Tirinha: Mafalda pobreza
QUINO. Toda Mafalda:
da primeira à última tira. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 166.
Entendendo a tirinha:
01 – Faça a descrição da fisionomia da personagem Mafalda nos quatro
quadrinhos da tirinha, relacionando o semblante da menina ao seu estado
emocional.
No primeiro quadrinho, Mafalda se mostra curiosa ao
se deparar com o homem sentado na esquina, que se assemelha a um mendigo; no
segundo, seu semblante e as palavras denotam tristeza diante da pobreza; no
terceiro, mostra-se indignada perante as coisas que são negadas aos pobres; no
quarto, o semblante da menina revela surpresa em relação ao que a personagem
Susanita diz.
02 – O que surpreende Mafalda na fala de Susanita?
A solução que Susanita apresenta para a
pobreza.
03 – Essa fala expressa preconceito por parte da personagem Susanita?
Resposta pessoal do aluno.
04 – O tema do texto é a situação dos moradores de rua. Em
relação a esse problema social, apresentam-se duas posições distintas.
Identifique-as:
Pessoas que
passam as noites dormindo nas ruas, sob marquises, em praças, embaixo de
viadutos e pontes são consideradas pessoas em situação de rua.
Os “moradores de rua” são um grupo
heterogêneo, isto é, pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa
situação pelas mais variadas razões.
05 – Assinale a expressão
que remete a elemento pertencente ao universo fora do texto:
a)
Um pobre.
b)
Coração apertado.
c)
Deviam dar.
d)
Bem-estar.
06 – Encontra-se registro da informalidade em:
a) “Quando eu vejo um pobre […]”.
b) “[…]
fico com o coração apertado!”.
c) “Pra que tudo isso?”.
d) “Era só escondê-los!”.
07 – Transcreva a fala em
que se percebe a omissão de uma continuidade oracional. Em seguida, cite-a:
Fala: “Eu também”.
Omissão: “fico com o coração apertado, quando vejo um pobre”.
08 – Em “Era só
escondê-los!”, o pronome junto à forma verbal, grifado, substitui, considerando-se
o contexto.
Em “Era só escondê-los!”, o pronome junto à forma verbal, grifado,
substitui, considerando-se o contexto: os pobres.
09 – Em sua opinião, essa
tirinha é mais engraçada ou mais irônica?
Resposta pessoal
do aluno.
10 – Separe as orações que
compõem a fala da personagem Mafalda no segundo quadrinho, classifique-as e
explique o sentido que a conjunção subordinativa expressa nesse período. Veja:
“Quando eu vejo um pobre, fico com o
coração apertado!”
Oração principal: [...] fico com o
coração apertado!
Oração subordinada adverbial temporal:
Quando eu vejo um pobre [...]. Nesse período, a conjunção “quando” expressa
temporalidade.
Gostei 💞💞💐
ResponderExcluir