terça-feira, 14 de setembro de 2021

ENTREVISTA: O SEGREDO PARA ESCOLHER BEM UMA CARREIRA É O AUTOCONHECIMENTO - GABRIEL ANDRADE - COM GABARITO

 Entrevista: O segredo para escolher bem uma carreira é o autoconhecimento

          A dica é do psicólogo especializado em orientação vocacional Fernando Aguiar. Optar por uma profissão pela perspectiva de ganhar dinheiro, mas sem gostar dela, é um atalho para a frustração

Gabriela Andrade – postado em 29/04/2018 15:04

        Ser bem-sucedido trabalhando com o que o que gosta é o sonho de boa parte dos jovens que concluem o ensino médio. O grande desafio é decidir qual profissão seguir; especialmente num período cheio de pressão de familiares e da escola para a aprovação numa universidade. Para ser exitoso nessa missão, o segredo está em apostar em autoconhecimento, organização e pesquisa sobre a área de interesse. É o que defende Fernando Aguiar, mestre em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) que desenvolveu uma metodologia vocacional. O psicoterapeuta não promete um teste milagroso nem resultado instantâneo, mas, sim, um processo com duração de oito meses no qual o jovem poderá se entender melhor. Para o life coach, a falta de orientação vocacional está relacionada a estatísticas que mostram que uma em cada duas pessoas abandonam o curso antes de terminá-lo.

        Quais são as dificuldades envolvidas ao decidir por uma profissão?

        São obstáculos diferentes para cada pessoa. E os desafios não existem apenas ao escolher uma carreira. Ao longo da trajetória, a pessoa vai se deparar com perguntas que sempre voltam, como; será que é isso que eu quero continuar fazendo pelo resto da minha vida?

        O fato de estudantes do ensino médio serem pressionados a decidir uma carreira é prejudicial? Como lidar com isso?

        Sim. Essa pressão para a escolha profissional e a falta de preparação pode gerar estresse, depressão e ansiedade, além de dificuldade para dormir e irritabilidade. A melhor maneira de aliviar essa tensão é se conhecer, pois as pessoas nunca vão parar de pressionar. Quando você se prepara e se compreende, a pressão terá menos peso.

        Como os jovens podem ter clareza sobre qual carreira seguir?

        Qualquer processo de escolha ou planejamento tem de começar com o autoconhecimento. É preciso pensar sobre as respostas para perguntas como; quem sou eu?; e ;o que quero para a minha vida?; Na internet, há vários testes de orientação profissional gratuitos que pecam por priorizar apenas os cursos disponíveis no mercado em vez de valorizar o autoconhecimento. Todo profissional terá algum momento de crise ao longo da carreira; é nessas horas que a gente reflete sobre o que deseja continuar fazendo pelo resto da vida. Se tiver feito uma escolha desconectada com os próprios propósitos, a pessoa pode se sentir forçada a permanecer trabalhando com aquilo por falta de outra oportunidade, o que causa sofrimento e até adoecimento. Só com o autoconhecimento é possível fazer escolhas benfeitas.

        Como começar essa jornada de autoconhecimento?

        É difícil, dá trabalho. Normalmente, é algo complexo de se fazer sozinho. A ajuda de amigos, familiares ou de um profissional se faz necessária para que a pessoa possa entender as próprias características e interesses. Para quem quer iniciar esse processo sozinho, uma sugestão é fazer uma lista de coisas de que gosta e outra de coisas de que não gosta. Escreva sobre quem você é e sua trajetória de vida, explicando com o que se identifica ou não. Colocar no papel pode ajudá-lo a visualizar seu perfil no mundo.

        Muitos jovens que vão prestar vestibular ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se sentem numa encruzilhada sobre a escolha da profissão. Às vezes, não se identificam com nenhum curso. Qual a dica para quem está nessa situação?

        A única opção é se preparar. O que acontece muito é que jovens só se preocupam com isso no 3° ano do ensino médio. É importante começar a pensar no 1° ano do ensino médio.

        [...]

        Por que para alguns é mais fácil fazer essa escolha do que para outros?

        Os que têm mais facilidade no processo são os que já têm autoconhecimento, pois, se a pessoa não se conhece, fica difícil decidir sobre algo. Ter o apoio de familiares ajuda bastante, pois eles podem fazer perguntas para ajudar o jovem a pensar no que fazer. Visitar uma universidade para saber mais dos cursos e conhecer profissionais das suas áreas de interesse é uma boa aposta. Para decidir, não dá para pensar numa graduação só na teoria, é preciso conhecer a prática e, a partir daí, pensar nas habilidades que você precisa desenvolver para se dar bem naquela área e traçar um planejamento para isso.

        Que peso deve ter o dinheiro durante a definição de uma carreira? Como conciliar felicidade e rendimentos?

        Não adianta optar por uma profissão só porque ela dá dinheiro se você não gosta dela. O resultado será frustração e adoecimento. O aspecto financeiro tem um papel importante, e isso deve ser levado em consideração. É necessário pesquisar o quão fácil ou difícil é ganhar dinheiro naquela área. Mas, no geral, se alguém faz o que ama, aumenta em muito as chances de se tornar um excelente profissional e, consequentemente, ganhar bem.

        [...]

ANDRADE, Gabriela. O segredo para escolher bem uma carreira é o autoconhecimento. Entrevista Fernando Aguiar. Correio Braziliense, Brasília, 29 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2RlEzJh. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 214-216.

Entendendo a entrevista:

01 – O texto que você leu trata-se de uma entrevista concedida a um veículo de comunicação. Responda:

a)   Qual é o tema da entrevista?

A escolha de uma profissão.

b)   Quem é o entrevistado? E o entrevistador?

O entrevistado é o psicólogo Fernando Aguiar e a entrevistadora é Gabriela Andrade.

c)   Em que veículo de comunicação o texto foi publicado?

No portal do jornal Correio Braziliense.

d)   Por que, provavelmente, esse veículo escolheu essa pessoa para dar essa entrevista?

Porque esse profissional é mestre em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e desenvolveu uma metodologia vocacional para escolha da profissão pelos jovens.

e)   Pelo assunto abordado, que público a entrevista pretende atingir? Qual é o objetivo dessa entrevista?

O público-alvo desse texto é o adolescente em época de fazer uma escolha profissional; além disso, também pretende atingir os pais desse adolescente. O objetivo de produção dessa entrevista é orientar pais e adolescentes sobre a escolha da profissão.

02 – Releia o subtítulo e a contextualização e responda:

a)   De acordo com a contextualização da entrevista, qual é o principal desafio a ser enfrentado pelos jovens?

O grande desafio para o jovem é decidir que profissão seguir.

b)   Qual é a tese do entrevistado sobre essa questão?

Para enfrentar esse desafio e ter sucesso, é preciso autoconhecimento, organização e pesquisa sobre a área de interesse.

c)   Você concorda com a tese do entrevistado? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

03 – Na primeira pergunta, o entrevistado afirma que a escolha da profissão é um dos desafios na vida do jovem. Responda:

a)   Em sua opinião, que outros desafios o jovem pode enfrentar no mercado de trabalho e na sua vida de forma geral?

Resposta pessoal do aluno.

b)   O autor se utiliza de um argumento de exemplificação. Que argumento é esse? Que relação estabelece com sua tese?

O autor utiliza o seguinte argumento de exemplificação: “Ao longo da trajetória, a pessoa vai se deparar com perguntas que sempre voltam, como ‘será que é isso que eu quero continuar fazendo pelo resto da minha vida?’”. Esse argumento estabelece relação com a ideia de autoconhecimento na escolha da profissão e para repensar novos rumos.

04 – De acordo com a entrevistadora, os alunos do Ensino Médio sofrem pressão para a escolha da profissão. Responda:

a)   Em sua opinião, por que essa pressão ocorre? De onde parte a maior pressão?

Resposta pessoal do aluno. Geralmente, essa pressão ocorre por parte da família.

b)   Sobre esse assunto, o entrevistado apresenta argumentos de causa e consequência. Quais argumentos são esses?

Argumento de causa: pressão para a escolha profissional e a falta de preparação. Argumento de consequência: gera estresse, depressão e ansiedade, além de dificuldade para dormir e irritabilidade. Argumento de causa: quando você se prepara e se compreende. Argumento de consequência: a pressão terá menos peso.

c)   Você concorda ou discorda dos argumentos apresentados? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

d)   E sua família, o que acharia dessa resposta dada? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

05 – A entrevistadora questiona como o jovem pode ter clareza sobre a profissão que deve escolher e o entrevistado retoma sua tese. Responda:

a)   Como o entrevistado faz a retomada de sua tese?

Inicia sua resposta e a finaliza afirmando que qualquer planejamento ou escolha deve começar pelo autoconhecimento.

b)   Quais argumentos de exemplificação o entrevistado utiliza em sua resposta?

“Na internet, há vários testes de orientação profissional gratuitos que pecam por priorizar apenas os cursos disponíveis no mercado em vez de valorizar o autoconhecimento”. “Todo profissional terá algum momento de crise ao longo da carreira; é nessas horas que a gente reflete sobre o que deseja continuar fazendo pelo resto da vida”.

c)   Quais são os argumentos de causa e consequência utilizados por ele para sustentar sua tese?

Argumento de causa: “Se tiver feito uma escolha desconectada com os próprios propósitos a pessoa pode se sentir forçada a permanecer trabalhando com aquilo por falta de outra oportunidade”. Argumento de consequência: “o que causa sofrimento e até adoecimento”.

d)   Você concorda ou discorda dos argumentos apresentados? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

06 – De acordo com o entrevistado, muitas vezes você precisa de um profissional para o ajudar no processo de autoconhecimento; no entanto, pode fazer isso sozinho. Responde:

a)   Quais ações o jovem pode realizar para iniciar o processo de autoconhecimento? A partir de quando?

Fazer uma lista de coisas de que gosta e outra de coisas de que não gosta. Escrever sobre quem é e sua trajetória de vida, explicando com o que se identifica ou não. Isso deve ocorrer a partir do 1° ano do Ensino Médio.

b)   Você já usou essas ações para tomar decisões em sua vida? O que você acha dessa orientação? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

c)   Qual é o papel da família para facilitar a escolha da profissão?

O apoio de familiares ajuda bastante, pois podem fazer perguntas para ajudar o jovem a pensar no que fazer.

d)   Que outras ações são citadas como forma de ajudar o jovem na escolha de uma profissão?

Visitar uma universidade para saber mais dos cursos. Conhecer profissionais das suas áreas de interesse. Pensar nas habilidades que você precisa desenvolver para se dar bem naquela área. Traçar um planejamento para isso.

07 – Releia as seguintes perguntas feitas ao entrevistado:

        “Que peso deve ter o dinheiro durante a definição de uma carreira? Como conciliar felicidade e rendimentos?”. Responda:

a)   Qual é o posicionamento do entrevistado sobre a relação felicidade e rendimentos?

O aspecto financeiro tem um papel importante, mas é bom gostar do que faz. É necessário pesquisar o quão fácil ou difícil é ganhar dinheiro naquela área.

b)   Quais argumentos de causa e consequência o entrevistado utiliza para responder a essas perguntas?

Argumento de causa: Geralmente, a pessoa faz o que ama. Argumento de consequência: Aumentam as chances de se tomar um excelente profissional e de ganhar bem.

c)   Você concorda ou discorda desse posicionamento? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

d)   O que seus familiares e parte considerável da sociedade pensa sobre a relação felicidade e rendimentos na escolha de uma profissão?

Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

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