segunda-feira, 27 de novembro de 2023

POEMA: PAÍS DO AÇÚCAR - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: País do açúcar

              Carlos Drummond de Andrade

Começar pelo canudo,

passar ao branco pastel

de nata,

doçura em prata

e terminar no pudim?

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiS_YPyvoZcUScS6zVrLGn8I0s7E7Q9gzMVPzH_GIRw11MOUbp48yGZ4dd401UiavadOR3GZPou_WUhwcTNX5Sv9KaeexvkcN9sfVXSNaHqJEUokIbfVUf9_kmIzJrmUTxtSW1tub9UW7iNlVdoJI8ZpqKuRkNWEKSajf-UP91aKHsMszLwA1ssB9uKpEI/s1600/A%C3%87UCAR.jpg

Pois sim.

E o que boia na esmeralda

da compoteira:

molengos figos em calda,

e o que é cristal em laranja,

pêssego, cidra vidrados?

A gula, faz tanto tempo,

cristalizada.

Entendendo o texto

01. Tendo como base o poema de Drummond, pode-se afirmar que está  INCORRETO.

 a) Na primeira estrofe, os verbos estão em uma forma nominal.

 b) Na primeira estrofe, o verbo “terminar” é transitivo indireto, por ter complemento com preposição.

 c) Durante todo o poema, há apenas um verbo de ligação.

   d) Na última estrofe, há um jogo com a palavra “cristalizada”, que se refere às frutas e à gula que perpetua.

02. Quem é o eu lírico no poema "País do açúcar" de Carlos Drummond de Andrade?

    a) O poeta.

    b) Um personagem fictício.

    c) Um narrador objetivo.

    d) O próprio açúcar.

03. Qual figura de linguagem é utilizada na expressão "doçura em prata" na segunda estrofe?

     a) Metáfora.

     b) Hipérbole.

     c) Antítese.

    d) Prosopopeia.

04. Na terceira estrofe, qual é o efeito criado pela expressão "o que boia na esmeralda da compoteira"?

    a) Personificação.

    b) Hipérbole.

    c) Onomatopeia.

    d) Eufemismo.

05. Quando o eu lírico se refere à gula como "cristalizada", qual figura de linguagem está sendo empregada?

    a) Antítese.

    b) Metonímia.

    c) Metáfora.

    d) Anáfora.

06. O que representa simbolicamente o ato de "terminar no pudim" na primeira estrofe do poema?

    a) A decadência da alimentação.

    b) Ó ápice da doçura.

    c) O início de uma refeição.

    d) Uma necessidade de variedade.

 

 

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