domingo, 12 de setembro de 2021

TIRINHA: MAFALDA POBREZA - QUINO - COM GABARITO

 Tirinha: Mafalda pobreza

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrEIe5E5oK_Pd9jSNQrhKc7orYcMH1TYjZzx4E9r5GBXjXCDPCJkNoyYqQUfXemcujQ7TEzFSfPOxnI65mrUuVcJbpPNNRiDvz7NUdtuME2Dan74bYxeh4SaipV4LrsuRobBvm5qQkH1A/s243/MAFALDA+POBREZA.jpg 




QUINO. Toda Mafalda: da primeira à última tira. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 166.

Entendendo a tirinha:

01 – Faça a descrição da fisionomia da personagem Mafalda nos quatro quadrinhos da tirinha, relacionando o semblante da menina ao seu estado emocional.

      No primeiro quadrinho, Mafalda se mostra curiosa ao se deparar com o homem sentado na esquina, que se assemelha a um mendigo; no segundo, seu semblante e as palavras denotam tristeza diante da pobreza; no terceiro, mostra-se indignada perante as coisas que são negadas aos pobres; no quarto, o semblante da menina revela surpresa em relação ao que a personagem Susanita diz.

02 – O que surpreende Mafalda na fala de Susanita?

      A solução que Susanita apresenta para a pobreza.

03 – Essa fala expressa preconceito por parte da personagem Susanita?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – O tema do texto é a situação dos moradores de rua. Em relação a esse problema social, apresentam-se duas posições distintas. Identifique-as:

      Pessoas que passam as noites dormindo nas ruas, sob marquises, em praças, embaixo de viadutos e pontes são consideradas pessoas em situação de rua.

      Os “moradores de rua” são um grupo heterogêneo, isto é, pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões.

05 – Assinale a expressão que remete a elemento pertencente ao universo fora do texto:

a)   Um pobre.

b)   Coração apertado.

c)   Deviam dar.

d)   Bem-estar.

06 – Encontra-se registro da informalidade em:

a)   “Quando eu vejo um pobre […]”.

b)   “[…] fico com o coração apertado!”.

c)   “Pra que tudo isso?”.

d)   “Era só escondê-los!”.

07 – Transcreva a fala em que se percebe a omissão de uma continuidade oracional. Em seguida, cite-a:

     Fala: “Eu também”. Omissão: “fico com o coração apertado, quando vejo um pobre”.

08 – Em “Era só escondê-los!”, o pronome junto à forma verbal, grifado, substitui, considerando-se o contexto.

      Em “Era só escondê-los!”, o pronome junto à forma verbal, grifado, substitui, considerando-se o contexto: os pobres.

09 – Em sua opinião, essa tirinha é mais engraçada ou mais irônica?

      Resposta pessoal do aluno.

10 – Separe as orações que compõem a fala da personagem Mafalda no segundo quadrinho, classifique-as e explique o sentido que a conjunção subordinativa expressa nesse período. Veja:

        “Quando eu vejo um pobre, fico com o coração apertado!”

      Oração principal: [...] fico com o coração apertado!

      Oração subordinada adverbial temporal: Quando eu vejo um pobre [...]. Nesse período, a conjunção “quando” expressa temporalidade.

Um comentário: