terça-feira, 14 de setembro de 2021

TIRINHA: CALVIN- OS DIAS ESTÃO TODOS OCUPADOS - COM GABARITO

 Tirinha: Calvin Os dias estão todos ocupados



Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXGi2WXVQmdbnnlu08SSCXG7ng9Z7OQTG_t6b6gzcdkeXblO8rHJzF8kKjRuDb5GVCyLdt-NBNqsz-mIsJdzLafjjKeQYv2xllVhnBrtu0FqD66yU-Nodio6Rnt9w1ubN3e1L8LODnj_s/s259/calvin.jpg

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 227-8.

Entendendo a tirinha:

01 – No primeiro quadrinho, qual é a dúvida expressa pelo personagem Calvin?

      Ele quer saber se a educação que está recebendo, de fato, o prepara para o futuro.

02 – Descreva a imagem do garoto nos quatro quadrinhos, associando-a à sua fala.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – O que se pode depreender sobre o comportamento de Calvin na fala da professora?

      Pode-se depreender que Calvin não fazia sua parte na aprendizagem dos conhecimentos que reivindicava e que precisaria se dedicar mais aos estudos.

04 – O que torna essa tirinha engraçada?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O que torna a tirinha engraçada é a decepção de Calvin ao saber que teria de mudar de comportamento e se dedicar mais aos estudos para conquistar o que estava reivindicando. Pela imagem do último quadrinho, é possível perceber o seu estado de frustração por não se sentir capaz de mudar tanto.

05 – Leia esta fala de Calvin, transcreva do primeiro quadrinho.

        “Sim! Que certeza eu tenho que esta educação está me preparando adequadamente para o século 21”? De que outro modo o pronome oblíquo “me” poderia ser escrito na locução verbal “está me preparando”? Consulte o quadro informativo para responder.

      O pronome “me” também poderia ser escrito depois do verbo que está no gerúndio (verbo principal): “está preparando-me”.

06 – Da mesma forma, analise a colocação do pronome na locução “comece a se esforçar” que faz parte da fala da professora, extraída do terceiro quadrinho.

        “Nesse caso, meu jovem, eu sugiro que você comece a se esforçar mais. O que você tira da escola depende do que você põe nela”.

      O pronome “se” também poderia ser escrito depois do verbo que está no infinitivo (verbo principal): “comece a esforçar-se”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário