sexta-feira, 17 de novembro de 2023

CONTO: A ESCOLA PERFEITA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Conto: A Escola Perfeita

           Carlos Drummond de Andrade

        A Escola de Pais, fundada em Sambaíba, no Maranhão, não deu os resultados com que se sonhava. O estabelecimento tinha pouca frequência, e os pais iam beber no botequim próximo. 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwiHzrp6RJ8uKAxVxrB6U4btrD7dJ2ceaiU0m6wrx_PHeirz-33xbq_EsUeig1C7uhCQRczfTtyoj2S3XJlT1E80F95OKL2HMGqjMUm-uGpHvvs0EI8vbq-qIKI_H_GUTvqBXA0sYISEDcvhvFS0V8-RtoVBSpzAPGLQwIZT8CyGHBQ2wjsoykID63iBQ/s1600/ESCOLA%20PAIS.png


        A direção da escola achou conveniente experimentar novos métodos, e colocou a responsabilidade do ensino nas mãos dos filhos dos alunos.

        A princípio o aproveitamento foi extraordinário, pois os adolescentes que passaram a controlar a casa exerceram disciplina severa, exigindo dos pais o máximo de aplicação, pontualidade e aproveitamento. Depois, a disciplina foi abrandando, e havia meninos que convidavam seus pais e os pais de outros meninos a trocar a aula por futebol, no que eram atendidos.

        Ao fim do semestre, a Escola de Pais tornara-se Escola de Pais e Filhos, sem programa definido, despertando imitação em outros pontos do Estado e até no Piauí.

        Era uma escola festiva, em que os macacos, as borboletas, os seixos da estrada não só faziam parte do material escolar como davam palpites sobre a matéria, por esse ou aquele modo peculiar a cada um deles. O entusiasmo foi tamanho que pais e filhos chegaram à conclusão que melhor fora transformar o estabelecimento, já então sem sede fixa nem necessidade de tê-la, numa escola natural de coisas, em que tudo fosse objeto de curiosidade, sem currículo, e surgiu a escola da natureza, sem mestres, sem alunos, sem decreto, sem diploma, onde todos aprendem de todos, na maior alegria e falta de cerimônia, até que o INCRA ou outro organismo civilizador qualquer se lembre de dividir as terras de Sambaíba em fatias burocráticas legais. Será a escola perfeita?

Contos Plausíveis, Carlos Drummond de Andrade, 1981.

Entendendo o conto:

01 – Qual era o problema inicial da Escola de Pais em Sambaíba?

    A escola tinha pouca frequência dos pais, que frequentavam um botequim próximo em vez de participarem ativamente das atividades educacionais.

02 – Quais foram os primeiros resultados após transferir a responsabilidade do ensino para os filhos dos alunos?

      Inicialmente, houve um aproveitamento extraordinário, pois os adolescentes impuseram disciplina severa, exigindo dos pais máximo de aplicação, pontualidade e aproveitamento.

03 – Como evoluiu a situação da escola após o início promissor?

      A disciplina foi diminuindo gradualmente, e alguns alunos começaram a convidar seus pais e os pais de outros alunos para trocar a aula por atividades como futebol.

04 – Qual foi a transformação final da Escola de Pais e Filhos?

      A escola evoluiu para uma Escola da Natureza, sem sede fixa, currículo ou professores, onde todos aprendiam uns com os outros, explorando a curiosidade sobre tudo.

05 – Por que a conclusão foi de que essa escola poderia ser considerada perfeita?

      A ideia de uma escola sem restrições, baseada na aprendizagem natural, sem formalidades e cerimônias, onde todos aprendem uns com os outros, foi vista como ideal até que intervenções burocráticas ou civilizatórias pudessem reestruturar o ambiente educacional.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário