A poesia sugere que a pessoa amada está ligada ao eu lírico como alguém que faz parte de sua própria carne e cerne, indicando uma ligação profunda e indivisível.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário