domingo, 12 de setembro de 2021

MÚSICA(ATIVIDADES): MINA DO CONDOMÍNIO - SEU JORGE - COM GABARITO

 Música(Atividades): Mina do condomínio 

                                       Seu Jorge

Tô namorando aquela mina
Mas não sei se ela me namora
Mina maneira do condomínio
Lá do bairro onde eu moro

Seu cabelo me alucina
Sua boca me devora
Sua voz me ilumina
Seu olhar me apavora
Me perdi no seu sorriso
Nem preciso me encontrar
Não me mostre o paraíso
Que se eu for, não vou voltar

Pois eu vou
Eu vou

[...]

MOURA, Gabriel; Seu Jorge. Mina do condomínio. Vagalume. Disponível em: https://www.vagalume.com.br / seu-jorge / mina-do-condomínio.html. Acesso em: 7 jan. 2015.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª Edição São Paulo 2015 p. 75.

Entendendo a canção:

01 – Na canção “Mina do condomínio”, há um “eu” que diz que namora uma “mina”. O que ele quis dizer com a palavra “mina”?

      Ele quis dizer menina, garota, guria, etc.

02 – Você conhece alguém que fala de um jeito parecido com o do eu lírico? Comente com a turma.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – A linguagem empregada na canção é formal ou informal?

      Informal.

04 – Na canção “Mina do condomínio”, você achou adequada a maneira como o compositor usou a língua? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A informalidade é proposital e usada para caracterizar um determinado contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário