domingo, 12 de setembro de 2021

TIRINHA: ARMANDINHO TIJOLINHO - ALEXANDRE BECK - COM GABARITO

 Tirinha: Armandinho tijolinho


 Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEir2fSbXkcWowAjCNDs7gcdABxD9Nt_TT9XQrxwDX7OphCcxAXn5FJ5SLlyT7tM7dFncdLAqyaLEDq6VTyoYHE9KtXUbHpnpjcQY1XQ4d_EF95aX2-uY-fJGC3WeuNR36HRzDMpoU2Qijk/s273/tijolinho.jpg 


BECK, Alexandre. Armandinho. Disponível em:
https://bit.ly/2rlTTnw. Acesso em: 24 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 137-8.

Entendendo a tirinha:

01 – Que sentido você infere nas falas “podemos construir os maiores muros!” e “podemos construir pontes!” dos personagens, nos dois últimos quadrinhos?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: As falas dos personagens são opostas, sendo possível inferir que a construção de muros, embora sirva de proteção, significa também limites, barreiras que se colocam entre as pessoas, distanciando-as umas das outras; já a expressão “construir pontes” pode significar elo, meio de ligação entre as pessoas para diminuir as distâncias e aproxima-las.

02 – De que modo essa tirinha conversa com o texto “Paz social”, de Gilberto Dimenstein, quando ele afirma que “paz é não ter medo de sequestradores. É nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami”?

      A expressão “[...] construir os maiores muros!” pode estar associada a uma estratégia que muitas pessoas usam por pensarem que, construindo muros altos em suas casas, estarão mais seguras, protegidas contra a violência e menos expostas a sequestros, a roubos e a outros crimes.

03 – Como podem ser interpretados os dois primeiros quadrinhos se suprimirmos a fala de Armandinho e considerarmos apenas a fala da menina, transcrita a seguir, de modo que passem uma ideia positiva? Veja:

        “Pode parecer pouco, mas de tijolinho em tijolinho podemos construir os maiores muros!”

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Quantas orações compõem o período que constitui essa fala?

      Duas orações.

05 – Como podemos classifica-lo: composto por coordenação, composto por subordinação ou composto por coordenação e subordinação (período misto)?

      Composto por coordenação.

06 – A conjunção mas estabelece que tipo de relação entre as orações “Pode parecer pouco” e “mas de tijolinho em tijolinho podemos construir os maiores muros”?

      Relação de oposição, contraste.

Um comentário:

  1. Me ajudem......na tirinha sabe-se uma metáfora em "de tijolinho em tijolinho podemos construir os maiores muros" qual o sentido da ambiguidade?

    ResponderExcluir