sexta-feira, 17 de novembro de 2023

CONTO: ACIDENTE NA ESTRADA - PAULO HENRIQUE GARCIA - COM GABARITO

 Conto: ACIDENTE NA ESTRADA

           Paulo Henrique Garcia

        Todos os anos eu passava as férias de julho na fazenda dos meus tios, no interior do Rio de Janeiro. Os fatos que vou contar aconteceram em 1989, quando eu tinha 17 anos. Eles mudaram minha fé e visão do mundo.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7twSTUWUjk5WF8byLvu4mnJke8ZaHRdtvqzgPTxvGp_inZSzArfcZZX1pHL-hzIg-1_slKC9885oYPtOsZo8TT0ICq8rBuastaifpoF5xakolP7EsT2xrENH-jRIc_1VtDuzNEYJ_Ghn0092iJxPKeCHR2AvnW5EzJwJCXCrEYIQFCRTZcTpnHhsu0P0/s1600/LAMPIAO.jpg


        Meu tio, dois primos e eu estávamos jogando baralho enquanto, esperava minha tia terminar o jantar. A fazenda era muito antiga. Minha família morava ali há várias gerações. Infelizmente, nessa época, não havia eletricidade no campo. E os geradores eram muito caros para meu tio, então, era tudo iluminado através da vela e do lampião, o que dava um aspecto tenebroso ao lugar. Nesse dia, chovia muito forte e os cachorros estavam dentro da casa, mesmo assim estavam muito inquietos.

        “Eu não gosto quando eles estão assim, sempre acontece algo estranho” – disse meu tio apontando os cachorros. Todos nós rimos do comentário, que, no momento, pareceu engraçado. Ainda estávamos rindo, quando ouvimos alguém bater forte na porta. Todos nós pulamos, por conta do susto. Meu tio foi atender a porta, seguido de minha tia que veio rápido da cozinha ver quem era a visita inesperada. Quando meu tio abriu a porta, vimos um homem que estava todo molhado da chuva. Eu sabia que não era conhecido, porque eu conhecia todos os vizinhos da redondeza.

        “Eu capotei meu carro ali na estrada. Preciso de ajuda, pois minha mulher está machucada e precisa de cuidados médicos. Eu vi sua casa da estrada e...” – disse o homem, sem fôlego, até ser interrompido por meu tio.

        “Não precisa explicar mais.” – disse meu tio pegando a chaves da caminhonete saindo.

        Sem perguntar nada, eu entrei com eles no veículo e partimos. Em um minuto, já estávamos onde o carro se encontrava. Eu e meu tio corremos para o carro, o homem ficou lá dentro do carro, paralisado, olhando na direção do carro e chorando quieto. Eu e meu tio agachamos, para ver a situação da mulher dele e para nosso choque ali estava o homem que bateu na porta da fazenda, todo ensanguentado. Sua mulher não estava diferente. Eu fiquei com medo, mas meu tio me olhou e disse:

        “Rápido temos que levar os dois para o hospital.” – Disse ele, ignorando o fato sinistro e forçando a porta para abrir. Tiramos os dois do carro e os levamos para o hospital. O homem, como eu e meu tio sabíamos, já estava morto. A mulher estava com ferimentos bastantes graves, mas sobreviveu. Algumas horas depois, saímos do hospital e fomos de volta para a fazenda. Quando chegamos, contamos a história para meus primos e minha tia. Eles ficaram morrendo de medo. Terminei de contar a história e alguém bateu na porta. Meus primos correram para o quarto com medo. Meu tio abriu a porta, só que desta vez não tinha ninguém.

Paulo Henrique Garcia. Texto disponível em: http://www.contosehistoriasdeterror.com/

Entendendo o conto:

01 – Qual é o cenário principal do conto?

      O conto se passa em uma fazenda no interior do Rio de Janeiro, durante as férias de julho, onde a falta de eletricidade cria um ambiente sombrio.

02 – Quem são os personagens principais e como eles reagem à situação do acidente?

      Os principais são o narrador (Paulo Henrique), seu tio e seus primos. Eles agem com calma e prestatividade ao se depararem com o acidente na estrada, ajudando o homem acidentado e sua esposa.

03 – Como o ambiente da fazenda é descrito e como isso contribui para a atmosfera do conto?

      A fazenda é descrita como antiga e sem eletricidade, iluminada por velas e lampiões, o que cria um ambiente tenebroso. A chuva forte e a inquietação dos cachorros aumentam a sensação de tensão.

04 – Qual é o momento crucial que causa uma reviravolta na história?

      O momento crucial é quando o homem acidentado aparece na porta da fazenda pedindo ajuda, e mais tarde é descoberto que ele é a mesma pessoa que já havia batido na porta anteriormente, mas agora está gravemente ferido.

05 – Qual é a reação da família ao descobrir a verdade sobre o homem acidentado?

      Apesar do choque e medo inicial, a família age com compaixão e rapidez, levando os feridos para o hospital sem hesitação.

06 – Como o conto termina e que efeito tem sobre os personagens?

      Após retornarem da visita ao hospital, a família conta a história para os outros membros, que ficam assustados. Posteriormente, quando batem na porta novamente e não há ninguém, cria-se um clima de suspense e mistério.

07 – Qual é a mensagem ou lição principal transmitida pelo conto?

      O conto transmite a mensagem de agir com bondade e prestatividade diante de situações difíceis, mesmo quando elas são assustadoras ou perturbadoras. Também explora o elemento do desconhecido e como ele pode nos afetar, mantendo um ar de mistério no desfecho da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário