sábado, 11 de setembro de 2021

CARTA DE RECLAMAÇÃO: COMPREI LIVRO E NÃO ENTREGARAM! COM GABARITO

 Carta: Comprei livro e não entregaram!

        Boa noite,

        Realizei uma compra no site dessa livraria, no dia 10/5, n° do pedido 15454572. Como precisava do produto com urgência, pois sou professor e ia usar o livro com meus alunos, paguei uma taxa extra de R$ 15,00 para que a entrega fosse efetuada no mesmo dia. Segundo os termos do site, pagando esse valor extra o prazo de entrega de encomendas é até 22h do mesmo dia do pagamento.

        Sinto que fui enganado.

        Para começo de conversa, o código de rastreio que passaram não funciona.

        Mesmo assim, esperei o produto até o prazo combinado. Fiquei acordado até meia-noite e nada do livro. Nem no dia seguinte. Nem no outro. Até agora, para falar a verdade, só dor de cabeça.

        Tentei contato por telefone (protocolo de atendimento 478644BH8). Falei com uma atendente chamada Jéssica, que me passou para um supervisor chamado Anderson. Ele me disse que eu
receberia o livro "ainda hoje" e, posteriormente, um bônus de R$ 20,00 para ser usado na minha próxima compra.

        Acredite: fui enganado outra vez!

        Nem livro. Nem bônus. Nadica de nada!

        Escrevi vários e-mails de reclamação e, como sempre, a única resposta que recebi foi um e-mail automático "estamos providenciando".

        Sei.
        Nunca mais compro nada com vocês!

Elaborado para fins didático.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 231-3.

Entendendo a carta:

01 – Qual é o objeto de reclamação dessa carta?

      O consumidor comprou um livro pela internet e não recebeu a mercadoria.

02 – Quem seriam o remetente e o destinatário da carta?

      O remetente é o consumidor enganado e o destinatário seria o setor de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa.

03 – Onde cartas informais como essa são veiculadas? Como foi enviada? Explique.

      Geralmente, são veiculadas pela internet e postadas ou escritas em espaço de serviço de atendimento ao consumidor.

04 – Releia o primeiro parágrafo e responda:

a)   Descreva a compra do consumidor reclamante.

Foi realizada uma compra no site de uma livraria no dia 10/5, n° do pedido 15454572. Como ele precisava que o produto fosse entregue no mesmo dia, pagou uma taxa extra.

b)   Em que o consumidor confiou ao pagar taxa extra?

Confiou nos termos do site, que dizia que o pagamento de uma taxa possibilitava a entrega de encomendas até 22hs do mesmo dia do pagamento.

c)   Por que ele escreve a seguir "sinto que fui enganado"?

Porque o consumidor não recebeu a encomenda no horário combinado nem nos dias subsequentes.

05 – Antes da realização da reclamação por carta, o consumidor fez uma reclamação por telefone. Responda:

a)    Qual foi a promessa feita pelo supervisor do serviço de atendimento?

O supervisor disse que o consumidor receberia o livro no mesmo dia da reclamação e, posteriormente, um bônus de R$ 20,00, para ser usado na próxima compra.

b)    O problema do consumidor foi resolvido? Explique.

O problema do consumidor não foi resolvido, pois ele não recebeu o livro nem o bônus prometido pelo supervisor.

06 – Depois do telefonema, qual foi a atitude do consumidor para tentar resolver o problema? Que resposta ele recebeu da empresa?

      O consumidor escreveu vários e-mails de reclamação e a única resposta que recebeu foi um e-mail automático dizendo “estamos providenciando”.

07 – Leia a seguir o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor e responda:

        [...]
        Seção II – Da Oferta

        Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

        I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

        II – aceitar outro produto ou prestação de serviços equivalente;

        III – rescindir o contrato, com direito à restituição da quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

             BRASIL. Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: https://bit.ly/Oomk4L. Acesso em: 28 set. 2018.               

a)   Qual direito foi violado pela livraria? Explique.

A livraria não cumpriu o dever de entregar o que ofereceu no site.

b)   Pela lei do consumidor, qual direito é garantido ao autor da carta de reclamação que você leu?

I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II – aceitar outro produto ou prestação de serviços equivalente;

III – rescindir o contrato, com direito à restituição da quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

c)   Para a lei ser cumprida, de acordo com o relato da carta, basta o consumidor reclamar para a empresa? Explique.

O consumidor pode recorrer à empresa, aos órgãos de proteção ao consumidor ou à justiça.

d)   Em sua opinião, o que deveria ser feito pelo consumidor para a garantia de seu direito como consumidor?

Resposta pessoal do aluno.

 

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